HELIO FERNANDES



A FRANÇA ETERNA

O país tem 13 dias, até 7 de maio, para ressurgir e rejuvenescer. Mas com esses personagens que comandam o espetáculo, não chegarão a lugar algum. Tem um presidente definitivo, Emmanuel Macron, que ganhou o primeiro turno, e ganhará facilmente o segundo, mas não tem programa, ideias ou ideais, charme, carisma ou liderança. Na verdade nem sabe o que fazer.

O resultado de ontem, que se confirmará sem qualquer duvida no dia 7, mostrou que a França não está apenas dividida, mas completamente aniquilada, sem rumo, e sem orientação. Na véspera da eleição, eu dizia que o poderoso Partido Socialista que dominara o país por tanto tempo, não teria 10 por cento dos votos. Não teve. O Partido Republicano, também sustentáculo no passado, desapareceu.

A disputa ficou então entre Marie Le Pen, a única que tem eleitorado firme e fiel, da extrema direita, tem voto para chegar ao segundo turno, e desaparecer. (O pai, quando comandava o partido,também chegou ao segundo turno). O resto, Fillion, Hamon, todos que se diziam rivais, correram para apoiar Macron, não por ele, mas em pânico com uma possível vitoria de Le Pen. Que nunca chegou perto do vencedor.

A FRANÇA JAMAIS ELEGEU UMA MULHER

Gostariam de eleger uma, para Primeiro Ministro ou agora Presidente. Mas as mulheres não votam em Le Pen de maneira alguma. Ela faz campanha, ridiculariza Macron, que só chama de “centro direita oportunista". Fillion, que teve excelente votação, mostrou que se não fosse o escândalo em que se envolveu, poderia ter ganho, e ser o presidente para fazer ressurgir a França. Que sempre foi importante,
fazendo parte da BIPOLARIDADE, com a Alemanha ou a Inglaterra.

PALOCCI AMEAÇADOR

Existe preocupação com a delação do ex-ministro Palocci. E não apenas no PT, aí seria pelo fato de estar sendo muito divulgado que ele estaria totalmente ligado a João Vaccari, ex-tesoureiro do PT. Mas em outros partidos, e principalmente nos círculos financeiros, há um pânico generalizado.

Quando digo financeiro, é que há uma suspeita muito grande de que ele complicaria bastante a vida de poderosos banqueiros. Não esquecer que ele foi Ministro da Fazenda e responde a processos por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Tudo isso, que tem muito a ver com bancos e banqueiros.

AÉCIO NEVES - BERNARDINHO

Ontem, domingo, às 9 da manhã, muita gente ficou surpreendida vendo Aécio Neves no Estádio Olímpico de Vôlei. Não entenderam. O motivo, era o técnico Bernardinho. Na véspera, o presidente do PSDB, soube que ele, filiado ao seu partido, se desfiliara, e entrara no partido Novo. O jogo acabou por volta de meio dia e o presidente do PSDB saiu com o seu ex-correligionário. Teve algum sucesso na conversa. Mas a direção do partido Novo foi intransigente: "Não fazemos aliança com o PSDB". Apesar da intransigência, as conversas não terminaram.

TEMER ASSUSTADO COM MARQUETEIRO

O marqueteiro João Santana, complicou ainda mais a vida de Michel Temer. Seu depoimento, diretamente ao Ministro Herman Benjamin, foi destruidor. Lógico também para Dona Dilma. Mas ela já está cassada e o pior que lhe aconteceria seria perder os direitos políticos. O que significa isso? Que ela não poderá ou não poderia se candidatar a deputada, mas não seria presa em hipótese alguma.

Quanto ao presidente indireto, tem tudo a perder, principalmente o poder que ele "conquistou" com a conspiração parlamentar liderada pelo corrupto, e condenado Eduardo Cunha.

Michel Temer tenta convencer alguns ministros do TSE, que a campanha de vice não tem nada a ver com a de presidente. Absurdo total e insensato, pois essa tese já foi desmoralizada em outras oportunidades.

O 3 DE MAIO FORA DO CALENDÁRIO

Existe enorme preocupação com o dia 3 de maio. Não por causa do calendário, e sim, pelo badalado e anunciado depoimento de Lula, pela primeira vez, perante o juiz Sergio Moro. Falam muito tanto na situação, quanto na oposição, a propósito de uma possível prisão do ex-presidente. Por causa disso, estão ocorrendo diálogos surpreendentes.

Cogitam até, de transferir o depoimento, deixando-o sem data marcada. É um evidente exagero, não sei se pré-fabricado. A verdade é que não há uma possibilidade em um milhão, do Lula ser preso antes de condenado. É até possível que até o fim do ano, ele possa ser condenado, mas dificilmente será preso antes de entrar com recurso.

TEMER DE TÍMIDO A ARROGANTE

Blandicioso, supérfluo e hesitante, Temer resolver mudar de estilo. Depois de fazer todas as concessões no projeto de reforma da Previdência que ele considera imprescindível e a verdadeira "salvação nacional", se transformou em arrogante. Sabendo que são necessários apenas 308 votos, e que é impossível não conseguí-los, passou a usar um tom agressivo com os deputados.

Têm chamado alguns deles e dito até com veemência: "o projeto da Previdência, tem que ser aprovado da forma original". É pura arrogância pois o projeto original já foi despedaçado por ele mesmo. Isso tem provocado irritação em muita gente. Mas é apenas irritação, pois são tão omissos quanto o próprio presidente indireto.

LAVA-JATO

As ameaças contra as investigações sobre a corrupção, surgem de todos os lados. Agora é o próprio Conselho Superior do Ministério Publico, que entra ameaçadoramente no circuito. E o perigo, tão grande, que o Procurador Geral, Ricardo Janot, pediu vista. Quer saber o motivo da reunião, que não acontece normalmente.







***






O REVOLTANTE abuso de autoridade

Ninguém é contra esse projeto. Nem contesta o seu espírito, essência, objetivo. A maioria apoiaria com entusiasmo, em outras circunstancias. Existe abuso de autoridade nos três poderes, sempre, sem qualquer duvida, contra os mais pobres, que nem podem contratar um advogado. E isso não é de agora.

Eu ainda estava na escola primaria, com 10 ou 11 anos, e já ouvia o clamor e o temor, dos que eram intimados a comparecer a uma delegacia, onde sofriam violências e humilhações. As formas das autoridades imporem suas vontades eram mais execráveis á medida em que os escalões eram mais altos, e o mínimo que se exibia, era o "sabe com quem está falando", logicamente contra os mais frágeis e indefensáveis.

ESSE PROJETO VEM DE 2009

Em 2007, o Senado viveu o ano todo da tormenta provocada pela falta de caráter e excesso de autoridade do senador Renan Calheiros. (O mesmo que agora, se apresenta como campeão das garantias e dos direitos da comunidade).

Ele presidia o Senado, usando o poder que lhe cabia, e o que usurpava. Inesperadamente foi enquadrado em infidelidade moral publica e particular, as duas se fundindo gravemente na falta de decoro, não apenas para ser presidente do Senado, mas até mesmo para exercer o simples mandato no plenário.

Levou meses negociando, manobrando, se movimentando para continuar presidente. Constatando que era impossível, fez a proposta humilhante: deixaria a presidência, mas manteria o mandato. Tiveram a fragilidade de concordar, voltaria reeleito em 2010, como se não tivesse acontecido nada. E logo em 2015, o mesmo Senado que o derrubara da presidência em 2007, o recolocava na presidência ainda com mais poderes.

Não só enfrentava e desacatava o Supremo, como assumia a liderança e o comando da luta contra a Lava-Jato, pela anistia aos corruptos e corruptores, mas exorbitando da própria importância, desenterrava esse projeto intitulado de "abuso de autoridade", e enquadrava nele, todos os que tentavam combater a corrupção.

Em 2009, esse projeto seria apoiado e glorificado, pois abuso de autoridade, é hostilizado repelido e abominado por toda a comunidade. Tendo deixado a presidência do Senado, precisava de um relator de sua total confiança. Escolheu como porta voz, o duas vezes senador e duas vezes senador, Roberto Requião, que aceitou a condição vexatória, mas prazerosamente.

A sorte está lançada, pode ser aprovado esse projeto de abuso de autoridade, mas não no momento. Ou então, com uma determinação aprovada pelo parlamento.

ESTE PROJETO ENTRARÁ EM VIGOR ASSIM QUE TERMINAR A LAVA-JATO. TEMER, SEM PRESENTE E SEM FUTURO

Melancólica, lamentável, desorientada, a entrevista do presidente indireto, a jornais da Espanha. Fugiu dos assuntos principais, elogiou Sergio Moro, mas afirmou, "não quero tratar da lava-jato". Depois, textual: "A corrupção não vai parar o país". Ora, mais paralisado do que está é impossível.

Disse que se sente muito triste pelo fato de mais de 60 parlamentares, estarem envolvidos com investigações. Mas não podia terminar a não ser com uma bobajada, colossal, muito no seu estilo: "Mas essas investigações chegarão ao fim e o Poder Judiciário condene ou absolva essas pessoas" Existe ou existirá uma terceira decisão?

É O QUE TEMER ESPERA

A situação dele perante o TSE, vai se agravando cada vez mais. Para a ex-presidente Dilma, tem apenas o valor do registro histórico, mais nada. Já foi cassada, perdeu o mandato, ficou com os direitos, por causa de uma "generosa extravagância" do Ministro Lewandowski.

O caso dele é inteiramente diferente. Cassado, fica sem presente e sem futuro. Por isso, luta intensa e incessantemente pela terceira decisão. Na entrevista, falou em CONDENAÇÃO ou ABSOLVIÇÃO. Para sua sobrevivência, e escapar da ação do PSDB junto ao TSE, tenta a terceira via, o NÃO julgamento.

A protelação já tem 27 meses. Mas agora se agravou com as delações do "fim do mundo" dos 77 da Odebrecht. Preservar o mandato de Temer, com Gilmar Mendes e os 2 ministros novos no TSE será uma das maiores vergonhas.

A França tem novo presidente

Favorito, Montrol ganhou ontem, e ganhará de Le Pen, no segundo turno, ainda com mais facilidade. Ela acredita, que sendo de extrema direita declarada, terá os votos dos que não querem um direitista oportunista.

Ontem eu dizia que o poderoso Partido Socialista, que dominara longa época da França, não teria 10 por cento dos votos. Não teve.

PS- Bernardinho encerrou ontem uma carreira vitoriosa, conquistando o décimo segundo titulo da Super Liga de Vôlei. 10 desses títulos, contra o Osasco, adversário de ontem. Espetáculo sensacional no belo estádio Olímpico da Barra, lotadíssimo.

PS2- Agora Bernardinho começa carreira política como candidato a governador do Estado do Rio. Coordenado e convidado por Aécio Neves, se filiou ao PSDB.

PS3- Com a MASSIFICAÇÂO do PSDB na Lava - Jato, se desfiliou, concorrerá pelo Partido Novo. Aécio não concorda nem suporta.






***





A reforma da Imprevidência, e a espoliação dos trabalhadores

São os dois assuntos que estão na pauta do indireto, desde a sua posse em 9 de maio de 2016. Faz o maior esforço de mistificação, de retrocesso, de concessão, para tentar aprovar a da Previdência, considerando-a urgente, necessária e indispensável. Mas não consegue sair do lugar, convencer alguém que suas palavras se baseiam numa realidade irrefutável.

