HELIO FERNANDES


A corrupção vem se multiplicando, desde que Temer foi á sede da JBS e conheceu um dos Batista e o único dos Meirelles, o pais só foi mergulhando na decadência. Temer era vice, Meirelles o importante presidente do Conselho de Administração da empresa. Os 3 se juntaram criminosamente.

Isso aconteceu em 2014, na campanha presidencial. O vice foi resolver uma doação de 50 milhões, que estava  sendo disputada por deputados e senadores do PMDB.

Resolveu. Mas não imaginava que Joesley fosse a mina de ouro que se revelou. Estabeleceram uma ligação tão instantânea, que ao se retirar, no fim da tarde, escreveu num papel o numero do seu celular e entregou a ele. E como recompensa, recebeu a intimidade com Meirelles.

(Temer sabia, não podia ignorar. A JBS roubou os Fundos das 4 maiores estatais:Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica, Petrobras. Prejuízos para os funcionários de 8 bilhões. Escândalo nacional, um dos Batistas foi preso, só ficou 3 dias. Depositou 1 bilhão,520 milhões para prevenir prejuízos futuros. O processo está engavetado, não aconteceu nada aos Batistas,embora não fossem, na época, a potencia que são hoje).

A GUERRA NUMÉRICA

Aconteceu tanta coisa, a partir da reeleição de 2014, a posse em 2015, o pedido de cassação de Aécio Neves e o PSDB, o aparecimento do notório Gilmar Mendes, o Ministro sem toga, que chegamos á constatação inédita na Historia: um presidente no limiar de sair do palácio preso.

Isso só não aconteceu até agora, por causa das bandalheiras de Temer e sua TROPA DE CHEQUE. (Royalties para o jornalista José Simão).

No momento, apenas perspectivas e estimativas. A oposição não tem de MANEIRA ALGUMA 342 votos. O governo, apesar dos votos comprados e da terrível cabala de bastidores, não tem de MANEIRA ALGUMA 172 votos.

Mas isso não é definitivo. Nos 6 dias que faltam para começar a votação , muita coisa vai acontecer. E surpreender.

OUTRO 342 INDISPENSÁVEL

A sessão só pode ser aberta e iniciado o julgamento do presidente corrupto, com esse numero de deputados no plenário.

E isto é rigorosamente verdadeiro: os lideres dos dois lados não concluíram, se devem ou não devem dar numero para a votação. Depois de anunciados os 342, eles não podem se retirar.

Para terminar por hoje: mesmo que o governo obtenha os 172 votos e a autorização seja negada, é apenas um episodio. No novo pedido do Procurador Geral,é impossível repetir toda a indignidade, a falta de caráter e de credibilidade.

SALÁRIOS DE 30 MIL, E AINDA GANHAM AUMENTO

São os Procuradores da Republica, milhares e milhares. Não tenho nada contra, pessoalmente ou em relação á  categoria. Alguns chegam a receber mais de 33 mil,fiquei na media de 30 mil. E passarão a acumular o aumento de 16 por cento, sobre os 33 mil.

Meu estarrecimento vem daí. 33 ou 30 mil é um salário suntuoso, receberão mais 5 mil, 183 reais.

Por que só os Procuradores? Mais do que um detalhe, uma realidade inacreditável que vem da Receita Federal.Todo trabalhador, qualquer que seja a profissão, que tenha salário acima de  5 mil e 100 reais, desconta o máximo na fonte, 27,5%.

Trabalha presumidamente para receber 5 mil e 100 reais, deixa com o empregador, para devolver á Receita, 1 mil 280 reais .Para aumentar o total á disposição dos corruptos tipo Temer e da quadrilha dos cúmplices, acólitos e apaniguados.




***




A ROUBALHEIRA NA DITADURA, TOTAL. NOS MAIS DIVERSOS SETORES, INCLUINDO A PETROBRÁS

As primeiras  divergências entre os generais, começaram por causa da corrupção. Existiam muitos corretos, até mesmo contra a tortura desvairada, que atingiu o apogeu com o "presidente" Médici. Os protestos contra o desperdício de dinheiro tiveram como alvo o mesmo Médici.

Faraônico, nababesco e perdulário, decidiu construir a rodovia Belém-Brasília, logo denominada como a estrada que "ligaria o nada a coisa alguma". Fortunas desperdiçadas. A seguir, Delfin Netto e Andreazza resolveram fazer a Ponte Rio - Niterói, uma obra útil, mas não  com aquele preço devastador e juro de 14 por cento, da Inglaterra.

Escrevi 6 reportagens, publicadas em 2 meses, com o titulo geral. "A ponte de OURO sobre o MAR de LAMA". Com nomes e sobrenomes, mais prisões. (E lembrando que pouco antes, o governador Lacerda construíra a Cedae, com financiamento dos EUA, de 1 e 5 oitavos, os americanos adoram essas frações anuais).

A PETROBRAS DO "JAPONEZINHO"

Ninguém enriqueceu como ele, que tinha a cobertura e a proteção do próprio Geisel. Nomeado presidente da Petrobras, que tinha a aura e produzia orgulho, com a campanha do “Petróleo é nosso" .Mas o que não existia mesmo era o petróleo, que o japonezinho" comprava com preço varias vezes superfaturado.E esse sobre preço, ia investindo todo no Texas, em petróleo, poço e refinaria. Os filhos foram morar lá, o pai ia de vez em quando, ficava aqui, cuidando dos recursos do  superfaturamento.

Mas surgiram as denuncias, Geisel teve que tirar o "japonezinho" da Petrobras. Só que Geisel, arrogante e audacioso, colocou o "japonezinho”  como Ministro de Ministro de Minas e Energia, ainda mais poderoso, dominando os dois cargos, cada vez mais rico. Shigeaki Ueki, esse o seu nome, continuou investindo no Texas. Mas continuou morando aqui e no Texas.

Esgotado prestigio de Geisel, rompeu s "amarras" com o Brasil, mudou definitivamente para o Texas. Ha mais de 20 anos não vem ao Brasil. Ele e os filhos são os mais ricos do Texas, em poços e refinarias de petróleo, ultrapassando os 2 Bushs, pai e filho, ex-presidentes dos EUA.

Neste momento em que o Brasil vive o ponto mais alto da corrupção com base na Petrobras, podiam incorporar o "japonezinho", o mais rico de todos,inteiramente esquecido ou deslembrado.

O MP QUER AFASTAR, O PRESIDENTE DA CBF

E pouco, mas pode ser o inicio de uma renovação. Deviam ter pedido logo a prisão desse senhor Del Nero, corrupto confesso. Não sai do Brasil com medo de ser preso, não viu nenhum jogo da seleção.

Parabéns ao MP, que ANULOU a reforma do estatuto. Deu todos os poderes a senhores desconhecidos das federações. Excluiu totalmente os clubes. A comunidade do país inteiro, torce, sofre e mantém os clubes. As federações só fazem explorá-lo. 

AUMENTO DE COMBUSTIVEIS

Um juiz Federal  de Brasília, acaba de anular o inacreditável aumento de combustíveis. Não vai demorar, e um outro magistrado (?), tornará sem efeito, a decisão do juiz Federal.

O DITADOR CARRASCO DA TURQUIA

Está completando 1 ano do  que ele chamou de golpe. Pretendia fazer parte da UE, agora os 27 países, nem querem  vê-lo ou ouvir falar nele. Prendeu ou demitiu 150 mil pessoas, fechou mais de 100 empresas de Comunicação.

 E hoje começa o julgamento arbitrário de 51 jornalistas. Apesar de tudo isso, sempre que pode, vai á televisão e não se cansa de repetir: "Duvido que exista no mundo, uma democracia mais autentica e apoiada pelo povo do que a da Turquia".

Outra insistência, que repete como se fosse um slogan: "Todo o golpe foi organizado por um clérigo que vive nos EUA". E pede a sua extradição, nem os EUA nem ele se interessam. Como é que apenas um personagem, ha anos sem sair dos EUA, isolado, pode organizar um golpe e movimentar centenas de milhares de pessoas. E sem o mínimo de resistência, de protesto, de manifestações.

MINISTÉRIO PÚBLICO X SERGIO MORO

AS relações em Curitiba já estiveram muito melhores. Eram quase afáveis,agora  são praticamente conflitantes. Em vários casos. Até mesmo em relação a Lula. Moro condenou o ex-presidente a 9 anos de prisão. Decorrido quase 1 mês,o MP pediu ao juiz para reabrir o processo.Moro recusou, já não tem mais nada a ver com esse processo.

Circularam rumores( registrei)  de que o MP considerava, que não existiam provas irrefutáveis para a  condenação.Mas não recorreram á Quarta Vara Federal. Já haviam surgido divergências nas absolvições da mulher de Eduardo Cunha e da de serginho cabralzinho.

O MP defendia a condenação das duas. Mas não recorreu para a Desembargadoria Federal de Porto Alegre. Só que ontem, terça feira á tarde, o MP pediu a condenação da mulher de serginho. Mas manteve o silencio em relação á mulher do ex-presidente da Câmara. 
Nenhuma divergência no crime de cumplicidade e lavagem de dinheiro, atribuído ás duas. Por que o recurso contra uma e o esquecimento da outra? Chatíssimo: não ha informação.Só rumores ou suspeitas.




***





SUPREMO: MINISTRO NOMEADO POR TEMER,ARQUIVOU FORO PRIVILEGIADO, ESTÁ PRONTO PARA REPETIR A FAÇANHA COM A GRAVAÇÃO

Seu  nome:Alexandre de Moraes. Jamais poderia pertencer ao mais alto tribunal do país. Nem teria chance nem vaga. Com a morte de Teori Zavascki, indicou, aprovou e nomeou um homem da sua mais suspeita intimidade e falta de credibilidade.

Logo no primeiro julgamento de que participou, mostrou do que era capaz. Com muito esforço e enfrentando protestos e resistências, a presidente Carmen Lucia e alguns Ministros acima de duvidas e suspeitas, conseguiram colocar em pauta a votação para acabar com o vergonhoso foro privilegiado. O relator, Luiz Roberto Barroso,num voto magistral, referendando suas convicções, abriu o placar, 1 a 0 contra o privilegio odioso.

A seguir, o ministro de Temer, o mais novo vota depois do relator. Já se esperava. Falou 1 hora e 40 minutos, estarrecimento, não votou, pediu vista. Revoltados,  3 ministros, incluindo a presidente e o decano, anteciparam o voto .Ficou 4 a 1, já contando o voto do ministro trapalhão e sem qualquer responsabilidade.

Escrevi então sem a menor duvida: não devolverá o processo, enquanto a manutenção desse privilegio servir a quem o nomeou, o presidente AINDA, Michel Temer. 2 meses se passaram, Alexandre de Moraes continua servo, submisso e subserviente.Sem devolver o processo.

ADVOGADO DE TEMER:A GRAVAÇÃO DA MADRUGADA NO PALÁCIO È ILEGAL

Os que estão apostando tudo desesperadamente na permanência de Temer na presidência, jogam com varias hipóteses e possibilidades. A primeira é obviamente conseguir os 172 votos, e ganhar mais tempo. Esperando as outras denuncias, como já anunciou o Procurador Janot.  Mas o advogado de defesa falastrão,já anunciou e repetiu: "Entraremos no Supremo provando que a gravação feita por Joesley Batista é ilegal".

A jurisprudência do Supremo diz exatamente o contrario. Mas 4 ministros não ligam para jurisprudência. Utilizarão  então os serviços de um personagem que não falha, já mostrou sua servidão no caso do foro privilegiado

Depois do relator, Alexandre de Moraes o notório que pensa que é notável, novamente pedirá vista, arquivará mais uma ação.Nesse processo contra o corrupto e criminoso Michel Temer, já utilizei todas as palavras negativas ou depreciativas.Só resta admitir  

   
TEMER COM MAIS MEDO DE CUNHA DO QUE DE JANOT

O AINDA presidente recebeu noticia de Curitiba, que o assustou tremendamente. O ex-presidente da Câmara, retomou as conversas sobre delação. E contrariando sua própria afirmação quando voltou  do G20 na Alemanha, "minha preocupação com a delação de Eduardo Cunha, é ZERO".

Agora, o que o preocupa de verdade é esse depoimento. Principalmente pela justificação dada por Cunha a interlocutores: "Temer vai escapar do Supremo, a oposição está longe de obter os 342 votos para autorizar a investigação do Supremo".

Cunha sempre foi corrupto, mas realmente é bem informado. E para assustar o presidente, contou para um amigo dele: "Vou contar inicialmente 30 ou 40% da nossa intimidade de anos. Isso por enquanto". Não está mentindo. O que pode é recuar.

RENAN, SARNEY E JUCÁ ASSUSTADOS

Foram considerados não culpados das gravações feitas e reveladas pelo ex-senador e ex-presidente da Transpetro (indicado por Renan) Sergio Machado. Motivo: eles não sabiam que estavam sendo gravados, o que é verdade. Mas surgiram dois fatos alarmantes para o ex-presidente e os dois senadores.

1- As declarações dos 3 são contundentes, e irrefutáveis, e não deixam duvidas em relação á disposição de "obstruir a justiça". E até mais do que isso. 2- Receberam informações de que parlamentares (deputados e senadores), recorrerão ao Supremo, pedindo a anulação da absolvição. O Supremo tem jurisprudência:a gravação não precisa de autorização. Desde que seja verdadeira, é culposa. 

GRAÇA FOSTER REAPARECE

Depois de demitida pela grande amiga Dilma Houssef, ficou longe de tudo. Foi justamente absolvida, jamais me passou pela cabeça, que participasse, soubesse ou se aproveitasse da corrupção na Petrobras.

Mas não ha a menor duvida que foi displicente e imprudente. Dezenas de gerentes, diretores, políticos, se envolveram no maior escândalo coletivo, e ela, presidente da empresa não sabia de nada. Está depondo em defesa da senadora Gleisi Hoffman. As duas, nada a ver.

(Amanhã: a corrupção na Petrobras, começou em plena ditadura, quando o general Geisel era "presidente". Enriquecimento pra valer).

NÃO EXISTE MAIS A ANTIGA DIVIDA EXTERNA, AGORA È DIVIDA PUBLICA

Não explicaram á comunidade, fizeram a substituição de forma solerte, praticamente sem autorização, todo poder ao Executivo. Como as palavras estão explicando, antes os governos só podiam tomar empréstimos no exterior, havia controle. Com a mudança de denominação, cresceram brutalmente os juros, o país passou a ser financiado por dinheiro interno, que tem que ser pago no vencimento.

FHC foi o primeiro a arruinar a economia e a finança, elevou os juros para 40%, no que passou a ser chamado de Taxa Selic. Com ele no governo, acusei-o de praticar crime de lesa-pátria. Mas seus amigos empresários (principalmente banqueiros) ganharam fortunas.

Entregou o governo a Lula, com os juros em 25%, Lula para Dilma em 7%, esta não resistiu á pressão elevou a taxa Selic para 14%. Quando era divida externa, o total  era razoável, todos os países, até mesmo EUA e China, têm divida externa. Pela primeira vez a partir de FHC, empréstimo interno, no "Tesouro Direto", entra na carteira de investidores, com prioridade.

Agora a DIVIDA ultrapassou 3 TRILHÕES. Temer ficou 11 meses sem reduzir os juros. E eu o único a gritar contra a irresponsabilidade. Desde a Tribuna impressa. 





***




ANTES, CESAR E RODRIGO MAIA, AGORA, RODRIGO E CESAR MAIA

A decadência da política e a implantação da politicalha, tinha que provocar reviravolta. E atingir até mesmo famílias. Elevando ao máximo, medíocres e corruptos, cujo melhor exemplo é Michel Temer. Jamais disputou um cargo majoritário, presidente da Republica, governador, senador. E isso nascendo e politicando em SP, a mais espantosa constatação da desigualdade eleitoral.

Entre 15 e 18 estados, elegem governadores e senadores que não passam disso. O prefeito de SP capital, eleito é logo citado ou lembrado como candidato a presidente. E não apenas de agora, é de sempre. O melhor exemplo, Janio Quadros. Vereador em 1948, em 1960 já era presidente da Republica. Apenas 12 anos para uma carreira vitoriosa e desastrosa.

Mas hoje quero falar do território que já foi Distrito Federal sem eleição, Estado da Guanabara com a aventura da mudança da capital, Estado do Rio para ver se aumentava sua influencia e elegia um presidente. A corrupção destruiu diversos que teriam alguma chance. Agora coloca a mediocridade e a falta de credibilidade na linha da sucessão, invertendo a hierarquia política na família Maia. 

O pai, depois do golpe genial de ir para o exílio no Chile, conseguiu enganar Brizola e ser nomeado Secretario de Finanças. Ia sendo demitido quando o governador soube que comprara um apartamento no exterior. Não informaram se era Paris ou Nova Iorque, Brizola ia demiti-lo, foi aconselhado a mantê-lo a repercussão seria grande.

Deixou o governo, se candidatou a prefeito do Rio em 1988, foi eleito 3 vezes, não passou disso. Acabou os mandatos, disputou e  perdeu para senador e para governador, finalmente se elegeu e se reelegeu vereador, sua vocação. Agora já articulado como candidato novamente a governador, é superado pelo filho, "descoberto" no quinto mandato de deputado federal, Rodriguinho, no primeiro mandato em 1998, e desconhecido até agora.

O filho surgiu como um meteoro, do nada foi eleito presidente da Câmara, apareceu coordenando a própria candidatura a governador, espantosamente seu nome é lançado como presidenciável. Acredita nas duas candidaturas, é entrevistado na TV, e diz textualmente: "Serei presidente da Republica, se  não for agora, será depois". Impressionante.

Enganou Eduardo Cunha, enganou Temer, está enganando a si mesmo. Enquanto espera o futuro, podia esclarecer o passado e o presente. E mostrar como ele e o pai moram em apartamentos luxuosos, no bairro nobre de São Conrado, em 2 edifícios diferentes. Herança suntuosa, dos tempos de prefeito generoso e compreensível. 

DEPOIMENTO DE EIKE BATISTA

Durou menos de uma hora. Perguntas, que ele podia responder facilmente. Quando tentaram aprofundar a questão para obter informações produtivas, quiseram saber: "por que o senhor pagou 70 milhões ao então governador Sergio Cabral ?".

Ficou irritado, respondeu: "Eu não sabia de tudo que se passava nas minhas empresas, nunca soube disso". Alem de poderoso, mentiroso. Só ele mandava, discricionariamente.Tem dezenas de ex-executivos na justiça contra ele. E muitas fotos, ele e o ex-governador se abraçando. A corrupção afetuosa.

A COVARDIA DO MERCOSUL

Fracasso completo. Como a presidência é rotativa, era a vez do Brasil. Temer fez questão de estar presente. (E levou o Ministro da Fazenda, que cochilava, enquanto Temer discursava). Em relação á Venezuela, e á selvageria e o autoritarismo de Maduro, nenhuma providencia .Pelo contrario, liberaram o ditador para destruir o pais.

Só o Uruguai ficou a favor de confraternizar com Maduro e não falar na sua constituinte pessoal. E todos os outros concordaram.

O IMPRUDENTE E INCOMPETENTE MEIRELLES

Não podia passar direto, de presidente do Conselho de Administração da JBS, (dos corruptissimos irmãos Batista), para Ministro da Fazenda do Brasil. Só um também corrupto e sem competência, como Temer, seria capaz desse ato insensato.

A formação ( e o enriquecimento )de Meirelles, é de banqueiro e não de Ministro da Fazenda. Ontem, depois, do aumento de 44% no preço do combustível, afirmou na televisão: "aumento de impostos é necessário para o Brasil crescer".

Devia ter sido demitido imediatamente. Até sugeriram, mas Temer não conseguiu encontrar Rodrigo Maia para saber a sua opinião. 

TEMER CONTINUA COMPRANDO VOTOS, ALMOÇANDO E JANTANDO CORRUPÇÃO

Foi á reunião do Mercosul, o único presidente a comparecer. No dia seguinte ficou satisfeito, foi o único insultado nominalmente pelo caótico Maduro. O avião foi levá-lo a SP, mas ficou esperando para na mesma noite levá-lo a Brasília. E continuar a maratona de encontros políticos alimentares com deputados.

A votação está marcada para o dia 2 de agosto, mas ninguém sabe se haverá adiamento. Temer está ansioso e angustiado para saber: familiares e eleitores terão influenciado os deputados? De qualquer maneira, até o momento, a oposição está longe dos 342 votos. O governo também não tem certeza de chegar aos 172. Mas indispensável mesmo é o total da oposição.

TEMER NO PARLATÓRIO

É o mais perdulário dos presidentes, nas ações e nas palavras. Faz de menos e fala demais. Sobre o brutal aumento dos combustíveis: "O povo vai compreender. "Quanto a ele, ha dezenas de anos, ocupa cargos com direito a carro já abastecido. Então já compreendeu.

Maia não perde oportunidade de mostrar sua resistência a Temer. Nesta semana: "O palácio tem de (sic) falar menos.Ha meses digo isso ao presidente".

A DELAÇÃO DE EIKE BATISTA

Assim que esse maior corrupto foi preso, acenou com possibilidade de delação. Revelei aqui: seu advogado  criminalista estrategista foi procurá-lo. E induziu-o a ficar em silencio, "você logo estará em liberdade". O criminalista "adivinhou". Mas para isso não precisava ter estudado tanto, bastaria e tem bastado aumentar cada vez mais, seu relacionamento.

Só que Eike não está nada satisfeito. E surpreendendo o próprio criminalista, vem falando. Quer a liberdade física e a liberação do passaporte. Por enquanto, quem o libertou, não nega,mas responde: "Por enquanto está muito difícil"

SUPREMO: MINISTRO NOMEADO POR TEMER, ARQUIVOU FORO PRIVILEGIADO, ESTÁ PRONTO PARA REPETIR A FAÇANHA COM A GRAVAÇÃO

Seu  nome:Alexandre de Moraes. Jamais poderia pertencer ao mais alto tribunal do país. Nem teria chance nem vaga. Com a morte de Teori Zavascki, indicou, aprovou e nomeou um homem da sua mais suspeita intimidade e falta de credibilidade.

Logo no primeiro julgamento de que participou, mostrou do que era capaz. Com muito esforço e enfrentando protestos e resistências, a presidente Carmen Lucia e alguns Ministros acima de duvidas e suspeitas, conseguiram colocar em pauta a votação para acabar com o vergonhoso foro privilegiado. O relator, Luiz Roberto Barroso,num voto magistral,referendando suas convicções, abriu o placar, 1 a 0 contra o privilegio odioso.

A seguir, o ministro de Temer, o mais novo vota depois do relator. Já se esperava. Falou 1 hora e 40 minutos, estarrecimento, não votou, pediu vista. Revoltados, 3 ministros, incluindo a presidente e o decano, anteciparam o voto. Ficou 4 a 1, já contando o voto do ministro trapalhão e sem qualquer responsabilidade.

Escrevi então sem a menor duvida:não devolverá o processo, enquanto a manutenção desse privilegio servir a quem o nomeou, o presidente AINDA, Michel Temer. 2 meses se passaram, Alexandre de Moraes continua servo, submisso e subserviente.Sem devolver o processo.

ADVOGADO DE TEMER: A GRAVAÇÃO DA MADRUGADA NO PALÁCIO Á ILEGAL

Os que estão apostando tudo desesperadamente na permanência de Temer na presidência, jogam com varias hipóteses e possibilidades. A primeira é obviamente conseguir os 172 votos, e ganhar mais tempo. Esperando as outras denúncias, como já anunciou o Procurador Janot.  Mas o advogado de defesa falastrão, já anunciou e repetiu: "Entraremos no Supremo provando que a gravação feita por Joesley Batista é ilegal".

A jurisprudência do Supremo diz exatamente o contrario. Mas 4 ministros não ligam para jurisprudência. Utilizarão então os serviços de um personagem que não falha, já mostrou sua servidão no caso do foro privilegiado

Depois do relator, Alexandre de Moraes o notório que pensa que é notável, novamente pedirá vista, arquivará mais uma ação.Nesse processo contra o corrupto e criminoso Michel Temer, já utilizei todas as palavras negativas ou depreciativas.Só resta admitir.




