4.7.19

CEPS-BR REALIZA SEMINÁRIO COM DERMOT HUDSON, UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS EM COREIA DO NORTE [VÍDEOS]

REDAÇÃO -


Centro de Estudos da Política Songun do Brasil (CEPS-BR) receberá o professor de história pela Universidade de Winchester, doutor em ciências políticas pela Universidade Kim Il Sung da República Popular Democrática da Coreia e presidente da Associação de Amizade com a Coreia do Reino Unido Dr. Dermot Hudson para o seminário “Guerra da Coreia – revisitando a guerra esquecida”, que abordará os 66 anos da assinatura do armistício da Guerra da Coreia.

A iniciativa acontecerá no dia 11 de julho de 2019 no Auditório 91, 9º andar da UERJ Maracanã, às 18h. Hudson, uma das mais importantes e conhecidas autoridades internacionais no assunto, é o chefe de várias organizações na Inglaterra de apoio e estudo estratégico sobre a República Popular Democrática da Coreia, tendo visitado o país em inúmeras oportunidades desde os anos 1980.

O professor de história pela Universidade de Winchester, doutor em ciências políticas pela Universidade Kim Il Sung da República Popular Democrática da Coreia e presidente da Associação de Amizade com a Coreia do Reino Unido Dr. Dermot Hudson. Crédito: Arquivo Lucas Rubio.
O evento será apresentado por Lucas Rubio, presidente do Centro de Estudos da Política Songun do Brasil e contará também com a presença de Alexandre Rosendo, do Centro de Estudos da Ideia Juche do Brasil. O seminário é realizado em conjunto com a Revista Intertelas e com a Tribuna da Imprensa Sindical.  A ocasião contará com tradução simultânea em português e será realizada a venda de livros sobre a Coreia do Norte no local. A entrada é gratuita e não é necessária pré-inscrição.


O conflito, praticamente esquecido e pouco estudado, segue em aberto mais de 70 anos depois de seu início e suas consequências foram as mais diversas, resultando não só na permanência da divisão da Coreia, como também em uma situação de tensão ainda presente na península. Em 1953, a Coreia do Norte tornou-se o primeiro país a conseguir o êxito de fazer os Estados Unidos não conseguirem concluir uma guerra e acabou tornando-se o alvo de diversos cercos e bloqueios por parte dos estadunidenses. A apresentação discorre o período de grande importância da história da Coreia que vai desde a libertação do país em 1945 até o desenvolvimento do polêmico programa nuclear norte-coreano dos tempos atuais.


Fonte: Revista Intertelas