O projeto inicial, tido como indispensável, é retocado, emendado e reformulado com a maior insistência. Para aprovação precisa  de irrisórios 308 deputados, mas vai cedendo a todas as pressões , deformando e deteriorando o que divulgava praticamente como parte indispensável para a salvação nacional.

Cansado de ter que explicar exaustivamente a importância da reforma da Previdência, que está mais para imprevidência do que para qualquer coisa. Não é nem um jogo de palavras, é que na concepção e no comportamento de Temer, essas duas palavras  são vizinhas e inseparáveis. Para Temer, farsante sempre, textual: "Consumaremos essa reforma, exatamente como está no original”.

Ele sabe muito bem que não é nada disso, ele mesmo ficou surpreendido com o estardalhaço feito por Marcelo Caetano, assessor com nome de um político de Portugal, colaborador do ditador Salazar, que depois dele acabou Primeiro Ministro fantasiado de democrata. O Marcelo Caetano daqui, foi afastado discretamente, substituído por uma agencia de publicidade.

Não tenho nada contra agencias de publicidade, apesar do que dizem geralmente delas, principalmente nos EUA, onde estão as mais gigantescas, que se multiplicam pelo mundo. Como todas se localizam na Avenida Madison, espalham: "Ali são ganhas fortunas, sem precisar usar a inteligência".

A daqui, contratada pelo governo criou um slogan,badalado na televisão e radio: "È preciso reformar hoje, para pagar amanha". Tudo farsa, imaginação de acordo com a vontade do cliente.

Falam em déficit de 179  BILHÕES, mistificação total. Se fosse verdade, o país não existiria, nenhum aposentado receberia. Se os empresários e a União PAGASSEM sua parte 8 por cento cada, com os 8por cento do trabalhador, estariam com superávit obrigatório.

Já pedi um levantamento dos débitos, não podem fazer, eles mesmos são os caloteiros. Vão conseguir os 308 votos, enfrentarão a ira da população. Mas pelo menos não conseguirão o que chamam de vitoria, antes de completado um ano de governo.

Apesar do que retumba o falastrão Henrique Meirelles. Reação da Câmara dos deputados? Até que não seria difícil. Mas é impossível acreditar. 

A reforma trabalhista, assustadora e ameaçadora 

Pressionado naturalmente pelos empresários paulistas, e surpreendentemente pelos do Norte-Nordeste, Temer faz tudo para aprovar a reforma que arruína milhões de trabalhadores.

Arruína e elimina seus direitos, que pareciam intocáveis, irrefutáveis e irrevogáveis. Mas sempre é fácil encontrar quem esteja disposto a praticar uma traição. Quando era presidente da Câmara, Temer impediu 5 ou 6 vezes, que o então presidente FHC, sofresse o impeachment mais  do que justo. Isso foi em 1996, exatamente 20 anos depois, começando em 2016, iniciou o movimento para o impeachment da presidente Dilma.

Foi outro presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que o projetou, perdão, arrojou para onde está. Agora para destruir os direitos conquistados por milhões de trabalhadores, garante o apoio de outro presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Isso é tão deprimente, que dezenas de deputados protestaram, com cartazes com a seguinte legenda: "OUTRO EDUARDO CUNHA, NÂO". Mas Temer, indireto, incerto, incompetente, garantiu aos empresários: "A reforma trabalhista é tão certa quanto a reforma da  Previdência. As duas IMPRESCINDIVEIS para a salvação do país "DEPUTADOS articulam derrotar Temer.

Essa reforma que o indireto garante que roubará de milhões de trabalhadores, corre sérios riscos. Está em desenvolvimento, a resistência aos planos de  acabar com a legislação que vigora há mais de 70 ou 80 anos, afirmam que está inteiramente ultrapassada.

Tramam então colocar no lugar o que  definem desta  forma: "Um grande ACORDO entre patrões e empregados  que teria  força de lei". Não é segredo, que  pretendem modificar três pontos. 1- Ferias. 2- Horas de trabalho. 3- 13° salário. Os dois primeiros casos já com esquemas arquitetados e articulados. Falta resolver a questão do 13% salário.

Imaginam pagar em 10 prestações mensais. Nesses encontros, que terão força de lei, pretendem dizer aos trabalhadores: "Vocês serão beneficiados. Em vez de receberem uma vez  no fim do ano, receberão todo mês mais 10 por cento do valor do salário. No total receberão a mesma importância, como se  fosse um aumento mensal de 10 por cento".

É tanta indignidade, provocará tanta revolta, que jogará  pais todo contra o governo e contra a Câmara. Imaginem aprovar essa barbaridade.


***


Marcelo Odebrecht, o inconfundível

Jamais imaginei ou acreditei que pudesse existir um personagem como esse. O avô, fundador da  empresa, demonstrou enorme competência irresponsável , ao preterir o filho Emílio, e escolhendo como sucessor o neto Marcelo.

Desde o inicio dos negócios sabia que não era para qualquer um. Um setor que vivia de contratos, avaliações, aditivos, verbas regulares e suplementares, precisava de alguém inteiramente fora de serie.

E  desde o inicio, vendo o jovem Marcelo crescendo e se desenvolvendo ao seu lado, não teve a menor hesitação: "Esse será o meu sucessor não como herdeiro e sim como alguém que está conquistando o cargo e comandará a empresa de forma insubstituível".

O produto da observação e da consagração do avô, o país está assistindo estarrecido, diariamente nas televisões de todo Brasil, entra dia, atravessa a noite, assombrando toda a comunidade.

Ele não tem caráter, escrúpulo, constrangimento. Nem respeito por ninguém. Montou uma  empresa á sua imagem e semelhança .Na qual tudo gira em torno do dinheiro. Como conquista e consolidação do poder.

Dinheiro que vai se multiplicando de forma espantosa, na medida em que ele mesmo determina e traça o principal roteiro: comprar, corromper, desmoralizar, colocar todos na dependência  da humilhação a que são submetidos.

SÓ ELE MANDA E DESMANDA

Seus relatos são impressionantes. Faz questão de mostrar e demonstrar que nada escapa do seu comando. È uma organização montada e movimentada unicamente por ele. Todos vivem, crescem, se desenvolvem na base do dinheiro corrompido.

E para que todos se atrelem a esse sistema que implantou na empresa, estabeleceu a hierarquia da corrupção, que ele e seus sequazes propalam e respeitam como verdade absoluta.

É o BÔNUS da corrupção, do superfaturamento, a velocidade com que diretores de  empresas estatais, mais rapidamente incorrem nos crimes humilhantes e  enxovalhantes, para  poderem logo receberem a sua propina,e seus corruptores  garantirem seus BÔNUS hierárquicos.

Marcelo Odebrecht é um criminoso consciente, que demonstra enorme satisfação em transformar sua vida, numa novela na qual é o autor, diretor e personagem principal. Como ficará  dezenas de anos presos, deveria doar seu cérebro, para Institutos psiquiátricos. PELO MENOS ISSO.



***






A FARSA DA PREVIDÊNCIA

No próximo dia 9 de maio, Temer e Meirelles completam 1 ano da posse. O presidente, de forma indireta, de um mandato que não disputou, e lógico, não conquistou. Foi a conclusão da conspiração parlamentar, imaginada por Temer e executada pelo parceiro Eduardo Cunha. Este já está com uma condenação de 15 anos de prisão.

Temer citado irrefutavelmente na Lava-Jato. E ha 26 meses respondendo perante o TSE, a uma ação para ter o mandato cassado. O que só não aconteceu até agora por causa da vergonhosa "proteção" de 2 Ministros do Supremo e do TSE. Toffoli gradeando Temer durante 14 meses. E Gilmar Mendes por outros 12 meses.

Assim que recebeu o mandato como provisório, nomeou Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Banqueiro que fez fortuna na Europa. E presidente fracassado  e demitido  do Banco Central, no primeiro mandato de Lula, a quem não conhecia. Lula e Meirelles se encontraram no aeroporto de Brasília, o ex-banqueiro foi convidado,  aceitou na hora.

Com Temer e Meirelles aconteceu praticamente a mesma coisa. Jamais se encontraram. Ainda vice, Temer foi á sede da empresa dos corruptos irmãos donos da JBF. Eles doaram 50 milhões para o PMDB, deputados e senadores brigavam pela partilha.

Resolveu o problema e abriu caminho para doações, mais volumosos e suntuosos, para ele e sua campanha á reeleição de vice. Conheceu então Henrique Meirelles, importante Diretor Executivo do Conselho da JBS.

Promovido tortuosamente de vice a presidente, não hesitou. Nomeou Meirelles Ministro da Fazenda. A partir daí, estão inapelavelmente juntos, com duas obseções. 1- A reforma da Previdência. 2. A vergonhosa reforma trabalhista, na tentativa de roubar os direitos de milhões de trabalhadores, sendo que 13 milhões deles, desempregados.

TEMER E MEIRELLES E A IMPREVIDÊNCIA

Impossível acreditar no que dizem mentirosamente o presidente indireto e o Ministro da Fazenda incompetente e falastrão: "O déficit da Previdência é de 179 BILHÕES".

Para que fosse verdade, teriam que ter roubado muito, nada surpreendente. Ou deixado de recolher o que é devido á Previdência, também bastante aceitável.

Havendo acerto entre despesa e receita, jamais pode haver déficit: mensal, anual ou acumulado. A receita da Previdência vem de 3 fontes. Trabalhador, empregador, União.

A participação de cada um é rigorosamente igual: 8 por cento. Para que não haja duvida, vou sumarizar e detalhar. 8 por cento do trabalhador,8 por cento do empregador,  8 por cento da União.

Por piores que sejam os administradores, impossível acumular déficit, qualquer que seja ele. Principalmente de 179 BILHÕES. A não ser com as duas exceções que coloquei. 1-Falta de recolhimento das 3 fontes pagadoras. 2- Roubalheira.

O trabalhador não pode deixar de recolher a sua parte, mesmo que queira, é descontado na fonte. Os empresários devem fabulas de dinheiro á Previdência, não é de hoje, é de sempre.

Já fizeram planos e mais planos para pagamento que chamam de parcelado,  mas que na verdade é roubado.  Por que não investigam? A terceira parte, da União, não é recolhida ha anos. Quanto o desgoverno Temer recolheu á Previdência nesse ano que se completará no dia 9 de maio? Provavelmente nada, para poder aumentar esse déficit gigantesco. Se recolhe mensalmente a sua parte, a União deve mostrar com total transparência, o que recolheu.

Com uma receita de TRÊS VEZES todos os salários pagos e depositados na conta da Previdência, não pode haver DEFICIT e sim SUPERAVIT gigantesco. Essa reforma criminosa não pode ser votada.

Roberto Campos- John Kennedy

Como escrevi sobre os 100 anos do ex-embaixador (ante ontem) me perguntam muito sobre ele. Ontem queriam saber se o Presidente Kennedy chamou o então embaixador do Brasil nos EUA, de "americanofilo". Não sei realmente. Mas todo mundo conhecia essa realidade, tanto lá quanto aqui, não seria nada surpreendente.

Alem do mais, Kennedy  era capaz de qualquer leviandade, apenas um personagem rico, bonito, mulherengo. Foi eleito em 1960, ganhando de Nixon por menos de 60 mil votos num total de 60 milhões. Nessa eleição houve o primeiro debate, ele ganhou na TV, perdeu no radio. Venceu com o dinheiro do pai, que fez fortuna fabulosa como traficante de bebida.

Kennedy está inteiramente fora da Historia.  Terá uma citação de pé de página, pelo fato de ter sido assassinado.  E hoje, depois 54 anos, não se sabe o motivo.


PS- A viúva, lindíssima, interessante, inteligente, casou logo depois por vingança. Escolheu um homem gordíssimo, careca. Dinheiro ela também tinha.




***





Francisco fez um apelo pedindo o fim das guerras

Aproveitando o Domingo de Páscoa, o Papa pediu a paz geral. Pode ser que não seja ouvido, provavelmente não receberá nem resposta. Mas o momento é o mais oportuno possível. Alem das guerras localizadas, Afeganistão, Iraque, esse massacre na Síria, que já dura 6 anos, patrocinado pelo interesse de grandes potencias, como a Rússia.

Sem Putin, Assad não teria resistido tanto tempo. Ha mais ou menos 5 anos, os principais órgãos de comunicação do mundo, davam prazo certo,para o fim do ditador: entre uma semana e 15 dias. Discutia-se até como se daria a ocupação da Síria, e qual seria o destino do ditador.  6 anos e ele cada vez mais forte, mais arrogante, usando armas químicas, e rotulando de IRRESPONSÁVEL quem denunciava esse crime.

Agora surge essa insignificante Coréia do Norte com seus exercícios de mísseis nucleares, assustando o mundo. Não tem nenhuma ligação com qualquer país, a não ser a China. Que se responsabilizou pela obrigação de "apazigua-la".

A China não tem o menor interesse em qualquer tipo de guerra, principalmente nuclear.  Mas como acalmar malucos como esse  ditadorzinho que tem o apoio de militares ainda mais desenfreados.

O MUNDO CAMINHA PARA A PRIMEIRA OU A SEGUNDA GUERRA

O papa é bem informado, tem uma equipe de analistas importantes, e de um lugar bem situado, sabe que esse é o risco que se apresenta diante da humanidade. Se pudesse escolher, preferiria a primeira guerra, que não foi nem total nem mundial. Basta dizer que os Estados Unidos nem participaram. Seu presidente estava morrendo, não queriam que o mundo soubesse. Inteiramente fora do ar, a mulher e alguns generais, controlavam e assinavam por ele.

A Segunda Guerra foi realmente MUNDIAL, apesar dos EUA só terem entrado, 2 anos e 3 meses depois  Oficialmente, a guerra foi declarada em 31 de setembro de 1939. Os EUA só entraram na guerra em 8 de dezembro de 1941. Assim mesmo porque  seu território foi invadido pelos japoneses, na véspera, 7 de dezembro de 41.

Aí, participaram para valer, ganharam a guerra junto com a União Soviética. Num acordo considerado impossível, conseguido pelo estadista Franklin Roosevelt. Só ele conseguiria que Churchill compartilhasse com Stalín.

FIM DAS GUERRAS SÒ COMO FIM DAS FABRICAS DE ARMAS

Enquanto existirem armas, existirão guerras. Têm  que destruir ao mesmo tempo, desde  revolveres, pistolas, fuzis, bombas e todo o resto, até chegar á destruição do que se chamava de bomba atômica  e agora é artefato nuclear. Sem fabricantes de armas, os fabulosos orçamentos militares, dariam para chegar muito perto da igualdade social.

Mais ou menos 100 anos antes de Cristo, o extraordinário Julio Cesar, (um dos 3 maiores  generais da historia do mundo, começando a contar com Alexandre, 300 anos antes de Cristo), atravessava o Rubicão para invadir Roma, invadia, mas estourando seus gastos militares. Se não conseguirem destruir as fabricas de armas, destruirão o mundo.

E o genial Einstein mostrou como será. Quando perguntaram a ele, se haveria a TERCEIRA GUERRA, respondeu: "Se for nuclear, a QUARTA será com paus e pedras, é o que sobrará".

Nas reuniões de sábado e domingo no Alvorada, havia um acordo não escrito: não falaremos na Lava-Jato. Mas indiretamente, o assunto não foi abandonado. Proposta do indireto, textual: "Temos que votar matérias, mesmo polemicas,  para tirar a Lava-Jato das manchetes". Acontece que Temer recua tanto, que nada é polemico.

E só existem duas matérias, que completarão 1 ano com ele, dia 9. A reforma da Previdência e a reforma trabalhista. As duas desnecessárias e contra o povo.

100 anos de Roberto Campos

Estaria completando essa idade como diplomata, mas sem ligar muito para a carreira.Considerava que na administração publica a concorrência seria mais favorável a ele, logo ocuparia um ministério. Não acertou, com JK,ficou como presidente do BNDE.(Na época não tinha o S do social. Hoje tem o S, mas continua sem o social).

Terminado o período JK, veio Janio e logo João Goulart. Numa das suas primeiras decisões, Jango nomeou Roberto Campos embaixador nos EUA. Era o mais compenetrado "americanofilo", surpresa até para assessores de Jango. Com o golpe de 64, foi chamado imediatamente, passou a ser o mais poderoso e subserviente Ministro do Planejamento.

Tinha ligação com empresários americanos, que pretendiam "investir" no Brasil, mas consideravam que o passivo trabalhista, era muito alto. È que existia uma legislação estranha, que determinava: depois de 10 anos de casa, não podia haver demissão. Roberto Campos criou então o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, hoje popularizado como FGTS.

Hoje é insubstituível. Mas na época foi um massacre, os americanos ganharam fortunas, não pagavam aos empregados, que foram demitidos em massa. Uns poucos, pouquíssimos, conseguiram receber alguma coisa na justiça.

Foro privilegiado

Rumores cada vez mais repetidos, quase considerados realidade. A presidente Carmen Lucia estaria disposta a colocar em pauta, a votação do fim do foro privilegiado. Tem conversado, considera que será aprovado até com facilidade, e sem pedido de vista, Gilmar Mendes está viajando. Essa seria a solução que todos esperam, para que os processos da Lava-Jato não andem lentamente nem atinjam a prescrição.





***





Odebrecht, Banco do Brasil, Lula, BNDES, estádio do Corinthians

Vou contar pela primeira vez, a historia escabrosa da construção do estádio do Corinthians. No vandalismo financeiro do levantamento dos elefantes brancos para a Copa de 2014, dominados pelas empreiteiras roubalheiras, como sempre a Odebrecht era absoluta.

Tanto as obras das Copas como das Olimpíadas, começavam 6 anos antes. (Com exceção do Maracanã, o maior crime e o maior faturamento, pois era necessário destruir um símbolo e levantar um chiqueiro.O orçamento era de 600 milhões, custou 1 bilhão e 300 milhões. Mais outros 300 milhões para o estádio ser utilizado na Olimpíada. Tudo vorazmente recebido pela Odebrecht ).

SURGE O CORINTHIANS

O clube sempre quis ter o seu estádio. Depois de muitas peripécias, conseguiu o orçamento, 400 milhões. Se fixou no subúrbio distante e tranqüilo de Itaquera. Teve que enfrentar a revolta e o protesto dos moradores. Conseguiu o sinal verde. Faltava o dinheiro, resolveu tratar profissionalmente, acreditaram que era assim que se resolvia.

Encurtando. Conseguiram contato com o presidente do Banco do Brasil, que se interessou, um financiamento de 400 milhões, era um bom negocio. Dependia das garantias. Levaram 1 mês. Foram consideradas insuficientes, pediram reforço, não serviu, acabou o negocio.

O BNDES SUBSTITUI O BANCO DO BRASIL

Só que aí desapareceu o profissionalismo, surgiu o interesse rasteiro. "Corintiano de coração", Luiz Inácio Lula da Silva deu um "toque" no Marcelo, que quando soube que o estádio custaria 400 milhões e o financiamento do mesmo valor, não se interessou. Mas colocou no circuito, Benedito (Junior, executivo para essas situações.

Conversaram, Lula telefonou para Luciano Coutinho, textual: "Você sabe como sou Corintiano. Vou mandar um amigo conversar com você, atende que é boa gente". Benedito foi já levou as garantias recusadas pelo BB, e aceitas tranquilamente pelo BNDES. E uma vantagem excepcional: juros de 4 por cento, quando no mercado já valiam 8 ou 9. Luciano Coutinho não era apenas prestativo, mas o máximo como servo, submisso e subserviente.

Conseqüência: uma parte dos 400 milhões foi reempreestrada a 8 por cento pelo executivo da Odebrecht.  Foi só atravessar a Avenida Chile, o BNDES fica num lado, a Petrobrás no outro. Agora o Corinthians não paga, o BNDES não recebe maior o saque e recebe. Uma "compensação": com Eike Batista foi 10 vezes maior o prejuízo. E não haverá recuperação. Devolução do dinheiro roubado

Quem rouba da Saúde, deve ser condenado duplamente. Uma pela corrupção propriamente dita. E outra por assaltar os que mais precisam de recursos, em situação de dificuldade extrema. Comecei a escrever sobre o assunto quando roubaram em SP, o dinheiro da merenda escolar. Lembrei sempre do genial informante dos repórteres do Washington, que desvendaram o escândalo de Watergate, que derrubou o presidente Nixon: "SIGAM O DINHEIRO".

No mensalão, na Tribuna, e no petrolão aqui neste blog, passei a defender a devolução do dinheiro acumulado ilegitimamente, como forma de punição exemplar. Agora que jornais e televisões fazem levantamento a respeito de fortunas acumuladas por políticos, é bom lembrar. Nunca tiveram emprego particular, sempre fizeram e fazem política. Portanto, tudo que receberam e recebem, vem do contribuinte, está sujeito a devassa e devolução.


A ENORME FORTUNA DO MEDICO SERGIO CORTES

Estranhíssima. Surpreendente. Inesperada. Médico do serviço público, era elogiadíssimo pelos luminares da medicina. Dedicadíssimo, chegava a trabalhar 12 e até 15 horas por dia, sem reclamação. Morava num casebre caindo aos pedaços. Convidado para secretario de Saúde de Cabral, foi saudado na posse, como "INTOLERANTE com a corrupção". Mudou inteiramente de vida, mudou para um triplex, carros importados, mansões de veraneio.

A grande preocupação de Temer

È a mesma dos deputados, senadores, ministros. Sabem que este 2017 se esgotará sem cassação ou prisão, todo o ano se esgotará em investigação e indiciação, nada definitivo. Mas chegará a fase em que se transformarão em réus, ante véspera da cassação. O indireto que entrou de forma ilegal e ilegítima, não quer sair de maneira legal e direta.

Pretende vender a ideia de que não pode ser atingido por atos praticados antes de ser presidente. Nem os advogados acreditam nisso. Responde perante a Lava-Jato, por utilizar dinheiro de propina. Os maiores "apanhadores" do PMDB eram ele e o senador Jucá. E os dois são fartamente citados por Marcelo Odebrecht e ex-executivos.

No crime de recebimento de propina para a campanha presidencial, começaram a ser processados, logo depois da eleição, estão mantendo o maior escândalo que já houve no TSE. Já se passaram 26 meses, já devia estar cassado, antes mesmo de imaginar a conspiração com o parceiro corruptissimo, Eduardo Cunha. Temer poderá escapar em 2017, mas não poderá ver 2018 nascer. Ou morrerá politicamente com ele. Ministros "imexíveis"

Miro Teixeira, deputado Federal desde 1970, condenou os 9 ministros, citados na lista do Ministro Fachin, e nem se  abalaram. Querem ficar o mais tempo possível. Miro disse publicamente que devem pedir demissão. Nem pensam nisso. Consideram que serão beneficiados pela palavra que coloquei no titulo, entre aspas.  E que foi usada no passado por Rogerio Magri, quando era Ministro do Trabalho e queriam demiti-lo.

Os 7 ministros que não têm nem prestigio nem patrocínio, tentam se garantir numa expectativa: Temer não demitirá Eliseu Padilha e Moreira Franco. Não demitindo esses 2 também não demitirá os outros. Essa é, aliás a crença geral. Mesmo porque, se optar pelas demissões, terá que escolher os substitutos na mesma base desaliada e desalinhada.






***




PREVIDÊNCIA e imprevidência

11 meses de um governo sem voto, sem urna, sem povo. E um presidente, inesperado, que chegava ao poder aos 75 anos, sem jamais ter disputado uma eleição majoritária. Completava 50 anos de política, desde a Universidade. Disputou muitas eleições para deputado Federal, em varias não passava de suplente, mas sempre assumia. È o único país do mundo onde o suplente assume quase imediatamente, basta ter poder dentro da legenda e não na rua.

(Não posso deixar de recordar de um suplente que chegou a presidente da Republica: Fernando Henrique Cardoso. Com a agravante. Disputou a eleição em 1978, em plena ditadura. Foi o único caso de alguém que se dizia perseguido, preso, no exílio, e que se candidatou a senador.

Ficou como suplente de Franco Montoro. Quando Montoro se elegeu governador, em 1982, herdou 4 anos de mandato. E chegou  a presidente, depois do impeachment de Collor. Sem a suplência na ditadura, e o impeachment de Collor, não teria sido presidente da Republica). E o Brasil não teria vivido o retrocesso de 80 anos.

15 anos depois da reeleição comprada e paga por empresários, estamos numa situação inédita, insustentável e sem solução. A República tem enfrentado os mais terríveis problemas.

O sonho de gerações de acabar com o império, desaguou numa Republica militar, militarista e militarizada, com 56 anos sem eleição. Só fomos votar e assim mesmo precariamente, em 1945. Depois de 41 anos da "Republica velha", do partido único, o Republicano. Substituído por uma ditadura de 15 anos.

Tivemos tantos vices que assumiram, quase no mesmo numero dos efetivos. Mas o atual escreveu uma carta, se declarando "decorativo", conspirou como vice, inspirador e insuflador da conspiração, tendo como aliado e executor, o presidente da Câmara.

Hoje este está cassado, preso, e inicialmente preso por 15 anos. Mas discursando na sessão da cassação, retumbou: "Se eu não existisse não haveria impeachment". Num plenário lotado, nenhuma contestação.

TEMER O CONSPIRADOR AMEAÇADO POR 2 PROCESSOS

Vitoriosa a conspiração, assumiu vergonhosamente no dia 9 de maio, está completando 1 ano de inutilidade. Não governa porque não sabe, exibe apenas a obsessão da reforma da Previdência. E garante: "Será aprovada por causa do grande trabalho que eu e o Ministro Meirelles estamos fazendo".

Ora, são necessários apenas 308 votos em 513, facílimo apesar do seu constante retrocesso. Semana passada, Temer e Meirelles desperdiçaram tempo conversando com mais de 30 deputados. Os dois consideram que hoje, o ultimo dia antes da Semana Santa, encerrarão as conversas. Temer devia estar preocupado com a Lava-Jato e a cassação. A Previdência será aprovada. Sua imprudência deve ser reprovada.


A situação de Meirelles, inteiramente diferente. Ontem um jornalista perguntou a ele: "O senhor é candidato a presidente?" E ele sóbria e modestamente: "Sou candidato unicamente a continuar o grande trabalho que estou fazendo pelo Brasil". (Como dizia o Millôr, pano rápido).

Eduardo Cunha não ganha uma

Ele já é sem duvidas, o recordista de recursos na Justiça. E de derrotas.  Ha dias revelei com exclusividade, que mandara emissário conversar com Temer.  Acrescentei que não conhecia o objetivo de Cunha. Agora já sei. O ex-presidente da Câmara pretendia começar (já começou) uma batalha com o judiciário.

E mandou pedir ao presidente que colocou no Poder, que o ajudasse. Não acreditava que Temer se manifestasse, mas queria provocar o maior constrangimento para ele. Pois espalhou o fato por toda a Câmara. E o indireto não sabe o que fazer. O ex-presidente da Câmara, neste momento está com quatro ações, pedindo liberdade, continuará preso.






***





Mazola: devoro teus textos magníficos. Muito bem escritos, e melhor ainda, corajosos, lúcidos, chegando à identificação como audaciosos. Mas tenho que discordar quando você escreve, “SÓ Deus muda a República dos banqueiros”. No meu entendimento, tem que ser “NEM Deus muda a República dos banqueiros”.

Helio Fernandes e Daniel Mazola, o registro é do ano passado. Arquivo do Mazola.

Há anos o cidadão espera receber o roubo dos bancos

Em dezembro, antes das férias da justiça, começaram no Supremo, a examinar os prejuízos de centenas de milhares de pessoas. Dizimadas por cinco planos engendrados por economistas incompetentes: Verão, Bresser, Cruzado e o Collor I e Collor II. Disseram: “Os ministros vão se manifestando, depois é só votar”.

A fraude dos banqueiros

Muito tempo antes, ainda na Tribuna impressa, escrevi bastante sobre o assunto. Os banqueiros não perderam nada, tiveram lucros em todos esses planos. E os economistas que planejaram e arruinaram os cidadãos, continuam cada vez mais prestigiados, donos de consultorias arrogantes, parece até que não participaram dessa fraude trilionária, que para eles se acumula como vitória profissional e aumento de contas bancárias.

O terrorismo dos banqueiros

Durante quase 30 anos, esses poderosos e intocáveis donos de bancos, não deixaram ninguém examinar a questão. Espalhavam as maiores fraudes, mantiveram engavetadas as devoluções do dinheiro do cidadão-contribuinte-eleitor. Mas como é preciso uma satisfação à comunidade, o caso chegou ao plenário do Supremo, pelo menos para que os senhores ministros, data vênia, pelo menos discursassem.

“O país vai quebrar”

Esse foi o trovão espalhado pelos donos dessas “arapucas” chamadas de bancos. Começaram a se aproveitar da “Liberdade de Imprensa”, fizeram frases e divulgaram números assustadores. “Se tivermos que pagar, o Brasil vai à falência junto conosco”. Ou: ”Não devemos nada, já perdemos muito”.

Em matéria de números, iam avançando de forma assustadora para o país e o todo. Começaram falando “em prejuízos” de 150 BILHÕES, passaram para 450 BILHÕES.

E alguns, mais audaciosos chegaram a falar que o total que a comunidade devia e deve receber, é de “900 BILHÕES”. Poderiam ir mais longe, eles não precisam prestar contas a ninguém.

O Supremo não pode decepcionar o cidadão

Além do prazo dilacerante que desperdiçaram para não chegar a lugar algum, (reconheço, nenhum dos Ministros de agora, estava no Supremo na hora dos golpes baixos dos bancos e banqueiros). Mas agora estão no mais alto tribunal, têm que decidir a favor da comunidade.

Se votarem a favor dos banqueiros enriquecidos e poderosos, estarão desperdiçando o capital que conquistaram em alguns julgamentos, mesmo polêmicos. Votando a favor desses banqueiros ávidos e tresloucados, serão cúmplices e acumpliciados. Favorecendo esses sanguessugas do dinheiro da comunidade, é MELHOR QUE RENUNCIEM COLETIVAMENTE.

Se não RENUNCIAREM ou se APOSENTAREM SEM VENCIMENTOS, a coletividade do Brasil todo, deve ACAMPAR diante do Supremo. Não deixando que os Ministros ENTREM ou SAIAM. Pacificamente.

Reforma agrária

Todos os camponeses do mundo ocidental, (e não apenas eles) só se desenvolveram depois da reforma agrária. No Brasil essa reforma se esconde atrás do agronegócio, os governos se omitem com medo desses poderosos senhores da terra. Se julgam os salvadores do mundo, apregoam e acreditam que sem eles o pais morreria de fome.

Dona Dilma fez muito bem em receber os líderes do MST, 24 horas depois de uma vasta e importante manifestação. Mais de 30 mil pessoas, sem violência, mas assim mesmo agredidos pela polícia.

Mas não adianta nem resolve utilizar o imponente Palácio do Planalto para uma conversa de botequim. É preciso fazer, realizar, construir. Fortunas incríveis são feitas nas cidades e nos centros urbanos, apenas nas transações com terras.

Os “donos” da terra

Depois da indústria automobilística, os maiores anunciantes são os senhores dos negócios imobiliários. No Rio, estão construindo um campo de golfe para a Olimpíada. Depois, nesse terreno enorme, serão construídos 22 edifícios com 24 andares cada um. Mais fortunas imobiliárias.

Qualquer que seja a concepção ou a convicção sobre a criação do mundo, a terra jamais foi propriedade de alguém. Socialistas ou capitalistas. A terra é de Deus. Seja qual for a religião, a fé ou a crença do cidadão. O maior escândalo do Brasil em todos os tempos se chama NOVACAP. Quilômetros e quilômetros de deserto foram distribuídos, doados, destacados para privilegiados. Cidadãos de todas as origens e procedência, foram para Brasília já na posse e doação daquela terra imensa. E de graça.

PS – Saiu na Folha, do Painel de Vera Magalhães: Lobão elogiava um dirigente do setor elétrico que já ocupou muitos cargos. Mas ressalvou: “Ainda não foi Ministro de Minas e Energia. Se quiser o meu lugar terá que esperar muito tempo”.

PS2 – Como Lobão é senador e seu mandato termina agora, precisa se desincompatibilizar até 5 de abril. Duas hipóteses. 1 – Continuará Ministro não tentará a reeleição. 2 – Está tão desprestigiado, desprezado e tecnicamente desmoralizado, que considera 45 dias, de hoje a 5 de abril, “um tempo muito grande”.

PS3 – Nadal estreou com vitória, no ATP 500. O Brasil não está preparado para organizar competição como essa. A quadra central tem 6 mil e 200 lugares, um terço das outras do mundo. O Jóquei recebeu 20 milhões para montar os jogos.

PS4 – Além da quadra central, outras três, apertadinhas, com capacidade para 400 pessoas cada uma. Sem televisão, reclamação total. São 32 jogadores, 11 da Espanha. Se for campeão, Nadal só vai enfrentar compatriotas.







***


Reprimida, combatida, proibida, passou a ser considerada suicida. Entrou para a relação das drogas criminosas, custavam a reconhecer que não era nem mesmo uma droga. Grandes personalidades que chegaram aos postos mais altos nos seus países, confessavam que na adolescência fumavam maconha. Sem maiores conseqüências, não era considerado droga.

O presidente do Uruguai, o psiquiatra Lester Grinspoon

A tentativa de reabilitar ou liberar a maconha, parou em muitos obstáculos, principalmente em estados americanos. Faziam concessões que não concediam nada, permitindo apenas o uso medicinal. Só que agora, o ex-guerrilheiro presidente do Uruguai, ganhou as manchetes do mundo, fazendo aprovar no Congresso, liberdade total, para essa maconha que pode ser plantada e consumida por qualquer um. Voltou a expressão, que foi muito citada no Brasil, há pouco, por causa das biografias: “É proibido proibir”.

O Uruguai é um país pequeno, com três milhões de habitantes, mas veio provar que a Justiça provoca satisfação e reconhecimento, muito maiores do que a injustiça. E o mundo que se prende muito mais a notícias de assassinatos, de corrupção, e tudo isso junto com penitenciárias como a de Dona Roseana, colocou nas manchetes, a liberação dessa maconha. Que um psiquiatra que passou a vida estudando o problema, comparou-a á penicilina.

Agora, quem vai desmentir o pesquisador?

Ainda me lembro, eu era pequeno e o mar bramia, quando houve a revolução da Penicilina. Um estrondo de satisfação, o povo que não tinha direito a coisa alguma, teve aberta a caminhada da descoberta, que servia para curar doenças sem fim.

Foi uma consagração, primeiro perplexidade, depois o direito dos povos se utilizarem das mesmas soluções que salvavam e favoreciam as elites enriquecidas com o dinheiro que sobrava da exploração do esforço do trabalhador. E isso resistiu até hoje.

O psiquiatra e suas lições

Grinspoon, com 86 anos de idade, é reconhecido pelo menos por 60 anos de estudo sobre a maconha. Nunca teve medo da droga, nem mesmo se pudesse atuar sobre ele. Para os que se surpreendiam com tanto tempo de convivência com a maconha, respondia sempre: “Uso maconha, pessoalmente, há mais de 40 anos, se prejudicasse minha memória, é evidente que eu já saberia”. E continuou devassando essa planta tão idiozincrizada e assustadora.

Descrição de apenas alguns dos benefícios

Diz que a maconha tem um extenso e ainda não desvendado uso medicinal. Nem fala na satisfação e no uso recreativo da maconha. Começa por dizer que na “Califórnia, médicos receitam para dor nas costas, com sucesso total”.

A maconha já foi utilizada para aliviar dor de cabeça, disenteria, baixar imediatamente a febre, como solução para a depressão, até para acabar com a enxaqueca. E conclui essa lista: “Sozinho, descobri que a maconha é o tratamento por excelência para a dor de cabeça”. Sem contestação de especialistas consultados.

A transformação do psiquiatra

Seu depoimento pessoal é irrefutável. Confessa: “Até 1967 era comum o uso da maconha em festas”. Eu era o primeiro a dizer: “isso deve fazer mal a saúde”. Mas aí o psiquiatra afirma que começou a questionar suas próprias afirmações e convicções sobre a maconha. E, mergulhou no estudo dessa planta, dedicou toda sua vida a constatar sua aplicação e seus benefícios.

Eu um médico, acreditando em versões

Começou se questionando como profissional, reconheceu que como quase todas as outras pessoas, estava enganando a si mesmo, acreditava no que diziam sem o menor fundamento.

Afirmação importante do psiquiatra e pesquisador: “Um dia fui à biblioteca de Harvard para tentar descobrir a base cientifica da maconha. Li todos os estudos e fiquei satisfeitíssimo de reconhecer, eu e quase todas as outras pessoas sofremos lavagem cerebral”. Impressionante a constatação e a confissão.

“A partir de 1973, 40 anos, comecei a fumar. Não queria ser criticado pelo fato de recomendar mas não utilizar a maconha. Nunca mais parei”.

O médico, psiquiatra, professor e pesquisador, garante: “A maconha tem efeito anti-inflamatório, e ação analgésica. Eu tenho complicações de estômago e diabetes, isso me dá terrível sensação de náuseas. Por isso, quando vou a um restaurante, carrego um pouco da erva para emergência, mastigo um pouco e continuo a comer, sem maiores problemas”.

Maconha-penicilina

Para terminar, a consciência e consistência do grande pesquisador, que mais do que ninguém pesquisou coletivamente a maconha e se serviu dela, pessoalmente. “A maconha tem múltiplos efeitos, que serão aproveitados, depois de dissipados os temores. Em muitas doenças ou males, a maconha será uma descoberta para a humanidade, assim como foi a penicilina”.

Que o mundo e a humanidade, reconheçam essa oitava maravilha médica.








***



QUEM NÃO SABE LIDERAR, NÃO PODE PRESIDIR A ABI

Convidado para liderar a Chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO, ao lado de nomes históricos da ABI, Bernardo Cabral, Miranda Sá e tantos outros, é diligente, valioso e necessário fazer oposição a atual diretoria.

É ainda mais grave, frente às más notícias de uma administração excludente, discricionária e que decorridos seis meses de sua eleição, esta diretoria não fez absolutamente nada pela instituição, seja materialmente, seja ideologicamente. Por isso deveria no mínimo reconhecer sua inaptidão para estar no seu comando. É importantíssimo lembrar que até suas contas não foram aprovadas.

Participei da diretoria em que o importante líder BARBOSA LIMA SOBRINHO foi presidente da Associação Brasileira de Imprensa, retorno hoje, na chapa que leva seu nome, numa justa e bela homenagem.

O presidente Domingos Meirelles decepcionou, disse uma coisa e faz outra. Prometeu e não cumpriu, mentiu para todos que acreditaram na sua falsa promessa.

Jornalistas preocupados com o futuro da ABI, não querem que essa gente mesquinha e falsa, continuem com seus atos antidemocráticos, fechando as portas da entidade, para os movimentos sociais, que sempre deram suporte a classe resistindo contra o Golpe de 64.

Os jovens precisam ser associados, e isso não acontece, por covardia de uma diretoria, que quer se perpetuar nos quadros da instituição.

Queremos a ABI voltada para a comunidade, sem cumplicidade com extremistas, direitistas, saqueadores do povo brasileiro, as Fiesp, Firjan e Globo, e outros núcleos de entreguistas das nossas riquezas não podem se instalar na instituição levada pelas mãos de dirigentes que não se vinculam com as matizes das Liberdades e dos Direitos Humanos.

Venho dar meu apoio e voto a Chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO, com a firme e resoluta convicção de que sua representatividade, é um marco latente de libertação da ABI.

Estamos juntos!### 


A MORTE DO DITADOR CASTELO BRANCO, DOCUMENTO HISTÓRICO QUE COMPLETA 48 ANOS – Parte I

2 MILHÕES DE FRANCESES REVERENCIAM OS JORNALISTAS – CARTUNISTAS, CONDENAM OS TERRORISTAS, EXALTAM A LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO

RESPONDENDO A SEGUIDORES SOBRE LACERDA E O GOLPE DE 64. A MORTE DE EDSON LUIZ DO CALABOUÇO, A DESTRUIÇÃO DA TRIBUNA, E O MASSACRE DE PARIS. COM A LIBERDADE SOBREVIVENDO A TUDO

A LATIFUNDIARIA KÁTIA ABREU, O MINISTRO PATRUS ANANIAS, OS QUE EXIGEM REFORMA AGRÁRIA. O TERRORISMO DOS QUE SE DIZEM “DEFENSORES” DE MAOMÉ

A POSSE DO SEGUNDO JOAQUIM, VISTA DO ANGULO DO PLANALTO. O RODÍZIO DOS MESMOS EMBAIXADORES. RENAN, SEM CACIFE PARA ELA E PARA O PMDB
 

OSTENSIVA OU VELADAMENTE, A PETROBRAS APAVORA O MUNDO POLÍTICO, ECONÔMICO, ADMINISTRATIVO. E OS “ACIONISTAS MAJORITÁRIOS” DAS EMPREITEIRAS, FICARÃO IMPUNES?
 

FINALMENTE DILMA FORMA E EMPOSSA SEU MINISTERIO “QUEM-QUEM”, PROVISÓRIO OU MISTIFICAÇÃO. 13 CONSEGUIRAM CONTINUAR


  
"DIGA AO POVO QUE ACEITO"
 

Evandro Lins e Silva, extraordinária personalidade, mestre de Direito, meu primeiro advogado. “Pesquisas”, com aspas, dizem que “Lula perderia para Alckmin”. Obama já não é o mesmo

***


DILMA: MAIS PÂNICO DO MENSABRAS DO QUE DO MENSALÃO. E A ECONOMIA? A FALA, INESQUECÍVEL, DE DONA MARINA
  

ALTOS LÍDERES DO PMDB, PT E PP APAVORADOS. LEGENDAS NÃO PODEM IR PARA A CADEIA. ELES TÊM QUE PERDER A LIBERDADE. É PRECISO EMPREENDER A EMPREITADA DE FAZER OBRAS PELO PREÇO DA COMPETITIVIDADE E NÃO DAS PROPINAS



ECONOMIA BRASILEIRA: DESPREPARADA, DESCONTROLADA, DESATIVADA, DESESPERADA. NO AMAZONAS, LULA E DILMA, MASSACRADOS



DONA DILMA INSISTE NA "TÁTICA" E "ESTRATÉGIA" DO TERRORISMO SOCIAL. ENQUANTO A ECONOMIA DESABA NAS SUAS CONTAS E NAS COSTAS DO POVO


 
A GRANDE ENCRUZILHADA DO SEGUNDO TURNO. TRANSFERÊNCIA DOS 22 MILHÕES DE VOTOS DE MARINA, O APROVEITAMENTO DOS 30 MILHÕES QUE SE ABSTIVERAM, VOTARAM BRANCO, OU ANULARAM, DESINTERESSE


  
DILMA PODE SER DERROTADA PELA UNIÃO DOS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO. A MÁQUINA DA CORRUPÇÃO, E DO "NÃO ROUBA MAS NÃO FAZ", ESTRAÇALHADA PARA O BEM, DO POVO DA RUA



EM 125 ANOS DE REPÚBLICA NUNCA HOUVE UM CANDIDATO QUE PERDESSE NO PRIMEIRO TURNO E VENCESSE NO SEGUNDO


 
AMANHÃ, COMEÇA A CAMINHADA CÍVICA, QUE TENTAM TRANSFORMAR EM ARITMÉTICA ELEITORAL. COMO HAVERÁ SEGUNDO TURNO, OUTRA ELEIÇÃO NO DIA 26, MAIS TRÊS DOMINGOS DE ESPERA


 
11 SENADORES DISPUTAM ELEIÇÃO DE GRAÇA. SE TRANSFORMAM EM GOVERNADORES, OU FICAM NO SENADO. O DEBATE INÚTIL, AS ENTREVISTAS FORAM MUITO MELHORES E MAIS IMPORTANTES


 
NA BRIGA DE RUA COM PAU E PEDRAS, DILMA USA FRACASSO DE QUATRO ANOS, PARA TENTAR A DESTRUIÇÃO QUE COMEÇOU. DE ONDE SURGEM ESSAS PESQUISAS HUMILHANTES?