***




“50 ANOS DA MORTE DE CASTELO BRANCO”
A morte do Sr. Humberto de Castelo Branco
* Matéria publicada na edição nº 5.321 do jornal Tribuna da Imprensa em 19/07/1967.

Nunca pude entender o fato de chorarem e lamentarem TODAS as mortes indistintamente. Se todos têm que morrer um dia, se a morte é finalização natural e inevitável da vida, sempre escapou à minha compreensão o fato de todos se nivelarem todos na mesma dor, moços e velhos, heróis e covardes, talentos e medíocres, gente que contribuiu para o progresso e a dignificação da humanidade e gente que não fez outra coisa senão explorá-la.

A vida é que classifica os homens e a morte, sendo inevitável, não pode ser mais do que um julgamento, um encontro de deve e haver. Se os canalhas também morrem, porque consagrá-los com as mesmas lágrimas que destinam e que não tiveram medo da vida, e deram a ela todo o seu desprendimento e toda sua grandeza?

É digna de meditação e confissão de Humberto de Campos que quando tinha cinco anos de idade, compareceu orgulhosamente diante de outros meninos de rua porque era o avô dele que estava morto, e não o avô dos outros... O famoso escritor já tinha a intuição de que a morte era um julgamento, e que influencia-lo estava acima de suas forças, Não podendo influenciá-lo  comemorava-o...

Nestes dias mesmo, ocorreram algumas mortes sentidas e lamentadas, umas pela saudade antecipada que provocaram; outras porque cortaram inesperadamente uma obra interminada: outras porque morriam e cumpriam integralmente o seu dever, e se despediam da vida, levando a admiração e o respeito dos que aqui ficavam. Foi assim com Fontenelle, com Ribeiro da Costa, com Vivien Leihg, com o cego Aderaldo.

Com a morte de Castelo Branco (acontecida ontem num desastre em Mecejana), a humanidade perdeu pouca coisa, ou melhor: não perdeu coisa alguma. Com o ex-presidente desapareceu um homem frio, impiedoso frio, implacável, desumano, calculista, ressentido, cruel, frustrado, sem grandeza, sem nobreza, seco por dentro e por fora, com um coração que era um verdadeiro deserto do Saara.

Incapaz para as grandes admirações, incapaz de enxergar a beleza da vida, incapaz de perceber que a vida não é um desfile de misérias e crueldade diante da qual êle se mantinha indiferente) e que precisamente os homens que se rebelaram contra esse estado de coisas é se exaltam em acima da pequenez comum, o sr. Humberto de Castelo Branco, fez do exercício do Poder uma coisa humilhante e pouco edificante, morrendo sem seguidores e sem admiradores, e até sem amigos, íntimos ou não.

Na sua concepção de vida, o sr. Castelo Branco cometeu um erro fatal, um erro que estava visceralmente dentro dele. Ele pensou que a arrogância, a prepotência e a presunção é que elevavam os homens no conceito geral, quando a classificação é inteiramente diferente, feita de forma invisível, mas rigorosamente infalível. É a própria grandeza de cada um, ou a própria mesquinhez que lhes garante um lugar num lado ou no outro. E o sr. Humberto de Alencar Castelo Branco,. Era inapelavelmente na vida, e será sempre, depois da morte, um homem mesquinho e sem grandeza.

FELIZMENTE (e a apreciação nem é original) é a vida que revela as eminências. A morte apenas nivela os homens colocando a todos, sem apelação, dentro da mesma realidade. É só a dimensão da história que enterra alguns, mantendo-os, pela eternidade, coisa que evidentemente não acontecerá com Castelo Branco, que, em termos de grandeza Histórica, devia ter uns 50 centímetros de altura. Ou menos ainda.

A vida do ex-presidente é a sua verdadeira condenação. Para mostrar a sua pequena estatura, não é preciso carregar nas tintas. Basta mostrá-lo como ele realmente foi, dizer o que realmente ele não fez, as chances que teve e desperdiçou, o Poder que usou para perseguições e para a mesquinhez. O que poderia ter feito para seu povo, pela sua Pátria, pela sua gente. Não vamos canonizá-lo, ou deixá-lo que se transforme em herói, apenas porque um avião se chocou com outro e ele desapareceu de cena, inesperadamente, antes de ser colhido pelo desprezo geral.

Se a morte (qualquer que fosse ela) pudesse purificar os que viveram apenas na satisfação dos seus próprios sentimentos mais mesquinhos, então a vida deixaria de ter significação, e mundo mereceria o caos e a barbárie ultrapassados precisamente por causa da grandeza e do heroísmo de alguns poucos.

SE TIVESSEMOS que por a margem, todas as conquistas da humanidade, conquistas obtidas através de personagens que se elevaram acima de si mesmo, superando as suas fragilidades congênitas ou adquiridas, e fossemos exaltar aqueles que negaram tudo isso, apenas porque morreram num desastre, mais ou menos dramático, então a vida não teria mais razão de ser, e até poderiamos criar um corpo de carpideiras profissionais (pagos pelos cofres públicos), encarregadas de chorar, na mesma intensidade e o mesmo tom, por todos os mortos da vida pública.

A VIDA deu ao Sr. Humberto Alencar de Castelo Branco muito mais do que ele merecia. Deu em vida o Poder que ele desbaratou, e usou precisamente para humilhar, escravizar ou perseguir, e para o qual estava despreparado. E na morte, deu-lhe um final inteiramente inesperado, porque o que Castelo Branco merecia era ter morrido, numa cama confortável, com as janelas fechadas, sem uma só estrela no céu e sem ninguém que colocasse uma flor entre as mãos ou uma palavra de arrependimento nos lábios.

NÃO CHOREI a morte de Ribeiro da Costa ou do coronel Fontenelle porque ambos cumpriram integralmente o seu destino na vida, e não se chora os homens realizados, que viverão sempre na nossa saudade. Não choro a morte de Castelo Branco porque não se iguala na morte a bravura e a intrepidez dos que resistiram sempre a tudo com a insensibilidade dos que sempre traíram a História dos povos e da própria humanidade.

CASTELO Branco, na sua longa vida nunca amou, nem foi amado. 

Como amar um homem assim cuja morte só desperta indiferença, cuja vida foi um ato deliberado de desconfiança e malquerença, sem nenhum desprendimento, sem nenhum gesto de coragem, sem um aceno de emoção, sem um momento de grandeza, sem um instante de piedade, de recolhimento ou de humildade?

NA POBRE campa que há de cobrir os tristes restos mortais de Humberto de Castelo Branco, e onde ele dormirá o sono eterno dos injustos, não haverá lugar sequer para um epitáfio. A não ser que num assomo de sinceridade se pudesse escrever no mármore frio: “Aqui jaz quem tanto desprezou a humanidade, e acabou desprezado por ela.





***





TEMER QUER CONTINUAR, MAS O PERSONAGEM AINDA É O LULA

Estamos em 2017 em plena crise, que vem de 2016. Na verdade, só se fala em 2018, na sucessão sem nomes, por causa da decadência da vida pública. A derrocada é muito mais política do que econômica. O que mais me perguntam diariamente, é como chegaremos a esse tão citado, almejado, ambicionado 2018. 

Tenho tentado responder, mas a dificuldade é cada dia maior. Ontem, escrevendo sobre conversas do AINDA presidente Temer, eu revelava que 2018 entra no seu calendário, e mais do que isso, ele admite uma reeleição depois dos 80 anos. Terminei dizendo que como esse assunto não sairá das pautas nem das manchetes, voltaria assim que surgissem novidades. É o que estou fazendo. 

Enquanto Temer tenta se afirmar de forma delirante e inaceitável, o ex-presidente Lula, surge ou ressurge com toda a força. Vejam ou leiam este episódio impressionante, quase inexplicável que eu mesmo tenho que tratar com certa cautela.

Condenado a 9 anos e meio pelo Juiz Sérgio Moro, estamos diante de um episódio inacreditável e sem nenhuma base na realidade. 

Os Procuradores da Lava-Jato que denunciaram o ex-Presidente, denúncia aceita pelo Juiz Sergio Moro, reapareceram de forma espantosa, quase inacreditável, mas rigorosamente verdadeira. Sumarizando. Enviaram um documento ao Juiz Sérgio Moro, pedindo que ele reabrisse o processo no qual Lula foi condenado a pedido deles. Não explicam a razão mas dizem textualmente:"Se o processo for reaberto, o Sr. tomará conhecimento dos nossos motivos."
Vou numerar para ficar mais claro.

1- O processo não está mais com Sergio Moro. 
2- Já foi enviado à instância superior em Porto Alegre.
3- Os advogados de Lula, já entraram com a defesa em porto Alegre.
4- O Presidente Thompson Flores, do Tribunal de Porto Alegre, já deu entrevista longa à televisão explicando a tramitação do processo. Garantiu que até agosto de 2018, o processo estará julgado. Esclareceu mais, que o Tribunal tem 7 membros, e como os processos da Lava-Jato são numerosos, 3 desses juízes já estão cuidando da sua tramitação. 
5- Como é que o mesmo processo pode estar sob a jurisdição de um juiz singular e de um Tribunal coletivo?

Fiquei tão surpreendido quanto o mundo judiciário e advocatício. Resolvi, então, consultar dois grandes criminalistas que já foram meus advogados durante a ditadura. Foram taxativos: "O Juiz Sérgio Moro não tem mais nada a ver com esse processo. Agora, qualquer decisão, só da instância superior. Os fatos, qualquer que seja a interpretação, terminam aí." 

Tomo conhecimento, então, vindo de uma boa fonte, que me estarrece embora não chegue a ser uma INFORMAÇÃO, não passe de um INFORME. Mas com todas as ressalvas e todas as cautelas, não posso deixar de publicar. Os Procuradores que denunciaram o ex-Presidente, estariam contestando a justificativa do Juiz Moro, e estariam dispostos agora, a pedir a anulação da condenação do ex-Presidente. 

Eles deveriam ter feito esse pedido ao Tribunal Regional de Porto Alegre. Segundo os INFORMES (que eu me recuso a transformar em INFORMAÇÃO) duas versões.

1- Consideração com o Juiz Moro, já que vêem trabalhando com ele há três anos e meio.
2- Acreditam que apesar de já ter havido a sentença, o Juiz Federal Sérgio Moro, ainda tem ascendência sobre o processo.

PS: A palavra agora, está com Moro, que dirá se pode ou não pode, ainda interferir no processo.
PS2: Terminando por hoje: É estranho, inédito, e quase incompreensível, que o Ministério Público, protagonista principal de uma condenação, reivindique participação numa decisão contraria, ou seja, a absolvição.

O EXIBICIONISMO VAZIO DE RODRIGO MAIA

Ontem, deu entrevista de meia hora para a televisão. Assisti atentamente, dada a inesperada e surpreendente projeção do personagem. Mas dos 30 minutos, apenas 4 podem ser aproveitados. Vou resumir para que não pensem que estou contra ele, embora na verdade, jamais possa ficar a favor. Nesses 4 minutos, 3 afirmações.

1- "Conduzirei a votação com total independência, sem favorecer o Presidente Temer".

2- "Não me incomodo se não for Presidente da República, agora. Sei que serei no futuro".

3- "Decidida a votação do Plenário, qualquer que seja o resultado, passarei a estudar em profundidade os pedidos de impeachment do Presidente Temer. Também com a mesma isenção e independência".

Como sou repórter e comentarista, fiquei vendo a entrevista até o fim. Não perdi tempo porque é a minha obrigação. Mas nos outros 26 minutos sobrou apenas, exibicionismo e ambição, ambos vazios, mas empolgados.



***



ESPECIAL: "ANOS DE CHUMBO" (1964-1985)

CASTELO TOMA POSSE PERANTE O CONGRESSO. REPRESÁLIA DE COSTA E SILVA E CORDEIRO DE FARIAS. OS GENERAIS FALAVAM EM “REVOLUÇÃO”, NA PRÁTICA ERA MAIS UM GOLPE. OS SEMPRE “AMIGOS-INIMIGOS”, CARLOS LACERDA E ROBERTO MARINHO    
Há 50 anos morria o ditador Castelo Branco, no mesmo dia escrevi esse artigo, a republicação é uma lembrança histórica para o conhecimento dos que na época não tinham idade para participar da história.

A grande surpresa não foi o Congresso aprovar o golpista Castelo Branco, mas os rumos que Costa e Silva e Cordeiro, unidos eventualmente, deram ao golpe. Fizeram um Ato, modificando tudo o que existia no mundo em matéria de regime de exceção. Arbitrário, autoritário, atrabiliário. Ditatorial como os outros, mas inteiramente diferente.

Cordeiro furioso, não sobrou lugar para ele, Costa e Silva ficou como Ministro da Guerra, temido por todos. Fizeram então esse Ato, num bloco de papel, pequeno, da mesma forma que Lucio Costa, em três traços ou linhas, criou o genial Plano Piloto de Brasília.

Isto está sendo publicado e revelado pela primeira vez, depois de 50 anos de ter saído na Tribuna da Imprensa. Textual, podem ficar assombrados com a criatividade ambiciosa dos dois generais. Em apenas cinco itens, sumaríssimos, mudaram e modificaram a História.

Em vez de um ditador FIXO, que ficaria no Poder pelo tempo que fosse possível. Um ditador ROTATIVO com uma ditadura permanente. Teve repercussão no mundo todo, não só por causa do golpe, mas principalmente pela inovação; Jamais existira isso, no mundo ocidental ou oriental.

Os cinco itens. 1 – O presidente teria que ser um general. 2 – Do exercito. 3 – Da ativa e de quatro estrelas. 4 – Não haveria reeleição para ninguém. 5 – Essas disposições teriam que ser rigorosamente cumpridas. Era extraordinário, só que o tempo, o espaço e o destino, são invioláveis e não podem ser entrelaçados ou planejados com tanta antecedência.

Castelo queria ficar mais tempo como “presidente”

Costa e Solva já era candidatissimo á sucessão de Castelo. Marcada para 15 de março de 1965. Golbery então, junto com os irmãos Orlando e Ernesto Geisel, lançou a “prorrogação” do mandato de Castelo, com a aprovação do próprio. Era Chefe do Estado Maior, se transformara em “presidente”, e não queria deixar o cargo.

Só que Costa e Silva tinha força de Ministro da Guerra e notável popularidade junto á tropa. Queriam que Costa w Silva assumisse logo, liquidasse a “prorrogação”. O general foi para Vila Militar, acalmou a todos, garantiu: “Em 15 de março estaremos no Poder”. (Não estariam, teriam que esperar até 15 de março, mas de 1967).

A seguir, como desafio, viajou para a Europa, e no aeroporto respondeu aos “prorrogacionistas”, satisfeitíssimo: “Embarco Ministro e volto Ministro”. Os que estavam no Poder, desesperados e sem saber o que fazer, desistiram de lutar contra Costa e Silva, mas tomaram sua providencias para não ficarem subordinados ou ao alcance de Costa e Silva.

No final de janeiro de 1965, Ernesto Geisel, que era general de Três Estrelas, foi promovido, e logo nomeado Ministro do STM, (Superior Tribunal Militar). Golbery, que era da reserva, foi para o Tribunal de Contas da União, também “vitalício” até os 70 anos, Mas antes de tomarem posse, trataram da “prorrogação” do mandato de Castelo, até 15 de março de 1967. Mais dois anos, explicavam: “Castelo assim, com esse mandato de quase quatro anos, ainda fica menor do que outros, civis, que tinham cinco”.

Por 1 voto, “prorrogaram” Castelo

Golbery, que não tinha o menor escrúpulo ou caráter, era presidente da Dow Chemical, a maior empresa fabricante de distribuidora de Napal do mundo. Naquele tempo, ganhava fortunas colossais com a Guerra do Vietnã, e a formidável derrota dos americanos.

O general que era Chefe do SNI ainda nascente, deixou o cargo, ganhou da Dow uma fazenda maravilhosa, e de lá “exercia” o cargo de Ministro do TCU. E comandava a luta pela prorrogação.

Conseguiram, Costa e Silva aceitou, Cordeiro desistiu da “presidência”, foi nomeado Ministro dos Transportes, importantíssimo.

