HELIO FERNANDES



SILVIO TENDLER: FILME DOCUMENTÁRIO IMPERDÍVEL SOBRE O RUINOSO CAPITAL FINANCEIRO

Numa sessão especial o grande documentarista Silvio Tendler apresentou seu último trabalho. Eu chamaria de notável, se essa palavra não fosse redundante em toda a sua carreira profissional. Título que resume todo o conteúdo: "Dedo na ferida". É um libelo sobre o capitalismo, a desigualdade e a perda dos direitos sociais. 

Através de diversas entrevistas, uma delas com o grande cineasta Costa - Gavras, traça um perfil extremamente incomodo a respeito da lógica homicida do capital financeiro, que inviabiliza qualquer alternativa de justiça social no mundo.

Estreará nos cinemas no prestigiado Festival de Cinema do Rio neste outubro, e recomendo entusiasmado. Para quem tiver tempo é um filme documentário para ver e lembrar. Atualissimo na realidade do Brasil e do mundo. E sabedoria total de Tendler, escolhendo para entrevistar Costa - Gavras, que tem 3 filmes libelos sobre ditaduras. 

O primeiro, "A confissão", condenação aberta e ostensiva da ditadura soviética.
O segundo, "Estado de Sitio", sobre a tremenda ditadura que dominou o Brasil durante 21 anos. Única restrição: foi menos critico e de certa maneira  até menos rigoroso como nos outros.

O terceiro, "Desaparecido", sobre a cruel e assassina ditadura do Chile. Nesse, alem de cineasta, assume o papel de repórter investigativo, revelando fatos que escaparam ao noticiário diário. Mostra o belo Estádio Nacional, construído para a Copa do Mundo de 1962 e transformado num sangrento campo de concentração e de tortura implacável. 

Costa - Gavras responsabiliza o governo dos EUA, da mesma forma que Silvio Tendler não esconde que a desigualdade do mundo é patrocinada por banqueiros e o grande capital financeiro

SÓ O SUPREMO PODE AFASTAR O PRESIDENTE, SEM AUTORIZAÇÃO DA CÂMARA, USANDO A PROPRIA JURISPRUDÊNCIA

A bandalheira que dominou e domina os Três Poderes, nos levou a uma situação lamentável, melancólica, estapafúrdia: a realidade da contradição. Principalmente em relação ao presidente corrupto, incompetente, criminoso, farsante, mentiroso, nebuloso, cercado não de ministros e assessores, e sim de cúmplices e comparsas.

Tudo isso é publico e notório, já foi chamado de LADRÃO por um dos maiores assaltantes já fantasiados de empresário. Podem perguntar: mas onde está a contradição? A resposta é facílima e obrigatória: o presidente não tem uma possibilidade em 1 milhão de chegar a 2018. Mas as chances dele ser retirado do poder são as mesmas, negativamente, a não ser que o Supremo abandone os pruridos de constitucionalidade, e recorde sua própria jurisprudência.

O Supremo insiste que o presidente eleito pelo SUFRAGIO POPULAR, só pode ser retirado do poder com  AUTORIZAÇÃO da Câmara. Embora Temer jamais tenha enfrentado SUFRÁGIO POPULAR majoritário, não vou me valer disso e sim lembrar decisão do Supremo, por UNANIMIDADE, em 1955. Exatamente ha 62 anos, o mais alto tribunal do país afastava do poder, o vice Café Filho, eleito sem qualquer duvida pelo SUFRÁGIO POPULAR.

Numa sessão emocionante, (com a minha presença e o meu apoio jornalístico)o voto do grande jurista que era Nelson Hungria, foi seguido por todos os ministros, Café Filho afastado, e o Congresso autorizado a eleger o substituto  em 48 horas.

Quando Café Filho deixou o palácio e se internou num hospital, querendo mais poder, o substituto natural era o presidente da Câmara, Carlos Luz. Mas este não queria assumir por horas ou dias, foi para SP no Tamandaré, com o ministro da Marinha, da Aeronáutica, o comandante da Esquadra Pena Botto, e lideranças civis, como Carlos Lacerda e outros.

O que eles queriam?Que Janio Quadros, governador de SP, e que sabia que seria presidente em 1960 comandasse um governo no exílio. HA! Ha! Ha! Enquanto eles perdiam tempo, o Congresso, em 48 horas, ás 2 horas da madrugada de 26 de novembro, elegiam Nereu Ramos, até o final do mandato.

Nereu podia ter assumido interinamente, quando o presidente da Câmara não  quis assumir.Quem ficou 3 dias interino? Flores da Cunha, segundo presidente da Câmara.

Nereu ficou presidente 5 meses, passou o cargo a Juscelino, foi nomeado ministro da Justiça.

O Supremo de 1955, o mesmo de hoje, embora, lógico, com formação inteiramente diferente. Até mesmo em matéria de interpretação e de respeito á jurisprudência.

PS- Poderia contar, minuciosamente, os 8 anos mais tenebrosos da historia do Supremo, de 1937 a 1945.Servindo á ditadura do Estado Novo. Câmara e Senado fechados, deputados e senadores presos.

PS2- O Supremo aberto, com toda subserviência, inclusive referendando o ato bárbaro do ditador, extraditando Olga, mulher de Prestes, para a Alemanha e a  câmara de gás.

PS3- O que é mais grave: a PARTICIPAÇÃO nesses 8 anos inomináveis, ou a AUSÊNCIA  de agora, quando numa sessão resolveriam a parte política da crise?

4 DIAS DA OPERAÇÃO ROCINHA

O ministro da Defesa e da cidade indefesa, fez ontem um relatório, e anunciou: "Em 4 dias, 6 mortos, 5 feridos, 9 presos em flagrante". Não explicou flagrante de quê. Não tinha tempo, ainda precisava falar em duas rádios e numa televisão.

PS- Nesse ritmo, Raul Jungman tem que deixar o ministério em abril para ver se consegue um mandato de deputado.

PS2- Na última, ficou suplente, uma invenção da politicalha brasileira. 



***



CIDADE EM ESTADO DE GUERRA

A maior favela do Rio, onde moram centenas e centenas de milhares de pessoas, vive uma tragédia permanente. Tiveram um sopro de esperança com as UPPs. Logo desapareceu. Esperavam saneamento, serviços, tranquilidade, gastaram fortunas construindo teleféricos para turistas. Ficou pior do que antes.

Mas ninguém imaginava que o reforço militar agravasse tudo. Em vez de combaterem os bandidos traficantes, lutam entre si, militares, policia do Rio, secretario de segurança, governador, ministro da Defesa. 

A cidade encurralada, isolada, assustada, com transito estrangulado, assiste as autoridades travarem uma guerra de egos.  

FIM DA TARDE, INÍCIO DA NOITE

Noutros tempos, numa sexta feira de primavera como esta,metade da população se encaminhava para casa, e começava a gozar o fim de semana. A outra metade se preparava, começava a sair para se  divertir com as diversas e mais diferentes atrações. Com a mais absoluta segurança. Outros preferiam a noite aberta, fazer esporte, ir a um bar ou restaurante, na mais absoluta tranquilidade.

Hoje,  que diferença. Como tudo começou bem cedo, poucos saíram de casa. Os que ficaram e os que voltaram escondidos e assustados, sem saber de onde surgiria o ataque, e como recorrer a um inútil policiamento. O secretario de segurança Roberto Sá,o governador Pezão, o suplente de deputado Raul Jungman, transformado em falso Ministro da Defesa, continuavam inúteis e discordantes.

O mais corajoso e audacioso, e ao mesmo tempo ridículo, dizia na TV: "Vamos cercar a Rocinha para garantir a segurança". Era Ministro da Defesa. Cercar e garantir a segurança, só dos traficantes bandidos, que deveriam ser esquartejados e eliminados e não garantidos.

PS- Alem do mais, a Rocinha era um ponto de referência, importante, mas não único.

PS2- Vários morros estavam conflagrados e ameaçadores.

PS3- Nenhum deputado ou vereador apareceu. Alguns faziam a segurança dos traficantes. Outros se preparavam para justificação, com os próprios traficantes. 

MORO, BRETAS, SERGINHO CABRALZINHO, ADRIANA ANCELMO, DOIS MAGISTRADOS, DOIS CRIMINOSOS, DUAS SENTENÇAS

Nesse furacão de corrupção que assolou ou assaltou o Brasil, o caso do casal que governou o Estado do Rio, não saiu das manchetes. Pela importância do cargo dele, do escritório dela, o vulto da corrupção, a ambição dele por dinheiro vivo, a paixão dela por jóias raras e caras, tudo ajudou a repercussão. 

A prisão de cabralzinho, sem incidentes ou contradições. A da advogada, exatamente o contrário. Entrava e saía da prisão, parecia protegida por um ente superior, mais poderoso do que os magistrados. Surpreendentemente, os 2 enquadrados na Lava-Jato, só que os dois respondendo  ao juiz de Curitiba e simultaneamente no Rio.

A advogada, em Curitiba, foi ABSOLVIDA por Moro.O MP recorre para Porto Alegre, instancia superior aos processos de Curitiba, quer a condenação. Enquanto espera, no Rio foi condenada a 18 anos por Bretas. E ainda aguarda a decisão de Porto Alegre.

Serginho cabralzinho filhinho enfrentou outra realidade. Em Curitiba foi condenado por Moro, a 14 anos. Não gostou, pediu transferência para o Rio, é réu em 12 processos. Agora, Bretas assinou a primeira condenação, 45 anos de uma vez. Somando, 59 anos. Especialistas dizem que pode chegar a 150 anos.

O ex-medico Abdelmassih, está condenado a 181 anos, incluídos os 5 que esteve fugido depois de libertado por Gilmar Mendes. (A propósito: ontem, num julgamento no Supremo,Gilmar foi derrotado e ridicularizado, por 10 a 1).

PS- As sentenças, muito comentadas. Mas o que chamou a atenção geral: a imponência, a importância, a clareza, a relevância do texto das duas sentenças do juiz Marcelo Bretas.

PS2- Li as sentenças, só preciso de uma palavra, para identificá-las: MAGISTRAIS. Pena que tenha que ser no plural. Na língua portuguesa, o singular é mais bonito, mais lúcido, mais elucidativo.

A BAIXARIA DE GILMAR, REBAIXA O  SUPREMO

O extravagante juiz de SP, que transformou em lei a cura-gay, poderia ir mais longe e estarrecer ainda mais a comunidade. Criando a cura-corrupção e a cura-Gilmar Mendes. Com esta recolheria aplausos gerais. E se conseguisse sucesso, pela primeira vez serviria ao país. No suposto e praticamente garantido insucesso, retiraria da circulação para sempre, um personagem nefasto, arrogante, medíocre, farsante, que humilha o STF e o TSE. 

Não quero recordar, relembrar, recitar, (não no sentido poético, e sim da insistência ou de citar duas vezes) pretendo apenas examinar sua participação nos episódios dos últimos 5 dias. Começou na votação da segunda denuncia sobre Temer. Já se sabia que a denuncia seria enviada á Câmara, com o placar de 10 a 1. Até Alexandre de Moraes e Toffoli decidiram aprovar o envio, por que se expor numa derrota estrondosa.

Como eram duas questões a serem decididas juntas, utilizou pouco tempo, agredindo o ex-PGR, (que lógico, não estava presente ) passou logo para a segunda e mais relevante. A delação dos irmãos Batista, e o acordo feito com Rodrigo Janot. Considerou que aí Janot era mais vulnerável, utilizou 1 hora e 8 minutos,  agredindo-o agressiva,insensata, mentirosa e miseravelmente.

Não teve qualquer constrangimento de tentar atingi-lo PESSOAL e PROFISSIONALMENTE. Rotulou-o de alcoólatra, e usou uma linguagem mais apropriada para a sarjeta, do que para o recinto do mais alto tribunal do país. Os outros ministros, estarrecidos, mas em silêncio. Inclusive ou principalmente a presidente Carmen Lucia.

GILMAR DEVERIA SER INTERROMPIDO

Pelo tempo exagerado, e pela depredação verbal que provocava,não poderia continuar, mas não parou. A força de Gilmar no Supremo é impressionante. Já deveria ter sido no mínimo aposentado compulsoriamente, o que já aconteceu, não faz muito tempo, com a participação de alguns ministros que estão aí.

Inclusive Carmen Lucia, agora presidente, silenciosa, completando 1 ano na presidência, e jogando fora sua biografia ou ameaçando-a . Ha mais de 1 mês venho escrevendo sobre a farsa praticada por esse magistrado sem toga. Quase sempre vai beijar a testa de Carmen Lucia, antes de ir embora.   Não é demonstração de respeito e carinho, apenas exibicionismo. E reafirmação do prestigio, como é facilmente comprovavel.

Basta ver o numero de vezes em que é "sorteado" como relator de processos importantes. No mesmo dia em que a votação tinha que ser prorrogada, "por falta de tempo", inexplicavelmente, Gilmar era escolhido ("sorteado") como relator do HC dos irmãos Batista. Queriam ser libertados, tinham muita esperança em Gilmar.

Ele não teve coragem de mandá-los para prisão domiciliar, mas tratou-os como "cidadãos do bem", enquanto novamente jogava a culpa de tudo na atuação de Janot. Depois de insultar o ex-PGR, manteve os bandidos criminosos na prisão, alegando a PERICULOSIDADE  deles. Não demora, voltarão com outro HC.

PS- Como já escrevi fartamente, a recuperação do Supremo, passa obrigatoriamente pela reforma do velho e caduco regimento interno.

PS2-Antes ou depois, mas também obrigatoriamente, num Supremo decente e respeitado, não existe espaço para um ministro  que ha muito atingiu o fundo  do poço da indignidade, da falta de respeitabilidade e de credibilidade.

O INCOMPETENTE RAUL JUNGMAN 

Jamais poderia ou deveria ser Ministro da Defesa. Já haviam cometido o tremendo equívoco de nomear para o cargo, o comunista Aldo Rebello. Não durou 3 meses. Agora, esse suplente de deputado, sem credencial e sem personalidade, mal sabendo se expressar.

Estimulou o exibicionismo do secretario de segurança,(que não sai da TV) a imprevidência e contradição do Pezão, desagradou e irritou os militares, que não deveriam ter sido chamados, era tudo o que pretendiam.Mas fizeram diversas exigências.Todos erraram.

Localizaram o problema na Rocinha, mas é a cidade inteira que está conflagrada, é a população dos mais diversos bairros, norte, sul centro, apavorada e violentada. Incluindo a Rocinha, Maré e outras dezenas de favelas.

PS- Ontem no seu tom tatibitate, Raul Jungman foi para a TV, pelo  que se pôde entender, queria transmitir o seguinte: "Estamos com problemas enormes no Acre, a preocupação não é só com o Rio".

PS2- Inacreditável, incompreensível, irresponsável. Um ministro da Defesa que não percebeu a importância do Rio, e que o problema aqui não está apenas nos morros, desceu para a cidade inteira.

PS3- As consequencias serão terríveis e duradouras.Acreditei que Jungman já era ex-ministro. Continua no cargo e falará na tv,hoje ao meio dia. È o que informam oficialmente.

ANGELA MERKEL, VENCEDORA NAS OPÇÕES E NAS ELEIÇÕES

Nasceu em Hamburgo, quando existia uma Alemanha única. Criada a Alemanha Oriental, mocissima, foi para lá. Intimissima de Putin, fala um russo perfeito, ele domina totalmente o alemão. Em 1991, depois da queda do Muro, acabou a Soviética, mocissima, voltou para a "sua" Alemanha para fazer política aberta.

Em 2005, ninguém acreditava, disputou a primeira eleição, ei-la Primeira Ministra. Em 2008 enfrentou tremenda crise econômica e social, se reelegeu em 2009 e 2013. Admiradíssima.

Lá o mandato é de 4 anos, ininterruptos, já se preparava para o então distante 2017. Surgiu a aterrorizante crise dos refugiados, recebeu 800 mil deles. Repercussão altamente negativa para ela. As pesquisas e os políticos, consideravam que estava liquidada e acabada. Retomou o caminho, nas vésperas das eleições (gerais, também para o Parlamento), já estava na liderança.

Ontem, ás 3,20 da tarde aqui, 8,20 da noite lá, a apuração não acabara, fez o seguinte discurso: "Esperávamos mais, não importa, dá para formar o governo e resolver problemas". O partido da extrema direita, pela primeira vez elegia parlamentares. De acordo com o sistema vigente na Alemanha, dificulta mas não inutiliza ou atormenta  Angela Merkel.

(Trump acompanhou toda a votação e apuração, torcendo contra ela. Detesta lideranças maiores do que a dele).

PS- Às 23 horas na Alemanha, consolidada a quarta vitoria de Merkel, embora não haja resultado oficial. Ela e o partido comemoram com entusiasmo. Falam no "crescimento da economia" e no "parlamento desafiador mas construtivo".

PS2- Repercussão diferente, em vários países. Contradição no Reino Unido.

PS3- Irritação quase revolta na Turquia. Dominada por um "ditador eleito", quer entrar na UE. Grande obstáculo: Angela Merkel.



***


A POLITICALHA ESTRAÇALHA A REPRESENTATIVIDADE

Precisamos de uma reforma em todos os setores, ou melhor, em todos os Poderes. Não existe prioridade, a comunidade aplaudiria que Legislativo e Judiciário fossem totalmente reestruturados, reformulados, reescalonados. Mas não para beneficio pessoal de juízes e parlamentares, e sim para que um país de 207 milhões de habitantes se liberte dessa minoria escandalosa de aventureiros, de toga ou sem ela.

Judiciário e Legislativo querem que tudo continue com está. E se forem pressionados a fazer modificação, preservarão os favores dos quais gozam ilimitadamente. E manterão todos os privilégios indecentes e cumulativos, quando chegarem á aposentadoria miraculosa, suntuosa e luxuosa. Afronta á desigualdade de um povo pobre, explorado miseravelmente, que paga essa farra eterna e rigorosamente duradoura.

O exemplo degradante e inaceitável vem do Legislativo. Começou a fazer a reforma da política, a arte de governar os povos (Aristóteles). Anunciou medidas renovadoras e saneadoras,junto com outras, verdadeiras excrescências, como o voto de lista, e o vandálico, terrorista e imoral "distritão".Como na verdade o objetivo era garantir e facilitar a permanência dos que têm mandato, até as excrescências foram eliminadas.

513 deputados e 54 senadores têm o mesmo objetivo: a reeleição. Assim é indispensável conseguir o impossível consenso, basta citar o entusiasmante "distritão". Serve aos poucos da cúpula, desagrada os muitos da base. Foi retirado. Outros itens, o mesmo destino. Decidiram então pelo que serve ocasionalmente a todos.

Começaram em alta velocidade, exclamavam e proclamavam estrepitosamente: "Queremos que essa reforma política passe a vigorar já em 2018". Diante da impossibilidade de acordo entre 567 parlamentares, desvendaram e desnudaram a politicalha. E sob aplausos gerais, desmentiram o anunciado, comunicaram: "Todas as reformas aprovadas só entrarão em vigor em 2020".

Qual a vantagem de trocar 2018 por 2020? Em 2020, a eleição é municipal, não afeta nem atinge os 567, que em 2018 disputarão mandatos federais: governador, senador, deputado federal. Continuarão a farsa da mais importante reforma que o país espera, devia exigir.

PS- Tudo isso tramado e premeditado, diante do omisso e corrupto presidente. Que tem a certeza do apoio geral para recusar a segunda denuncia que vem do Supremo.

PS2- Já disse e não canso de repetir: ninguém obterá os 342 votos necessários para que o Supremo investigue (apenas investigue) as mais variadas acusações contra Michel Temer

PS3-Temer terá que gastar mais uma parte enorme do dinheiro do contribuinte, continuar assinando nomeações de corruptos e desmoralizados. Mas se mantendo no poder.

PS4- O Supremo já devia estar investigando Temer, sem autorização da Câmara. A Constituição é clara: Presidentes eleitos pelo SUFRAGIO POPULAR precisam de AUTORIZAÇÂO (textual) da Câmara.

PS5- Quando e contra quem, Temer disputou eleição pelo SUFRAGIO POPULAR?

MORO, BRETAS, SERGINHO CABRALZINHO, ADRIANA ANCELMO, DOIS MAGISTRADOS,DOIS CRIMINOSOS, DUAS SENTENÇAS

Nesse furacão de corrupção que assolou ou assaltou o Brasil, o caso do casal que governou o Estado do Rio, não saiu das manchetes. Pela importância do cargo dele, do escritório dela, o vulto  da corrupção, a ambição dele por dinheiro vivo, a paixão dela por jóias raras e caras, tudo ajudou a repercussão. 

A prisão de cabralzinho, sem incidentes ou contradições. A da advogada exatamente o contrario. Entrava e saía da prisão, parecia protegida por um ente superior, mais poderoso do que os magistrados. Surpreendentemente, os 2 enquadrados na Lava-Jato, só que os dois respondendo  ao juiz de Curitiba e simultaneamente no Rio.

A advogada, em Curitiba, foi ABSOLVIDA por Moro.O MP recorre para Porto Alegre, instancia superior aos processos de Curitiba, quer a condenação. Enquanto espera, no Rio foi condenada a 18 anos por Bretas. E ainda aguarda a decisão de Porto Alegre.

Serginho cabralzinho filhinho enfrentou outra realidade. Em Curitiba foi condenado por Moro, a 14 anos. Não gostou, pediu transferência para o Rio, é réu em 12 processos. Agora, Bretas assinou a primeira condenação, 45 anos de uma vez. Somando, 59 anos. Especialistas dizem que pode chegar a 150 anos.

O ex-medico Abdelmassih, está condenado a 181 anos, incluídos os 5 que esteve fugido depois de libertado por Gilmar Mendes.(A propósito: ontem, num julgamento no Supremo,Gilmar foi derrotado e ridicularizado, por 10 a 1).

PS- As sentenças, muito comentadas. Mas o que chamou a atenção geral: a imponência, a importância, a clareza, a relevância do texto das duas sentenças do juiz Marcelo Bretas.

PS2- Li as sentenças, só preciso de uma palavra, para identificá-las: MAGISTRAIS. Pena que tenha que ser no plural. Na língua portuguesa, o singular é mais bonito, mais lúcido, mais elucidativo.

PS3- Moradores ilustres estão articulando a união de todos os segmentos da Barra da Tijuca, para uma segunda tentativa de emancipação. O advogado civilista Agostinho Teixeira, morador e com escritório na Barra há 30 anos, é um dos entusiastas da ideia. O grupo que aposta na sua emancipação é pequeno e integrado por nomes ilustres da região, empresários, artistas, políticos e ainda instituições e entidades que apoiam a proposta.

PS4- Em 1988 a proposta emancipacionista foi votada num plebiscito, mas apenas 5,6 mil eleitores deram o SIM, e pouco mais compareceram as urnas. Os que lutaram pelo NÃO a emancipação fizeram intensa campanha com a proposta de abstenção de votar. O comparecimento ficou abaixo do esperado, e próximo de 40 mil moradores eleitores não compareceram no plebiscito.

PS5- Tida como a Miami brasileira, a Barra da Tijuca tem forte potencial turístico, e sua infra-instrutora é uma das melhores do país. No transporte a ligação com o Metrô é fator de estimulo, dos que apostam na sua emancipação. Com o parque Olímpico de 2016, a região se tornou pólo mundial, “e hoje existe outra motivação, a sua emancipação é melhor não apenas para seus moradores, mas também para o Brasil”, afirma Teixeira.

PS6- Em 1988, os moradores da Barra da Tijuca tentaram separar a Barra do município do Rio de Janeiro e, assim, transformar a egião em um novo município. No topo do movimento estava o publicitário Roberto Medina. Hoje é diferente, a proposta dos emancipacionistas não aprova uma liderança e criaram um colegiado que possa realizar um trabalho coeso e de amplo esclarecimento a população.



***



CONVENCIDO QUE NINGUÉM CONSEGUIRÁ 342 VOTOS PARA EXPULSA-LO, TEMER MENTIU DESPUDORADAMENTE NA ONU, ABALANDO PRESTIGIO E REPUTAÇÃO DE 70 ANOS

Desde que terminando a Segunda Guerra Mundial, os países imaginaram criar um órgão para substituir a velha e ultrapassada Liga das Nações (surgida assim que acabou  a Primeira), o Brasil foi lembrado, ficou logo no auge e no apogeu

O brasileiro Oscar Niemeyer, já reconhecido como dos maiores arquitetos do mundo, foi escolhido e projetou o belíssimo prédio. Apesar de se confessar publicamente comunista participante. Um dos seus trabalhos mais aplaudidos: a sede do Partido Comunista  da França.

Outro brasileiro extraordinário, Portinari, reverenciado de forma universal, executou quadros e painéis que engrandecem e eternizam o local. È das obras mais visitadas na ONU. Também comunista, militante e contribuinte, asilado durante a ditadura de 64, só pôde voltar em 1979.

No plano político, a participação do Brasil, fulgurante, tão marcante e competente, que o embaixador do Brasil, o notável Osvaldo Aranha foi eleito presidente do Conselho da ONU. E presidiu a sessão histórica em que foi criado o Estado de Israel .Aranha queria criar ao mesmo tempo o Estado da Palestina, a pressão contra foi invencível. (Isso é outra historia).

Mas reconheceram e concederam para sempre o direito, o prestigio e a honra do representante do Brasil fazer o discurso de abertura dos trabalhos. O minúsculo Michel Temer não tem gabarito nem grandeza para coisa alguma, tentou se projetar pessoalmente e a sua administração usurpada, com tremenda relação de mentiras.Não compreendeu que estava ali pelo passado e não pelo presente.

Acreditando que os países não sabem o que ocorre, omitiu os fatos principais que acontecem, abusando da MENTIRA.

Nem tocou na sua impopularidade, consequencia da corrupção, substituiu a realidade pela MENTIRA.

Estamos em plena recuperação econômica, nova e esfuziante MENTIRA.

A recuperação da economia está impulsionando a criação de empregos. Cruel e selvagem afirmação, que poderia repetir 13 milhões de vezes, numa gigantesca MENTIRA.

Deixou para o final o que assombrou os brasileiros e não enganou ninguém naquele plenário universal, que cito  entre aspas, pelo inusitado em matéria de subserviência: "Vou dar a noticia que AGRADARÁ a vocês, estamos recuperando a Amazônia, e já reduzimos o desmatamento em pelo menos 20%, e continuamos trabalhando". Colossal MENTIRA.

PS- Não falou que foi chamado publicamente de LADRÃO.

PS2- Omitiu que a PGR quer investigá-lo, apenas investigá-lo. Utilizando a compra de votos com dinheiro publico, ganhou a primeira investida, ganhará facilmente a segunda.

PS3- Ninguém obterá 342 votos para tira-lo do Planalto.
PS4- Se tivesse dito isso, teria recorrido á única VERDADE 

11 MINISTROS E UMA PRIMAVERA

Enquanto assisto um debate quase discussão de 2 assuntos no Supremo, gostaria que eles se lembrassem que a sessão vai acabar, quase entrando a maravilhosa primavera.Isso talvez pudesse exercer influencia benéfica a respeito dos votos.

Terminando a quarta, ás 2,41 da madrugada, estaremos entrando na quase entrevista quinta, a mais florida e mais bonita das estações. Como Gilmar Mendes não considera a primavera estação rica, já falou 4 vezes, em 1 hora e 32 minutos, nenhuma influencia positiva.16 horas, continuam discordando, perdão, se hostilizando.

Depois de apenas 1 hora e meia de trabalho, suspenderam a sessão,por anunciada meia  hora .Voltaram 41 minutos mais tarde, com o ministro Barroso votando, deve ser voto certo, aumentando para 3 a 0. 13 minutos, manifestação substancial, acompanhando Fachin, na validade da denuncia.

Votando Rosa Weber, que em 3 minutos acompanhou o relator, 4 a 0. Com a palavra, Luiz Fux usou apenas 6 minutos, 5 a 0. Toffoli votou a seguir, interrompido por Gilmar Mendes, que pretendia apenas tumultuar, na iminência do 6 a 0, queria protelar a derrota. E falou contra Janot, naturalmente ausente.

Divagante, cansativo, exaustivo, Toffoli afirmou, no inicio "por questão teórica, fico na preliminar". Praticamente autobiográfico, reconhecendo que é personagem de segundo time .Desperdiçando preciosos 26 minutos, quando tentou ensinar direito a 8 juízes que sabem mais do que ele, acompanhou o relator  6 a 0, faltam 5 votos, praticamente diletantes ou puramente provocantes. Lewandowski, rápido, elevou o placar para 7 a 0 .   

Chegou então a vez do ansioso e frenético Gilmar Mendes. Apesar do placar, defendeu a devolução da denuncia á PGR. Puxa, que vingança, e no seu entendimento e objetivo, que vitoria sobre Janot. Mas considerando que no exame da delação dos Batista, Janot seria mais vulnerável, passou logo para a segunda questão.

Ele que aparteia a todos, negou aparte a Luiz Fux. Continuou, parlapatou, tartamudeou, tergiversou, neste momento completando 40 minutos da ultima quarta feira do inverno. E Gilmar contribuindo para o frio do ambiente, ás 18 horas e 17 minutos.

Ficou exclusivamente na injuria, calunia e difamação contra o ex-PGR. Em determinado momento, identificou: "Que falta de caráter, que degradação, que gente decaída". Tinha a impressão de falar diante do espelho. Olhou para todos os lados, silencio completo.

Absurdo, falou exatamente 68 minutos. Eram praticamente 19 horas, faltavam 3 votos(Marco Aurélio, Celso de Mello e Carmen Lucia), de uma questão que não pode mais ser alterada. E 10 ministros para decidirem o exame da delação dos Batista.

Carmen Lucia transferiu isso para hoje, quinta feira. Ainda não decidiram a hora da sessão. Se começarem como habitualmente, ás 14,30, poderá haver outra  prorrogação. Mas a primavera já terá começado, exatamente na hora marcada.




***



HOJE, DUAS MULHERES EM GRANDE DESTAQUE, NO OMISSO, DESINTERESSADO E DESATUALIZADO SUPREMO

Pela primeira vez na Historia da Republica, o tribunal se reunirá presidido por uma mulher, (Carmen Lucia) e tendo como PGR, outra mulher (Raquel Dodge). Esta com importância, mas subjetiva, tem poder de iniciar processos, mas não de concluí-los. A Procuradoria tem relevância extraordinária,  mas  a nova titular representa uma incógnita, talvez duvida, certamente incerteza.

É a  primeira participação, é preciso esperar sua verdadeira atuação. E avaliar até que ponto sua extravagante e esdrúxula relação com o corrupto presidente Temer, comprometeu seu passado e sua credencial.

Carmen Lucia está completando 1 ano presidindo o Supremo. Assumiu um tribunal decrépito, desacreditado, a palavra certa seria, desmoralizado. Dominado pelo individualismo, quase que totalmente voltado para o exibicionismo, abandonou a profundidade das questões, se refugiou no primarismo do revanchismo e do personalismo. A hostilidade é visível voto a voto, ha muito tempo não se ouve o clássico e exemplar pedido de desculpas por discordar, expresso no lendário "data vênia".

Com a atual composição, o Supremo não tem salvação. Mas a mediocridade ambiente e pessoal é ainda mais comprometida pela velhice do Regimento Interno, que exige completa, total e absoluta reforma. Nesta analise não pretendo lembrar atuações pessoais degradantes e deprimentes do ponto de vista da magistratura.

 Mas os Ministros não podem continuar impunes e imunes, mesmo desrespeitando a Constituição, como está acontecendo com falta total de constrangimento. Não podem insistir no audacioso trajeto de sentenças, que parecem mais acordo pecaminoso entre magistrados(?) e REUS. A punição não abala nem compromete a convicção do juiz independente. Mas restabelece a dignidade, a moralidade, a credibilidade do tribunal. No momento, rigorosamente inexistente.

UM NOVO REGIMENTO, PODE  SIGNIFICAR UM NOVO SUPREMO

Dos Três Poderes, o mais prestigiado, respeitado e até admirado, foi sempre o Supremo. Excluídos os 8 anos da vassalagem e subserviência á ditadura do Estado Novo, (1937 a 1945, Câmara e Senado fechados, o Supremo mantido aberto para validar até mesmo a criminosa extradição da mulher de Prestes, enviada á Alemanha para ser morta na câmara de gás) jamais se imaginou que chegasse ao ponto a que chegou.


È tanto desprestígio, que a comunidade não perde tempo em condenar e até rebaixar o mais alto tribunal do país. A reforma pode começar por muitos pontos, comecemos então pelo ultrapassado "pedido de vista, sem prazo". Já teve até sentido, ha 40, 30, digamos 10 anos. O ministro não votava, pedia "vista". O processo custava a chegar a ele.

Precisava estudar. Houve caso de um ministro que ficou 14 meses com um processo já decidido, ninguém lhe cobrou a devolução. Agora com a tecnologia, até a expressão "pedir vista", caducou. Devia existir prazo para a devolução, aceitemos entre 5 e 10 dias. A ordem de votação também devia ser modificada, iniciando dos mais antigos para os mais modernos, só o presidente votaria por ultimo.

Como está o mais novato controla e determina o que tem que ser ou pode ser votado. Exemplo: o foro privilegiado, já poderia ter sido eliminado ou regulamentado. Mas o novato ficou com o processo, está ha meses e só devolverá quando não ameaçar mais o presidente que o nomeou. Indignidade e imoralidade.

O tempo de duração dos discursos também precisa de regulamentação. Não raramente ministros falam 1 hora, ás vezes se aproximam do dobro. Quase sempre, aulas brilhantes, mas o cidadão quer sentença e não aula.10 ou  15 minutos seriam o suficiente,até mesmo para o relator. Com a Internet, os ministros acompanham o orador, já estão com a cópia.

PS- Os ministros estão fartos de saber que a omissão, é o inicio e o prolongamento da indecisão. E nos últimos tempos, o Supremo foge de toda e qualquer sentença. Não percebem nada?

PS2- A reforma técnica é imprescindível. Mas a condenação da imoralidade é o roteiro irrefutável e irrevogável para a reconquista do prestigio e da respeitabilidade.

PS3- Tudo começou quando o corrupto Daniel Dantas, preso na primeira instancia, profetizou: "Tenho medo da primeira instancia, LÀ EM CIMA eu resolvo". Não foi  intimado a explicar, foi solto por um ministro, preso novamente, libertado outra vez pelo mesmo ministro.

PS4- Esse ministro também não precisou se explicar repetiu a mesma prevaricação varias vezes. Sempre libertando ricos. Geddel tem esperanças. Com os 51 milhões nas malas, tem cacife para ser libertado.

PS5- Marquem bem esse nome: Rachel Dodge Procuradora Geral da RepúblicaEla assumiu no lugar de Rodrigo Janot. O Brasil já teve muitos procuradores, mas igual a essa doutora, jamais, outro esteve tão perto da tamanha e inusitada balburdia, e impressionante, PEDIDO, para que um processo que trata da investigação do presidente de passagem Michel Temer, voltasse para suas mãos.

PS6- Ocorre que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou na terça-feira (ontem) o pedido da defesa do presidente Michel Temer o pedido de devolver para a Procuradoria Geral da República a denúncia de obstrução de Justiça e organização criminosa apresentada pelo então procurador-geral Rodrigo Janot. A defesa do presidente havia alegado que "quase todos os crimes" relatados por Janot  ocorreram antes de Michel Temer ter assumido a Presidência, o que inviabilizaria a denúncia. A Constituição proíbe que um mandatário seja julgado por crimes anteriores ao mandato. Dessa forma, a denúncia deve ser encaminha ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para dar o andamento do pedido.

PS7- Não fosse isso assumiria sem problemas, mas já arrumou um dos maiores, e a sociedade reprovou seu ato. Se realizassem uma pesquisa para saber como foi sua estréia na Procuradoria Geral dona Dodge (não confunda o carrão dos anos "70") teria aceitação “zero”. Menos que Temer.

PS8- Agora como confiar nessa doutora, que ocupa um dos mais representativos e importantes cargos nessa República, falida, combalida e corrupta.

PS9- Senão vejamos: Pesquisa da Confederação Nacional de Transportes – CNT realizada há pouco traz números assustadores. A maior parte (46,7%) dos participantes da pesquisa avalia que o presidente Michel Temer não é respeitado; 35,6% consideram que o presidente Michel Temer é pouco respeitado. Para 11,4%, ele é moderadamente respeitado e 2,4% dizem que Michel Temer é muito respeitado. Com esses números, esse repórter repete sua festejada frase: “que República”.

PS10- O ministro da Suprema Corte Edson Fachin, negou (obviamente que iria negar), mas negou e Michel Temer agora está no retrovisor de muitos juristas que apostavam na sua superação (seria esse o termo?), e chegaria ao final do Mandato em 2018.




***


O BNDES TENTA SE DEFENDER  DA ROUBALHEIRA DOS BATISTA

Desde a fundação, o banco tem servido de refugio e enriquecimento para empresários aventureiros. E com o crescimento dos recursos, os empréstimos a juros escandalosamente menores do que os exercidos no mercado. Nos últimos 50 anos, só o mensalão e o petrolão ultrapassaram os  prejuízo do BNDES.

Na Tribuna impressa me fartei de denunciar os favores e privilégios de "empréstimos" a tomadores altamente relacionados. 1- A fortuna DADA a Eike Batista, quase sem juros e sem pagamento. 2- Os 400 milhões para a Odebrecht construir o estádio do Corinthians, com as mesmas "garantias" recusadas pelo Banco do Brasil. 

3- A nomeação de um economista competente e correto, demitido assim que contou  ao presidente da Republica, como desperdiçavam o dinheiro do banco. 4- As fabulas de dinheiro que drenavam para a posse dos Batista. Poderia continuar indefinidamente, mas vou utilizar o espaço para mostrar a novidade inédita e quase revolucionária: a ação de um presidente do BNDES que preserva e defende o próprio BNDES.

Seu nome: Paulo Rabello de Castro. Aguardem sua atuação, não se esqueçam de apoiá-lo, está entrando numa guerra gigantesca contra poderosos devoradores do dinheiro publico. Está começando pela JBS. E atirando no coração dos bandidos que comandam, ou melhor, roubam em nome da empresa. E tenta desbaratar toda a quadrilha, responsável por tudo o que aconteceu,vem acontecendo e vai acontecer.

Paulo Rabello foi até delicado e amável ao rotular assim a quadrilha que quer substituir: "Precisamos reformular todo o Conselho de Administração, toda a diretoria e até o Conselho Fiscal. A JBS é um exemplo de má administração". 

PS- A situação do governo Temer é uma permanente contradição e irresponsabilidade. Ha menos de 1 ano, a única mulher presidente do banco, resolveu cobrar da JBS, juros de mercado.

PS2- Joesley que tinha o celular particular de Temer ligou para ele protestando: "Não aceito essa discriminação". Temer chamou imediatamente a presidente, “OBRIGOU-A a assinar uma carta de demissão a pedido". Perplexa ela assinou, vai contar tudo em livro.

PS3- Agora, Paulo Rabello tem sinal livre para cumprir sua obrigação. Quanto mais enquadrar a JBS, mais apoio receberá de Temer.

PS4- Já os Batista, duas realidades apavorantes: não  saírem mais da prisão e perderem o patrimônio, construído com roubalheira.

A NOVA PGR TOMOU POSSECOM TUDO PREPARADO PARA TEMER COMPARECER

O presidente havia dito que seguiria os últimos presidentes nomearia o mais votado. Como sua palavra não vale nada, nomeou o segundo.E começou com ele(ela),  fora de hora e da pauta. Temem que se atire contra a Lava Jato. Não  tem cacife nem coragem.

Janot, pessoalmente é que pode ser o alvo. Na véspera de terminar seu mandato, foi homenageado por Procuradores  e funcionários. Dona Dodge não foi. Também não convidou Janot para a posse festiva. Bastou Temer lhe dizer: "Se o Janot for eu não posso ir". Que Republica! 

NÃO HAVERÁ NOVA QUARTELADA, COMO ACONTECEU EM 1937 E 1964

O general que deu entrevista violenta á Folha,pregando, conclamando e antecipando novo golpe, frustrado, decepcionado, isolado. Ficou feliz com a publicação, com sua ignorância espalhada tão longe. Esperava centenas e até milhares de mensagens com louvores, silencio total.

Quando foi publicado que o general Vilasboas, Ministro do Exercito, estava com doença degenerativa, e precisava deixar o cargo, lamentei profundamente. (No blog). Logo foi revelado que ele estava bem, não deixaria o ministério. Como recompensa jornalística, uma fonte solida me deu a informação preciosa, mas para não publicar. Não publiquei.

Agora que o espírito e o sentimento desse general golpista, já foi revelado, todos sabem que ele arquitetava um golpe. Começou com discursos totalmente elogiosos ao maior torturador da tragédia que começou como se fosse "um movimento de salvação da Pátria"

(Esse  coronel  varava  noites torturando gente. Não publicarei jamais o nome do coronel de antes, nem do general de agora. Respeito a comunidade)

Esse general que chefiava tropas foi imediatamente transferido por ordem do Ministro Vialsboas. Hoje serve num local onde não existe nem um simples revolver, isolado de todos. Faz ameaças, como as que estão na entrevista. Mas sem nenhuma possibilidade de se transformar em realidade.

PS- Textual da entrevista: "Lamento a sorte de amigos que se sacrificaram para salvar a Pátria, o que eu quero fazer também" E acrescenta: "Estamos estudando a situação, ainda não  está na hora".

PS2- Ditadura não salva nenhum país. Tirando países miseráveis ou revoluções ideológicas, darei 2 exemplos dos nossos tempos. Que foram arruinados ainda mais com terríveis e prolongadas guerras civis.

PS3- Portugal, 1930. O presidente Carmona convidou para Ministro da Fazenda, Oliveira Salazar, professor de Finanças da respeitada Universidade de Coimbra. 3 anos depois era derrubado, Salazar ficaria quase 50 anos como ditador.

PS4- Espanha, 1936. Proclamada a Republica, eleito o presidente, que não chegou a tomar posse. Os generais se dividiram, o general Franco tomou o poder por quase 50 anos. O mais grave, é que os generais sempre generalizam. E torturam.

PS5- De qualquer maneira não viveremos a terceira quartelada. Nada a ver com a minha carteira de identidade.




***



1894: A POSSE DE PRUDENTE DE MORAES, A AUSÊNCIA ARROGANTE DE FLORIANO PEIXOTO

Num artigo escrito ha dias, contei o fato: Floriano Peixoto que era vice, acumulando com o Ministério da Guerra, derrubou o presidente Deodoro, assumiu no seu lugar. Sem comunicar a ninguém, ocupou o palácio presidencial, que era então no suntuoso, luxuoso, maravilhoso Itamaraty. Num texto ótimo mas cheio de lacunas,tentando me contestar, fizeram referencias aos dois personagens.

 Mas como eles foram vastamente importantes no governo inicial da Republica, muita coisa foi esquecida, deturpada, modificada. Por exemplo: enquanto Deodoro e  Floriano sem voto e sem povo, se apossavam do poder, Prudente era eleito diretamente Presidente do Senado.   

Ficou 4 anos no cargo. O Senado (e a Camâra) eram na Quinta da Boavista. Muito mais tarde mudou para uma transversal da Lavradio (onde a Tribuna funcionou durante 59 anos)  e ha mais de 80 anos se chama rua do Senado. Depois foi para o Palácio Monroe, replica externa, apenas externa, do Capitólio. O "presidente" Geisel, mandou derrubá-lo em 1976 e transformá-lo em  estacionamento subterrâneo .

Floriano assumiu como se fosse ficar para sempre. Em 1894, Prudente foi eleito, não veio do palácio presidencial (que nem era em São Cristovão, e sim quase em frente á Central do Brasil), pois se não fora empossado, como estaria no palácio? Alem do mais, os dois se atritaram e se hostilizaram, em virtude dos cargos que ocupavam.(Floriano sempre vetado pelo Senado).

Floriano não tomou a menor providencia  para a transmissão, que aconteceu não em São  Cristovão, mas na Praça da Republica. 15 de novembro, verão terrível, todos de casaca e cartola, chegando de Tilbury. Suando desesperadamente. Terminada a solenidade, foram a pé para o Itamaraty, que era do lado. E que só continuou palácio presidencial até l896. Prudente teve que ser operado com urgência. Seu vice (sempre eles) comprou o Palácio do Catete e se mudou para lá, até á volta de Prudente, 8 meses depois.

Ainda existem contradições, equívocos, desacertos. Mas vou parar por aqui, chegando na parte em que o embaixador da Inglaterra "dá posse ao presidente do Brasil". È tão engraçado e despropositado que não é possível nem remendar. Só não conhecendo o personagem Prudente de Moraes, elegante, compreensível, mas prezando acima tudo a autoridade.

Em 1898, expulsou do Palácio do Catete (já na volta da operação) um Rotschild, que afrontosamente foi lhe cobrar a divida externa.Como se vê, são dois episódios diferentes, o que aconteceu de verdade, narrado aqui e o da tentativa de me desmentir.


PS- Quanto ao fato de Floriano ir "para casa" de bonde, nessa época não existia bonde na região. Só começou em 1904, quando foi aberta a enorme e larguissma Avenida Central, que passou a se chamar Avenida Rio Branco em 1912,quando morreu o Barão chanceler.

PS2- Vou aproveitar para corrigir o que escrevem e falam sobre vetos  a nomeações de Floriano,que precisavam de ratificações do senado.

PS3- Em 1892, Floriano nomeou Barata Ribeiro para o Supremo. O Senado vetou. Em 1893, nomeou o mesmo Barata Ribeiro para prefeito do  Distrito Federal. Veto repetido.

PS4- Rui Barbosa começou a preparar um Habeas Corpus no Supremo para retirar Floriano da presidência. Estava de forma ilegítima. Floriano soube, mandou um emissário ao presidente do Senado, com um recado-pergunta: "Se o Supremo der HC contra mim, quem dará HC aos Ministros?".

PS5- Pânico geral. Floriano, autoritário, arbitrário atrabiliário, era bem capaz de mandar prender todos que votassem contra ele. A pressão sobre Rui, impressionante. Desistiu, se exilou na Suíça.Voltou em 1896, se elegeu novamente senador. 

A DEMORADA, CONTRADITÓRIA, PERDULARIA PRÉ-DELAÇÂO DO EX-MINISTRO PALOCCI

Se for verdadeira, é explosiva e deixa o ex-presidente em situação insustentável. Mas por enquanto tudo não passa de divagação de um corrupto criminoso, irregular desde prefeito, demitido dos dois ministérios que ocupou. E demitido por quem agora denuncia.

Dois pontos fundamentais que precisam ser esclarecidos, para que Palocci ganhe credibilidade. 1-Está depondo ha 6 meses, desde abril, os investigadores estão cheios de duvidas e incertezas.Se estivessem acreditando,já teriam autorizado a delação propriamente dita. 

2- Vários personagens de diversas fontes, apontam contradições no que Palocci tem falado. Números e datas que não combinam e até se chocam. 3- E a questão dos 300 milhões de reais, "o pacto de sangue" (textual) Lula-Odebrecht. Se for provado, é indefensável.

Mas investigado de todos os modos e maneiras, até agora nenhum sinal dessa massa de dinheiro. Aqui, onde estaria? No exterior, ha tempos, já teria sido localizado.

BLOOMBERG-LULA-MEIRELLES

O Canal de noticias do ex-prefeito de NY durante 12 anos tem ótima reputação jornalística. Mas ontem publicou esta nota estranha. Que reproduzo textualmente: "Na sucessão presidencial do Brasil, sai Lula, entra Meirelles". Estapafúrdia.

Em tempo: Michel Bloomberg, antes de ser prefeito, era o terceiro homem mais rico do mundo, com patrimônio de 13 bilhões de dólares. Agora é o quarto, com os mesmos 13 bilhões. Durante a administração, devorou os rendimentos. Que devem ser soberbos.

  
DOIS MINISTROS DO STF E DO TSE, DIAS TOFFOLI E GILMAR MENDES, PREMEDITADA E IRRESPONSAVELMENTE, MANTIVERAM TEMER NO PODER

È o maior escândalo judiciário acontecido no Brasil. Começou em maio de 2014. O PSDB entrou com recurso no TSE, pedindo a cassação da chapa vitoriosa, Dilma-Temer. Presidindo o tribunal (é sempre presidido por um Ministro do STF) Toffoli durante os 2 anos do seu mandato, manobrou contra a dignidade, a respeitabilidade e a credibilidade do julgamento.

2 anos deliberadamente perdidos, desperdiçados pelos desvios de conduta, com o objetivo de não chegar a resultado algum. O que conseguiu. Os 2 anos do seu mandato, terminaram em maio de 2016, teve que passar o cargo a outro Ministro do Supremo.

A CATÁSTROFE GILMAR MENDES

Se alguém imaginava que o novo presidente seria mais criminoso (a palavra insubstituível é essa), errou completamente. O ministro que se provaria e se comprovaria o anti - magistrado, está a 16 meses no cargo. Assumiu em maio de 2016, vai até maio de 2018. Portanto ainda tem mais 8 meses para defender e e proteger o "presidente" corrupto. Que segundo previsões (?) dele mesmo, tem mandato até o ultimo dia de 2018.

Diga-se a bem da verdade: Toffoli atuou para favorecer Temer, nos limites internos do TSE. Aí, usurpou e abusou da credibilidade, sem qualquer constrangimento. Gilmar não tem limites na audácia e no desafio, não só ao judiciário mas, á própria comunidade. E ultrapassou todas as conveniências e responsabilidades, mantendo uma desairosa e desonrosa intimidade publica, com o presidente REU.

E para encurtar e sumarizar, cheguemos ao vergonhoso, inédito, degradante, deprimente e imprudente "julgamento" absolvição de Temer por 4 a 3. Estarrecimento total da opinião publica, sem poder para agir. Estarrecimento de todo o judiciário, que tendo todos os poderes para agir, se refugiou blandiciosamente na omissão.

NOVA CUMPLICIDADE  DO TSE

Quando o país, assombrado e estarrecido, tomou conhecimento do crime maior de Temer, a questão foi levada direta e imediatamente ao TSE. O que se esperava sem a menor duvida: que no mesmo dia, Temer fosse afastado (expulso judicialmente) definitivamente e condenado á prisão.

O país inteiro errou, Gilmar segurou o processo, protegeu e privilegiou mais uma vez o presidente corrupto. E continua a aconselhá-lo e a visitá-lo acintosamente. Conseguiu livrá-lo através do TSE e continua livrando-o no STF.

Afinal, quando é que o Supremo vai interpretar corretamente a Constituição, e entender que não precisa de AUTORIZAÇÃO da Câmara para julgá-lo e condená-lo? 




***




TEMER, CORRUPTO, CORRUPTOR, FARSANTE, DELINQUENTE,ACUMULANDO DENUNCIAS DE ROUBALHEIRAS, CAÇADO PELOS 3 PODERES E PELA POLICIA FEDERAL. AOS PÉS DO CADAFALSO, ACREDITA E SE IMAGINA UM REDIVIVO ROBESPIERRE, SERÁ ENTERRADO POLITICAMENTE NO DEPARTAMENTO DE LIMPEZA PÚBLICA

Desde que o vice Floriano Peixoto derrubou Deodoro e se apoderou arbitrariamente do poder, muitos vices assumiram, usando o mesmo subterfúgio. E a mesma tática e estratégia da conspiração das madrugadas. Em apenas 3 anos, de 1951 a 1954, levaram Vargas a um fim glorioso e histórico, desprezando o poder, preferindo deixar a vida para entrar na Historia. O vice articulador de tudo, assumiu mas não governou, queria mais poder. Foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal, em 22 de novembro de 1955.

(Rapidamente para lembrar e comparar com o Supremo de hoje. O advogado do vice em exercício, Café Filho, entrou no Supremo pretendendo continuar no poder. Sorteado relator, o notável Nelson Hungria levantou e mesmo de pé, improvisou um voto magistral, afirmando, " o vice  conspirador não pode continuar". Seguido por unanimidade o voto de Hungria, Café Filho foi afastado, Juscelino assumiu  sem susto em 31 de janeiro de 1956, depois de viajar 32 dias pelo mundo, como presidente eleito e ainda não empossado.

Assisti a essa sessão histórica, sentado na primeira fila, entre os extraordinários Milton Campos e Dario de Almeida Magalhães. Alguns ministros de hoje, não todos, (mas a maioria) poderiam rever os anais. Que diferença. Talvez agissem de outro modo, recuperando o prestigio do judiciário e salvando o país).

OS 3 PODERES,DESUNIDOS, DESARMÔNICOS, DESARTICULADOS, SUBMETIDOS E DEPENDENTES

57 anos depois desse episodio,um outro vice usurpador está no poder. Café Filho tinha apoios isolados, era conspirador desde 1935, mas não roubava. Antes da vice, morava num apartamento modestissimo. Como vice continuou morando ali, no Rio, só o presidente da Republica tinha palácio.

Vargas tinha dois, o Catete para trabalhar, o Guanabara para morar. Achou um exagero, eram vizinhos, ficou morando e trabalhando no belíssimo Catete, doou o Guanabara para o então Distrito Federal. (Temer logo vitoriosa a conspiração, se apossou de 3 palácios).

Michel Temer preparou e consumou a conspíração parlamentar que o levou ao poder, com apoio ostensivo, enrustido ou escondido dos Três Poderes. E dentro deles, o que havia de mais podre em toda a História Republicana. Os que não participaram se acumpliciaram coletiva e pessoalmente pela omissão. Estão sendo recompensados até agora pela bandalheira comandada diária e diretamente, pelo maior LADRÃO da Republica. O próprio Temer, na acusação publica  do ex-amigo tambem LADRÃO, Joesley Batista.

O POVO NÂO SUPORTA TEMER, TEMER TEM PANICO DO POVO

Depois de mais de 16 meses da elevação da vice a presidente, caiu para 3% de popularidade.. Presidentes, ditadores, vices em exercício, se exibiam e gostavam da comemoração do 7 de Setembro.Temer foi o primeiro que assistiu de longe, não participou,teve medo da repulsa geral. Não vai a lugar algum, se apavora com a possibilidade ou a expectativa de uma simples vaia, que ele sabe  que virá.

Sua realidade, quase certeza, que transmite a áulicos e cúmplices, pelo menos os que ainda estão em liberdade, apesar de vastamente denunciados: "Nosso mandato vai até 2018, conto com vocês". E não abandona aquele sorriso melífluo, blandicioso, dúbio, supérfluo, cansativo. Sua outra ideia fixa e repetida: se comparar com Robespierre e com a Revolução Francesa.

Temos que nos livrar de Temer, nada a ver com a Revolução de1789. A bela "Marselhesa" (que era para ser o hino da oposição mas não da Revolução), em determinado momento chama e  conclama: "Ás armas, Cidadãos". Não queremos as armas e sim os cidadãos. 

Temos que expulsar Temer. Com apoio do Legislativo e do Judiciário se for possível. Sem eles se for necessário.

PS- Existe muita coisa acontecendo, tudo em matéria de corrupção. Mas como nessa questão Temer é insuperável, dediquei todo espaço a ele.

PS2- Queremos que ele tenha um fim de semana inesquecível, prenuncio e prólogo da queda. Não da Bastilha e sim do Jaburu. 

PS3- E que seja o suposto e pressuposto caminho da Papuda.

PS 4 - Como ficou estabelecido na sessão de 4a feira do Plenário, o Procurador Geral da Republica, teve reconhecido o seu direito de denunciar o Presidente da República. Conforme foi registrado aqui, ele tinha a 5a e a 6a feira para enviar a segunda denuncia. Ainda será PGR no sábado e domingo, seu mandato termina na segunda.

PS 5 - Ninguém (a não ser o Ministro sem toga Gilmar Mendes) tinha a menor dúvida de que ele enviaria realmente a nova denúncia. O que aconteceu ontem às 5 da tarde. Essa nova denúncia é muito mais contundente do que a primeira. Tem como base a delação do doleiro Lucio Funaro e a ligação do criminoso Gedel Vieira Lima.

PS 6 - O Presidente foi enquadrado nos crimes de obstrução da justiça, organização criminosa (a antiga formação de quadrilha), corrupção, e o PGR aproveitou ainda uma parte enorme da profunda e comprometedora investigação da Polícia Federal.

Deputados que tomaram conhecimento da nova denúncia, têm dúvidas se obterão os 308 votos para recusar novamente essa denúncia.




***



PRESO WESLEY, IRMÃO DE JOESLEY

Quando noticiei a prisão do primeiro Batista, coloquei no titulo: "Agora falta o  irmão". Não falta mais. Acabou de ser levado de casa, depois de busca total. Dirigia a JBS, ocupa o cargo de Presidente de Conselho de Administração.

No tempo em que eles eram corruptos mas, sem tanta notoriedade, esse cargo era ocupado por Henrique Meirelles, que como Ministro da Fazenda, não corre perigo. A  prisão de Wesley, preventiva, mais grave que  a de Joesley, provisória. Mas Joesley chega lá.

Amanhã terminam os 5 dias da provisória de Joesley, o Ministro Fachin pode prorrogar por mais 5 ou antecipar e transformar logo em preventiva. De qualquer maneira,os irmãos terão oportunidade de praticar a solidariedade no cárcere. Imitando ou parodiando Nelson Rodrigues(que nem sabem quem é)que falava em"solidariedade no câncer".

A CPI DA JBS

Joesley já está preparado para depor. Logo depois da prisão de Wesley, colocaram seu nome na lista de convocados. Nenhuma importância,  já não se fazem mais CPIs como no Rio de Janeiro, sensacionais, com enormes audiências e resultados efetivos. Essa, antes de começar, já foi identificada como "CPI chapa branca", pelas repórteres Maria Lima e Letícia Fernandes. È o que merece uma CPI que tem como relator o deputado Carlos Marum, sistemático sequestrador  da ética.

Alguns membros estão desembarcando da CPI, já perceberam o roteiro escrito para Marum cumprir. Ausência e inocência total para Temer. Insistência e condenação para os irmãos Batista. O publico aplaude, entusiasmado, a segunda solução. Vaia estrepitosamente a primeira. Esperem a confirmação. 

ECONOMIA DA FLORIDA E DO BRASIL

Os primeiros levantamentos sobre o furacão que atingiu esse estado americano chegam á conclusão inicial de prejuízo: 200 bilhões de dólares, equivalente a 600 bilhões de reais. Levantamento seguro, depois que tudo passar.

No Brasil, o furacão Temer provocou em 16 meses, prejuízos que começaram em 129 bilhões de reais, e já estão em 179 bi.Apesar da Florida ser um estado, e o Brasil é cada vez menos distante do que se considera Estado(de direito) ,os prejuízos não se comparam. Temos que esperar o furacão brasileiro ir embora. Pode não demorar muito, como todo o Brasil espera.

LULA - MORO PELA SEGUNDA VEZ

Num dia cheio de acontecimentos políticos importantes, Curitiba ganhava preponderância. Pela relevância do encontro, a insistência das acusações, e o lugar altamente destacado que o depoente ocupa, mesmo depois de mais de 1 ano sob fogo cerrado

As acusações de agora, se restringiam ou se resumiam á propriedade de dois imóveis. Delatores assinalaram que esses imóveis passaram a pertencer ao ex-presidente, através de pagamentos feitos pela Odebrecht. Isso vinha de meses, se anunciavam atropelos, o que exigiu reforço de policiamento. Que se provou desnecessário.

Lula chegou em Curitiba na véspera, de carro. Dormiu na casa de um amigo, muitos queriam hospedá-lo por uma noite. Durante duas horas respondeu a todas as perguntas, sem hesitação, embora algumas fossem repetidas. No momento, impossível qualquer conclusão ou comentário, tudo vai para o processo, formar um julgamento, uma sentença condenando ou absolvendo.

Como já disse ha dias, Lula não deverá ser preso nestes últimos meses de 2017. A maior expectativa  e esperança, até movida a angustia e esperança, se localiza na instancia superior de Porto Alegre. Mas o próprio presidente desse tribunal Regional Federal, já disse em entrevista: "Decisão sobre esse caso, provavelmente por volta de junho de 2018.

Jornalisticamente, acredito que não vá tão longe, embora ultrapasse facilmente 2017.

SUPREMO, ONTEM. TRÊS QUESTÕES INADIAVEIS, DUAS DELAS RIGOROSAMENTE INSIGNIFICANTES 

A primeira: o presidente da Republica pedia o afastamento de Janot dos processos sobre ele. Escrevi durante uma semana: "O Supremo não pode atender a esse pedido de modo algum". Era  tão obvio, que o  pedido foi recusado por unanimidade. Todos seguiram integralmente o voto do relator, Ministro Fachin. (Celso de Mello falou 1 hora e 12 minutos, nem um minuto a mais ou a menos).

Até o incauto Alexandre de Moraes, votou cautelosamente, recusando o pedido do chefe e protetor, Michel Temer. Toda a sessão foi exaltação total e completa á importância do cargo de Procurador Geral da Republica. E consagração pessoal para Rodrigo Janot, pela "independência, competência e serenidade com que se comportou". Janot, que estava em causa, substituído pelo sub-procurador  Nicolau Dino.

(Brilhante, e que aliás, ganhou a eleição para suceder Janot. Não foi nomeado, por uma razão: tem um irmão que é governador do Maranhão, derrotando a família Sarney. O ex-presidente pediu a Temer "para não nomeá-lo", atendido imediatamente).

Gilmar Mendes estava no tribunal, mas não compareceu á sessão. Adorando debater sozinho ou tumultuar o coletivo, se reservou para a continuação, depois do lanche.

A SEGUNDA SESSÃO, POLÊMICA, TUMULTO, DUROU APENAS 40 MINUTOS

Deviam discutir (civilizada  e democraticamente)duas questões em conjunto. A continuação das ações da PGR contra Temer. E o exame da delação do corrupto Joesley. Mas é impossível o Supremo funcionar com o ministro sem toga,se considerando o único com o direito, de aos gritos,  discordar de todos.

A divergência chegou a um ponto que parecia briga de rua, a presidente Carmen Lucia resolveu encerrar a sessão, exatamente ás 18 horas. Ela não podia fazer outra coisa. Mas agora tem que resolver o problema maior: o que fazer com Gilmar Mendes.
Janot tem hoje, quinta, e amanhã sexta, para enviar nova denuncia contra Temer. Mas Gilmar  Mendes já deixou bem claro,"isso não acontecerá".

 Carmem Lucia tem algumas horas para convencê-lo a não praticar "suicídio profissional". E se ele tentar ou conseguir fazer o Supremo descumprir seu dever, ou obrigá-lo á omissão culposa, só haverá ma solução:

AFASTA-LO DEFINIIVAMENTE. O IRMÃO DE JOESLEY

Já escrevi sobre a prisão dele. Ao contrario do que estão falando, "nada a ver com o irmão",  rigorosamente falso ou mentiroso.Wesley ficou tempo demasiado em liberdade.Ele foi o responsável  e o executor da  OPERAÇÃO PRIVILEGIADA com dólares e ações.

Antes de Joesley deflagrar a bomba das delações, Wesley vendia ou comprava, de acordo com o esquema planejado.

PS- Quando que ia ficar preso, Wesley pediu ao juiz para mantê-lo na carceragem. O juiz concordou.   

PS2- O advogado de Wesley disse que ele será libertado hoje.




***





HOJE, EM PÂNICO COM O SUPREMO, TEMER É ACUSADO FORTEMENTE DE DIVERSOS CRIMES, PELA POLÍCIA FEDERAL

Nem ele nem sua quadrilha criminosa, (royalties para o alto escalão da PF, aplaudido pelo povo no 7 de Setembro) consegue identificar de onde virá o tranco maior para o despenhadeiro.

Nos últimos meses, a grande preocupação do Planalto, se localizava ou se dividia entre a PGR e o STF. Até porque, eles decidem de forma conjunta e dependente, mas com presumível e suposta independência. O que não significa que concordem na decisão final.

Atropelou tudo para ontem, terça e hoje, quarta. Supremo, daqui a pouco depoimento de Lula a Moro, com segurança reforçada.  CPI Mista empossada, assustando o Planalto, com Joesley depondo, é tudo que ele quer, não pode se salvar, sua prisão temporária termina sexta, será prorrogada, e depois. Muita expectativa em tudo, realidade só na PF, comecemos por essa denuncia importatissima.

TEMER TENTA SE DEFENDER DESTAS DENUNCIAS

1-Organização criminosa, (antiga formação de quadrilha) principalmente com Geddel, Eduardo Cunha, Moreira, Eliseu, Henrique Alves. 3 já estão presos
2- Corrupção ativa.
3-Corrupção passiva.
4-Sonegação.
5- Lavagem de dinheiro.  
6-Evasão de divisas.
7-Licitações fraudadas.
8- O presidente vem sendo investigado, desde a gravação da madrugada com Joesley.
9- Consequencias dessas gravações, o presidente pode ser enquadrado em mais 3 ou 4 crimes, fato inédito na historia do Brasil.
10- A PF afirma e informa oficialmente: "A investigação continua". È um alerta de que não virá "ordem de cima para interromper a investigação e a coleta de provas".

Farsante, Temer esbraveja: "Querem parar o país .Atingindo inocentes, quando a economia se recupera, VISIVELMENTE". Fanfarrão, chamado de LADRÃO através dos órgãos de comunicação de massa, não se manifestou. Esse é o presidente que foge do povo, com 3% de popularidade.

A EXPECTATIVA DO INDECISO SUPREMO

Dois recursos absurdos de Temer, que estão na pauta. 1- Pedido para retirar Janot dos seus processos. 2- O que entrou anteontem, requerendo a ANTECIPAÇÃO da posse de Rachel Dodge. Se resolver votar hoje, recusará os dois. Apesar de saber que as chances de vitoria são mínimas, ministros amigos de Temer exigirão votação.
Pois o mandato de Janot acaba segunda feira, a única possibilidade seria uma decisão isolada (monocrática), que o plenário não aceitaria nem aceitará. E os que poderiam tentar o ato e o fato audacioso, estão de tal maneira desmoralizados, que talvez nem compareçam.

(Assim o Supremo terá uma fugaz quarta feira. Só voltará ás manchetes, quando decidir fazer profunda reforma no seu ultrapassado regimento interno. È a forma de se atualizar e recuperar o prestigio. Tratarei do assunto).

O FURACÃO JOESLEY

Como já escrevi na semana passada, alguns deputados não queriam a CPI, com medo do próprio investigado. Quando ele era intocável, consideravam que seria imprevisível. Agora, ferido de morte,  ameaçado de perder o patrimônio e até a liberdade, consideram que ele é capaz de tudo. E que deve ter bastante munição ainda não utilizada.

Diante disso os senadores exigiram a CPI mista, estarão participando. Aí veio a ordem de Eduardo Cunha ainda poderoso e influente: "O relator da CPI tem que ser o deputado Carlos Marum". Dada a indicação, ele foi logo escolhido, sem qualquer restrição.

Estranho destino desse Marum. Desconhecido, ganhou notoriedade nacional, 1 ano defendendo e justificando a corrupção do ex-presidente da Câmara .Herdado por Temer, é o comandante da tropa de choque palaciana.Tem o celular particular de Temer. Mas Joesley também tem, ganhou no primeiro encontro entre os dois, conforme  revelei na época.

(2014, Temer foi á JBS, resolver uma disputa de 50 milhões entre deputados e senadores do PMDB. Resolveu. Qual celular ficará mais silencioso durante a CP?) .

LULA - MORO

O depoimento em Curitiba, relacionado entre as grandes atrações de hoje. As TVs por assinatura, que têm obtido excelentes audiências com transmissões políticas, querem cobrir tudo. Mas não dá por causa dos mesmos horários, têm que estabelecer preferência.

Ha 5 anos, os canais fechados cresceram muito, satisfação. Principalmente Sky, Directv, Net.  Nos últimos 18 meses começou a queda, se aprofundou. Os preços estão caros. Hoje, dependendo, a maior audiência, será do depoimento do ex-presidente.

PS- Ninguém sabe até quando Temer poderá ou conseguirá resistir ás enxurradas de denuncia, que surgem de todos os lados.

PS2- Quase no fim de ontem, o ministro Luiz Roberto Barroso apresentou nova ação contar ele. Corrupção no Porto de Santos. Já se fala sobre isso ha muito tempo.


***


NA ÚLTIMA SEMANA, PERSEGUIÇÃO FEROZ A JANOT

Comecemos pelo fato jornalístico, publicado aqui mesmo na quinta feira e reproduzido agora para esclarecimento:"Joesley Batista está na iminência de ser preso, satisfação no Brasil todo,do Oiapoque ao Chuí".

Eu não adivinho nada, o Carlos Lacerda é que  propagou isso,diante da antecipação repetida de noticias pelo repórter. Nada ofensivo, altamente elogioso. O que nem é parecido com a  nota sobre a prisão do criminoso Joesley. Mas atiraram sobre o Procurador Geral com base num encontro de  Janot com Bottini, um dos muitos advogados do corrupto da JBS. Vou sumarizar os fatos que caracterizam o ódio de 3 ou 4 anos, acumulado, explodido na tentativa de jogá-lo contra a opinião publica, sem tempo para defesa.

1- Na quinta feira, quem sabia ver já havia visto:Joesley seria preso. Nada surpreendente para um repórter, que desde 1956 era considerado o mais bem informado do país. (Quando comecei a fazer a primeira coluna DIARIA de poíitica, meia pagina de noticias, outro terço de opinião).

2- Na sexta feira á noite, o ministro Fachin enviou a Janot autorização para a prisão. Só vim a saber como todos, no domingo. Quando publiquei, sem nenhuma exclusividade. Ou tê-la expressividade.

3- Fachin recomendou (determinou), o maior recato, toda discrição, sem algemas, não expor os presos de forma algum

4-Janot telefonou para Botini, (que já sabia da ordem de prisão) marcou encontro no sábado, num bar perto da sua casa. (A maior acusação que fazem a Janot: gosta de frequentar bares, sempre o mesmo).

5-Cumprindo o que estava estabelecido no oficio de Fachin, combinou que Joesley se entregaria  no dia seguinte, domingo, sem movimento.  O  que aconteceu, rigorosamente como estabelecido.

6-No sábado, enquanto Janot e o advogado conversavam vários ministros do Supremo, já sabiam da ordem de prisão. Impossível que isso não acontecesse. A razoável a suposição. Por consideração, Fachin entregou  sua decisão aos colegas.

7-Não podia imaginar que por ódio ou vingança, ainda no domingo, enquanto os acusados se encaminhavam discretamente para a Policia Federal de SP,onde moram,alguns membros  do Supremo, com estardalhaço, traíssem a confiança  do colega.

8- Tudo o que veio a publico a partir daí, responsabilidade, perdão, irresponsabilidade de alguns "magistrados".

9-Tudo que está contado aqui, (e que começou a ser antecipado na quinta feira) quando não havia ainda ordem de prisão,rigorosamente verdadeiro.

10- Único equivoco ou erro de avaliação de Janot: os óculos escuros. E não ter contado o que fez para preservar as determinações do Ministro Fachin. Com o que foi espalhado maldosa e maliciosamente, só uma alteração. Em vez de sem presos no sábado, isso aconteceu no domingo. Avaliem o que isso representou de suposto retardamento para o processo.

(Tudo o que está contado aqui, totalmente EXCLUSIVO. Alguns personagens,só conhecem pedaços)

TEMER PERDE TOTALMENTE A COMPOSTURA, QUE NÃO ERA MUITA

E dá sinais mais do que visíveis de  desespero. Motivo: pede a ANTECIPAÇÂO da posse do novo PGR, Rachel Dodge. Faltam 6 dias para o fim do mandato de Janot, por que tanto medo e tanta exibição de imprudência e imprevidência?

Alem do mais, leviandade total. Não conseguirá coisa alguma. Ninguém poder modificar essa data, e cria constrangimento total para a futura PGR. Também representa claro voto de desconfiança ao Supremo. O próprio AINDA presidente, recorreu ao mais alto tribunal, para considerar Janot impedido de funcionar em processos seus.

O julgamento será amanhã, faltando 3 dias para terminar o mandato do PGR.O pedido será recusado, apesar de que Temer talvez tenha 3 votos.È evidente, o tribunal não pode votar a favor do que é extravagante e esdrúxulo.

Restará então a Temer, um último recurso, que ele usará. Vai pedir ao Supremo que a nova PGR seja empossada á meia noite e 1 minuto da madrugada de 16 para 17 de setembro. Terá ganho de causa por unanimidade. O luminar advogado de Temer, provará brilhantemente que qualquer dia 17 começa na madrugada de 16. Um sucesso.

Aplaudido por Gilmar, Toffoli, Alexandre de Moraes. 

NOTICIA POLICIAL DE FIM DE NOITE, ATINGINDO PODEROSOS 
Já bem tarde veio a noticia do alto escalão policial. Uma  investigação revelou indícios de organização criminosa, antigamente chamada de formação de quadrilha. São citados como lideres, nominalmente. Pela ordem.

Temer, Moreira, Eliseu, Geddel, Henrique Alves.



***


DEPOIMENTO DE JANOT AGRAVA SITUAÇÃO DE TEMER

Os três fatos mais importantes da véspera do feriado foram sem dúvida alguma estes.

1- Depoimento do PGE acusando frontalmente Joesley Batista e seus cúmplices ou executivos.

2- O depoimento do ex-Ministro da Fazenda Antonio Palocci, atirando e tentando acertar diretamente no coração do ex-Presidente Lula.

3- As consequencias de tudo isso sobre o presidente Temer. Como o País está sem saber o que acontecerá daqui até 2018, as interpretações se dividiram. A opinião pública, revoltada contra ele, que está apenas com 5% de popularidade, protestou e abalou  o Planalto,  assustou  o Jaburu.

Imediatamente foi articulado um movimento de defesa do Presidente. Esse movimento, começou no aeroporto, pois ele chegava da China, eram 5 horas da manhã, mas para áulicos e apaniguados qualquer hora é boa para a vassalagem presidencial.

4- O Ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, servo, submisso e subserviente, não perdeu a oportunidade. Convocou a imprensa, falou 25 minutos, justificando as posições do Presidente. E terminou com uma afirmação, que é mais adivinhação do que análise. Textual: "Os fatos de hoje com a divergência entre Janot e Joesley Batista, vieram provar que o Presidente Temer estava certo em  todos os episódios dos quais participou."

EUA - COREIA DO NORTE - CHINA

Finalmente uma boa noticia, altamente tranquilizadora para o mundo todo. O Presidente de China declarou publicamente que apoiará sanções contra a Coréia do Norte se o País continuar com seus testes nucleares. Está naturalmente implícito que os EUA não insistirão em provocações exatamente o que deseja o presidente Trump que está convencido que foi tão irresponsável quanto o ditador Kim Jong.

Acontece que Trump e King Jong são totalmente previsíveis na falta de credibilidade. O norte-coreano, respondeu imediata e diretamente aos dirigentes chineses: "Não ha ameaça, venha de onde vier, que nos intimide ou nos faça parar". Ao mesmo tempo, desmentindo os dirigentes da China, o americano trombeteou mais ignorância. 

"MENINO 23"

Escrevi sobre esse documentário, notável relato sobre  escravidão e nazismo não de hoje mas de sempre. Foi tão emocionante, verdadeiro libelo contra os que enriqueceram comprando e vendendo pessoas (escravidão), ou incendiando o mundo e  assassinando milhões de pessoas (nazismo-fascismo), que confessei minha emoção total.

Agora, o contrario, satisfação sem limites: "Menino 23", (até o titulo é uma condenação), ganhou o Grande Premio do Cinema Brasileiro. Maravilha viver.

TEMER E DORIA FUGINDO DAS VAIAS

Os dois sem competência ou independência, lembrados da data, com medo não do calendário, mas da reação do povo,usaram  dos recursos mais fáceis.Temer numa confissão implícita de que não é mesmo presidente, não foi ao desfile. De fuga em fuga, acredita que pode chegar a 2018, ou ir mesmo até mais longe.

O prefeito de SP, desmentindo a sua própria confissão, mostra que prefere a politicalha. E não pode ser gestor. Ate agora não geriu nada. E dentro de 7 meses estará renunciando á prefeitura, ficará sem cargo publico a partir de abril de 2018. E se quiser outro, recolherá apenas frustração e decepção.

Como aconteceu na ciclovia distante e vazia, onde foi andar de bicicleta. Não foi vaiado, presentes muitos seguranças e nenhum público. Serão 7 meses isolado e isolacionista.

TEMER NOS EUA 

O Secretario de Estado telefonou convidando o AINDA presidente, para se encontrar com Trump no dia 18 de setembro. Falou com o ministro do Exterior, é a norma. Demorou. Em maio quando completava 1 ano no Planalto, confidenciou a Rodrigo Maia: "Não demora, estou indo conversar com o presidente Trump".O presidente circunstancial ficou feliz, só que esperou muito.

Temer deverá ficar hospedado na Blair House, mansão para personalidades estrangeiras destacadas. Fica na Avenida Franklin Roosevelt, do outro lado da Casa Branca, é só atravessar a rua. Juscelino ficou lá, quando visitou o país em novembro de 1955. Como presidente eleito e ainda não empossado. Muito diferente.

FURACÃO FUNARO ATINGE TEMER (2)

È o colaborador que merece essa identificação em vez de delator. Também não é traidor, é o doleiro profissional, que entrega a domicilio, a encomenda que compraram e tem que levar ao destinatário. Não tem relação de amizade  com os doadores ou os recebedores, cumpre o que está no manual da sua atividade.

Ganhou credibilidade com o depoimento sobre Geddel. Contou no depoimento: "Fui 6 vezes a Salvador levar malas de dinheiro para ele".Detalhou, não precisava:"Fui com meu jatinho, outras vezes com jatinhos fretados". Quando descobriram o esconderijo com as malas, e os 51 milhões, o país ficou  estarrecido. E Geddel logo preso, não  havia duvida.

Agora o furacão cresce pra cima de Temer. Com uma velocidade medida em números, 20 milhões. Por que o doleiro iria mentir sobre um corrupto, desmoralizado, mas ainda dominando o poder? O passado e o presente de Temer, o profissionalismo de Funaro, garantem o depoimento sensato, não apenas suposto,mas carregado de credibilidade. 

SATISFAÇÃO NO DOMINGO: JOESLEY PRESO. FALTA O IRMÃO

Quase ás duas da tarde, sabendo que iam ser presos, Joesley e seu apaniguado, Ricardo Saud, se entregaram á policia de SP. Seu ultimo ato em liberdade, audacioso, foi pedir uma audiência ao Ministro Fachin. Assim que a noticia dominar o noticiário, haverá COMEMORAÇÃO no Brasil inteiro. 

A justificação do ministro Fachin, para a recomendação da prisão, é contundente. Um verdadeiro libelo. A biografia sumarizada, de um criminoso corrupto, que ameaça as instituições, como o ministro fez questão de ressaltar.

Lendo a longa decisão de Fachin, fica a certeza: a denominação de PREVENTIVA, é apenas identificação passageira.  O desdobramento será enorme, a luta desses bandidos, se voltará para um objetivo: manter o império financeiro que  montaram criminosamente. Já escrevi, tenho que repetir: "Nunca em qualquer parte do mundo, a humanidade desceu tão baixo como aconteceu   com esse Joesley Batista".

O criminoso dormiu em SP, hoje estará indo para Brasília. A ideia era ter viajado ontem para a capital, ficou para hoje. Apesar de domingo, a repercussão foi assustadora.  A palavra é essa.




***



JOESLEY DEPONDO NA PGR

A convocação foi fulminante. Joesley e apaniguados receberam a intimação ontem por volta das 20 horas, estão sendo interrogados desde ás 11 horas. Apesar do feriado vão ficar provavelmente o dia todo, não festejarão  a própria independência, e estão na iminência de perder a liberdade.

Ministros do Supremo, atentos para o desenvolvimento da fala. E pelo menos Carmen Lucia, Fux, Roberto Barroso, Fachin, Marco  Aurelio, Rosa Weber, esperando ou admitindo que Janot peça imediatamente a prisão de Joesley e do irmão. Quando acontecer, festa e comoção nacional, "do Oiapoque ao Chui".

PALOCCI, DELATOR E TRAIDOR, APARENTEMENTE ASSUSTADOR

È o assunto do dia, agora na sua versão definitiva:atingir Lula de forma contundente, retirando-o  de uma possível disputa presidencial em 2018. Antes, o próprio ex-ministro desmentia isso, apregoava que iria "desmitificar e desmascarar"(textual)o sistema financeiro nacional. Bancos, corretoras, Bolsa ,tudo isso.

Mas quando chegou preso em Curitiba, já condenado a 12 anos de prisão, vinha com a biografia do ex-presidente em punho, com números e citações estrondosos. E usava e insistia na sua ligação com Lula, ele mesmo relembrava, "de toda uma vida". Era rigorosamente verdadeiro. E mais do que uma ligação, da parte de Lula era uma amizade salvação.

Palocci sempre chafurdou na corrupção, desde o primeiro cargo: prefeito de Ribeirão Preto. Foram tantas da Fazenda as irregularidades, que terminado o mandato, foi praticamente  expulso da cidade. Não voltou mais, por medo e impossibilidade. Ficou no ostracismo até á eleição  de Lula em 2002, e a surpresa que atormentou o PT.

Até as pedras da rua sabiam, (Rui Barbosa) que o Ministro da Fazenda seria Aluizio Mercadante, eleito senador nesse mesmo 2002. O suplente comemorava diariamente. Ninguém entendeu quando Lula anunciou Palocci como Ministro. E fazia tudo para prestigiá-lo e exaltá-lo. Muito comum afirmações como esta: "Espero o Palocci me dar sinal verde para baixar os juros".

Corrupto por direito de conquista, teve que ser demitido, Lula não conseguiu mantê-lo. Mas fez tudo para não"queimá-lo". Referendou seu nome quando Dilma decidiu colocá-lo no cargo importantissimo de Ministro Chefe da Casa Civil. Alem do cargo, mansão maravilhosa, o que afinal, em Brasília è a mordomia mais comum.

Só ficou 7 meses, teve que ser demitido pela posse de mais de 120 milhões, que ele garantiu que ganhou com consultoria.Isso era o mínimo.Foi preso, condenado, e agora denuncia quem o protegeu e defendeu. E o mínimo que diz: "Lula tinha um acordo de sangue com a Odebrect, que lhe garantiu 300 milhões, de uma vez. Fora outras coisas.

Espantoso: investigado de todas as maneiras, essa acusação jamais apareceu, é exclusividade de Palocci. E onde o ex-presidente guardaria 300 milhões? Aqui? Mas em que lugar. No exterior, em contas de  bancos bem escondidos? Teremos que esperar, a clarividência das fontes de informação do corruptissimo ex- ministro duas vezes.

PS- Delações traições como essa, como a dos irmãos Batista, não deveriam ser aceitas, são altamente duvidosas e vulneráveis. 

PS2- Delação perfeita e irretocável, a do doleiro Lucio Funaro, sobre Geddel. Não tinha a menor ligação com ele, sua obrigação era entregar o dinheiro que mandavam.

PS3- Na delação, confirmou: "Entreguei ao senhor Geddel, 6 malas  com dinheiro. Ás vezes ia no meu  jatinho, ás vezes em jatinhos fretados. Está tudo aí.

O TAMANHO DOS JUROS

Como se esperava, o BC reduziu a Selic de 9,25% para 8,25%, portanto queda de 1%. Nenhuma surpresa, todos esperavam exatamente isso. Mas o Presidente do BC fez questão de ressalvar: até o fim do ano, provavelmente só acontecerá uma nova modificação, com a taxa fixada em 7%. 

O Presidente do BC tem presumida ou suposta autonomia, mas como o Ministro da Fazenda já foi Presidente do BC no Governo Lula, faz questão de consultá-lo. Henrique Meireles, que fez toda a carreira e ganhou fortunas nos Estados Unidos como banqueiro, é naturalmente apologista de juros altos. Não deve ter contrariado o Presidente do BC. Mas os dois têm obrigação de saber, e sabem mesmo, que 7% é uma taxa absurdamente alta.

DEPOIS DE 8 HORAS JOESLEY É LIBERADO

Começou a falar ás 10,15, terminou ás 18,15, foi autorizado a ir embora .O maior bombardeio do depoimento: o relacionamento de Joesley com o ex-Procurador Marcelo Miler. Resposta longa, mas dominada por evasivas. Principalmente estas: "Não queria atingir o senhor, nem sabia que ele havia deixado a Procuradoria". 

Começou a depor a 15 minutos,  o executivo delator Ricardo Saud.



***



GEDDEL: ABNEGADO, DESPRENDIDO, DESAMBICIOSO


Fui  dormir á meia noite, a contagem do dinheiro das malas do ex-ministro intimissimo de Temer, estava em 33 milhões. Acordei, estava entre 45 e 50, atrasou, duas máquinas emperraram. O dono do apartamento foi vastamente chamado de corrupto. Injustiça. Só faltou ser chamado de LADRÃO, como seu ex-chefe que continua amigo.

Geddel tem paixão por dinheiro vivo, e altamente patriota não manda para o exterior. Tem o prazer de saber que o dinheiro está ali, bem perto. Foi visto entrando no apartamento, que não é sua residência. E como ele iria gastar tanto dinheiro em tantas malas?

Dizem que ele como criminoso em serie, poderia ser condenado a 50 anos de prisão.  Absurdo. Por tudo que contei, o máximo da sua prisão, deveria ser limitado a 35 anos.

GILMAR E A POSTERIDADE

Por tudo o que tem feito  ou desfeito, em matéria  de falta de caráter, de escrúpulos e de credibilidade, já deveria ter sido expulso do Supremo, e como consequencia, do TSE .Mas apenas existe remota possibilidade de ser analisada sua SUSPEIÇÃO,  num único processo.

Só que ele não liga para coisa alguma, continua arrogante, onipotente e onipresente. Ontem no momento exato em que tentavam destruir um homem honrado e participante como Janot, Gilmar já estava na televisão, tentando transferir seus erros e defeitos para o PGR.

O ministro sem toga, não esperava ser imortalizado e alçado á  imortalidade, pelo notável chargista  que é Chico Caruso. Com seu traço fulminante e exuberante, surpreende Gilmar "flechando" Janot. Naturalmente pelas costas.

COPA DO MUNDO, OLIMPÍADA E CBF

Não se trata de esporte, apenas corrupção, a mais desbragada possível. Alguém tinha duvida de que a sede da Olimpíada foi decidida por dinheiro? Se serginho cabralzinho filhinho mandava o dinheiro, coordenava e pagava tudo, duvida é uma palavra que não cabe.

Alem do mais, a festança que o ex-goverrnador fez na hora de abrir o envelope, é irrefutável. Ele e seu grupo, só fizeram comemoração maior,na "noite dos guardanapos.Tenho  alguma incerteza em relação á Copa, afinal, o Brasil tem 5 títulos mundiais, já haviam se passado 64 anos. O Brasil não  sediava a Copa desde 1950. Só que não  arrisco mais de duas palavras:pode ser.

Outra coisa que não tem nada a ver com esporte é o senhor Del Nero como presidente da CBF. È um corrupto confesso e confessado. O fato de não poder sair do Brasil, com medo de ser preso, exclui qualquer duvida sobre sua idoneidade. A seleção do Brasil jogou na Colômbia, ele não foi. Isso acontece pela décima vez. E sua ausência não é notada. Ele não irá á Rússia no ano que vem. E não acontecerá nada?

A DITADURA DO PASSADO, COMPROMETEU A DEMOCACIA DO PRESENTE E DO FUTURO

Depois de 21 anos, 1964 a 1985, onde as  praticas dominantes eram a tortura,as negociatas e o anarquismo político e econômico, podíamos acreditar em tudo, menos numa democracia. O que deixaram como "patrimônio" da farsa da "anistia ampla, geral e irrestrita", foi a abusiva proclamação  de  que os generais não tinham culpa de coisa alguma, podiam morrer em paz.

 E todos morreram em casa, com velório que parecia uma festa, por não terem sido presos, ao contrario da Argentina. Lá, os 2 chefões, general Videla e Almirante Massera, morreram numa  cela de 4 por 4. E foram enterrados num deposito de lixo, não passavam disso (Estive na Copa do Mundo de 1978 na Argentina, levei exemplares da Tribuna, como as  Copas duram 30 dias, fiz grandes contatos).

Nossa suposta democracia durou pouco. O presidente eleito em 1989, não resistiu mais de 3 anos. Foi substituído por um outro, apaixonado por si mesmo, que achava 4 anos muito pouco para sua imponência e importância. Comprou mais 4 anos, com dinheiro de empresários que receberam  em DESONERAÇÕES, uma espécie de SONEGAÇÃO consentida, e distribuída com dinheiro do contribuinte.

À herança maldita da ditadura, juntou-se a desgraça da reeleição. Tudo que acontece a partir de 1998, se deve á permanência repetida n poder. Rui Barbosa colocou o mandato como IMPRORROGAVEL, considerava a reeleição uma tragédia e foi. Sem ela, Lula teria sido eleito em 98, Dilma em 2002. De 2006 até agora, ex-poderiam voltar, mas haveria alternância no poder.

O AMALDIÇOADO VICE DA CONSPIRAÇÃO PARLAMENTAR

Outra tragédia nacional: quase tantos vices que "assumiram", quantos presidentes, digamos, eleitos. O melhor exemplo: Getulio Vargas. De 1930 a 1945, sem vice, governou 15 anos. De 1951 a 1954, menos de 4 anos, foi martirizado pela conspiração do vice. Michel Temer, em 2010 foi vice sem votos, sem povo, mas com o mesmo estilo: ficar no lugar do efetivo. Não teve oportunidade, mas começou o segundo mandato, disposto a assumir. O que conseguiu, abusando da  corrupção, praticada pessoalmente e difundida de todas as maneiras.

A bandalheira é completa, total e absoluta. Os 16 meses de Temer, entronização das piores quadrilhas, lideradas e comandadas pelo próprio presidente, único e inédito, mesmo na ditadura.  E transformou o país numa coisa indefinível, menos no que se chama de democracia.

Só que a partir de anteontem, tudo é permitido. Nos Tres Poderes, cada um deles mais corporativo, omisso e contemplativo. O país está entregue aos piores grupos de bandidos, com prioridade sem credibilidade, para os Batista e seus adversarios ou inimigos, os acumpliciados com Temer.

PS- Não existe analise possível ou imaginável. Os que estão atrelados ao poder,dizem  abertamente: "Temer se beneficiou desses fatos, das vergonhosas gravações dos Batista, vai até 2018". Quase todos, aventureiros da informação deturpada.

PS2-Condenam ou absolvem Janot, quando ele cumpre integralmente seu dever.

PS3- Já á noite desta quarta, a tentativa de salvação, pode ser vista facilmente. Depois de mais de 3 anos, o desespero, principalmente parlamentar, é tão grande, que resolveram criar uma CPI. Mas teve que ser mista, deputados e senadores têm a mesma necessidade, vivem desespero da mesma intensidade.

PS4- Pode haver interpretação divergente, não seria diferente. Os que não merecem absolvição: Temer e Joesley Batista. Deveriam estar presos na mesma penitenciaria, já que ocupam a mesma sarjeta. De uma rua que não frequentam, com medo do povo.  

LOUVORES AO MINISTRO FUX

Depois da brilhantissima atuação e projeção no julgamento da cassação de Temer no TSE, volta a merecer elogios e parabéns. Com uma frase retumbante, independente, rigorosamente irrefutável e irrepreensível.

Textual: "Defendo que os delatores (Batista e a quadrilha da JBS) sejam presos em Nova Iorque, e trazidos para o Brasil. E levados diretamente para continuar o exílio na Papuda". A prisão desses Batista, é um clamor nacional.

Assustado, desesperado, destroçado, Joesley Batista vem a publico pedindo desculpas. E declarando que não tem informação sobre nenhuma autoridade, principalmente do Supremo. Canalhas, calhordas, covardes. 




***



JOESLEY BATISTA: CHAMANDO TEMER DE O MAIOR"LADRÃO" DA HISTORIA, À ENTRE-SAFRA DA PRISÃO

Varias vezes tenho questionado o fato de Marcelo Odebrecht estar na prisão ha 3 anos,e o mais criminoso e vergonhoso dos Batista continuar em liberdade.Não tenho admiração ou consideração por nenhum dos dois. O que me surpreende é a contradição de tratamento.

O Odebrecht cumpriu rigorosamente o roteiro da delação. Incluindo os 77 executivos, que junto com ele, fizeram o maior depoimento acusatório coletivo. Todos foram soltos, menos Marcelo.

Há meses venho tentando inutilmente explicação para a discriminação, enquanto Joesley, goza da descriminalização. Que agora, pela primeira vez, sente sua posição vitoriosa abalada, e pode perder a liberdade, e sem demorar muito tempo. Que é o que falta a Janot, pós o dia 17 de setembro, é o seu ultimo  como PGR. È isso que mais assusta o bandido-criminoso-corrupto Joesley Batista. Janot tem apenas 10 dias, quer aproveitá-los inteiramente.

Brasília, que estava assustada e atormentada com a delação do doleiro Lucio Funaro, se acalma e até se tranquiliza, com essa bomba de hidrogênio que vem da PGR. Inesperadamente Janot lança essa denuncia, que é a reparação ou a revisão, de um acordo celebrado e assinado por ele mesmo com os criminosos da JBS.

Esse acordo foi o ponto mais discutido e mais criticado, nos quase 4 anos de Janot na PGR. Como muitos, também estranhei o fato, mas não  fiz restrições nem critiquei. Esperei, acreditei em Janot, com quem nunca falei. Agora, ele retribui a confiança, devolve e recebe o credito á comunidade. E novamente confunde amigos e inimigos, só que de forma altamente positiva.Abala a opinião publica, com uma simples mas destruidora entrevista. Com os seguintes fatos, relevantes e textuais.

1- Exibido e destacado por jornais, internet, TVs e redes: "descobri CONTEUDOS GRAVISSIMOS na delação de Joesley".

2-Esse conteúdo, é  a OMISSÃO premeditada e deliberada de Joesley para proteger amigos.

3-Janot pode rever e acabar com os benefícios da delação.

4-Essa fuga da realidade e da verdade, foi constatada pelo próprio Janot. Ele assinou o acordo, no qual era acusado de beneficiar o criminoso Batista, mas não interrompeu a investigação. Ele mesmo não estava satisfeito.

5- O Próprio Janot advertiu e provocou satisfação geral: "Os benefícios podem  ser anulados,mas as provas obtidas serão preservadas e utilizadas na prisão e condenação desse criminoso corrupto Joesley Batista.

A Lava Jato se livra dos ataques interessados, surge uma satisfação generalizada. E o próprio Temer, que tem chamado Janot de perseguidor não sabe o que falar. Sila Janot. Mas Rodrigo Maia não se mantém em silencio, bate palmas para Janot, garante: "Ele terá tempo para concluir a investigação" Nenhuma duvida. A prisão de Joesley, comemoração e festa nacional.

GEDDEL VIEIRA LIMA, CRIMINOSO EM SÉRIE

Foi um juiz correto e independente, que criou essa frase ao mandar prender o ministro e amigo intimissimo de Temer. Ele tinha historia, desde que tentou construir um imóvel em área "tombada" da Bahia. Criou tanto problema,  que conseguiu a demissão do Ministro da Cultura. Mas foi exonerado também. E logo depois preso. 

Demorou pouco, encontrou um magistrado da escola de Gilmar Mendes, foi transferido para prisão domiciliar. Na Bahia, sua terra, sem tornozeleira ou fiscalização. O doleiro Lucio Funaro, que concentrou suas denuncias na cúpula do PMDB, começou pelo Geddel. E contou textual e estarrecedoramente: "Entreguei malas e mais malas a Gedel no aeroporto de Salvador. Ia no meu avião, ás vezes em aviões fretados". 

Ontem num apartamento de Geddel, não onde ele mora,encontraram "malas e mais malas" com fortunas, exatamente como o doleiro contou. Lógico que Geddel negou, sua palavra não vale coisa alguma.

O importante, agora, é saber o que acontecerá com o juiz que o protegeu, imprudente e acumpliciado .O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) foi criado para fiscalização de juízes. Quem já foi fiscalizado?

JOESLEY-JANOT-FACHIN

A qualquer momento o PGR pode pedir ao relator, ministro Fachin, a revisão do acordo com o bandido da JBS. È possível que peça também a prisão. Fachin já disse publicamente, que decidirá assim que receber o pedido do PGR.

Puxa, a prisão de um criminoso, audacioso e desse porte, comemoração e satisfação nacional.

QUEBRADO O SIGILO

Por volta de 7 da noite, o ministro-relator publicou sua decisão a respeito do pedido do PGR sobre a delação do Joesley Batista. A documentação é vasta e o texto contundente. O ex-Procurador, Marcelo Miller, que deixou a Procuradoria para representar o escritório de advocacia, que defendia Joesley, não foi poupado e fica em situação insustentável.

O sócio proprietário da JBS também ficou  encrencadissimo. Fachin não pediu sua prisão, mas rompeu o sigilo da delação, o que deixa o corrupto criminoso completamente exposto. Talvez Joesley tivesse preferido o pedido de prisão, poderia ganhar tempo, e recorrer para o plenário. Ele só não poderia recorrer, se a decisão de Fachin tivesse sido dada através de Habeas-Corpus. De qualquer maneira, a defesa do corrupto se prepara para entrar com recurso.

TEMER SATISFEITO

Seus advogados já se preparam e irão pedir a anulação das denuncias contra ele, baseadas nos depoimentos de Joesley. Não terão o menor sucesso. Janot afirmou antecipadamente, "as provas serão preservadas". E Fachin concordou.

PS- Como o depoimento não é mais sigiloso, jornais e televisões, estão ávidos para publicá-lo. Mas assim como está, é rigorosamente impublicável.
PS2- Pelo texto e pelas citações de personalidades. O executivo da JBS, Saud, que nos últimos 3 meses não saiu da TV, aparece completamente desmascarado.
PS3- Haverá desdobramento, e sem que precisem esperar muito tempo.
PS4- E Janot trabalha intensamente. 
PS5- No momento, 20,45 ainda não acabou a contagem da dinheirama do Geddel. Já passou de 30 milhões. Em dinheiro vivo é recorde nacional na Republica.




***



O corrupto e acovardado Temer "NÃO RESPONDEREI A ESSE JOESLEY BATISTA"

Na verdade, não responde a ninguém. È o presidente mais acusado e mais criticado sem defesa nem pessoal nem coletiva. Seu grupo de Ministros é o mais frágil e vulnerável que se conhece. Não tem idoneidade, credibilidade e tranquilidade para se manter em liberdade, como defender o presidente que nem sabe quanto tempo ainda ficará no cargo?

Para fugir da obrigatoriedade de responder a Janot, gastou uma fabula de dinheiro publico, na Comissão e no plenário. Jamais se viu demonstração de bacanal e promiscuidade tão assexuada, quanto a sonata e fuga da covardia da não resposta.

Não satisfeito com a conquista do silencio á simples investigação, fez o único sinal de tentativa de resposta. Um discurso monótono, longo, inócuo, tentando caracterizar o PGR como "inimigo, perseguidor, que só tem como objetivo, me atingir".

 Agora se volta também contra o ministro Fachin, que recusou seu pedido de SUSPEIÇÃO para Janot  funcionar contra ele. Furioso e se fingindo de revoltado contra o ministro relator, através do advogado, está recorrendo para o plenário. Alem de protelatório, tenta ganhar tempo para aumentar a coordenação, a cooptação e a computação de votos , para continuar fugindo dos crimes que praticou.

A BRIGA DE RUA CONTRA OS BATISTA

Disse que não ia responder aos inimigos. Na verdade, o que disse tem que ser considerado um insulto a ele mesmo, á opinião publica, e até aos mais cúmplices e apaniguados. Textual: "Não responderei ao maior GRAMPEADOR da historia". Deveria estar envergonhado, mas se julga triunfante. E deu ao Batista a oportunidade de responder no mesmo tom.

Esse Joesley é o mais baixo a que a humanidade já chegou. Não só em matéria  de dinheiro,em  qualquer setor que atue. Mas o que o AINDA presidente esperava como resposta, a não ser isto, textual: "Temer é o maior LADRÃO da Republica".

DOCUMENTARIO ANTI NAZISTA,  ANTI RACISTA, HUMANISTA

Vi ontem á noite por acaso. 1 hora e 20 minutos de protesto e satisfação. Intitulado, "O menino 23", vem de longe condenando a escravidão. É terrível e ao mesmo tempo sórdido. E naturalmente emocionante, dá vontade de chorar.

Vindo para muito tempo depois, condena também o nazismo. Mostra a versão brasileira dos anos 30  a 60, com os chamados "camisas verdes", liderados por Plinio Salgado. (Que aparece fugazmente no documentário. Conheci o personagem na constituinte de 1945).

Mostram a família escravagista dos Rocha Miranda. E no final, explicam: um sobrinho se recusou a dar depoimento para o filme. Eram tão importantes que existe até uma estação de trem, chamada Rocha Miranda. Perto das fazendas que enriqueciam explorando a escravidão.

QUEDA DE JUROS

O Banco Central não se manifestou, na ultima quarta feira do mês, como habitualmente. Mas agora, do mesmo BC, rumores de modificações  imediatas. Reunião marcada para hoje, e provável (dada como certa) redução para amanhã.

No momento, a Taxa Selic está em 9,25%, passaria para 8,25%, portanto menos 1%. Espero que seja confirmado, ainda é muito alta. Só para lembrar. FHC elevou a 40%, isso mesmo, não ha equívoco. Entregou a Lula em 25%,que passou a Dilma em 12,5%. Esta, no primeiro governo reduziu para 7,5%. No segundo se perdeu, ficou em 13%. 

Temer ficou quase 1 ano espiando, e o país sangrando com essas taxas criminosas. E eu, desde os tempos da Tribuna impressa, protestando, começando com FHC. E gritando, "por juros a 10%". Já naquela época.E sendo apoiado por importantes  e independentes economistas.

AS PROVOCAÇÕES DOS EUA E DA INUTIL COREIA DO NORTE

Houve uma interrupção de 10 dias, mas o ditadorzinho voltou ao ataque. Desabuzadamente, sem qualquer receio, anunciou: "Detonamos uma bomba de hidrogênio na madrugada de domingo". E fazendo suspense, um novo comunicado: "Essa bomba pode  ser instalada num míssil com alcance intercontinental". E como de habito, fotos do Kim Jong e dos seus generais, todos embasbacados e empolgados com a presumida importância.

Não se garante que a bomba era mesmo de hidrogênio. Mas o irresponsável do outro lado, o próprio Trump, respondeu como se tivesse certeza. E blasfemou: "Não queremos destruir nenhum país, mas temos varias opções para acabar  com a Coréia do Norte".Continuou falando "para o mundo", como adora e acredita.

A China tem duas posições, como exibiu ontem, novamente. De manhã, criticou duramente a aliada, á tarde amenizou bastante, quase delicadamente. Isso provoca duas reações.A China apoiaria abertamente a Coréia do Norte, se fosse uma "guerra localizada", contra a Coréia do Sul e Japão. Mas sendo com artefato nuclear, "deixa" a Coréia do Norte ir até certo ponto.Com isso, permanece a inquietação.

A Rússia "embarca" no comboio da China, nenhuma repercussão. Só que Putin dá a impressão de que tem prestigio e está sendo ouvido. Nem ele acredita. Os países da UE, ficam na expectativa. Querem ver o que acontece, qual o lado melhor para eles, não admitem a possibilidade de guerra nuclear.

PS- Haveria um acordo total, numa negociação EUA-Coréia do Norte.Mas como  colocar num mesmo recinto, esses 2 malucos ou irresponsáveis, Trump e King Jomg?

PS2- Inexplicável, a posição e o comportamento da China. É evidente que está jogando, convencida de que cresce em importância, mantendo esse suspense.

PS3- Até aqui, a China tem tido uma atuação política e econômica irrefutável. Potencia comunista, convivendo democraticamente com o mundo capitalista.

A "ESTRATEGIA" DE MAIA

Já decidiu: colocará em votação partes da reforma da política, ainda esta semana. Motivo: Temer estará de volta, entregará a ele o Planalto, e reassumirá a presidência da Câmara. Sabe que toda a repercussão estará concentrada nessa votação.

Também não quer que o Segundo Vice, André Fufuca, tome gosto pelas coisas, e passe a interferir. O filho do Cesar, quem diria, resolveu cuidar mesmo do futuro.

PS- Na Câmara e no Senado, todos dizem: "Pode haver votação esta semana, principalmente na Câmara" apesar do feriado.

PS2-O feriado é na quinta, podiam trabalhar terça, quarta e sexta

PS3- Pelo que ganham de salários e pelas mordomias colossais, deviam trabalhar sábado e domingo. Sem favor.


***



O CORPORATIVISMO DO SUPREMO, O FORO PRIVILEGIADO DO GILMAR

Estou convencido, junto com o país inteiro, que os Três Poderes estão quase que igualmente desmoralizados. O Legislativo, (principalmente a Câmara) pratica o suicídio, convencido de que prolonga a vida. De qualquer maneira, se escondem do povo, mas têm encontro com ele, dependem dele. Fogem da politicalha agora, ou serão trucidados pelo voto. A tentativa da permanência pela farsa e pela mistificação dessa reforma, não engana ninguém.

O Executivo se transformou em esconderijo de corruptos e aventureiros, tentando se salvar, mentindo despudoradamente. Vão se desmoralizando cada vez mais. Agem como quadrilha, se corrompem como quadrilha, despencam no despenhadeiro como quadrilha. Acreditam num  fim glorioso, dependem também do povo, que está em silencio. Mas totalmente preparado para liquidá-los. Em paz, se for possível. Sem ela, se for necessário.

Resta o mais importante, o judiciário, precisa ser ajudado, se conseguir se ajudar também. O que não está acontecendo. São milhares de membros no país inteiro, que têm que cumprir e atender a jurisprudência plasmada em Brasília. Do Supremo, com a participação dos outros 2 coletivos (mas infelizmente também corporativos) o STJ e o TSE. 

São milhares de magistrados, (que equivocadamente Rui Barbosa afirmou que era a palavra mais bonita da língua portuguesa, esqueceu da mais linda e adorada que é mãe) que no momento, seguem os exemplos deturpados de Brasília. E como surpreendentemente o Ministro Gilmar Mendes, de forma escondida ou ostensiva, interfere e domina tudo, vou publicar diária ou quase diariamente, o que acontece e a razão da influencia desse ministro sem toga.

Em episódios sucintos e sumários, mas definitivos e elucidativos. Sempre com o mesmo titulo desta matéria. Numerados, para não haver confusão. O judiciário merece, Gilmar desmerece.

TCE: O CORRUPTO JONAS, CHEIO DE MORDOMIAS E REGALIAS

Em março, foram presos 6 conselheiros. Inédito mas não surpreendente, ha muito se sabia que o TSE era uma fonte inesgotável de corrupção. Presos, denunciados, o TCE ficou apenas com1, por acaso a única mulher. Todos eram culpadissimos. Mas não acreditavam que o Jonas, que estava na presidência, fosse confessar logo e entregar todos os amigos de anos de convivência.

Fez logo a delação, contou toda a roubalheira. Mostrou que comandava a quadrilha do TCE, ha 17 anos, desde 2000. Recebia alta propina mensal que dividia com os outros, ficando com a maior parte, em 17 anos,  fortuna inimaginável.Usando a mesma palavra, também inimaginável o tratamento privilegiado que recebeu nesses 6 meses e continuará recebendo.

1-Não ficou nem um dia preso, os sócios perderam a liberdade por 10 ou 15 dias.
2-Espantoso: foi autorizado pelo relator (ex-presidente do STJ) a morar os 6 meses no exterior, recebendo integralmente os salários de mais de 30 mil reais.

3-O tempo terminou, voltou para o Brasil na quinta feira. E na sexta, entrou com pedido de aposentadoria, também com o mesmo salário que recebeu nos 6 meses.

4- Pelo acordo com o relator, está em prisão domiciliar, sem tornozeleira e sem saber o tempo. 

 5-Está estudando com um especialista, a forma de requerer o pagamento por ferias e folgas não aproveitadas. Muitos têm recebidos fortunas.Mas esse Jonas Lopes é um corrupto, criminoso financeiro espantoso, sem caráter, sem honra, sem escrúpulos.

Nessas bandalheiras inacreditáveis, apenas o que pode se constituir num tremendo dissabor. Será julgado pela Vara do Juiz Marcelo Bretas. Nessa Vara, preso ha muito, alguém que deve ter grande ligação com Jonas: o ex-governador serginho cabralzinho filhinho. Um governador. O outro, presidente do TCE. Até um ateu exclamaria: Nossa  Senhora.

OS ACORDOS GENEROSOS DOS BATISTA

Esse é da chamada leniência. È o que os empreiteiros da roubalheira, fazem com a União, para continuarem participando de concorrências, com o grande sócio que é o governo. Até agora, muitos conseguiram essa leniência, mas até agora ninguém pagou nada.

Sem protesto e até exibindo uma concordância satisfatória e alegre, os Batista assinaram um acordo, que só mesmo para não pagar. Divida de 12 BILHÕES, liquidada em 25 anos. Com juros e multas, esses 12 passam a 25, tudo bem calculado.

Assim, a conclusão fica facílima: 25 BILHÕES  em 25 anos, resulta em 1 BILHÃO por ano. Nas conversas  entre empresários, muitos falam: vocês estão malucos, começando o  ano com a divida de 1 BI? Eles riem. Nas conversas entre os irmãos, ninguém trata dessa "divida" ou coloca numa lista de pagamentos.

Parece que têm pontos sólidos. Houve rebelião interna para demitir o irmão Wesley da presidência do Conselho. Exigência violenta dos acionistas. Não demorou, veio a ordem de fora: "Ele fica no cargo". Ficou, mas de onde teria vindo a ordem?  Publicaram a rebelião contra Wesley. Mas jornais e TVs, ignoraram a ordem para ele ficar. 

KAKAY, MEIRELLES, MORGAN

O advogado famoso estava silencioso. Ontem voltou ao passado de falastrão. Textual: "Meu cliente André Esteves deve ser absolvido dentro de 1 mês". É o banqueiro que já foi considerado mágico financeiro, acabou preso. Mas advogado antecipando absolvição, e até com data, arriscado.

Ninguém acredita nesse inepto ministro da Fazenda. Mas ele não sai da televisão, que prefere aos jornais. Ainda agora, com a mesma cara feia de sempre: "O Brasil ultrapassou a pior recessão da historia". Mentira que parece o slogan, leve 2 e pague 1. Não foi a pior e nem foi ultrapassada. 

A Morgan Stanley, em todas as suas recomendações de compra no Brasil, tem colocado como prioridade, a Estácio. Estranho. A Estácio vem de um fracasso de 3 anos: apostou muito na fusão com a Kroton.

Dominariam o mercado. Agora, se refugiam em matéria paga

PS- Ironia cortante e contundente do Ministro Marco Aurélio, sobre Gilmar, o ministro sem toga: "Em relação a esse rapaz eu não falo".

PS2- A diplomacia sem diplomata e sem convicção: o Brasil aceitou como embaixador do Sri Lanka, um criminoso de guerra, que matou 40 mil pessoas. O Sri Lanka não tem importância, o Brasil já teve.

PS3- O ilusionista João Doria, que dentro de 7 meses largará a prefeitura de SP: "Aprendi com Alckmin e FHC, que candidatura parte do povo". Então ele não disputará nada.

PS4- O jornalista Roberto Monteiro Pinho, subeditor da coluna, e presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI, foi convidado por um importante puxador de legenda para concorrer para deputado estadual. Se aceitar, embora tenha confessado “já foi meu tempo”. Sendo, terá meu apreço e apoio, se fizer pelo estado do Rio, 10% do que ele faz na vida privada, será um excelente parlamentar. Vamos aguardar.




***


OS SINOS ESTÃO DOBRANDO, OS SINOS DOBRAM POR TEMER

Com 5% de popularidade, ele mergulha o país em desesperança, sabendo muito bem que essa palavra é o contrario de esperança. Os outros 95% nem sabem o que fazer. Ontem, o IBGE confirmou: 13 milhões e 300 mil brasileiros. E deixa implícito e explicito que o numero é muito maior, pois outra multidão de desempregados, já não procura mais, convencido da inutilidade de alcançar algum resultado.

E o desemprego é a maior crueldade do capitalismo. Crueldade e selvageria. E uma das reformas mais impiedosamente defendidas por Temer, precisamente a Trabalhista. A que submete o trabalhador ao domínio absoluto e absurdo do patrão. De forma jamais vista desde 1932. Quando foi criado o Ministério do Trabalho. Um dos últimos países a criá-lo até mesmo na America do Sul.

Ha 15 meses os sinos dobram ruidosamente, atormentando o governo e a vida pessoal de Temer. Duas coisas que ele pretende manter indissolúveis, contra a vontade do país inteiro. Sua primeira bandeira de realização, hasteada assim que chegou ao poder, vitoriosa a conspiração parlamentar: a Reforma da Previdência.

Foi sua prioridade total, seu assunto único, defendido ardorosamente e repudiado pela comunidade, praticamente sem exceção. Mentiu sem constrangimento, "a Reforma da Previdência é a salvação do Brasil". E concluía sem limite ou consideração: "Sem essa nova Previdência, dentro de 10 ou 15 anos, ninguém aposentado receberá coisa alguma".

Vem praticando esse terrorismo inócuo e inútil, ha mais de 15 meses. Alem de não avançar o mínimo que seja, retrocedeu miserável e covardemente. A Previdência não consegue ser votada de jeito  algum, apesar das deturpações exigidas e concedidas. A Previdência escrita pelos auxiliares de Temer é hoje um pedaço de papel rasgado, sem razão de ser aprovado. E apesar  de todas as concessões, ele e Maia, ficam perdendo tempo, esperando a grande oportunidade de colocá-la em pauta, com chance de vitoria.

Demolida por todos que escreveram com independência, essa reforma da Previdência tem e terá o mesmo destino das votações com quórun qualificado. Não obterá o mínimo de 308 votos por CONVICÇÃO, mas poderá chegar a 400 por COOPTAÇÃO. Mas os dois totais, cada vez mais distantes. E o que acontece nos capítulos citados, se repete nos seus 15 meses de governo, amaldiçoados e apedrejados. 

Enquanto os sinos dobram, Temer não percebe que seu governo não teve início, está no meio do nada, mas ele só tem uma obsessão: chegar ao que ele imagina como fim, que estabelece para 2018. Ora, se ele foi feliz na tomada do poder através de uma conspiração parlamentar, não tem a menor chance de chegar a 2018, que no seu calendário eventual, está a uma distância colossal do calendário verdadeiro. Traduzindo: faltam pouco mais de 12 meses para atingirmos 2018. Mesmo que o calendário fosse multiplicado por 10, Temer não teria a menor chance de chegar ao ponto que ele considera como um fim maravilhoso.

Tudo nesses 15 meses de Temer no Planalto, não passa de contradição. Não conseguiu aprovar nada verdadeiramente indispensável ou necessário. Se refugia em inverdades ou crimes de lesa pátria, como essas inacreditáveis 57 doações que ele insiste em chamar de privatizações. Foi por causa delas, que ele teve que ir apressadamente a China. 

Entre essas doações, a mais criminosa de todas, a decisão absurda, sem debates, e sem consultas, da doação da Amazônia. Tão ruinosa e impatriótica, que já foi recusada pela justiça. Ele pode estar negociando com a China, uma propriedade deturpada por ele, e que a justiça já determinou que tem que ficar como estava. E assim, se passaram os 15 meses do seu suposto governo, a se passarão igualmente por quanto tempo ele ficar no poder. 

Qualquer dúvida, leiam, reflitam e considerem o que está no título desta matéria.

GILMAR MENDES SEMPRE ELE.

Enquanto é repudiado pela comunidade civil, e pelos mais diversos órgãos do Judiciário, acontece com ele, uma nova e inexplicável coincidência. O Presidente Temer tendo que responder a uma acusação perante o Supremo, aceita e imediatamente tendo que ser sorteado o relator, imaginem a contradição e até insolência e desafio desse sorteio: foi designado inacreditavelmente o magistrado que tem se revelado o maior amigo do Presidente. Ou seja, o próprio Gilmar. 

Imediatamente o relator determinou: o Presidente Temer tem 10 dias para responder a acusação. Para não ir muito longe, a surpresa transformada em nova contradição. Gilmar Mendes que está assustado com a possibilidade de ser julgado pelo próprio Supremo, vai estabelecer as regras para um possível julgamento do Presidente. 

A MULHER DE GILMAR, SAI EM SUA DEFESA

Acusado de todos os lados, sem nenhum defensor, teve ontem a seu favor a palavra e o apoio da própria mulher. Ela rotulou as acusações do MP e de outros magistrados, como "ridículas". Ora, pelo menos 10 acusações contra ele, envolvem suspeição, contradição, corrupção. Se tudo isso pode ser ridículo, a defesa dela é pelo menos extravagante. 

Pois ela, Dona Guiomar, é tão comprometida quanto o marido. Ela é a chefe do escritório de um dos mais famosos advogados do país, que tem como cliente o mais corrupto dos brasileiros, que é o aventureiro Eike Batista. Libertado pelo seu marido. 

A situação do Supremo, no momento é vista pela maioria de mais de 90% dos brasileiros como omissa e quase cúmplice. O Supremo precisa com urgência recuperar o prestígio do Judiciário. Mas contemporizando, esquecendo, e se omitindo na complacência com Gilmar Mendes, será impossível cumprir o seu dever. E a Presidente Carmen Lúcia sabe disso, e não é de agora.

PRESIDENTE MACRON

Em plena queda de popularidade pela rejeição das reformas, foi ontem pela primeira vez, ao belíssimo Stade de France. (Inaugurado em 1998, primeiro e único titulo mundial, ganhando a final derrotando o Brasil). 

Tranquilo, com amigos, longe da tribuna de honra, sem seguranças (visíveis ), descendo toda a escadaria, na entrada e na saída.O carro no estacionamento. Igualzinho ao AINDA presidente Temer. E a França derrotou a Holanda.

PS- A Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, que em apenas dois anos de existência atinge o número de 500 associados, e reúne nomes notáveis do jornalismo, está expondo no Espaço Cultural da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Madureira-Jacarepaguá – RJ, obras fotográficas do projeto da ANI, Ciclo: “Em Defesa Permanente dos Direitos Humanos”, com apresentação especial de 6 painéis com cinco obras cada, (P/B) alusivas ao tema “Direitos Humanos” de autoria de fotógrafos profissionais e amadores.

PS1- A cada três segundos uma pessoa tem seus direitos violados, dos 7 bilhões de habitantes, 84% já sofreram ou sofrem essas violação. As mulheres, crianças e idosos são os mais atingidos. “Na comunicação o número é crescente, este ano 79 profissionais sofreram agressões, parte foi vitimas fatal” – denuncia o presidente da ANI jornalista Roberto Monteiro Pinho.

PS2- O jornalista profere palestra sob o tema: “Liberdade de Expressão, Mídia, Direito e Direitos Humanos” no dia 4 de setembro. Na ocasião a subseção da OAB promove o encerramento das comemorações oficial do Mês do Advogado).




***


O CORPORATIVISMO DO SUPREMO, O FÔRO PRIVILEGIADO DO GILMAR

Não é o julgamento e a condenação que ele está merecendo ha muitos anos. Imprudente, indecente, reincidente, inocente, na opinião silenciosa dos que deviam defender a dignidade do judiciário. O clamor é tão grande, que é assunto diário, e condenatório.

Não sai das TVs, se manifestando, aberta e deliberadamente sobre matérias a respeito das quais terá que decidir oficialmente. Sua duplicidade ação conjunta e criminosa, no STF e TSE, na defesa do acusado e corrupto, Michel Temer, deveria ter provocado seu afastamento, e originado o julgamento de sua suspeição. Com a obrigatoriedade da condenação e a punição.

Os fatos referentes á sua cumplicidade, são tão gritantes e evidente, as provas, tão viscerais, que aberto o julgamento, com ele obrigatoriamente afastado, que certamente entraria com pedido de aposentadoria, frustrando o julgamento. A relação das 10 ações criminosas que publiquei e que circulam vastamente, vão do criminoso Daniel Dantas ao corrupto Eike Batista, passando por outros atos inacreditáveis.

Quando se esperava que se recatasse e lembrasse que deveria agir como magistrado, surgiu a libertação do grande corrupto e corruptor dos transportes, Jacob Barata, que provadamente distribuiu mais de 200 milhões em propina. Com a vergonhosa intervenção de Gilmar, os mais diversos orgãos de comunicação, foram publicadas as ligações entre eles, afetivas, familiares, até do conhecimento das filhas  de Jacó Barata.

(Como publiquei com EXCLUSIVIDADE, as meninas, desesperadas, "não queremos ser pobres", perguntavam ao pai, "o meu padrinho de casamento não pode ajudar?". O padrinho de casamento é Gilmar Mendes).Tudo isso provocou manifestação espantosa de magistrados, artistas,intelectuais, órgãos de advogados e de juízes, todos pedindo a suspeição de Gilmar.

Que já havia sido pedido pelo MP da Lava Jato e pelo PGR Janot. Os protestos cresceram de tal maneira que não puderam ser ignorados. E o Supremo resolveu tratar do assunto. Mas de forma dúbia, visivelmente protetora e constrangedora. Com a presidente Carmen Lucia desgastando seu passado, arriscando seu prestigio e até a biografia.

Em vez de abrir um processo contra ele, designar um relator ou ficar ela mesma presidindo esse julgamento praticou um ato inesperado e insensato: deu prazo ao ministro para se manifestar sobre os pedidos de suspeição. I N A C R E D I T A V E L. Gilmar teria todo direito de se defender, apesar de ser réu, criminoso e publico. Mas isso, depois de aberto o processo(julgamento).

Por tudo o que está acontecendo ha anos, a imunidade e impunidade de Gilmar serão mantidas. Da forma como eu digo no titulo desta matéria.

O  TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE BRASÍLIA, ANULOU A TRAIÇÃO DE TEMER

Enquanto o AINDA presidente, tenta entregar a Amazônia aos chineses, juízes da capital desautorizam sua autoridade. Uma região riquíssima, que os americanos sempre chamaram de "nossa", não mudou de regras.

È preciso muita corrupção para doar uma região cheia  de ouro, nióbio, cassiteriterita, madeira, água, todas as riquezas que é possível imaginar. Por quanto tempo mais, Temer e sua quadrilha ficarão no poder?  Perdão, em liberdade?  

LUIZ FUX, MINISTRO DO SUPREMO

"Esse distritão misto é uma indecência. À toda prova .È destinado a manter a  reeleição de quem já está lá".Frase magistral condenando os mandatos decididos longe do povo.Os personagens da politicalha, devem ficar atentos. Assumirá a presidência do TSE em maio,presidirá as eleições gerais de 2018.

Já garantiu: "A Lava Jato serviu de exemplo. Vamos montar uma estrutura, para examinar as contas, assim que forem apresentadas, e não depois da eleição".

DONA MARCELA, GENEROSA

Desde o inicio, todos os jornais, TVs, redes, souberam e publicaram, a mulher de Temer exigiu: "Não vou no  mesmo avião com os políticos". (Politicalha). Temer ficou surpreendido, concordou quando ela reiterou: "O avião presidencial é para a família".

Deu ordens para providenciarem um jato da FAB para a comitiva. Imediatamente cuidaram do assunto, mas vieram com a notícia que ninguém publicou. Devem ter sabido, por que só eu saberia? Era o seguinte: não gostaram, primeiro disseram que não havia disponibilidade, voltaram atrás, "vamos providenciar".

Dona Marcela estava com o marido quando ele foi comunicado. Imediatamente  falou:"Não tem importância, o avião presidencial tem toda aquela parte da frente reservada, eu fico isolada".





***




EDUARDO CUNHA REVOLTADO

O ex-presidente da Câmara criticou duramente o Ministro Fachin. Não sei a forma ou o intermediário que usou. Mas conheço o motivo. Ele considera que o ministro retarda deliberadamente, decidir pela sua libertação.

Esclarecendo. Ha 4 meses, Cunha entrou com 2 recursos: no STJ e no STF. Os dois, absurdos. No STJ pede a ANULAÇÃO da sua cassação, determinada pelo plenário da Câmara. Não é um recurso normal. Depois de cassado, condenado e preso, quer voltar á Câmara. 

Como o STJ tem prioridade, Fachin, espera a decisão. Mas como o recurso para ele, também não tem a menor base, Cunha está mais perto da segunda condenação do que da liberdade.

A SEGUNDA VIAGEM À CHINA

Ontem á noite, Temer declarou: "Espero que a China se interesse pelas CONCESSÕES". Falou novamente, não usou nenhuma vez a palavra PRIVATIZAÇÃO. Viajou ontem em 2 aviões, não porque não coubessem todos no avião presidencial.

 È que Dona Marcela vetou a politicalha, quer viajar só com o marido. O contribuinte paga tudo, sem protesto. A China tem uma historia de milhares de anos, mas ficou  sepultada no tempo.

Antes da "Caminhada de Mao-Tse Tung, em 1949", se apelava para a rotina feliz: "Foi um negocio da China". Hoje, potencia comunista (como a União Soviética não soube ser) é o sonho e a esperança do mundo capitalista. Por isso, Temer está chegando lá.

.Leva documentação sobre as 57 doações, que ele insiste em não tratar de privatizações. Tudo isso não vale nada. Pois se a China se interessar por algumas dessas doações, terá que ser nas suas condições, nenhuma concessão.

O INTERESSE DA CHINA

Com o poder do veto, e restrições que certamente fará, não é negociação de potencia para potencia, a China ficará com muita coisa. Mas muita mesmo. Aeroportos, portos, Casa da moeda (só para tripudiar), a importante e lucrativa Infraero. Mas o que não abandonará de jeito algum: a AMAZONIA e a ELETROBRAS, nas suas imposições.

A Amazônia é um negocio sensacional, e entrega ou venda, é crime de lesa-pátria. Com o adendo sempre usado pelos EUA: "A NOSSA AMAZONIA". E não apenas os EUA, diversos outros países também. Feita a aquisição orgulhosa, a China proclamara: "A NOSSA Amazônia".

Mas ontem, conversou duas vezes com Maia. Está preocupado: se houver votação, não será com Maia na presidência.

A PREOCUPAÇÃO COM OS PROBLEMAS QUE DEIXOU NO BRASIL

Não era a melhor hora para viajar. Tudo está desabando, das mais variadas procedências e as mais conflitantes consequencias .Passou o fim de semana em intermináveis conversas com Rodrigo Maia. (Sempre ancorado pelo monótono do Meirelles). Não ficou surpreendido, mas foi obrigado a constatar: Maia só falava na mudança para o Planalto. Pelo visto, durante toda a semana não irá á Câmara, convencido que é mesmo presidente da República.

Temer reconhece e lamenta, que ele mesmo complicou as coisas. Sem Rodrigo Maia, a Câmara é comandada pelo primeiro vice. Acontece que ele pediu a Temer: queria viajar para a China. Como é do centrão e elegeu bem para o cargo na Mesa, Temer não teve coragem para dizer não.

Assim, a Câmara está presidida por um deputado de 28 anos, que só é renovação na carteira  de identidade.A realidade é um retrocesso, mais do que visível. Nem nome tem, todos o chamam pelo apelido, F U F U C A. O que significa? Apelidos sempre têm uma origem.

NA DITADURA, SHIGEAKI UEKI, O PRIMEIRO A ENRIQUECER COM A PETROBRÁS

Só os tolos, desinteressados, imprudentes ou coniventes, acreditavam que nesses 21 anos não se roubava. A Transamazonica, a espantosa Ponte Rio-Niterói, cada decreto que saía do ministério da Fazenda ou dos Transportes, aumentava de forma colossal a fortuna de pessoas ou de empresas. 

Ninguém roubou mais do que o japonezinho da Petrobras. Sozinho, fez fortuna monumental, investiu tudo em petróleo. Roubava aqui, mais um poço lá,uma outra refinaria.  Vieram as denuncias, incluindo deste repórter. O "presidente" Geisel, arrogante, poderoso, sabendo que nada lhe aconteceria, fez uma gozação. Demitiu-o da Petro, nomeou- o Ministro de Minas e Energia, mais importante.

Ha 25 anos não vem ao Brasil. È mais rico que os Bush pai e filho, ex-presidentes dos EUA. Com a tecnologia, a Globo News gosta de entrevistar ao vivo, quem mora no local. Esqueceram do japonezinho e do furacão do Texas?





***





O mundo dá voltas, mas acaba acertando. O juiz Federal será ouvido, com debates, duas vezes em Harvard. O ministro do Supremo fará conferencia no cemitério São João Batista. Sem debates e sem poder soltar ninguém.

RENAN, JUCÁ, SARNEY

Denunciados por vários crimes, incluído o de obstrução da justiça. Baseado e provado nas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado. Fato  que já tem mais de 6 meses. Inutilidade, longevidade, não acontecerá nada

È a décima denuncia contra Renan, a primeira em 2007. Negociou por meses, ia ser cassado. Deixou a presidência do Senado, em troca de manter o mandato. Em 2010, foi reeleito senador, a seguir voltou á presidência da casa. Seu mandato termina em 2018, será  reeleitissimo, os processos não atrapalham em nada.

Romero Jucá, uma vida de irregularidade e de promiscuidade com o poder. Foi ministro, e líder sem interrupção de FHC, Lula,Dilma, Temer.Será reeleito em 2018, e já disputa com Renan, a presidência do Senado, em 2019 ou 2021.

Sarney é um fenômeno, só foi denunciado agora aos 86 anos, quando não quis nem precisa de mandato. Chegou ao Rio capital, em 1954,segundo suplente de deputado, com 23 anos. Logo, logo assumiu e entrou na Frente Parlamentar Nacionalista, o grupo mais importante da época.

 Curiosidade: nenhum deles trabalhou, começaram na política, mocissimos. O  que não impediu que montassem um grande patrimônio, sem que a Receita percebesse ou os incomodasse.

A VERDADE SOBRE A ELETROBRÁS

As mentiras espalhadas sobre as 57 empresas a serem doadas privatizadas, são estarrecedoras. Mas os crimes contra a Amazônia, aeroportos e portos, Eletrobrás e as outras, não podem passar em silencio, dando a impressão de concordância e cumplicidade.

Hoje quero falar sobre a Eletrobrás, com base no que escreveu Luiz Pinguelli Rosa. Uma das maiores autoridades em energia, ex-presidente da própria Eletrobrás, desmontou toda a argumentação ou justificativa dos que tentam entregar o patrimônio nacional.

O professor não deixou um ponto sem analise. Como o governo afirmou que "as tarifas cairão", Pinguelli não perdeu tempo e chamou de FALACIA. Depois desse artigo irrefutável, a doação privatização deveria ser anulada. E não apenas a da Eletrobrás.

AMAZONINO. VOLTA AO GOVERNO DO AMAZONAS, PELA QUARTA VEZ

È o mais antigo e incompetente, com uma abstenção colossal, derrota Eduardo Braga. Este perdeu em 2010, repetiu o fracasso. Só que agora, duplamente. Tem que voltar ao senado,a vaga está ocupada pela suplente, sua mulher. E a duvida: que cargo disputará em 2018?

LUIZ FUX: GRANDE ENTREVISTA

A repórter Carolina Brigido extraiu dele tais considerações, que o jornal publicou em pagina inteira. O titulo, uma declaração dele. È uma sumula de toda a conversa: "Congresso quer enfraquecer o Poder Judiciário".

Tudo em linguagem franca, lúcida, limpa e sem retoques ou disfarces. È o Ministro que no julgamento da cassação de Temer, dividiu as glorias do espetáculo, com o relator Herman Benjamin, e a também Ministra do Supremo, Rosa Weber. Deixando no chão prostrado e desmoralizado (mais?) Gilmar Mendes. A entrevista é imperdível.

No final,uma  noticia excelente e outra péssima. A primeira: Fux assume a presidência do TSE em maio, comanda a eleição de 2018. A segunda: Gilmar Mendes fica mais 8 meses presidindo o TSE. O país não merece isso.

O BOXE FULMINA O UFC

Ha mais de 80 anos chamado de "nobre arte", imortalizou nomes extraordinários, de Gene Tuney a Muhamed Ali, passando por Joe Louis e tantos outros. Ha 4 anos surgiu essa desmoralizada briga de rua, sem  personagens notáveis, dentro e fora do ringue. sem qualquer merecimento. Ontem, promoveram o desafio, em Las Vegas. O brigador de rua foi massacrado, não durou 10 rounds.

E fora do ringue, um show de prestigio e de movimentação financeira. O vencedor recebeu quase 500 milhões de reais. A renda de ingressos nas bilheterias, chegou a 250 milhões. O pay per view vendeu quase 1 bilhão de reais, não vendeu mais porque a internet ficou estrangulada. Mais de 200 países compraram os direitos de transmissão, incluindo o Brasil. 

No auge, a UFC fatura 5% desses números. O Box, imortal

NA VÉSPERA DA CHINA

Temer, Maia e Meireles, passaram o fim de semana e a segunda, reunidos. 3 presidenciáveis, presumíveis,supostos, todos na mesma data distante: 2018. O primeiro desgastado, desmoralizado, desastrado, mas resistindo de forma inominável e insuportável para o país.

O segundo, desconhecido e ignorado em 4 mandatos, descoberto na metade do quinto. È tido e havido como candidato certo para qualquer eleição. E pelo menos, a partir de hoje, já se muda para o Planalto Para desgosto dele, circunstancialmente..

O terceiro, depois de fazer fortuna no Banco de Boston, sentiu saudades do país que não visitava ha 25 anos. Tinha pretensões políticas, teve 183 mil votos para deputado, fracassou no BC. Acabou como rico e poderoso Presidente do Conselho de Administração da corrupta empresa dos Batista.

O sonho parecia ter acabado. Conheceu o então vice, nas suas negociações de corrupção, ressurgiu, agora como Ministro da Fazenda. Apontei logo para a sua ambição, já está quase tão impopular quanto o chefe. Tenta se fortalecer bajulando os evangélicos. Mesmo sendo sábado e domingo, ia  direto para as reuniões. Deixava o Jaburu, passava por lá. Precisava ouvir o  que dizem dele. 

EDUARDO CUNHA REVOLTADO

O ex-presidente da Câmara criticou duramente o Ministro Fachin. Não sei a forma ou o intermediário que usou. Mas conheço o motivo. Ele considera que o ministro retarda  deliberadamente, decidir pela sua libertação.

Esclarecendo. Ha 4 meses, Cunha entrou com 2 recursos: no STJ e no STF. Os dois, absurdos. No STJ pede a ANULAÇÃO da sua cassação, determinada pelo plenario da Câmara.

Como o STJ tem prioridade, Fachin, espera a decisão. Mas como o recurso para ele, também não tem a menor base, ele está mais perto da segunda condenação do que da liberdade..

TEMER TENTA A CHINA

Ontem á noite, declarou: "Espero que a China se interesse pelas CONCESSÕES". Falou novamente, não usou nenhuma vez a palavra PRIVATIZAÇÃO. Viaja hoje, terça. Mas ontem, conversou duas vezes com Maia. Está preocupado: se houver votação, não será com Maia na presidência.

ELISEU PADILHA

O impávido e altaneiro Chefe da Casa Civil, quebrou o silencio: "Se houver nova denuncia contra o presidente da Republica, terá que ser fundamentada". Mais do que já foram os encontros pela madrugada e fora da agenda?

Para que não haja duvida: quando ele se refere ao presidente, podem acreditar: é Michel Temer.


***



A DELAÇÃO DE SILVAL BARBOSA: O GOVERNADOR PAGAVA MAS GRAVAVA

Em matéria de corrupção, o estardalhaço da semana veio de Mato Grosso, com vorazes políticos, desassombradamente recolhendo dinheiro vivo, que açodada e prazerosamente, iam guardando nos recipientes que haviam levado. Mas não inventavam nada.

O inventor do modo, forma e estilo de receber e guardar dinheiro impuro e ilegítimo, foi o então governador José Roberto Arruda, de Brasília mesmo. Perdeu o dinheiro, o cargo, a liberdade. Mas ganhou  seguidores de menor estatura, só que com a mesma desfaçatez e sem vergonhice.

Serão punidos, é claro, apesar das afirmações coletivas e individuais, burramente tentando desmentir as gravações, com a mesma frase:" Não fizemos dada de ilegítimo". No mesmo episódio, o ministro da Agricultura, acusadissimo. Mas sem gravação. Continuará no cargo.

O próprio Temer, acumulando mais crimes e atos de corrupção, faz planos para 2018. 

FOI ASSASSINADO O CENTÉSIMO PM

Como ainda não terminamos o oitavo mês, mais de 12 mensalmente. Um PM morto, dia sim, dia não. E a maioria é executada quando está de folga. Os bandidos traficantes sabem de tudo, para onde vão quando não estão trabalhando.

A PM é sempre acusada de EXCESSO ou OMISSÃO. Exagero e injustiça. São milhares e milhares de policiais. Os que descumprem as leis e  as regras, o mínimo dos mínimos, como em todas, (todas, sem exceção)as profissões.

GILMAR SOLTA MAIS UM CRIMINOSO, QUE FOGE

Apesar da manifestação publica contra ele, reunindo os mais diversos setores, o Ministro sem toga, nem se incomodou, não ligou, não se preocupou. E logo depois do protesto do judiciário, mandou libertar o ex-presidente do Detro, corrupto criminoso, que "ameaçou matar mas antes torturar os que não lhe pagavam "o dizimo " da cumplicidade e da desonra.

O desprendido e corajoso Marcelo Bretas, assim  que soube de mais esse ato insensato de Gilmar, mandou prender o criminoso. Era tarde, ele havia fugido, já é considerado foragido. O criminoso sem toga, inatingível e inatingido, continua na sua obsessão: assessorar e aconselhar Temer, para que permaneça no Planalto até 2018.

Temer enviou ao Supremo um pedido para que Janot seja afastado dos seus processos. Defende a suspeição dele. Um corrupto confesso acusando um Procurador, a quem o país tanto deve.  Esse pedido,travestido de recurso,é longo e ferozmente redigido .

Exigiu mais de 8 horas de conivência entre Gilmar e Moreira Franco. Este, relendo o que redigira, riu: "Nunca redigi nada tão violento". O ministro sem toga gargalhou, e reivindicou a cumplicidade: "Sem mim você não teria o que redigir".

PS- Alem de corrupto e covarde, ameaçando de morte e tortura os que não pagaval propina, ignorante.

PS2- Fugiu, foi considerado foragido, não tinha para  onde ir. Nem ficar aqui, nem ir para o exterior, se entregou. Já está na prisão, sem Gilmar.

INÉDITO, ASSUSTADOR,EXCLUSIVO, MAS RIGOROSAMENTE VERDADEIRO

Entremos logo no assunto, sem delongas. Senadores que se elegem governadores. Ou governadores que se elegem senadores, recebem mensalmente, entre 67 e 75 mil reais.

São dezenas e dezenas, pois na hierarquia política e eleitoral, normalmente esses cargos se sucedem.

O IMPRUDENTE E CORRUPTO TEMER

AS acusações contra o AINDA presidente, aparecem de todos os lados. Agora foi flagrado, visitando uma empresa que tem contrato de 44 milhões com o Planalto. È do setor de comunicação. Justificativa dele: "Fui verificar os planos que tem para o governo". 

Disse que o contrato é com o governo e não com ele, pessoalmente. Mas não conseguiu explicar a razão de intimissimos amigos, prestarem serviço a essa empresa. Apesar do contrato ser de antes dele chegar ao Planalto.

CHICO BUARQUE

PS- Impossível selecionar a  melhor ou as melhores criações do genial compositor.

PS2- Mas se eu tivesse sido ouvido na seleção que fizeram, responderia:CONSTRUÇÃO.

PS3- É uma combinação de gênio, conhecimento,intuição, tudo isso inexplicável apenas numa única  pessoa.



***



Mazola: devoro teus textos magníficos. Muito bem escritos, e melhor ainda, corajosos, lúcidos, chegando à identificação como audaciosos. Mas tenho que discordar quando você escreve, “SÓ Deus muda a República dos banqueiros”. No meu entendimento, tem que ser “NEM Deus muda a República dos banqueiros”.

Helio Fernandes e Daniel Mazola, o registro é do ano passado. Arquivo do Mazola.

Há anos o cidadão espera receber o roubo dos bancos

Em dezembro, antes das férias da justiça, começaram no Supremo, a examinar os prejuízos de centenas de milhares de pessoas. Dizimadas por cinco planos engendrados por economistas incompetentes: Verão, Bresser, Cruzado e o Collor I e Collor II. Disseram: “Os ministros vão se manifestando, depois é só votar”.

A fraude dos banqueiros

Muito tempo antes, ainda na Tribuna impressa, escrevi bastante sobre o assunto. Os banqueiros não perderam nada, tiveram lucros em todos esses planos. E os economistas que planejaram e arruinaram os cidadãos, continuam cada vez mais prestigiados, donos de consultorias arrogantes, parece até que não participaram dessa fraude trilionária, que para eles se acumula como vitória profissional e aumento de contas bancárias.

O terrorismo dos banqueiros

Durante quase 30 anos, esses poderosos e intocáveis donos de bancos, não deixaram ninguém examinar a questão. Espalhavam as maiores fraudes, mantiveram engavetadas as devoluções do dinheiro do cidadão-contribuinte-eleitor. Mas como é preciso uma satisfação à comunidade, o caso chegou ao plenário do Supremo, pelo menos para que os senhores ministros, data vênia, pelo menos discursassem.

“O país vai quebrar”

Esse foi o trovão espalhado pelos donos dessas “arapucas” chamadas de bancos. Começaram a se aproveitar da “Liberdade de Imprensa”, fizeram frases e divulgaram números assustadores. “Se tivermos que pagar, o Brasil vai à falência junto conosco”. Ou: ”Não devemos nada, já perdemos muito”.

Em matéria de números, iam avançando de forma assustadora para o país e o todo. Começaram falando “em prejuízos” de 150 BILHÕES, passaram para 450 BILHÕES.

E alguns, mais audaciosos chegaram a falar que o total que a comunidade devia e deve receber, é de “900 BILHÕES”. Poderiam ir mais longe, eles não precisam prestar contas a ninguém.

O Supremo não pode decepcionar o cidadão

Além do prazo dilacerante que desperdiçaram para não chegar a lugar algum, (reconheço, nenhum dos Ministros de agora, estava no Supremo na hora dos golpes baixos dos bancos e banqueiros). Mas agora estão no mais alto tribunal, têm que decidir a favor da comunidade.

Se votarem a favor dos banqueiros enriquecidos e poderosos, estarão desperdiçando o capital que conquistaram em alguns julgamentos, mesmo polêmicos. Votando a favor desses banqueiros ávidos e tresloucados, serão cúmplices e acumpliciados. Favorecendo esses sanguessugas do dinheiro da comunidade, é MELHOR QUE RENUNCIEM COLETIVAMENTE.

Se não RENUNCIAREM ou se APOSENTAREM SEM VENCIMENTOS, a coletividade do Brasil todo, deve ACAMPAR diante do Supremo. Não deixando que os Ministros ENTREM ou SAIAM. Pacificamente.

Reforma agrária

Todos os camponeses do mundo ocidental, (e não apenas eles) só se desenvolveram depois da reforma agrária. No Brasil essa reforma se esconde atrás do agronegócio, os governos se omitem com medo desses poderosos senhores da terra. Se julgam os salvadores do mundo, apregoam e acreditam que sem eles o pais morreria de fome.

Dona Dilma fez muito bem em receber os líderes do MST, 24 horas depois de uma vasta e importante manifestação. Mais de 30 mil pessoas, sem violência, mas assim mesmo agredidos pela polícia.

Mas não adianta nem resolve utilizar o imponente Palácio do Planalto para uma conversa de botequim. É preciso fazer, realizar, construir. Fortunas incríveis são feitas nas cidades e nos centros urbanos, apenas nas transações com terras.

Os “donos” da terra

Depois da indústria automobilística, os maiores anunciantes são os senhores dos negócios imobiliários. No Rio, estão construindo um campo de golfe para a Olimpíada. Depois, nesse terreno enorme, serão construídos 22 edifícios com 24 andares cada um. Mais fortunas imobiliárias.

Qualquer que seja a concepção ou a convicção sobre a criação do mundo, a terra jamais foi propriedade de alguém. Socialistas ou capitalistas. A terra é de Deus. Seja qual for a religião, a fé ou a crença do cidadão. O maior escândalo do Brasil em todos os tempos se chama NOVACAP. Quilômetros e quilômetros de deserto foram distribuídos, doados, destacados para privilegiados. Cidadãos de todas as origens e procedência, foram para Brasília já na posse e doação daquela terra imensa. E de graça.

PS – Saiu na Folha, do Painel de Vera Magalhães: Lobão elogiava um dirigente do setor elétrico que já ocupou muitos cargos. Mas ressalvou: “Ainda não foi Ministro de Minas e Energia. Se quiser o meu lugar terá que esperar muito tempo”.

PS2 – Como Lobão é senador e seu mandato termina agora, precisa se desincompatibilizar até 5 de abril. Duas hipóteses. 1 – Continuará Ministro não tentará a reeleição. 2 – Está tão desprestigiado, desprezado e tecnicamente desmoralizado, que considera 45 dias, de hoje a 5 de abril, “um tempo muito grande”.

PS3 – Nadal estreou com vitória, no ATP 500. O Brasil não está preparado para organizar competição como essa. A quadra central tem 6 mil e 200 lugares, um terço das outras do mundo. O Jóquei recebeu 20 milhões para montar os jogos.

PS4 – Além da quadra central, outras três, apertadinhas, com capacidade para 400 pessoas cada uma. Sem televisão, reclamação total. São 32 jogadores, 11 da Espanha. Se for campeão, Nadal só vai enfrentar compatriotas.







***


Reprimida, combatida, proibida, passou a ser considerada suicida. Entrou para a relação das drogas criminosas, custavam a reconhecer que não era nem mesmo uma droga. Grandes personalidades que chegaram aos postos mais altos nos seus países, confessavam que na adolescência fumavam maconha. Sem maiores conseqüências, não era considerado droga.

O presidente do Uruguai, o psiquiatra Lester Grinspoon

A tentativa de reabilitar ou liberar a maconha, parou em muitos obstáculos, principalmente em estados americanos. Faziam concessões que não concediam nada, permitindo apenas o uso medicinal. Só que agora, o ex-guerrilheiro presidente do Uruguai, ganhou as manchetes do mundo, fazendo aprovar no Congresso, liberdade total, para essa maconha que pode ser plantada e consumida por qualquer um. Voltou a expressão, que foi muito citada no Brasil, há pouco, por causa das biografias: “É proibido proibir”.

O Uruguai é um país pequeno, com três milhões de habitantes, mas veio provar que a Justiça provoca satisfação e reconhecimento, muito maiores do que a injustiça. E o mundo que se prende muito mais a notícias de assassinatos, de corrupção, e tudo isso junto com penitenciárias como a de Dona Roseana, colocou nas manchetes, a liberação dessa maconha. Que um psiquiatra que passou a vida estudando o problema, comparou-a á penicilina.

Agora, quem vai desmentir o pesquisador?

Ainda me lembro, eu era pequeno e o mar bramia, quando houve a revolução da Penicilina. Um estrondo de satisfação, o povo que não tinha direito a coisa alguma, teve aberta a caminhada da descoberta, que servia para curar doenças sem fim.

Foi uma consagração, primeiro perplexidade, depois o direito dos povos se utilizarem das mesmas soluções que salvavam e favoreciam as elites enriquecidas com o dinheiro que sobrava da exploração do esforço do trabalhador. E isso resistiu até hoje.

O psiquiatra e suas lições

Grinspoon, com 86 anos de idade, é reconhecido pelo menos por 60 anos de estudo sobre a maconha. Nunca teve medo da droga, nem mesmo se pudesse atuar sobre ele. Para os que se surpreendiam com tanto tempo de convivência com a maconha, respondia sempre: “Uso maconha, pessoalmente, há mais de 40 anos, se prejudicasse minha memória, é evidente que eu já saberia”. E continuou devassando essa planta tão idiozincrizada e assustadora.

Descrição de apenas alguns dos benefícios

Diz que a maconha tem um extenso e ainda não desvendado uso medicinal. Nem fala na satisfação e no uso recreativo da maconha. Começa por dizer que na “Califórnia, médicos receitam para dor nas costas, com sucesso total”.

A maconha já foi utilizada para aliviar dor de cabeça, disenteria, baixar imediatamente a febre, como solução para a depressão, até para acabar com a enxaqueca. E conclui essa lista: “Sozinho, descobri que a maconha é o tratamento por excelência para a dor de cabeça”. Sem contestação de especialistas consultados.

A transformação do psiquiatra

Seu depoimento pessoal é irrefutável. Confessa: “Até 1967 era comum o uso da maconha em festas”. Eu era o primeiro a dizer: “isso deve fazer mal a saúde”. Mas aí o psiquiatra afirma que começou a questionar suas próprias afirmações e convicções sobre a maconha. E, mergulhou no estudo dessa planta, dedicou toda sua vida a constatar sua aplicação e seus benefícios.

Eu um médico, acreditando em versões

Começou se questionando como profissional, reconheceu que como quase todas as outras pessoas, estava enganando a si mesmo, acreditava no que diziam sem o menor fundamento.

Afirmação importante do psiquiatra e pesquisador: “Um dia fui à biblioteca de Harvard para tentar descobrir a base cientifica da maconha. Li todos os estudos e fiquei satisfeitíssimo de reconhecer, eu e quase todas as outras pessoas sofremos lavagem cerebral”. Impressionante a constatação e a confissão.

“A partir de 1973, 40 anos, comecei a fumar. Não queria ser criticado pelo fato de recomendar mas não utilizar a maconha. Nunca mais parei”.

O médico, psiquiatra, professor e pesquisador, garante: “A maconha tem efeito anti-inflamatório, e ação analgésica. Eu tenho complicações de estômago e diabetes, isso me dá terrível sensação de náuseas. Por isso, quando vou a um restaurante, carrego um pouco da erva para emergência, mastigo um pouco e continuo a comer, sem maiores problemas”.

Maconha-penicilina

Para terminar, a consciência e consistência do grande pesquisador, que mais do que ninguém pesquisou coletivamente a maconha e se serviu dela, pessoalmente. “A maconha tem múltiplos efeitos, que serão aproveitados, depois de dissipados os temores. Em muitas doenças ou males, a maconha será uma descoberta para a humanidade, assim como foi a penicilina”.

Que o mundo e a humanidade, reconheçam essa oitava maravilha médica.








***



QUEM NÃO SABE LIDERAR, NÃO PODE PRESIDIR A ABI

Convidado para liderar a Chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO, ao lado de nomes históricos da ABI, Bernardo Cabral, Miranda Sá e tantos outros, é diligente, valioso e necessário fazer oposição a atual diretoria.

É ainda mais grave, frente às más notícias de uma administração excludente, discricionária e que decorridos seis meses de sua eleição, esta diretoria não fez absolutamente nada pela instituição, seja materialmente, seja ideologicamente. Por isso deveria no mínimo reconhecer sua inaptidão para estar no seu comando. É importantíssimo lembrar que até suas contas não foram aprovadas.

Participei da diretoria em que o importante líder BARBOSA LIMA SOBRINHO foi presidente da Associação Brasileira de Imprensa, retorno hoje, na chapa que leva seu nome, numa justa e bela homenagem.

O presidente Domingos Meirelles decepcionou, disse uma coisa e faz outra. Prometeu e não cumpriu, mentiu para todos que acreditaram na sua falsa promessa.

Jornalistas preocupados com o futuro da ABI, não querem que essa gente mesquinha e falsa, continuem com seus atos antidemocráticos, fechando as portas da entidade, para os movimentos sociais, que sempre deram suporte a classe resistindo contra o Golpe de 64.

Os jovens precisam ser associados, e isso não acontece, por covardia de uma diretoria, que quer se perpetuar nos quadros da instituição.

Queremos a ABI voltada para a comunidade, sem cumplicidade com extremistas, direitistas, saqueadores do povo brasileiro, as Fiesp, Firjan e Globo, e outros núcleos de entreguistas das nossas riquezas não podem se instalar na instituição levada pelas mãos de dirigentes que não se vinculam com as matizes das Liberdades e dos Direitos Humanos.

Venho dar meu apoio e voto a Chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO, com a firme e resoluta convicção de que sua representatividade, é um marco latente de libertação da ABI.

Estamos juntos!### 


A MORTE DO DITADOR CASTELO BRANCO, DOCUMENTO HISTÓRICO QUE COMPLETA 48 ANOS – Parte I

2 MILHÕES DE FRANCESES REVERENCIAM OS JORNALISTAS – CARTUNISTAS, CONDENAM OS TERRORISTAS, EXALTAM A LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO

RESPONDENDO A SEGUIDORES SOBRE LACERDA E O GOLPE DE 64. A MORTE DE EDSON LUIZ DO CALABOUÇO, A DESTRUIÇÃO DA TRIBUNA, E O MASSACRE DE PARIS. COM A LIBERDADE SOBREVIVENDO A TUDO

A LATIFUNDIARIA KÁTIA ABREU, O MINISTRO PATRUS ANANIAS, OS QUE EXIGEM REFORMA AGRÁRIA. O TERRORISMO DOS QUE SE DIZEM “DEFENSORES” DE MAOMÉ

A POSSE DO SEGUNDO JOAQUIM, VISTA DO ANGULO DO PLANALTO. O RODÍZIO DOS MESMOS EMBAIXADORES. RENAN, SEM CACIFE PARA ELA E PARA O PMDB
 

OSTENSIVA OU VELADAMENTE, A PETROBRAS APAVORA O MUNDO POLÍTICO, ECONÔMICO, ADMINISTRATIVO. E OS “ACIONISTAS MAJORITÁRIOS” DAS EMPREITEIRAS, FICARÃO IMPUNES?
 

FINALMENTE DILMA FORMA E EMPOSSA SEU MINISTERIO “QUEM-QUEM”, PROVISÓRIO OU MISTIFICAÇÃO. 13 CONSEGUIRAM CONTINUAR


  
"DIGA AO POVO QUE ACEITO"
 

Evandro Lins e Silva, extraordinária personalidade, mestre de Direito, meu primeiro advogado. “Pesquisas”, com aspas, dizem que “Lula perderia para Alckmin”. Obama já não é o mesmo

***


DILMA: MAIS PÂNICO DO MENSABRAS DO QUE DO MENSALÃO. E A ECONOMIA? A FALA, INESQUECÍVEL, DE DONA MARINA
  

ALTOS LÍDERES DO PMDB, PT E PP APAVORADOS. LEGENDAS NÃO PODEM IR PARA A CADEIA. ELES TÊM QUE PERDER A LIBERDADE. É PRECISO EMPREENDER A EMPREITADA DE FAZER OBRAS PELO PREÇO DA COMPETITIVIDADE E NÃO DAS PROPINAS



ECONOMIA BRASILEIRA: DESPREPARADA, DESCONTROLADA, DESATIVADA, DESESPERADA. NO AMAZONAS, LULA E DILMA, MASSACRADOS



DONA DILMA INSISTE NA "TÁTICA" E "ESTRATÉGIA" DO TERRORISMO SOCIAL. ENQUANTO A ECONOMIA DESABA NAS SUAS CONTAS E NAS COSTAS DO POVO


 
A GRANDE ENCRUZILHADA DO SEGUNDO TURNO. TRANSFERÊNCIA DOS 22 MILHÕES DE VOTOS DE MARINA, O APROVEITAMENTO DOS 30 MILHÕES QUE SE ABSTIVERAM, VOTARAM BRANCO, OU ANULARAM, DESINTERESSE


  
DILMA PODE SER DERROTADA PELA UNIÃO DOS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO. A MÁQUINA DA CORRUPÇÃO, E DO "NÃO ROUBA MAS NÃO FAZ", ESTRAÇALHADA PARA O BEM, DO POVO DA RUA



EM 125 ANOS DE REPÚBLICA NUNCA HOUVE UM CANDIDATO QUE PERDESSE NO PRIMEIRO TURNO E VENCESSE NO SEGUNDO


 
AMANHÃ, COMEÇA A CAMINHADA CÍVICA, QUE TENTAM TRANSFORMAR EM ARITMÉTICA ELEITORAL. COMO HAVERÁ SEGUNDO TURNO, OUTRA ELEIÇÃO NO DIA 26, MAIS TRÊS DOMINGOS DE ESPERA


 
11 SENADORES DISPUTAM ELEIÇÃO DE GRAÇA. SE TRANSFORMAM EM GOVERNADORES, OU FICAM NO SENADO. O DEBATE INÚTIL, AS ENTREVISTAS FORAM MUITO MELHORES E MAIS IMPORTANTES


 
NA BRIGA DE RUA COM PAU E PEDRAS, DILMA USA FRACASSO DE QUATRO ANOS, PARA TENTAR A DESTRUIÇÃO QUE COMEÇOU. DE ONDE SURGEM ESSAS PESQUISAS HUMILHANTES?


 
A ARROGANTE, IMPRUDENTE E INCOMPETENTE DILMA APELA PARA O MAIS BAIXO LUGAR COMUM, GRITA POR TODOS OS LADOS: "CHEGOU A HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA"

 
FALTA UMA SEMANA PARA O FIM DA CAMPANHA. MAS DEPOIS A ESPERA DO PRESIDENCIÁVEL ATÉ O DIA 26



O NOVO PRESIDENTE DA ABI. O SUSTO COM O EX-DIRETOR DA PETROBRAS, PASSOU A PÂNICO COM O DOLEIRO. DILMA A “ESTADISTA”



A VERGONHA, O VEXAME, A IMPRUDENCIA, A INCOMPETENCIA DO DISCURSO DE DONA DILMA NA ONU, APOIANDO OS TERRORISTAS

  
A RAZÃO DE LEWANDOWSKI ASSUMIR. NO FUNDO, DONA DILMA É SOBERANA

  
COMEÇOU O BOMBARDEIO DO ESTADO ISLÂMICO, SEM TROPAS. A PESQUISA HOJE, NÃO AGRADOU NENHUM DOS CANDIDATOS

 

CLESIO ANDRADE SIMBOLO DA CORRUPÇÃO E DA IMPUNIDADE, ABANDONOU O FORO PRIVILEGIADO. E O SUPREMO ATENDEU. HOJE DEVE SER DIVULGADA PESQUISA DO IBOPE, DIVERGENTE COM O DATAFOLHA
  


A CUMPLICIDADE DOS MILITARES HOJE NA ATIVA, CUMPLICES PELO SILENCIO. E O LIVRO IMPERDÍVEL COM DEPOIMENTO MAGESTOSO DE SOBRAL PINTO, SOBRE A DITADURA VARGAS



A GRÃ-BRETANHA NÃO ACABOU. DATAFOLHA E IBOPE, COM METODOLOGIA DIFERENTE, DIVERGEM


 

O PMDB QUER PROCESSAR O VICE DE MARINA. O VICE DE DILMA DIZ QUE ELA NÃO PERDE, MESMO SE QUISER. OS VICES FALAM Á VONTADE, O CIDADÃO NÃO LIGA PARA ELES

 

A FARSA DA CPMI, COM CORRUPÇÃO ASSUSTANDO E PAIRANDO NO AR. E A PRIMEIRA GUERRA DA HISTORIA, “SEM ARMAS”


 

A PRECIPITADA E SEM AUTENTICIDADE MODIFICAÇÃO NO JORNALISMO DA GLOBO. PAULO ROBERTO DEPÕE HOJE, PODE FICAR EM SILÊNCIO OU DIZER O QUE QUISER



ACABOU O MEDO DO “VOLTA LULA”. EIKE BATISTA PRECISA TER OS BENS PENHORADOS. DONA DILMA ATACA MARINA
  


OS 70 ANOS DA AV. GETÚLIO VARGAS, E A HISTORIA COMO ELA É


 

COM “INVEJA E CIÚME”, DILMA TENTA “DESCONSTRUIR” MARINA COM BAIXARIA. MAS SEU DESGOVERNO É UMA CATÁSTROFE


 

 
 



 


 
 


 
 
 
 
 
 
 
  


 


 
 

 

 



 
 



 
 
 

 
 


 



 
 

 

 
 
PRESIDENCIÁVEIS: TODOS PREGAM MUDANÇAS 



O PODER DE ISRAEL E DOMÍNIO SOBRE A PALESTINA, SEM CONTESTAÇÃO

 
   
EDUARDO PAES SOBRE BENTHLEM: “EU NÃO SABIA DE NADA, VOU INVESTIGAR”
 
 

O ESQUECIMENTO DE OSWALDO ARANHA, A INGRATIDÃO E O “SELFIE” DE ISRAEL






O PADRÃO FIFA DA QUASE MARGINALIDADE. “MEUS NÚMEROS ME TROUXERAM DE VOLTA”

 
 
O PAPA FRANCISCO, O PREFEITO EDUARDO PAES, O “CAMPO DA FÉ”, O ESCLARECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, A COMUNICAÇÃO AO CARDEAL ORANI TEMPESTA, A RESPOSTA DESTE E A “DESAPROPRIAÇÃO FRAUDULENTA PARA FAVORECER JACOB BARATA“. (TUDO EXCLUSIVO)
 


DUNGA, GILMAR E MARIN: A MORTE E A MORTE DO FUTEBOL BRASILEIRO

 
 
BRETTON WOODS: A CONSPIRAÇÃO DE 1944, A COMEMORAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DE 2014

 
 
LULA TUDO A VER COM O MENSALÃO DO PT. AÉCIO TINHA QUE CONHECER O PASSADO ESCANDALOSO DO SEU VICE CLÉSIO. FHC FOI REELEITO PAGANDO À VISTA E A DOAÇÃO COM MOEDAS PODRES

 




RÚSSIA-UCRÂNIA, ISRAEL-HAMAS


 
A LUTA DE BASTIDORES DA REELEIÇÃO, AMEAÇA EXPLODIR A CAMPANHA. O “NEGÓCIO DA CHINA” PROVOCA EMPOLGAÇÃO COM OS BRICS


 
OS BRICS NÃO QUEREM SER APENAS UMA SIGLA SEM IMPORTÂNCIA. OS “VICES” CIVIS NA DITADURA MILITAR

 


CITIBANK-CITIGROUP, MULTADO EM 7 BILHÕES DE DOLARES. DILMA, AÉCIO, CAMPOS, À ESPERA DA PESQUISA DO DATAFOLHA


 

NÃO QUEREM MEXER NA CBF, MAS DÃO 800 MILHÕES AO CORINTHIANS. JOAQUIM CUSTA A SAIR, DILMA VAIADA

 
 
FORA FELIPÃO FRACASSADO. E SE DESFAÇA DA MÁFIA FORMADA POR ELE E MAIS O CORRUPTO APRENDIZ DE DITADOR MARIN E O DESEMPREGADO PARREIRA. 24 ANOS DEPOIS A ALEMANHA CONQUISTA UM TÍTULO. AGORA, EM MOSCOU-2018, A ARGENTINA TEM QUE RECUPERAR 32 ANOS. SE PASSAR NA CLASSIFICAÇÃO, O QUE PODE NÃO ACONTECER


 
EXALTAM A ALEMANHA, QUE NÃO GANHA UM TÍTULO HÁ 24 ANOS. E A ARGENTINA, “INVICTA” HÁ 24. NÃO QUEREMOS ESSA RENOVAÇÃO. PERDEMOS POR SCOLARI E PARREIRA

 
 
DI STÉFANO UM DOS MAIORES JOGADORES DO MUNDO, QUE VI JOGAR A PARTIR DE 1948, QUANDO ERA “LA SAETA RUBIA”
 


COM FELIPÃO E PARREIRA NO BANCO E NEYMAR INUTILIZADO, A ALEMANHA MASSACRA O BRASIL. TÉCNICA E TATICAMENTE INÚTEIS, ESSES “COMANDANTES” FAZEM 200 MILHÕES CHORAR DE VERGONHA

 

 

GENOINO ESTARÁ EM CASA EM AGOSTO. AGORA, DIRCEU EM MARÇO. NUMA FINAL BRASIL-ARGENTINA, TUDO PODE ACONTECER. EM 2 ANOS, FELIPÃO E PARREIRA, ECONOMIZARÃO 20 MILHÕES CADA UM

 




 

COM A PRISÃO DO EX-PRESIDENTE DA FRANÇA, PRESO POR CORRUPÇÃO, OUTROS EX-PRESIDENTES ESTÃO ASSUSTADOS. PRINCIPALMENTE NO BRASIL. O PLANO REAL COMEÇOU COM ITAMAR, FOI “RESOLVIDO” POR CHICO LOPES

 

 

ALEMANHA E BRASIL NA SEMIFINAL, PARA A “GLORIA” E “SATISFAÇÃO” DE FELIPÃO, PARREIRA E MARIN, NÃO DO POVO


 

O BRASIL PODERIA ATÉ GANHAR. SEM FELIPÃO, SERIA BEM MAIS FÁCIL. ESTE NÃO SABE NADA, A NÃO SER “MOTIVAR” JORNALISTAS. ADORA RETROCESSO, DESPREZA PROGRESSO. E OS JOGADORES, CHORANDO, ACREDITAM MAIS NO PSIQUIATRA

 

 

AMANHÃ UM CAMPEÃO SERÁ ELIMINADO. FRANÇA OU ALEMANHA. BRASIL SABERÁ SE PSIQUIATRA VALE MAIS DO QUE TÉCNICO. SERRA AOS 72 ANOS, DOMINA SÃO PAULO

 



 

SÃO PAULO ACERTA SUA SUCESSÃO, COMANDA A CAMPANHA PRESIDENCIAL. ARGENTINA SOBREVIVE À PERSEGUIÇÃO

 
 
CONCENTRARAM A CAMPANHA EM SÃO PAULO, O MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DO PAÍS. NINGUÉM GANHA DE ALCKMIN, HÁ 20 ANOS NO PODER. QUER MAIS 4, PARA NOVA AVENTURA PRESIDENCIÁVEL

 

 

A POLITICALHA DO RIO, CONTINUA ENJOANDO. NO PP QUEM TEM VOTO E PRESTÍGIO ESTÁ NO AEZÃO

 
 
O CHILE PRETENDIA FAZER HISTÓRIA NÃO PASSOU DE FIGURANTE, MAS EXIGIU PRORROGAÇÃO, PENALTIS, E A DIFERENÇA MÍNIMA. ALGUÉM TINHA QUE PASSAR, FOI O BRASIL

 
 
A JUSTIÇA DE NOVA IORQUE, (NÃO DOS EUA) ESTÁ FAZENDO INTERVENÇÃO FINANCEIRA NA ARGENTINA. ANTES SÓ FAZIAM INTERVENÇÃO MILITAR

 

 

O SUPREMO DE EQUÍVOCO EM EQUÍVOCO, TRANSFERIU OS JULGAMENTOS PARA AS TURMAS. E O PLENÁRIO NÃO SE REUNIRÁ MAIS? 


 
QUE SAUDADES DA ELEIÇÃO DA GUANABARA. SARNEY, ENRIQUECIDO DE GLORIAS E DA GEOGRAFIA FINANCEIRA. CIRO GOMES, VOLTA AO PRIMEIRO PLANO


 
O VICE DOS EUA, E A COMISSÃO DA VERDADE

 

 


OS GENERAIS NÃO EXPLICARAM A TORTURA PRATICADA NOS QUARTÉIS. DONA DILMA “RIFADA” NO RIO

 



 

O MINISTRO BARROSO PEDIRÁ AO PLENÁRIO DO SUPREMO QUE JULGUE O PEDIDO DE GENOINO. O CONSELHEIRO MARINHO TEM QUE SER AFASTADO DO CARGO. DILMA VAI SE PERDER COM TANTO TEMPO DE TELEVISÃO


 

13 ANOS DO CALOTE DA ARGENTINA, A JUSTIÇA DOS EUA PROTEGE FUNDOS PODRES. FHC: APOIO CONTRA AÉCIO. JORNALISTAS DO BRASIL, NÃO ASSISTEM A COPA

 
 
SUPLICY PODE ENTRAR COMO POSTE SUBSTITUINDO PADILHA. O BRASIL, CLASSIFICADO NA CHAVE ENFRENTA A HOLANDA

 
 
COM AÉCIO PRESIDENTE, FHC QUER SER EMBAIXADOR NA ONU. JOAQUIM JOGA A TOALHA, PERDÃO, A TOGA NO LIXO. FELIPÃO: “O TIME É MEU, QUEM ESCALA SOU EU”. O VICE DOS EUA, INSULTA O BRASIL


 
 
FHC FAZ 83 ANOS HOJE, SE AÉCIO GANHAR QUER SER EMBAIXADOR NA ONU. SOBRAL PINTO, FOI PRESO 3 VEZES NA DITADURA DE 64, COMO ADVOGADO
 


1930, 34, 38, 42, VARGAS NÃO SAIU DO PODER, SEM VOTO, POVO, URNA, ELEIÇÃO. IDEM, IDEM PARA OS GENERAIS DE 1964

 

 

O CARNAVAL PERDEU PARA O FUTEBOL, A CONSTATAÇÃO DE MAIOR ESPETÁCULO. O COMPORTAMENTO DE FRED NEM FREUD EXPLICA

 
 
MARINA-CAMPOS: NUNCA SE DERAM AGORA VÃO BRIGAR. MANIFESTAÇÕES CONTUNDENTES, MAS “ESTÁ HAVENDO COPA”

 

 

O QUE FARÃO DILMA E CAMPOS EM 2015? “HABEMUS COPA”

 

 

SÓ SE FALA EM COPA DO MUNDO, SEM APLAUSO DO POVÃO. LULA ADOTOU, “É A ECONOMIA, ESTÚPIDO”. E DÁ LIÇÕES A DONA DILMA


 
EM 1944, OS EUA DOMINARAM O MUNDO, PELAS ARMAS E PELO DÓLAR. FRANCISCO TALVEZ POSSA FAZER A PAZ ENTRE ISRAEL E PALESTINA


 

KASSAB, VICE DE ALCKMIN. BANQUEIROS QUE ROUBAM OS PRÓPRIOS BANCOS. HENRIQUE EDUARDO SERÁ GOVERNADOR COM 70 ANOS

  




PRESIDENTE LULA CONFUNDIU E ILUDIU A TODOS COM OS PROJETOS DE LEI DO PRÉ-SAL

 

 

NÃO NOS ESQUEÇAMOS DO 6 DE JUNHO DE 2013. O MISTÉRIO DAS DUAS CPIs


 

PAULO OTÁVIO, PRESO, SAIRÁ COM O DINHEIRO DA CORRUPÇÃO. JUAN CARLOS FORA DO TRONO

 

 

CORONÉIS DA RESERVA APENAS COADJUVANTES, AGORA FALAM ABERTAMENTE COMO “PAPAGAIOS DA TORTURA”. VOU CITAR GENERAIS IMPORTANTES, COM NOME E SOBRENOME, QUE MANDAVAM DE VERDADE, DAVAM AS ORDENS

 

  

DILMA E MALUF JUNTOS, QUAL A SURPRESA? OS BASTIDORES DA INCÓGNITA JOAQUIM, E O QUE POUCOS QUEREM CONTAR
  


A DERROTA OU A VITÓRIA NA COPA DO MUNDO, NÃO SERVE A NINGUÉM. NEM À DEMOCRACIA MISTIFICADA NEM À DITADURA DESMASCARADA. SÓ EM 1950, O POVÃO SENTIU E CHOROU. EM SILÊNCIO

 
 
ROYALTIES DO PRÉ-SAL E A PETROBRAS


 
CONFUSÃO IDEOLÓGICA OU FALTA DE IDEOLOGIA. A CPI ÚNICA DA PETROBRAS, VIROU MISTA


 

CPI DESMORALIZADA, DONA GRAÇA IGNORADA, AMANHÃ, PAULO ROBERTO COSTA “APLAUDIDO” PELO GOVERNO ASSUSTADO. A CHAPA AÉCIO-CABRAL-PEZÃO, ASSUSTA DONA DILMA


 
PMDB-PP DO RIO, COM AÉCIO, SURPRESA E PÂNICO. OS BANCOS NÃO QUEREM PAGAR, NÃO PAGARÃO. OS ASSASSINOS DE RUBENS PAIVA, MORRERÃO NA PRISÃO

 

DIA 5, NUMA CHURRASCARIA DA BARRA, PMDB, PSDB, PDT E PP, LANÇARÃO A CHAPA AÉCIO-PEZÃO. HOJE, O PRESIDENTE DO PP, ANUNCIA APOIO A DILMA. SEIS GRANDES ESTADOS IMEDIATAMENTE, EM DISSIDÊNCIA, FICARÃO COM AÉCIO

 

 

A QUASE PRISÃO DO GOVERNADOR DE MATO GROSSO. INVESTIGADO POR IRREGULARIDADES DE VOLUME ALTÍSSIMO, PAGOU MULTA PELA POSSE ILEGAL DE ARMA VELHÍSSIMA. TODA A AÇÃO POLICIAL ACABOU. DILMA, AÉCIO, CAMPOS, GRATOS AO IBOPE, LULA E DONA MARINA DECEPCIONADOS
 



A CONFISSÃO DO PRESIDENTE DO BC, E A CERTEZA DA INFLAÇÃO BEM ALTA

 



 

JORNAIS DIÁRIOS, REVISTAS SEMANAIS, TELEVISÕES POR ASSINATURA E TODA A NOVA TECNOLOGIA, TERÃO OS MESMOS DONOS. UMAS 50 PESSOAS, OU EMPRESAS, EXPLORANDO E ENGANANDO MILHÕES

 

 

ACHARAM GRAVAÇÃO DE RUBENS PAIVA, FEITA HÁ 50 ANOS. ENCONTRARÃO MEU DEPOIMENTO HÁ 33 ANOS NA CPI DO TERROR?


 

A FILHA DE RUBENS PAIVA, NUM LIBELO CANDENTE: “MEU PAI FOI ASSASSINADO”. MINISTRO ZAVASCKI, SUPREMO E ÚLTIMO DOS MOICANOS. GABRIELLI DESPERDIÇA 3 HORAS E 15 MINUTOS, DEPONDO PARA ELE E DEFENDENDO DONA DILMA


 
LULA INSISTE NA “BABAQUICE” CONTRA O METRÔ. OS PLANOS DE SAÚDE IAM “DEIXAR DE PAGAR 2 BILHÕES DE MULTA”, PERDERAM. AS MENINAS DA NIGÉRIA, NÃO APARECEM

 
 
A JUÍZA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA, MOSTRANDO CORAGEM, CULTURA, CONHECIMENTO, DECIDE QUE OS RÉUS DO RIOCENTRO, COMETERAM CRIMES IMPRESCRITÍVEIS
 



EM QUEM VOTAR OU NÃO VOTAR. OBSERVADORES, DIZEM QUE PELO QUE ESCREVO, SABEM EM QUEM VOTAREI. O CRIMINOSO QUE ESQUARTEJOU A VÍTIMA, “GANHOU” NOVAMENTE A LIBERDADE, APESAR DE OUTRA CONDENAÇÃO A 16 ANOS DE PRISÃO

 

A FARSA SOBRE A CPI DA PETROBRAS, É MAIS UMA INDIGNIDADE GERAL. DILMA, CAMPOS, AÉCIO, MARINA, SEM MUDANÇAS OU COM MUDANÇAS PROTELATÓRIAS, A PARTIR DE 2015, JOGAM O BRASIL NO CAMINHO DO SEGUNDO IMPEACHMENT
  



A INDENIZAÇÃO DA TRIBUNA DA IMPRENSA COMPLETA 35 ANOS, SEM SOLUÇÃO. HUMILHAÇÃO DA PRÓPRIA JUSTIÇA, PREJUÍZO INACREDITÁVEL


 
AÉCIO-SERRA, CAMPOS-MARINA, DILMA-LULA, NENHUMA CERTEZA. A INDIGNIDADE DO PRESIDENTE DO FLAMENGO. E O CIRURGIÃO ESQUARTEJADOR, HÁ 7 ANOS LIVRE




QUASE 1 BILHÃO ESTATAL PARA A “MORADIA” DO CORINTHIANS, MILHARES OU MILHÕES DORMINDO NA RUA. AÉCIO COMPREENDEU O QUE DIGO HÁ TEMPOS: SERRA É O VICE NATURAL DELE. PRIVILÉGIO PARA JOAQUIM, EXCEÇÃO E PERSEGUIÇÃO PARA DIRCEU


 

EM APENAS UMA ENTREVISTA, MARINA ACERTA AS CONTAS COM AÉCIO, O CAMARADA CAMPOS, DONA DILMA, E COM ELA MESMA. BLOQUEIO DE BENS NÃO PREOCUPA EIKE




APRESENTAÇÃO POR J. BERNARDO CABRAL


 

MANIFESTAÇÕES CONTRA A FIFA, ESTÃO SENDO ORGANIZADAS. EM SP, ALCKMIN PARECE GARANTIDO. DONA DILMA ASSUSTADÍSSIMA. RUI FALCÃO, SEM VOTO MAS COM PODER NO PT



 

O FANFARRÃO DO FELIPÃO, EXALTADO PELO SERVO DA DITADURA, JOSÉ MARIA MARIN. POR CAUSA DA CPI MISTA, JÁ SE BRIGA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA


 

 

O ACIDENTE DE JK NÃO MODIFICOU A HISTÓRIA. A MORTE TRAUMÁTICA DE TANCREDO E A POSSE INSUSPEITADA DE SARNEY, QUE SERVIRA À DITADURA, ISSO SIM INFLUIU NEGATIVAMENTE. HOJE FELIPÃO CUMPRE O ROTEIRO DO EXIBICIONISMO


 

 

DONA DILMA “FORMALIZADA”, NADA DEFINITIVO. O BRASIL FOI CAMPEÃO DO MUNDO NA COPA DE 1994, A FINAL FOI EM PASADENA. O “SOCIALISMO” DE CAMPOS





 

A CPI MISTA PARECE INEVITÁVEL. DÉFICIT-PRIMÁRIO-DEFICITÁRIO


 

BERNARDO CABRAL E A CONSTITUIÇÃO DE 1988


 

O 1º DE MAIO DO CRIMINOSO RIOCENTRO 1981, COMEÇOU COM A DESTRUIÇÃO DA TRIBUNA DA IMPRENSA NO MESMO 1981. O CORONEL JOB LORENA, NEGRO FOI PROMOVIDO A GENERAL, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, RACISMO


 
 
É DIFÍCIL TROCAR UM PRESIDENCIÁVEL, PRINCIPALMENTE QUANDO ELE ESTÁ NO PODER. MAS LULA E O PT NÃO PENSAM NOUTRA COISA. A ONU “QUER” INVESTIGAÇÃO RÁPIDA SOBRE A MORTE DE MALHÃES. E A DITADURA?


 

PAULO MALHÃES, CASO TÍPICO DE QUEIMA DE ARQUIVO. O INFARTO FOI CONSEQUÊNCIA. ASSUSTADOR: AINDA EXISTE QUEM CUIDE DO ESPÓLIO DA DITADURA. O COMPLICADO ASSASSINATO DO DANÇARINO, SURGE UM NOTÁVEL E INDOMÁVEL PERSONAGEM, SUA MÃE

 


HÁ 10 DIAS, MÁRIO COUTO AMEAÇOU DONA GRAÇA: “VOU ENTREGAR AMANHÃ AO MP, ACUSAÇÕES CONTRA A SENHORA”. ESQUECEU. SÓ NO BRASIL, RENAN CALHEIROS PODE REPRESENTAR O PAÍS, NA CANONIZAÇÃO DO SEU PRIMEIRO SANTO


 

ROYALTIES DO PETRÓLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


 

A DOR PELO ASSASSINATO DO JOVEM DANÇARINO. AÉCIO TEM QUE TER VICE DE SÃO PAULO. ROSA WEBER FINALMENTE VOTA PELA CPI EXCLUSIVA


 
 
CONTINUAM MENTINDO SOBRE PASADENA. E SOBRE ABREU E LIMA, DE 3 PARA 19 BILHÕES? E OS 10 BILHÕES “RODADOS” DENTRO DA PETRO POR UM DIRETOR?


 

PESQUISA DOLOROSA, DOLORIDA, DORMENTE, DESESPERANÇADA, QUASE DESESPERADA. MAIS UMA VEZ O SUPREMO BURLOU, FRUSTROU, ENGANOU O CIDADÃO


 

 

OS POLÍTICOS DA BASE E DA OPOSIÇÃO, VOLTAM A BRASÍLIA, AINDA DOMINADOS PELA OBSESSÃO DA CPI. CONTRA E A FAVOR. SÓ QUE AGORA, DEPENDENDO DO SUPREMO




 

O EXÉRCITO TEM A GRANDE OPORTUNIDADE DE PEDIR PERDÃO, APRESENTAR DESCULPAS, LAMENTAR OS CRIMES COMETIDOS DE 1964 A 1985. ESSE É O CAMINHO DA RECONCILIAÇÃO


 
 
O MONOPÓLIO DO PETRÓLEO




APESAR DO “FERIADÃO”, PETROBRAS É MAIS DO QUE UM ASSUNTO OU UMA PALAVRA, TORMENTO, INCÓGNITA E INCERTEZA QUE DIVIDE AINDA MAIS, SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO. TODOS PENSANDO EM ELEIÇÃO




 A CPI DA PETROBRAS, ALTAMENTE NECESSÁRIA, AGORA, INDISPENSÁVEL. NÃO A CPI DE PASADENA E SIM DE TODOS OS ESCÂNDALOS, COM DONA DILMA DEPONDO



 
 
GRAÇA FOSTER: “MIL VEZES PETROBRAS”. MAS NO SENADO, DEPOIMENTO MAGISTRAL. NÃO DESTRUIU AS DENÚNCIAS, MAS MOSTROU COMPETÊNCIA. ONTEM ELA FOI A PERSONAGEM DO DIA


 

O SUPREMO TALVEZ DECIDA HOJE, SE HAVERÁ CPI CONSTITUCIONAL, OU UM ARRANJO DE ÚLTIMA HORA. ENQUANTO ISSO, SEU PRESIDENTE, JOAQUIM, “FALA COM DEUS”


 

CARLOS LACERDA COMPLETARIA 100 ANOS HOJE. AMADO E ODIADO, PERSONAGEM DE UMA ÉPOCA, COMPLETAMENTE ESQUECIDO. MORREU MUITO MOÇO



 

DOLARIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA


 


LULA CONCEDEU A GRANDE ENTREVISTA DO ANO. PARTIDOS E PERSONAGENS, SÓ FALAM NISSO, NÃO CHEGAM À CONCLUSÃO: ENFRENTARÃO DILMA OU LULA?



 
A FARSA DAS MEDIDAS PROVISÓRIAS, PARA ANISTIAR OS ENRIQUECIDOS PLANOS DE SAÚDE. O ESCÂNDALO DE PASADENA, COMEÇOU COM DONA DILMA, ACABARÁ COM ELA? A COMISSÃO DE DESESTATIZAÇÃO DE FHC-PSDB, VERDADEIRO CASO DE POLÍCIA



 


OTIMISTAS E PESSIMISTAS SE JUNTAM PARA DESTRUIR A PETROBRAS. OTIMISTAS E PESSIMISTAS FALAM MAIS EM PRIVATIZAÇÃO DO QUE EM CORRUPÇÃO. OTIMISTAS E PESSIMISTAS SE DIVIDEM ENTRE LULA E DILMA. FORA DO PT OU ATÉ MESMO DENTRO DELE





 

CPI DA PETROBRAS, OS DIREITOS DA OPOSIÇÃO E DO GOVERNO. O QUE É LEGÍTIMO OU ILEGÍTIMO. E O QUE ESCREVEMOS SOBRE A CPI DA PETROBRAS, EM 2009, E AGORA EM 2014, IGUALZINHO E SURPREENDENTE



 

REELEIÇÃO DE DONA DILMA CAMINHA PARA SER “GETULIZADA”, “JANIADA”, “JANGOLADA”, “GENERALIZADA”, “DITATORIALIZADA”, E O QUE É MAIS GRAVE E ASSUSTADOR, “DILMIZADA”





DONA DILMA COMEÇOU A SE COMPLICAR, QUANDO QUEBROU O SILÊNCIO. E NÃO DE FOI AGORA. FREQUENTANDO O CONGRESSO DESDE A CONSTITUINTE DE 45, NUNCA VI QUATRO CPIS. NÃO É MAIS FÁCIL O IMPEACHMENT?


 


“ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA”. VERGONHA, VEXAME, CHICOTADA FINAL NO POVO, DOS GENERAIS TORTURADORES. QUE ASSINAVAM A PRÓPRIA ABSOLVIÇÃO. É OBRIGATÓRIA A REVOGAÇÃO DESSE MONSTRENGO


 


A INFLAÇÃO QUE MANTEGA E TOMBINI NÃO CONTROLAM. DELFIN NETTO, COM INFLAÇÃO A 20 POR CENTO, É CRITICADO POR EDMAR BACHA, COM MAIS CREDIBILIDADE


 


HOJE, HÁ 50 ANOS, CASTELO JÁ ESTAVA NO PALÁCIO NO RIO, ESPERAVA O REFERENDO DO CONGRESSO. TODOS, EM VOLTA DELE, APAVORADOS COM COSTA E SILVA, AINDA LONGE DO RIO





 
INTERNACIONALMENTE, A NEUTRALIDADE OU A CONIVÊNCIA E CUMPLICIDADE DO BRASIL. DONA DILMA: A PESQUISA ASSUSTA MAIS DO QUE A CPI E O “VOLTA, LULA”














 








 
 




WERNECK TEM RAZÃO: LULA AINDA TEM ESPERANÇA PARA 2014. PARA MIM, ESSA ESPERANÇA SERÁ DESVIADA PARA 2018, APESAR DOS 73 ANOS







TERMINA 2013, ANO IMPIEDOSO, IMPLACÁVEL, INCLEMENTE, TUDO ERRADO. DONA DILMA, SEM ADVERSÁRIOS, VAI GANHAR. TORCE PARA JOAQUIM BARBOSA NÃO SER CANDIDATO, ACHA QUE ASSIM VENCERÁ NO PRIMEIRO TURNO. QUEM GARANTE? E O REQUERIMENTO DO SENADOR REQUIÃO, SOBRE AS DÍVIDAS DA GLOBO, A SONEGAÇÃO COLOSSAL DO IMPOSTO DE RENDA, E MAIS DINHEIRO DO BNDES 

RENAN TRAPAÇACALHEIROS, ENGARRAFAMENTO MORAL, MONTADORAS, ENGARRAFAMENTO GERAL

A ESTRONDOSA, ESPANTOSA MAS HORROROSA SUCESSÃO NO ESTADO DO RIO. PEZÃO FOI O PRIMEIRO, ESTÁ EM ÚLTIMO. O PSDB QUERIA UM GRANDE NOME. FERNANDA VENTURINI MENTIU, BERNARDINHO NÃO DESMENTIU

SUCESSÃO NO ESTADO DO RIO: 9 CANDIDATOS POSSÍVEIS, APENAS 3 VERDADEIROS.  LACERDA NÃO ROUBAVA NEM DEIXAVA ROUBAR

PAPAI NOEL, DESESPERADO NÃO COM O NATAL DE HOJE, E SIM COM O ANO NOVO, QUE JÁ SURGE INACREDITAVELMENTE VELHO E SEM O MÍNIMO DE SALVAÇÃO

MARIGHELLA: A GUERRILHA TRAÍDA, INFILTRADA, BRUTALMENTE ASSASSINADA
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/marighella-guerrilha-traida-infiltrada.html




SARNEY QUER TROCAR O SENADO PELA CÂMARA 

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/sarney-quer-trocar-o-senado-pela-camara.html





A TOGA MODIFICA E INFLUENCIA O CIDADÃO?

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/a-toga-modifica-e-influencia-o-cidadao.html




O NATAL FELIZ DE MEIRELLES
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/o-natal-feliz-de-meirelles.html




ALCKMIN: 20 ANOS DE PODER, APENAS UMA VITÓRIA. E COM PROJETO PARA 2018. MAIS 12 ANOS EM CARGOS "ELETIVOS" http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/alckmin-20-anos-de-poder-apenas-uma.html





JOÃO PAULO CUNHA, INCOMPARÁVEL

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/joao-paulo-cunha-incomparavel.html




DILMA-JOAQUIM BARBOSA, O SUSTO COM POSSÍVEL ADVERSÁRIO
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/dilma-joaquim-barbosa-o-susto-com.html




ATENTADO VINGANÇA CONTRA TRIBUNA. ISSO EM 1981, DEPOIS DA "AUTOANISTIA". PARA OS GENERAIS-PERSEGUIDORES. ANTES, A DESTRUIÇÃO DO MEU PASSAT, LOGO SEGUIDO DA EXPLOSÃO DO FIAT DA MINHA FILHA DE 20 ANOS. NA PORTA DA MINHA CASA
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/atentado-vinganca-contra-tribuna-isso.html




JUSCELINO FOI "ASSASSINADO" 37 ANOS DEPOIS DE MORTO
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/juscelino-foi-assassinado-37-anos.html




A IMPORTÂNCIA DO 5 DE ABRIL NO FUTURO DE JOAQUIM BARBOSA. A EXIBIÇÃO, A OBSESSÃO E A AMBIÇÃO, TUDO QUE CONTAMINOU OU COMPARTILHOU O PROCESSO DO MENSALÃO. A PRISÃO NO DIA DA REPÚBLICA, PREMEDITADA? HOJE, DIA DA “CONSCIÊNCIA NEGRA”, ESCURIDÃO TOTAL
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/a-importancia-do-5-de-abril-no-futuro_2913.html



http://heliofernandesonline.blogspot.com.br/