 
A ARROGANTE, IMPRUDENTE E INCOMPETENTE DILMA APELA PARA O MAIS BAIXO LUGAR COMUM, GRITA POR TODOS OS LADOS: "CHEGOU A HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA"

 
FALTA UMA SEMANA PARA O FIM DA CAMPANHA. MAS DEPOIS A ESPERA DO PRESIDENCIÁVEL ATÉ O DIA 26



O NOVO PRESIDENTE DA ABI. O SUSTO COM O EX-DIRETOR DA PETROBRAS, PASSOU A PÂNICO COM O DOLEIRO. DILMA A “ESTADISTA”



A VERGONHA, O VEXAME, A IMPRUDENCIA, A INCOMPETENCIA DO DISCURSO DE DONA DILMA NA ONU, APOIANDO OS TERRORISTAS

  
A RAZÃO DE LEWANDOWSKI ASSUMIR. NO FUNDO, DONA DILMA É SOBERANA

  
COMEÇOU O BOMBARDEIO DO ESTADO ISLÂMICO, SEM TROPAS. A PESQUISA HOJE, NÃO AGRADOU NENHUM DOS CANDIDATOS

 

CLESIO ANDRADE SIMBOLO DA CORRUPÇÃO E DA IMPUNIDADE, ABANDONOU O FORO PRIVILEGIADO. E O SUPREMO ATENDEU. HOJE DEVE SER DIVULGADA PESQUISA DO IBOPE, DIVERGENTE COM O DATAFOLHA
  


A CUMPLICIDADE DOS MILITARES HOJE NA ATIVA, CUMPLICES PELO SILENCIO. E O LIVRO IMPERDÍVEL COM DEPOIMENTO MAGESTOSO DE SOBRAL PINTO, SOBRE A DITADURA VARGAS



A GRÃ-BRETANHA NÃO ACABOU. DATAFOLHA E IBOPE, COM METODOLOGIA DIFERENTE, DIVERGEM


 

O PMDB QUER PROCESSAR O VICE DE MARINA. O VICE DE DILMA DIZ QUE ELA NÃO PERDE, MESMO SE QUISER. OS VICES FALAM Á VONTADE, O CIDADÃO NÃO LIGA PARA ELES

 

A FARSA DA CPMI, COM CORRUPÇÃO ASSUSTANDO E PAIRANDO NO AR. E A PRIMEIRA GUERRA DA HISTORIA, “SEM ARMAS”


 

A PRECIPITADA E SEM AUTENTICIDADE MODIFICAÇÃO NO JORNALISMO DA GLOBO. PAULO ROBERTO DEPÕE HOJE, PODE FICAR EM SILÊNCIO OU DIZER O QUE QUISER



ACABOU O MEDO DO “VOLTA LULA”. EIKE BATISTA PRECISA TER OS BENS PENHORADOS. DONA DILMA ATACA MARINA
  


OS 70 ANOS DA AV. GETÚLIO VARGAS, E A HISTORIA COMO ELA É


 

COM “INVEJA E CIÚME”, DILMA TENTA “DESCONSTRUIR” MARINA COM BAIXARIA. MAS SEU DESGOVERNO É UMA CATÁSTROFE


 

 
 



 


 
 


 
 
 
 
 
 
 
  


 


 
 

 

 



 
 



 
 
 

 
 


 



 
 

 

 
 
PRESIDENCIÁVEIS: TODOS PREGAM MUDANÇAS 



O PODER DE ISRAEL E DOMÍNIO SOBRE A PALESTINA, SEM CONTESTAÇÃO

 
   
EDUARDO PAES SOBRE BENTHLEM: “EU NÃO SABIA DE NADA, VOU INVESTIGAR”
 
 

O ESQUECIMENTO DE OSWALDO ARANHA, A INGRATIDÃO E O “SELFIE” DE ISRAEL






O PADRÃO FIFA DA QUASE MARGINALIDADE. “MEUS NÚMEROS ME TROUXERAM DE VOLTA”

 
 
O PAPA FRANCISCO, O PREFEITO EDUARDO PAES, O “CAMPO DA FÉ”, O ESCLARECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, A COMUNICAÇÃO AO CARDEAL ORANI TEMPESTA, A RESPOSTA DESTE E A “DESAPROPRIAÇÃO FRAUDULENTA PARA FAVORECER JACOB BARATA“. (TUDO EXCLUSIVO)
 


DUNGA, GILMAR E MARIN: A MORTE E A MORTE DO FUTEBOL BRASILEIRO

 
 
BRETTON WOODS: A CONSPIRAÇÃO DE 1944, A COMEMORAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DE 2014

 
 
LULA TUDO A VER COM O MENSALÃO DO PT. AÉCIO TINHA QUE CONHECER O PASSADO ESCANDALOSO DO SEU VICE CLÉSIO. FHC FOI REELEITO PAGANDO À VISTA E A DOAÇÃO COM MOEDAS PODRES

 




RÚSSIA-UCRÂNIA, ISRAEL-HAMAS


 
A LUTA DE BASTIDORES DA REELEIÇÃO, AMEAÇA EXPLODIR A CAMPANHA. O “NEGÓCIO DA CHINA” PROVOCA EMPOLGAÇÃO COM OS BRICS


 
OS BRICS NÃO QUEREM SER APENAS UMA SIGLA SEM IMPORTÂNCIA. OS “VICES” CIVIS NA DITADURA MILITAR

 


CITIBANK-CITIGROUP, MULTADO EM 7 BILHÕES DE DOLARES. DILMA, AÉCIO, CAMPOS, À ESPERA DA PESQUISA DO DATAFOLHA


 

NÃO QUEREM MEXER NA CBF, MAS DÃO 800 MILHÕES AO CORINTHIANS. JOAQUIM CUSTA A SAIR, DILMA VAIADA

 
 
FORA FELIPÃO FRACASSADO. E SE DESFAÇA DA MÁFIA FORMADA POR ELE E MAIS O CORRUPTO APRENDIZ DE DITADOR MARIN E O DESEMPREGADO PARREIRA. 24 ANOS DEPOIS A ALEMANHA CONQUISTA UM TÍTULO. AGORA, EM MOSCOU-2018, A ARGENTINA TEM QUE RECUPERAR 32 ANOS. SE PASSAR NA CLASSIFICAÇÃO, O QUE PODE NÃO ACONTECER


 
EXALTAM A ALEMANHA, QUE NÃO GANHA UM TÍTULO HÁ 24 ANOS. E A ARGENTINA, “INVICTA” HÁ 24. NÃO QUEREMOS ESSA RENOVAÇÃO. PERDEMOS POR SCOLARI E PARREIRA

 
 
DI STÉFANO UM DOS MAIORES JOGADORES DO MUNDO, QUE VI JOGAR A PARTIR DE 1948, QUANDO ERA “LA SAETA RUBIA”
 


COM FELIPÃO E PARREIRA NO BANCO E NEYMAR INUTILIZADO, A ALEMANHA MASSACRA O BRASIL. TÉCNICA E TATICAMENTE INÚTEIS, ESSES “COMANDANTES” FAZEM 200 MILHÕES CHORAR DE VERGONHA

 

 

GENOINO ESTARÁ EM CASA EM AGOSTO. AGORA, DIRCEU EM MARÇO. NUMA FINAL BRASIL-ARGENTINA, TUDO PODE ACONTECER. EM 2 ANOS, FELIPÃO E PARREIRA, ECONOMIZARÃO 20 MILHÕES CADA UM

 




 

COM A PRISÃO DO EX-PRESIDENTE DA FRANÇA, PRESO POR CORRUPÇÃO, OUTROS EX-PRESIDENTES ESTÃO ASSUSTADOS. PRINCIPALMENTE NO BRASIL. O PLANO REAL COMEÇOU COM ITAMAR, FOI “RESOLVIDO” POR CHICO LOPES

 

 

ALEMANHA E BRASIL NA SEMIFINAL, PARA A “GLORIA” E “SATISFAÇÃO” DE FELIPÃO, PARREIRA E MARIN, NÃO DO POVO


 

O BRASIL PODERIA ATÉ GANHAR. SEM FELIPÃO, SERIA BEM MAIS FÁCIL. ESTE NÃO SABE NADA, A NÃO SER “MOTIVAR” JORNALISTAS. ADORA RETROCESSO, DESPREZA PROGRESSO. E OS JOGADORES, CHORANDO, ACREDITAM MAIS NO PSIQUIATRA

 

 

AMANHÃ UM CAMPEÃO SERÁ ELIMINADO. FRANÇA OU ALEMANHA. BRASIL SABERÁ SE PSIQUIATRA VALE MAIS DO QUE TÉCNICO. SERRA AOS 72 ANOS, DOMINA SÃO PAULO

 



 

SÃO PAULO ACERTA SUA SUCESSÃO, COMANDA A CAMPANHA PRESIDENCIAL. ARGENTINA SOBREVIVE À PERSEGUIÇÃO

 
 
CONCENTRARAM A CAMPANHA EM SÃO PAULO, O MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DO PAÍS. NINGUÉM GANHA DE ALCKMIN, HÁ 20 ANOS NO PODER. QUER MAIS 4, PARA NOVA AVENTURA PRESIDENCIÁVEL

 

 

A POLITICALHA DO RIO, CONTINUA ENJOANDO. NO PP QUEM TEM VOTO E PRESTÍGIO ESTÁ NO AEZÃO

 
 
O CHILE PRETENDIA FAZER HISTÓRIA NÃO PASSOU DE FIGURANTE, MAS EXIGIU PRORROGAÇÃO, PENALTIS, E A DIFERENÇA MÍNIMA. ALGUÉM TINHA QUE PASSAR, FOI O BRASIL

 
 
A JUSTIÇA DE NOVA IORQUE, (NÃO DOS EUA) ESTÁ FAZENDO INTERVENÇÃO FINANCEIRA NA ARGENTINA. ANTES SÓ FAZIAM INTERVENÇÃO MILITAR

 

 

O SUPREMO DE EQUÍVOCO EM EQUÍVOCO, TRANSFERIU OS JULGAMENTOS PARA AS TURMAS. E O PLENÁRIO NÃO SE REUNIRÁ MAIS? 