(Já havia ocupado, com enorme competência e honestidade, dois cargos civis. Interventor do Rio Grande do Sul, quando morreu o general Daltro Santos, isso ainda com Vargas. Mais tarde, já derrubado o “Estado Novo”, foi eleito governador de Pernambuco pelo voto direto, quatro anos sem roubo ou violência).

Tudo começa a dar errado, menos a perda do Poder

1967, acaba o novo mandato de Castelo, ele morre num desastre de avião. Costa e Silva assume, tem um derrame cerebral, (AVC) em 1969, os “Três Patetas” militares tomam o Poder, mas são logo desalojados. Antes surge o tenebroso e monstruoso AI-5, que teria provocado a “incapacidade e morte” de Costa e Silva.

E finalmente, ainda em 1969, os americanos, que apoiaram, financiaram e garantiram com dinheiro e intimidação as triturantes e torturantes ditaduras do Chile, da Argentina e do Brasil, entram em desespero: seu embaixador no Brasil PE sequestrado, têm que se render á exigências deles e os ditadores do Brasil também.

Começa uma nova Era, amargura para os americanos que querem seu embaixador de volta, a qualquer preço. Os ditadores militares, aceitaram não tinham opção. Mas depois se vingam inundando, encharcando e engolfando o país num mar de sangue. Torturavam eventualmente passaram a tortura exaustivamente. Diziam que a “tortura era indispensável”, (como confessou agora George Bush, 8 anos presidente dos EUA), mas os próprios generais passaram a saber e a ter satisfação. Exatamente como Pinochet no Chile, Videla na Argentina.

Aqui, todos os generais morreram “anistiados”, o debate não é para punir e sim saber quem torturou mais.

Carlos Lacerda e Roberto Marinho: os dois sem qualquer preconceito

Em 1962, caiu um edifício de 12 andares, no Bairro Peixoto, zona sul do Rio. Muitos prédios construídos ali, um antigo e profundo lamaçal. Imediatamente a Câmara Municipal aprovou projeto reduzindo os gabaritos para seis andares, naturalmente em prédios novos.

Carlos Lacerda era governador, Roberto Marinho comprou o terreno, queria construir outro edifício com os mesmos 12 andares. Sem preconceito ético de nenhuma espécie pediu ao governador licença para repetir o número de andares.

Lacerda negou, respondeu: “Se eu violar o novo gabarito, posso ir preso na hora”. O dono do “Globo” passou a atacar o governador diariamente na Primeira. Um amigo perguntou a razão, Lacerda sem o menor preconceito racista, explicou: “Isso é coisa do Roberto azul Marinho quase preto”.

CASTELO SE UNIU A GOLBERY PARA DERRUBAR COSTA E SILVA, NÃO CONSEGUIRAM. MAS O GENERAL-MINISTRO ASSUSTOU A TODOS. AS OBRAS DE ARTE DOS CORRUPTOS-CORRUPTORES, VÃO PARA O BELO MUSEU NIEMEYER, TAMBÉM EM CURITIBA.

Parte Final.

Como falei antes, a Junta Militar assumiu, tentou governar, não havia jeito. Enquanto Castelo Branco garantia a JK: “Presidente, só quero confirmar e realizar a eleição de 1965. E não posso fazer isso, sendo o Chefe de Governo Provisório, como Vargas em 1930”. Já confundiam o golpe de 64 com o de 30.

Castelo continuou mentindo descaradamente para JK: “O senhor é o mais interessado na eleição de 1965, já é candidato desde que deixou o cargo em 1961. Preciso ser aprovado e referendado pelo Congresso”. Juscelino acreditou e aceitou, surpreendeu o Congresso com a proposta. Os parlamentares não tinham alternativa nem força concordaram.

Depois das cassações do “Primeiro de Abril”, JK que era senador, foi o primeiro preso cassado, perseguido. Até que foi para o exterior. O golpe de 64 se dividiu entre Castelo apoiado por Golbery e os irmãos Geisel, e a “Junta” de Costa e Silva.

Separados, divididos, em pânico com a força de Costa e Silva, o golpe se apossou do Poder. E a tortura se materializou logo, ainda informal. Mas do plano conhecido de Castelo, Geisel (Chefe da Casa Militar) e Golbery. Este o “homem fortíssimo” de tudo, apesar de general da reserva.





***




TEMER, INCOMPETENTE, DESPREPARADO, DESPREZADO, JÁ ADMITE IR ALÉM DE 2018

Ha meses é tido e havido como morto, ultrapassado, com poucos dias de vida. Era para tudo ter acabado na sessão do TSE, foi salvo pelo Ministro sem toga, que preside o tribunal. Gilmar Mendes armou aquele escandaloso e vexaminoso 4 a 3, que o manteve no cargo. Sem constrangimento, Gilmar "acusou" o relator Ministro Herman Benjamin de "ter inundado o tribunal com excesso de provas".

O aproveitador, carreirista, comprometido e contraditório FHC ,sentindo o fim de Temer, deu entrevista, aconselhando-o a" renunciar por grandeza". Temer respondeu, "não renunciarei", o ex-presidente modificou o conselho.

Também por GRANDEZA, pediu que convocasse eleição para dentro de 8 meses". Como isso estava dentro dos planos. Temer não respondeu.

Com a denúncia do Procurador Geral, continuou o show da corrupção, agora localizado na Câmara, com um objetivo, em duas hipóteses. Obter os 172 votos, e negar a autorização para a investigação. Ou impedir que a oposição consiga os 342 votos e diga SIM ao Supremo.  

(Autorização desnecessária, pois só de presidentes eleitos pelo SUFRÁGIO DIRETO, se exige essa condição). Satisfeitíssimo, Temer usou e continua usando de toda a baixaria para prolongar a decisão.

Usa de todos os recursos sujos, desonestos, corruptos, que ele maneja com desenvoltura. Fingindo que quer urgência na resposta ao Supremo, vai prolongando e prorrogando todos os prazos.

NA CCJ praticou todas as bandalheiras, não apenas com as substituições, mas também com a distribuição do dinheiro do contribuinte, com as chamadas emendas parlamentares, já ultrapassando  os 15 bilhões para 40 deputados. Façam os cálculos e se estarreçam

Em relação a prazos, mente de forma despudorada. Dizia: "Quero votação antes do recesso", mas trabalhava para ser depois, como será que é o que lhe interessa para continuar. E já fala em reforma ministerial para ganhar mais prazo, e permanência no governo.

Como na votação no plenário haverá impasse, mais tempo perdido para o país, ganho para os objetivos torpes de Temer. Ele quer chegar perto do fim do ano, para que então venha o novo pedido do Supremo,  a repetição de toda essa sujeira de agora.

È inacreditável que pressionado por todos os lados, Temer continue alimentando o sonho de CONTINUAÇÃO até 2018, e a PRORROGAÇÃO para depois dos 80 anos.

Ou tomam providencia democrática, exigida pela comunidade, ou continuaremos com o audacioso domínio da corrupção. E ha mais coisas entre o céu e a terra, que irei apurando e denunciando.

O CARRASCO DA VENEZUELA

Nenhum ditador declarado praticou esse ato autoritário, cometido por Maduro. Depois de transformar o país numa quase guerra civil, completamente arruinada, desabastecida e ingovernável, convocou uma constituinte no seu estilo ditatorial. Composta por 400 ou 600 membros, ele ainda vai decidir.

Mas o que já decidiu: todos serão indicados exclusivamente por ele, o povo ficará distante. A oposição fez exatamente o contrario: convocou o povo a dizer pelo voto,o que acha da escolha pessoal dele.Votaram quase 8 milhões.98% disseram NÃO a Maduro.Ele impõe tanto medo, que depois da apuração queimaram os votos. Pânico total: a reação intimidação de Maduro.

O PRESIDENTE TEMER, e um poeta sempre a temer

O jornalista Ancelmo Gois, desenterrou um poema dele e transcreveu apenas este trecho:"Está cada vez mais difícil fugir de mim". È um poema premonição contradição, mas rigorosamente verdadeiro, só que com os sinais trocados O povo é que está cada vez sentindo como é difícil fugir dele. Por sorte, o livro continua nas livrarias, anônimo e inédito.

A FARSA DO AUMENTO DE EMPREGO
O Governo revelou ontem, que nos últimos 6 meses, obteve a maior criação de empregos desde 2014. O numero fornecido: 67 mil. Admitamos 70 mil, para ficar mais fácil o cálculo. Portanto, em 1 ano continuando no mesmo ritmo, o Governo terá criado 140 mil empregos. Em 10 anos, 1 milhão e 400 mil. Como os desempregados representam, como é do conhecimento público, 14 milhões, para eliminar esse numero, serão necessários exatamente 100 anos.

Randolfe Rodrigues, oposicionista mesmo

Acabou de entrar na PGR com um oficio pedindo o enquadramento do AINDA presidente Temer, por corrupção ATIVA. Justificativa: as emendas parlamentares que o Governo destribuíu fartamente, para obter o que ele pensa que é uma vitória na CCJ. A substituição de 19 membros da CCJ, pode até ser considerada legal porque está no Regimento Interno. Mas o que custou para o cidadão contribuinte e a forma como foi feita, imoral e vergonhosa.

O Senador do Amapá, que honra os tempos em que a oposição, se opunha mesmo e não conciliava em troca de favores, para essa decisão, teve todo o apoio do seu partido, a Rede de Sustentabilidade de Dona Marina.




***




DECODIFICANDO A "VITÓRIA" NA CCJ

Depois de todo o malabarismo, mistificação, e o que sabem fazer de melhor, espalhar a corrupção, conseguiram  a prorrogação da impunidade de Temer. Nunca se viu nada igual, ou mesmo parecido. Foram trocados, submissa, solerte e subversivamente, 19 membros da CCJ. Muitos nem sabiam. Chegaram á CCJ, já não pertenciam mais á Comissão. Revolta, protesto, total insatisfação.

Agora, fiquemos apenas no exame dos números e o significado da "vitoria". Com todas essas substituições, obtiveram 40 votos, a oposição 25. O comando da bandalheira informa com total segurança: todos os 19 que trocamos, votaram contra o parecer do relator. Ratifico completamente. Não teria sentido confundir credibilidade com promiscuidade, e errar na troca dos efetivos pelos desconhecidos.

Com essa pratica imoral, chegaram aos 40 votos, sem os 19, ficariam em 21. Mas admitamos: 11 dos substituídos, dos quais desconfiaram erradamente, votariam com o governo e contra o relator Chegariam então a 32 votos, a oposição com 33, respeitando o voto do 1 que se absteve. Como se vê, a diferença era mínima, o governo perderia. Os coordenadores do governo na CCJ, foram corretamente ativos e alertas  e incorretamente imorais.

Está aí, traduzido o placar. A seguir, estava preparado, surgiu o melifluo e cúmplice deputado do PSDB de Minas, que leu o parecer que lhe entregaram, pedindo o arquivamento do pedido do Supremo. Mesmo contrariando a maioria da bancada, cumpriu o que negociou.

Mas nada terá influencia no debate e votação do plenário. Nem o governo tem os 172 votos que garantiriam a impunidade circunstancial. Nem a oposição conseguirá os 342 necessários para autorizar a investigação. 342 votos, apenas para abrir a sessão

(Como com medo, o governo "CONCORDOU" com a votação no plenário depois do recesso, temos 15 dias para analise e conclusão sobre o que acontecerá. O impasse pelo menos no momento, mais do que visível ou previsível. Mas a permanência dessa quadrilha no poder, rigorosamente Impossível. O Supremo pode se REABILITAR, cumprindo a Constituição. E tranquilizando o país e a coletividade). 

DUAS DELAÇÕES QUE ASSUSTAVAM SURPREENDENTEMENTE PARALISARAM

Eduardo Cunha e Palocci chegaram a provocar pânico quando decidiram contar o que sabiam. E todos acreditavam que pelos cargos que ocuparam, deviam saber muito. O ex-presidente da Câmara, na noite em que foi cassado, discursando, afirmou: "Se não fosse por mim, não haveria o impeachment". Era verdade.

Palocci, duas vezes Ministro dos cargos mais importantes da Republica, também causou muita preocupação ao começar a conversar em Curitiba. Houve muita movimentação para que ele encontrasse outra solução. Mas ele começou, ia entregar seu grande amigo Lula, foi desaconselhado, resolveu desconjuntar o sistema financeiro. Começou acusando o ex-Ministro Mantega, de vender dados para os grandes bancos. Não citou nenhum nome de banco ou banqueiro. Mas eles sabiam muito bem a quem ele se referia. 

Começaram então, um movimento (naturalmente financeiro), para que ele mudasse de rumo. O que se fala, logicamente sem confirmação, é que as propostas sedutoras, podiam ter influenciado na interrupção.

Quanto ao ex-presidente da Câmara, mais aventureiro e sem escrúpulos do que o ex-ministro da Fazenda, está esperando o desenrolar do pedido de autorização do Supremo para investigar o seu grande amigo Michel Temer. Quem conhece intimamente Eduardo Cunha, não tem a menor dúvida a respeito do seu roteiro de delação. E muito menos o AINDA Presidente Temer. 

ELISEU PADILHA MINISTRO DE TEMER

Não podia ficar silencioso, nesse vendaval de impropérios. Sem o menor constrangimento, declara: "Estamos COORDENANDO o apoio de todo o PSDB, para a votação do plenário". Quando fala coordenação, quer dizer negociando, trocando pelo que oferecemos, o que é irrecusável. 

Não têm vergonha, família a quem pelo menos devem respeito? E no PSDB, não existe um só parlamentar que proteste contra essa mais do que evidente insinuação? Está bem, o governo, (com o auxilio maranhense de Sarney) salvou Aécio Neves da cassação no Conselho de Ética.

Dizem que também influiu para a reviravolta que sofreu o pedido de prisão dele no Supremo. Toda a Turma, concordou em não tocar mais no assunto, incluindo a devolução  do seu mandato.

E desde quando, Aécio Neves rima com PSDB?

FHC, TEMER, ELISEU, GEDDEL, RENAN CALHEIROS, HA 20 ANOS CORROMPENDO JUNTOS E IRMANADOS

Em 19 de Julho de 1997, o jornal O Globo publicou matéria destacada, com o titulo ABAFA. Agora, exatamente 20 anos decorridos, os mesmos personagens acusados, continuam impunes, na parte mais elevada do poder. Entre aspas, vejamos o texto.

O texto termina aqui, vamos completá-lo e comentá-lo. Os  personagens estão todos no palco, alguns caíram em desgraça,outros a caminho, mas não saíram das manchetes.

Inicialmente, temos que suprir um esquecimento ou omissão do texto. Na equipe de salvação, indicado pelo próprio Temer, entrou Renan Calheiros, como Ministro da Justiça. (Nem se lembrava que era formado em Direito). Vinha de líder na Câmara do presidente Collor, eram amicissimos, traiu-o miseravelmente no impeachment. Sua vida continuou, nesses 20 anos, a mesma baixaria vitoriosa(Com aspas?).

Terminado o governo FHC, Eliseu foi Ministro de Dona Dilma. Saiu quando ela ia ser derrubada, é Ministro de Temer desde a vitória da conspiração. Ha meses, se lembrou, fez uma confissão publica: "Estou acumulando aposentadoria e salário do cargo, ultrapassando o teto permitido. Tenho que tomar providências". Não sei se providenciou.

"Bastou o presidente FHC entregar o ministério dos Transportes a Eliseu Padilha, (PMDB) e o da Justiça a Iris Resende (PMDB), para a legenda e o governo fazerem as pazes. O presidente da Câmara, Michel Temer(PMDB), começou a coordenar uma estratégia para defender FHC .Este era acusado e denunciado pela compra de votos para a reeleição.Tentando abafar o escândalo, Temer juntou o Ministro Eliseu e o líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima".

Nesses 20 anos, Geddel não ficou fora de nada, nem de cargos, nem das malas de dinheiro da corrupção. Se envolveu em vários escândalos, provocou a demissão do Ministro da Cultura, mas ele, o corrupto imobiliário ficou. Depois, não pôde ser mantido, nem no cargo nem em liberdade. Está riquíssimo, foi preso, mas encontrou um desembargador plantonista, que o libertou e mandou para a casa na Bahia, SEM TORNOZELEIRA.  Apesar de ser conhecido agora como criminoso em serie.

