15.1.16

PLANO DE AÇÕES DO SINPOSPETRO-RJ PREVÊ INVESTIMENTO EM QUALIFICAÇÃO E NA SEGURANÇA DO TRABALHADOR

Via SINPOSPETRO-RJ -

Desde a sua fundação, há dez anos, o SINPOSPETRO-RJ persegue a qualidade do ambiente de trabalho, a liberdade e a conscientização como forma de mudar a realidade do empregado de posto de combustível. Melhores salários, novos benefícios, garantia dos direitos e dignidade fazem parte da bandeira de luta da diretoria da entidade, formada por trabalhadores de postos. Nesta quarta-feira (13), os diretores se reuniram na sede do sindicato, no Grajaú, Zona Norte do Rio, para definir os projetos que serão desenvolvidos no primeiro semestre de 2016.

Os diretores debateram e apresentaram propostas que preveem mais investimentos em cursos de qualificação e segurança para o trabalhador. A negociação salarial dos trabalhadores da categoria no município do Rio de Janeiro também começou a ser analisada. O presidente do sindicato, Eusébio Pinto Neto, disse que esse ano será marcado por grandes desafios para todas as categorias, considerando o momento político e econômico do país. Ele frisou que as dificuldades ajudam na evolução pessoal e coletiva, e que por isso acredita na superação da crise e na volta do crescimento econômico.

SEGURANÇA E SAÚDE

Apesar de desenvolver projetos voltados para segurança e saúde no ambiente do trabalho, há mais de seis anos, a diretoria do sindicato constatou que muitos empregados ainda desconhecem os seus direitos e as leis que regulamentam as normas do setor. Para diminuir as dúvidas e auxiliar a categoria, o SINPOSPETRO-RJ vai realizar neste semestre cursos de qualificação, segurança e saúde.

O primeiro curso, em fevereiro, será voltado diretamente para os trabalhadores, integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(CIPA). Mais de 60 postos serão convidados para participar do encontro, que será realizado na subsede do sindicato em Nova Iguaçu. A data do evento será divulgada nos próximos dias.

Os cipeiros vão receber orientações sobre prevenção de acidentes e como evitar riscos de contaminação por produtos químicos comercializados nos postos. A proposta tem por objetivo preservar a vida e resguardar a saúde do trabalhador.
Em março, será a vez dos frentistas do Sul do Estado debaterem as questões sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho. A diretoria ainda vai definir em que cidade da região será realizado o curso. A ideia visa atender aos trabalhadores das cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Piraí e Barra do Piraí.

QUALIFICAÇÃO

O SINPOSPETRO-RJ também realizará um Seminário Estadual de Dirigentes Sindicais. O evento será voltado para qualificação dos diretores dos três sindicatos que representam a categoria no estado do Rio de Janeiro. O curso visa qualificar a diretoria de base para que, melhor preparada, possa conduzir os interesses da categoria. Participarão do Seminário os diretores do SINPOSPETRO-RJ, do Sindicato dos Frentistas de Campos e Região e do Sindicato dos Frentistas de Niterói.

NEGOCIAÇÃO SALARIAL

A pauta de reivindicação salarial dos trabalhadores dos postos de combustíveis do município do Rio de Janeiro, com data-base em março, já está sendo elaborada pelos dirigentes do SINPOSPETRO-RJ e pelos técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que prestam assessoria ao sindicato. O sindicato vai realizar uma assembleia para definir o índice de reajuste que será pedido este ano. Nos próximos dias, o sindicato divulgará a data, a hora e o local da assembleia.

A participação do trabalhador é imprescindível para o sucesso da negociação. O aumento salarial anual é uma conquista do SINPOSPETRO-RJ que conseguiu incluir na Convenção Coletiva da categoria a cláusula que torna obrigatória a negociação todos os anos. Antes de 2015, os trabalhadores só tinham reajuste salarial a cada dois anos. Fique atento a data da assembleia e faça valer o seu direito.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ.