6.6.19

TRABALHADORES EM TRANSPORTES MOSTRAM SUA FORÇA E REPRESENTATIVIDADE NO LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DO SEGMENTO

REDAÇÃO -

O lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista dos Trabalhadores em Transportes aconteceu, durante audiência pública, realizada nesta quarta-feira (05).

Conduzida pelo deputado federal e presidente licenciado do Sindmotoristas, Valdevan Noventa (PSC-SE), autor da formação da Frente, a cerimônia de lançamento lotou as dependências do Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, Valdevan reafirmou seu compromisso com a agenda de reivindicações das categorias do setor de transportes: “Desde que assumi meu mandato nesta casa legislativa, não identifiquei nenhum parlamentar 100% comprometido com nosso segmento profissional. Informo aos senhores que esse triste retrato está velho, ficou no passado. Meu gabinete está à disposição dos trabalhadores do transporte. Dedicarei todos meus esforços parlamentares para bem representá-los, de modo a assegurar respeito e apoio aos anseios de nossas categorias no Congresso Nacional”, afirmou o deputado.

Na trincheira de resistência contra o desmantelamento de direitos e a precarização do trabalho no país, a Frente larga com dois objetivos centrais: perseguir a implementação das diretrizes e encaminhamentos inseridos no Estatuto do Trabalho e no Estatuto do Motorista, ambas propostas que já tramitam no Congresso Nacional.

As autoridades parlamentares e sindicais firmaram apoio à uma agenda de atividades, em protesto à retirada de direitos da classe trabalhadora e, em particular, dos trabalhadores do setor de transportes.

A adesão do segmento à Greve Geral do dia 14 de junho foi unânime entre as categorias que participaram da solenidade. O presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso), reafirmou o compromisso dos condutores de São Paulo com a luta e a paralisação que vai parar o Brasil. “A minha categoria sempre esteve presente nos grandes eventos nacionais da classe trabalhadora e, certamente, participará da Greve Geral do dia 14, em defesa da Previdência Social”.

Vale destacar que diversas siglas partidárias, da oposição e da base do governo, foram representadas por parlamentares, que se comprometeram com a agenda da Frente, com destaque para a derrubada da chamada “reforma” da Previdência; mudanças na política de preços da Petrobras; implementação de lei que combata a dupla função – de motorista e cobrador – exigida por algumas empresas de ônibus aos trabalhadores de transporte; exigir aposentadoria especial ao condutores; bem como convocar ampla adesão das categorias à Greve Geral programada para o próximo 14 de junho.

Foram muitas as críticas ao “projeto” de desmantelar o movimento sindical, patrocinado pelo Governo, com apoio do setor econômico. Houve uma concordância dos participantes, de que está em curso um “golpe”, com o intuito de sucatear as entidades laborais e, assim, retirar direitos dos trabalhadores, sem reação social organizada.

Presidente da Câmara Federal - Após a cerimônia lideranças sindicais e parlamentares, integrantes da Frente Parlamentar Mista dos Trabalhadores em Transporte, reuniram-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Neste encontro, foram discutidas as principais reivindicações da categoria com o líder parlamentar.

Fonte: Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo