11.6.19

VEJA BALANÇO NACIONAL PREPARATÓRIO PARA A GREVE GERAL, NA SEXTA

REDAÇÃO -

A três dias da greve que promete parar o País, as mobilizações aumentam com novas adesões em diferentes Estados brasileiros.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e do Sindicato da categoria em São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, começou o dia em visita a três fábricas, na Zona Oeste de São Paulo, a Deca, Sabó e Araki. O dirigente convocou os trabalhadores para Greve Geral de 14 de junho.

Transportes - Em Salvador (BA), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe (Sindiferro) aderiu à Greve Geral da sexta. A paralisação foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores.

Comunicação - O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo decide aderir à Greve Geral. Assembleias estaduais reuniram no fim de semana (8 e 9) os radialistas da Capital e do Interior, confirmando a adesão ao movimento grevista do 14 de junho.

Bancários - A categoria decide hoje, às 19 horas, na Quadra dos Bancários, no centro da Capital paulista, sobre sua participação na Greve Geral. Os bancários de Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Aracaju e Rio de Janeiro votaram pela adesão ao movimento.

Educação -  Em São Paulo, a Apeoesp estima ampla adesão de professores de todo o Estado na sexta (14). A entidade já convoca para ato às 16 horas no vão livre do Masp (avenida Paulista). O Sinpro-SP, que representa o professorado da privada, e as Confederações do setor, Contee e CNTE, também relatam ampla adesão nos Estados. A Contee divulga hoje, terça (11), um balanço nacional.

Petroleiros -A categoria decidiu pela adesão à greve em todo o território nacional, com apoio das Federações do setor, a FUP e FNP. As ações dos Sindicatos estão sendo decididas pelas entidades junto a suas bases nos Estados. Na sexta, devem ocorrer paralisações parciais, manifestações e atos nas refinarias.

Fonte: Agência Sindical