4.7.19

O 4 DE JULHO MAIS ESPECIAL DA HISTÓRIA DOS EUA [VÍDEOS]

LUCAS RUBIO -


O dia 4 de julho, mundialmente conhecido como o Dia da Independência dos Estados Unidos da América, também marca outro grande fato histórico envolvendo o país. Há exatamente 2 anos, em 4 de julho de 2017, a República Popular Democrática da Coreia testava com sucesso o seu primeiro míssil balístico intercontinental capaz de chegar a qualquer ponto do território dos EUA.

O ano de 2017 ficou marcado como um dos anos mais tensos nas relações Coreia - EUA e o presidente americano Donald Trump aumentou ainda mais o tom de ameaça de destruição da Coreia do Norte só porque o país buscava desenvolver seu poderio militar de auto-defesa.

No dia 4 de julho daquele ano, o feriado mais importante do calendário dos EUA, o Marechal KIM JONG UN testou com sucesso o míssil Hwasong-14, míssil balístico de novo tipo nunca antes visto e de produção nacional norte-coreana. Na ocasião, KIM JONG UN disse que estava mandando um "pacote de presentes especiais" pelo feriado nos EUA.

A Coreia do Norte, nessa data, ingressou no seleto grupo de países do mundo que possuem tal tecnologia e virou o jogo geopolítico global ao seu favor, ganhando uma grande carta de negociação.

Meses depois, os EUA recuariam da retórica de ataque após calcularem que qualquer ação hostil contra a República Popular resultaria num ataque nuclear em seu próprio território.

O teste bem-sucedido do Hwasong-14 representou um ponto de virada histórica para o povo coreano, que encurralou os imperialistas americanos e suas ambições bélicas em um beco sem grandes opções que não o diálogo ou a destruição.

O poder e espírito revolucionário de resistência da Revolução Coreana ganhou um sopro sem precedentes. O teste do míssil foi comemorado no país com gigantescas cerimônias e publicações.

A Coreia do Songun venceu mais uma vez!

VÍDEOS/2017:

Manifestação realizada para comemorar o lançamento do míssil balístico intercontinental Hwasong-14


Baile em comemoração do lançamento do míssil balístico intercontinental


*Lucas Rubio - Graduando em Letras com habilitação em Língua Russa pela UFRJ, Presidente do Centro de Estudos da Política Songun-Brasil, Coordenador do Núcleo de Política Internacional da Tribuna da Imprensa Sindical.