 
QUE SAUDADES DA ELEIÇÃO DA GUANABARA. SARNEY, ENRIQUECIDO DE GLORIAS E DA GEOGRAFIA FINANCEIRA. CIRO GOMES, VOLTA AO PRIMEIRO PLANO


 
O VICE DOS EUA, E A COMISSÃO DA VERDADE

 

 


OS GENERAIS NÃO EXPLICARAM A TORTURA PRATICADA NOS QUARTÉIS. DONA DILMA “RIFADA” NO RIO

 



 

O MINISTRO BARROSO PEDIRÁ AO PLENÁRIO DO SUPREMO QUE JULGUE O PEDIDO DE GENOINO. O CONSELHEIRO MARINHO TEM QUE SER AFASTADO DO CARGO. DILMA VAI SE PERDER COM TANTO TEMPO DE TELEVISÃO


 

13 ANOS DO CALOTE DA ARGENTINA, A JUSTIÇA DOS EUA PROTEGE FUNDOS PODRES. FHC: APOIO CONTRA AÉCIO. JORNALISTAS DO BRASIL, NÃO ASSISTEM A COPA

 
 
SUPLICY PODE ENTRAR COMO POSTE SUBSTITUINDO PADILHA. O BRASIL, CLASSIFICADO NA CHAVE ENFRENTA A HOLANDA

 
 
COM AÉCIO PRESIDENTE, FHC QUER SER EMBAIXADOR NA ONU. JOAQUIM JOGA A TOALHA, PERDÃO, A TOGA NO LIXO. FELIPÃO: “O TIME É MEU, QUEM ESCALA SOU EU”. O VICE DOS EUA, INSULTA O BRASIL


 
 
FHC FAZ 83 ANOS HOJE, SE AÉCIO GANHAR QUER SER EMBAIXADOR NA ONU. SOBRAL PINTO, FOI PRESO 3 VEZES NA DITADURA DE 64, COMO ADVOGADO
 


1930, 34, 38, 42, VARGAS NÃO SAIU DO PODER, SEM VOTO, POVO, URNA, ELEIÇÃO. IDEM, IDEM PARA OS GENERAIS DE 1964

 

 

O CARNAVAL PERDEU PARA O FUTEBOL, A CONSTATAÇÃO DE MAIOR ESPETÁCULO. O COMPORTAMENTO DE FRED NEM FREUD EXPLICA

 
 
MARINA-CAMPOS: NUNCA SE DERAM AGORA VÃO BRIGAR. MANIFESTAÇÕES CONTUNDENTES, MAS “ESTÁ HAVENDO COPA”

 

 

O QUE FARÃO DILMA E CAMPOS EM 2015? “HABEMUS COPA”

 

 

SÓ SE FALA EM COPA DO MUNDO, SEM APLAUSO DO POVÃO. LULA ADOTOU, “É A ECONOMIA, ESTÚPIDO”. E DÁ LIÇÕES A DONA DILMA


 
EM 1944, OS EUA DOMINARAM O MUNDO, PELAS ARMAS E PELO DÓLAR. FRANCISCO TALVEZ POSSA FAZER A PAZ ENTRE ISRAEL E PALESTINA


 

KASSAB, VICE DE ALCKMIN. BANQUEIROS QUE ROUBAM OS PRÓPRIOS BANCOS. HENRIQUE EDUARDO SERÁ GOVERNADOR COM 70 ANOS

  




PRESIDENTE LULA CONFUNDIU E ILUDIU A TODOS COM OS PROJETOS DE LEI DO PRÉ-SAL

 

 

NÃO NOS ESQUEÇAMOS DO 6 DE JUNHO DE 2013. O MISTÉRIO DAS DUAS CPIs


 

PAULO OTÁVIO, PRESO, SAIRÁ COM O DINHEIRO DA CORRUPÇÃO. JUAN CARLOS FORA DO TRONO

 

 

CORONÉIS DA RESERVA APENAS COADJUVANTES, AGORA FALAM ABERTAMENTE COMO “PAPAGAIOS DA TORTURA”. VOU CITAR GENERAIS IMPORTANTES, COM NOME E SOBRENOME, QUE MANDAVAM DE VERDADE, DAVAM AS ORDENS

 

  

DILMA E MALUF JUNTOS, QUAL A SURPRESA? OS BASTIDORES DA INCÓGNITA JOAQUIM, E O QUE POUCOS QUEREM CONTAR
  


A DERROTA OU A VITÓRIA NA COPA DO MUNDO, NÃO SERVE A NINGUÉM. NEM À DEMOCRACIA MISTIFICADA NEM À DITADURA DESMASCARADA. SÓ EM 1950, O POVÃO SENTIU E CHOROU. EM SILÊNCIO

 
 
ROYALTIES DO PRÉ-SAL E A PETROBRAS


 
CONFUSÃO IDEOLÓGICA OU FALTA DE IDEOLOGIA. A CPI ÚNICA DA PETROBRAS, VIROU MISTA


 

CPI DESMORALIZADA, DONA GRAÇA IGNORADA, AMANHÃ, PAULO ROBERTO COSTA “APLAUDIDO” PELO GOVERNO ASSUSTADO. A CHAPA AÉCIO-CABRAL-PEZÃO, ASSUSTA DONA DILMA


 
PMDB-PP DO RIO, COM AÉCIO, SURPRESA E PÂNICO. OS BANCOS NÃO QUEREM PAGAR, NÃO PAGARÃO. OS ASSASSINOS DE RUBENS PAIVA, MORRERÃO NA PRISÃO

 

DIA 5, NUMA CHURRASCARIA DA BARRA, PMDB, PSDB, PDT E PP, LANÇARÃO A CHAPA AÉCIO-PEZÃO. HOJE, O PRESIDENTE DO PP, ANUNCIA APOIO A DILMA. SEIS GRANDES ESTADOS IMEDIATAMENTE, EM DISSIDÊNCIA, FICARÃO COM AÉCIO

 

 

A QUASE PRISÃO DO GOVERNADOR DE MATO GROSSO. INVESTIGADO POR IRREGULARIDADES DE VOLUME ALTÍSSIMO, PAGOU MULTA PELA POSSE ILEGAL DE ARMA VELHÍSSIMA. TODA A AÇÃO POLICIAL ACABOU. DILMA, AÉCIO, CAMPOS, GRATOS AO IBOPE, LULA E DONA MARINA DECEPCIONADOS
 



A CONFISSÃO DO PRESIDENTE DO BC, E A CERTEZA DA INFLAÇÃO BEM ALTA

 



 

JORNAIS DIÁRIOS, REVISTAS SEMANAIS, TELEVISÕES POR ASSINATURA E TODA A NOVA TECNOLOGIA, TERÃO OS MESMOS DONOS. UMAS 50 PESSOAS, OU EMPRESAS, EXPLORANDO E ENGANANDO MILHÕES

 

 

ACHARAM GRAVAÇÃO DE RUBENS PAIVA, FEITA HÁ 50 ANOS. ENCONTRARÃO MEU DEPOIMENTO HÁ 33 ANOS NA CPI DO TERROR?


 

A FILHA DE RUBENS PAIVA, NUM LIBELO CANDENTE: “MEU PAI FOI ASSASSINADO”. MINISTRO ZAVASCKI, SUPREMO E ÚLTIMO DOS MOICANOS. GABRIELLI DESPERDIÇA 3 HORAS E 15 MINUTOS, DEPONDO PARA ELE E DEFENDENDO DONA DILMA


 
LULA INSISTE NA “BABAQUICE” CONTRA O METRÔ. OS PLANOS DE SAÚDE IAM “DEIXAR DE PAGAR 2 BILHÕES DE MULTA”, PERDERAM. AS MENINAS DA NIGÉRIA, NÃO APARECEM

 
 
A JUÍZA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA, MOSTRANDO CORAGEM, CULTURA, CONHECIMENTO, DECIDE QUE OS RÉUS DO RIOCENTRO, COMETERAM CRIMES IMPRESCRITÍVEIS
 



EM QUEM VOTAR OU NÃO VOTAR. OBSERVADORES, DIZEM QUE PELO QUE ESCREVO, SABEM EM QUEM VOTAREI. O CRIMINOSO QUE ESQUARTEJOU A VÍTIMA, “GANHOU” NOVAMENTE A LIBERDADE, APESAR DE OUTRA CONDENAÇÃO A 16 ANOS DE PRISÃO

 

A FARSA SOBRE A CPI DA PETROBRAS, É MAIS UMA INDIGNIDADE GERAL. DILMA, CAMPOS, AÉCIO, MARINA, SEM MUDANÇAS OU COM MUDANÇAS PROTELATÓRIAS, A PARTIR DE 2015, JOGAM O BRASIL NO CAMINHO DO SEGUNDO IMPEACHMENT
  



A INDENIZAÇÃO DA TRIBUNA DA IMPRENSA COMPLETA 35 ANOS, SEM SOLUÇÃO. HUMILHAÇÃO DA PRÓPRIA JUSTIÇA, PREJUÍZO INACREDITÁVEL


 
AÉCIO-SERRA, CAMPOS-MARINA, DILMA-LULA, NENHUMA CERTEZA. A INDIGNIDADE DO PRESIDENTE DO FLAMENGO. E O CIRURGIÃO ESQUARTEJADOR, HÁ 7 ANOS LIVRE




QUASE 1 BILHÃO ESTATAL PARA A “MORADIA” DO CORINTHIANS, MILHARES OU MILHÕES DORMINDO NA RUA. AÉCIO COMPREENDEU O QUE DIGO HÁ TEMPOS: SERRA É O VICE NATURAL DELE. PRIVILÉGIO PARA JOAQUIM, EXCEÇÃO E PERSEGUIÇÃO PARA DIRCEU


 

EM APENAS UMA ENTREVISTA, MARINA ACERTA AS CONTAS COM AÉCIO, O CAMARADA CAMPOS, DONA DILMA, E COM ELA MESMA. BLOQUEIO DE BENS NÃO PREOCUPA EIKE




APRESENTAÇÃO POR J. BERNARDO CABRAL


 

MANIFESTAÇÕES CONTRA A FIFA, ESTÃO SENDO ORGANIZADAS. EM SP, ALCKMIN PARECE GARANTIDO. DONA DILMA ASSUSTADÍSSIMA. RUI FALCÃO, SEM VOTO MAS COM PODER NO PT



 

O FANFARRÃO DO FELIPÃO, EXALTADO PELO SERVO DA DITADURA, JOSÉ MARIA MARIN. POR CAUSA DA CPI MISTA, JÁ SE BRIGA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA


 

 

O ACIDENTE DE JK NÃO MODIFICOU A HISTÓRIA. A MORTE TRAUMÁTICA DE TANCREDO E A POSSE INSUSPEITADA DE SARNEY, QUE SERVIRA À DITADURA, ISSO SIM INFLUIU NEGATIVAMENTE. HOJE FELIPÃO CUMPRE O ROTEIRO DO EXIBICIONISMO


 

 

DONA DILMA “FORMALIZADA”, NADA DEFINITIVO. O BRASIL FOI CAMPEÃO DO MUNDO NA COPA DE 1994, A FINAL FOI EM PASADENA. O “SOCIALISMO” DE CAMPOS





 

A CPI MISTA PARECE INEVITÁVEL. DÉFICIT-PRIMÁRIO-DEFICITÁRIO


 

BERNARDO CABRAL E A CONSTITUIÇÃO DE 1988


 

O 1º DE MAIO DO CRIMINOSO RIOCENTRO 1981, COMEÇOU COM A DESTRUIÇÃO DA TRIBUNA DA IMPRENSA NO MESMO 1981. O CORONEL JOB LORENA, NEGRO FOI PROMOVIDO A GENERAL, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, RACISMO


 
 
É DIFÍCIL TROCAR UM PRESIDENCIÁVEL, PRINCIPALMENTE QUANDO ELE ESTÁ NO PODER. MAS LULA E O PT NÃO PENSAM NOUTRA COISA. A ONU “QUER” INVESTIGAÇÃO RÁPIDA SOBRE A MORTE DE MALHÃES. E A DITADURA?


 

PAULO MALHÃES, CASO TÍPICO DE QUEIMA DE ARQUIVO. O INFARTO FOI CONSEQUÊNCIA. ASSUSTADOR: AINDA EXISTE QUEM CUIDE DO ESPÓLIO DA DITADURA. O COMPLICADO ASSASSINATO DO DANÇARINO, SURGE UM NOTÁVEL E INDOMÁVEL PERSONAGEM, SUA MÃE

 


HÁ 10 DIAS, MÁRIO COUTO AMEAÇOU DONA GRAÇA: “VOU ENTREGAR AMANHÃ AO MP, ACUSAÇÕES CONTRA A SENHORA”. ESQUECEU. SÓ NO BRASIL, RENAN CALHEIROS PODE REPRESENTAR O PAÍS, NA CANONIZAÇÃO DO SEU PRIMEIRO SANTO


 

ROYALTIES DO PETRÓLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


 

A DOR PELO ASSASSINATO DO JOVEM DANÇARINO. AÉCIO TEM QUE TER VICE DE SÃO PAULO. ROSA WEBER FINALMENTE VOTA PELA CPI EXCLUSIVA


 
 
CONTINUAM MENTINDO SOBRE PASADENA. E SOBRE ABREU E LIMA, DE 3 PARA 19 BILHÕES? E OS 10 BILHÕES “RODADOS” DENTRO DA PETRO POR UM DIRETOR?


 

PESQUISA DOLOROSA, DOLORIDA, DORMENTE, DESESPERANÇADA, QUASE DESESPERADA. MAIS UMA VEZ O SUPREMO BURLOU, FRUSTROU, ENGANOU O CIDADÃO


 

 

OS POLÍTICOS DA BASE E DA OPOSIÇÃO, VOLTAM A BRASÍLIA, AINDA DOMINADOS PELA OBSESSÃO DA CPI. CONTRA E A FAVOR. SÓ QUE AGORA, DEPENDENDO DO SUPREMO




 

O EXÉRCITO TEM A GRANDE OPORTUNIDADE DE PEDIR PERDÃO, APRESENTAR DESCULPAS, LAMENTAR OS CRIMES COMETIDOS DE 1964 A 1985. ESSE É O CAMINHO DA RECONCILIAÇÃO


 
 
O MONOPÓLIO DO PETRÓLEO




APESAR DO “FERIADÃO”, PETROBRAS É MAIS DO QUE UM ASSUNTO OU UMA PALAVRA, TORMENTO, INCÓGNITA E INCERTEZA QUE DIVIDE AINDA MAIS, SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO. TODOS PENSANDO EM ELEIÇÃO




 A CPI DA PETROBRAS, ALTAMENTE NECESSÁRIA, AGORA, INDISPENSÁVEL. NÃO A CPI DE PASADENA E SIM DE TODOS OS ESCÂNDALOS, COM DONA DILMA DEPONDO



 
 
GRAÇA FOSTER: “MIL VEZES PETROBRAS”. MAS NO SENADO, DEPOIMENTO MAGISTRAL. NÃO DESTRUIU AS DENÚNCIAS, MAS MOSTROU COMPETÊNCIA. ONTEM ELA FOI A PERSONAGEM DO DIA


 

O SUPREMO TALVEZ DECIDA HOJE, SE HAVERÁ CPI CONSTITUCIONAL, OU UM ARRANJO DE ÚLTIMA HORA. ENQUANTO ISSO, SEU PRESIDENTE, JOAQUIM, “FALA COM DEUS”


 

CARLOS LACERDA COMPLETARIA 100 ANOS HOJE. AMADO E ODIADO, PERSONAGEM DE UMA ÉPOCA, COMPLETAMENTE ESQUECIDO. MORREU MUITO MOÇO



 

DOLARIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA


 


LULA CONCEDEU A GRANDE ENTREVISTA DO ANO. PARTIDOS E PERSONAGENS, SÓ FALAM NISSO, NÃO CHEGAM À CONCLUSÃO: ENFRENTARÃO DILMA OU LULA?



 
A FARSA DAS MEDIDAS PROVISÓRIAS, PARA ANISTIAR OS ENRIQUECIDOS PLANOS DE SAÚDE. O ESCÂNDALO DE PASADENA, COMEÇOU COM DONA DILMA, ACABARÁ COM ELA? A COMISSÃO DE DESESTATIZAÇÃO DE FHC-PSDB, VERDADEIRO CASO DE POLÍCIA



 


OTIMISTAS E PESSIMISTAS SE JUNTAM PARA DESTRUIR A PETROBRAS. OTIMISTAS E PESSIMISTAS FALAM MAIS EM PRIVATIZAÇÃO DO QUE EM CORRUPÇÃO. OTIMISTAS E PESSIMISTAS SE DIVIDEM ENTRE LULA E DILMA. FORA DO PT OU ATÉ MESMO DENTRO DELE





 

CPI DA PETROBRAS, OS DIREITOS DA OPOSIÇÃO E DO GOVERNO. O QUE É LEGÍTIMO OU ILEGÍTIMO. E O QUE ESCREVEMOS SOBRE A CPI DA PETROBRAS, EM 2009, E AGORA EM 2014, IGUALZINHO E SURPREENDENTE



 

REELEIÇÃO DE DONA DILMA CAMINHA PARA SER “GETULIZADA”, “JANIADA”, “JANGOLADA”, “GENERALIZADA”, “DITATORIALIZADA”, E O QUE É MAIS GRAVE E ASSUSTADOR, “DILMIZADA”





DONA DILMA COMEÇOU A SE COMPLICAR, QUANDO QUEBROU O SILÊNCIO. E NÃO DE FOI AGORA. FREQUENTANDO O CONGRESSO DESDE A CONSTITUINTE DE 45, NUNCA VI QUATRO CPIS. NÃO É MAIS FÁCIL O IMPEACHMENT?


 


“ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA”. VERGONHA, VEXAME, CHICOTADA FINAL NO POVO, DOS GENERAIS TORTURADORES. QUE ASSINAVAM A PRÓPRIA ABSOLVIÇÃO. É OBRIGATÓRIA A REVOGAÇÃO DESSE MONSTRENGO


 


A INFLAÇÃO QUE MANTEGA E TOMBINI NÃO CONTROLAM. DELFIN NETTO, COM INFLAÇÃO A 20 POR CENTO, É CRITICADO POR EDMAR BACHA, COM MAIS CREDIBILIDADE


 


HOJE, HÁ 50 ANOS, CASTELO JÁ ESTAVA NO PALÁCIO NO RIO, ESPERAVA O REFERENDO DO CONGRESSO. TODOS, EM VOLTA DELE, APAVORADOS COM COSTA E SILVA, AINDA LONGE DO RIO





 
INTERNACIONALMENTE, A NEUTRALIDADE OU A CONIVÊNCIA E CUMPLICIDADE DO BRASIL. DONA DILMA: A PESQUISA ASSUSTA MAIS DO QUE A CPI E O “VOLTA, LULA”














 








 
 




WERNECK TEM RAZÃO: LULA AINDA TEM ESPERANÇA PARA 2014. PARA MIM, ESSA ESPERANÇA SERÁ DESVIADA PARA 2018, APESAR DOS 73 ANOS







TERMINA 2013, ANO IMPIEDOSO, IMPLACÁVEL, INCLEMENTE, TUDO ERRADO. DONA DILMA, SEM ADVERSÁRIOS, VAI GANHAR. TORCE PARA JOAQUIM BARBOSA NÃO SER CANDIDATO, ACHA QUE ASSIM VENCERÁ NO PRIMEIRO TURNO. QUEM GARANTE? E O REQUERIMENTO DO SENADOR REQUIÃO, SOBRE AS DÍVIDAS DA GLOBO, A SONEGAÇÃO COLOSSAL DO IMPOSTO DE RENDA, E MAIS DINHEIRO DO BNDES 

RENAN TRAPAÇACALHEIROS, ENGARRAFAMENTO MORAL, MONTADORAS, ENGARRAFAMENTO GERAL

A ESTRONDOSA, ESPANTOSA MAS HORROROSA SUCESSÃO NO ESTADO DO RIO. PEZÃO FOI O PRIMEIRO, ESTÁ EM ÚLTIMO. O PSDB QUERIA UM GRANDE NOME. FERNANDA VENTURINI MENTIU, BERNARDINHO NÃO DESMENTIU

SUCESSÃO NO ESTADO DO RIO: 9 CANDIDATOS POSSÍVEIS, APENAS 3 VERDADEIROS.  LACERDA NÃO ROUBAVA NEM DEIXAVA ROUBAR

PAPAI NOEL, DESESPERADO NÃO COM O NATAL DE HOJE, E SIM COM O ANO NOVO, QUE JÁ SURGE INACREDITAVELMENTE VELHO E SEM O MÍNIMO DE SALVAÇÃO

MARIGHELLA: A GUERRILHA TRAÍDA, INFILTRADA, BRUTALMENTE ASSASSINADA
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/marighella-guerrilha-traida-infiltrada.html




SARNEY QUER TROCAR O SENADO PELA CÂMARA 

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/sarney-quer-trocar-o-senado-pela-camara.html





A TOGA MODIFICA E INFLUENCIA O CIDADÃO?

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/a-toga-modifica-e-influencia-o-cidadao.html




O NATAL FELIZ DE MEIRELLES
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/o-natal-feliz-de-meirelles.html




ALCKMIN: 20 ANOS DE PODER, APENAS UMA VITÓRIA. E COM PROJETO PARA 2018. MAIS 12 ANOS EM CARGOS "ELETIVOS" http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/alckmin-20-anos-de-poder-apenas-uma.html





JOÃO PAULO CUNHA, INCOMPARÁVEL

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/joao-paulo-cunha-incomparavel.html




DILMA-JOAQUIM BARBOSA, O SUSTO COM POSSÍVEL ADVERSÁRIO
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/dilma-joaquim-barbosa-o-susto-com.html




ATENTADO VINGANÇA CONTRA TRIBUNA. ISSO EM 1981, DEPOIS DA "AUTOANISTIA". PARA OS GENERAIS-PERSEGUIDORES. ANTES, A DESTRUIÇÃO DO MEU PASSAT, LOGO SEGUIDO DA EXPLOSÃO DO FIAT DA MINHA FILHA DE 20 ANOS. NA PORTA DA MINHA CASA
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/atentado-vinganca-contra-tribuna-isso.html




JUSCELINO FOI "ASSASSINADO" 37 ANOS DEPOIS DE MORTO
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/juscelino-foi-assassinado-37-anos.html




A IMPORTÂNCIA DO 5 DE ABRIL NO FUTURO DE JOAQUIM BARBOSA. A EXIBIÇÃO, A OBSESSÃO E A AMBIÇÃO, TUDO QUE CONTAMINOU OU COMPARTILHOU O PROCESSO DO MENSALÃO. A PRISÃO NO DIA DA REPÚBLICA, PREMEDITADA? HOJE, DIA DA “CONSCIÊNCIA NEGRA”, ESCURIDÃO TOTAL
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/a-importancia-do-5-de-abril-no-futuro_2913.html



http://heliofernandesonline.blogspot.com.br/