PS- Faltam FHC e Temer. O ex-presidente denunciado por irregularidades na campanha presidencial em 1993, e na reeleição em 1997, acabou de  ser comunicado:"Seus crimes prescreveram".

PS2-. Ha tanta coisa que já denunciei e tantas para denunciar, fica valendo, tudo o que escrevi na Tribuna, durante seu governo, que identifiquei, como RETROCESSO DE 80 ANOS EM 8.

PS3-O mesmo espaço negativo, ominoso, ruinoso, pegajoso, indefensável, posso ou poderia utilizar sobre Temer. Mas está tão envolvido com crimes denuncias, corrupção, justiça, que não sai das manchetes. Seria redundância dedicar mais espaço a ele

A DELAÇÃO INTERROMPIDA DO CORRUPTO EDUARDO CUNHA

Publiquei com exclusividade, que o ex-presidente da Câmara suspendera a delação. fez um acordo  de trégua nos depoimentos. Mostrara cadernos com mais de mil paginas. Com os problemas de Temer, parou. Dei o motivo:com o ex-amigo complicadíssimo, resolveu colocá-lo como alvo. Os Procuradores aceitaram,Temer agora é um alvo mais suculento do que o próprio Cunha. 

Ninguém sabia disso. Quero agradecer a colunistas e blogueiros, que têm repetido o que eu publiquei. Sem royalties verbais, sem ressentimentos.

A SÉTIMA VITÓRIA DE FEDERER, MAIS UM GRANDE TÍTULO EM WIMBLEDON

Vibrante. Fulgurante. Impressionante. Sempre elegante. Do primeiro ao ultimo jogo. Ganhou os  2 primeiros sets em 59 minutos, nada comum para a final de um Grand Slan. Começou o terceiro, Cilic tentou reação, resistiu 37 minutos, Federar fechou em 6 a 4. Campeão, sem perder um set. Delírio do publico, Federer é realmente o grande ídolo.

Agora parte para um agosto que pode ser ainda mais glorioso  Logo no dia 8 completa 36 anos, numa esplendida forma física e técnica. E nesse mesmo agosto, pode ganhar o ultimo Grand Slan do ano, o Aberto de Nova Iorque. (EUA).





***



CORRUPÇÃO, CONSPIRAÇÃO, CONTRADIÇÃO

Um presidente eleito e reeleito, de forma legitima pelo cidadão, condenado. Um outro, que jamais foi eleito nem disputou eleição presidencial, chegou ao poder através de conspiração praticando crimes .E apanhado em flagrante de participação tenebrosa, vergonhosa, calamitosa,CONFESSADA e COMPROVADA, novamente se refugia na conspiração.

Apesar dos 8 anos no poder, Lula vem sendo julgado impiedosamente. Não por ele pessoalmente, mas pelo que pode representar com as fortes possibilidades de voltar a ser presidente. O que atemoriza, assusta e até intimida muita gente. Principalmente os barões do alto empresariado. Que acaba de obter o que esperava a submissão do trabalhador e a usurpação dos seus direitos. Começados a existir e a se consolidar a partir de 1932.

Se Lula ainda estivesse no poder, ele poderia ser investigado pelo Supremo, porque o mais alto tribunal do país cumpriria a exigência constitucional: fora escolhido pelo SUFRAGIO POPULAR. Agora, num julgamento muito contestado, discutido, refutado, a condenação de Lula traz para os gabinetes dos maiores corruptos, a certeza: "Lula nunca mais". È possível mas questionável.

TEMER SEMPRE FUGIU DO SUFRAGIO POPULAR

 Lula se colocou até audaciosamente, quatro vezes diante do eleitor, tentando ser presidente. Só foi ganhar na quarta vez. Fato repetido uma única vez no mundo, no Chile. Eleito presidente, Gabriel Allende foi assassinado no palácio pelos golpistas chilenos e americanos. (Costa Gavras fez um belíssimo filme,"Perseguido", desvendando minuciosamente o crime).

O atual ocupante do Planalto, aos 77 anos, e 50 de vida publica, nunca disputou SUFRAGIO majoritário, senador, governador, presidente. Carreirista, ficou apenas com a satisfação de ser deputado, e assim mesmo não passava de suplente, assumia pela caduca e decadente legislação eleitoral, que premia e favorece o suplente.

Agora, assustado e apavorado, mas favorecido pela interpretação equivocada de como chegou ao poder, corrompe o próprio sistema, depois de ter corrompido suas participações na vida publica. Cúmplice e acumpliciado com criminosos notórios, como Eduardo Cunha e os Batistas da JBS (parceiros de conversas pela madrugada nos porões do palácio), enlameia a Câmara, ninguém resiste á sua corrupção.

( E nesta primeira tentativa do Procurador Geral da Republica através do Supremo,não serão obtidos os 342 votos necessários e indispensáveis para processá-lo. Só com milagre. Provavelmente examinarei essa votação e seu RESULTADO, promiscuo, corrupto, vergonhoso).

MALUF-TEMER

O condenado, glorificando e imortalizando o acusado: "Ele é serio, decente, correto". Minha contribuição: HA!HA!HA!

ADIADA A VOTAÇÃO

Surpreendentemente, desconfiando das conversas de bastidores, e desacreditando da lealdade e das "juras de amor" de Rodrigo Maia, mudou de roteiro e de caminho. E resolveu atender aos pedidos e apelos dos deputados.

Eles não queriam votar no plenário de forma subalterna e depois aparecer na sua cidade. Sabiam que seriam vaiados e abandonados, publicamente. Dessa forma, viajam no fim de semana, ainda sem terem se humilhado.

Rodrigo Maia, candidatissimo e que defende o interesse do seu eleitorado, falou: "Assim, coloco em pauta para votação no plenário, na primeira semana de agosto. A  decisão na CCJ pode ser imediatamente.(Quinta).
serginho cabralzinho filhinho

Como os famosos cavalos paraguaios, está tentando circundar a cerca.A cada dia muda o depoimento inicial, confessa um "pouquinho". Procura minimizar o todo, mantendo apenas a parte. Vejamos as 3 modificações.

1- Sobre as jóias: "dei algumas para minha mulher, mas não no valor de 11 milhões, muito menos".

 2- Recebi doações para campanha eleitoral, registradas no TRE. Perdemos  o controle, e uma parte pequena foi gasta em caixa 2".

3- Neste ponto, passou a mostrar irritação. Quando falaram que ele chegou a ter 126 milhões de dólares no exterior, afirmou com veemência: "Em uma vez, tive deposito no exterior, mas esse total é uma loucura".

NA CCJ, O QUE SE ESPERAVA

Exatamente ás 17,40 da quinta feira 13 de julho de 2017, o presidente Michel Temer obteve o sucesso do investimento múltiplo que vem fazendo. 40 dos 66 membros, votaram pela recusa de autorização para começar a investigação. 25 decidiram que a investigação, é rigorosamente constitucional, 1 se absteve.

Contrariaram o parecer do relator, o que não é inédito ou surpreendente. Clamoroso e até mesmo constrangedor, é o clima instalado ou implantado. Agora  na CCJ e depois no plenário Não existe nenhuma possibilidade em 1 milhão, dos que lutam contra o crime e a corrupção, de aglutinarem 342 votos. 

O governo e o presidente Temer podem encontrar contrariedades ocasionais ou circunstanciais, mas não terão 342 votos contra.

E a desfaçatez é tão grande, que a partir de hoje, o relator é do PSDB. O mesmo partido da chapa que perdeu a eleição de 2014 e pediu a cassação de Temer, vai defendê-lo com todo entusiasmo e convicção. Nunca se viu um Legislativo tão complacente e cúmplice.

GEDDEL LIVRE

O doleiro Lucio Funaro acabou o depoimento. Declarou que foi varias vezes a Bahia entregar dinheiro ao ministro. E vai mostrar documentos. No mesmo momento, o desembargador federal plantonista, que transferiu o "criminoso em serie" para prisão domiciliar, favoreceu-o novamente, sem o menor constrangimento.

Liberou- da prisão domiciliar, está totalmente livre. E foi autorizado a viajar para sua casa na Bahia. SEM TORNOZELEIRA.





***





APROVARAM A REFORMA TRABALHISTA QUE TEMER GARANTIU AOS EMPRESÁRIOS

Era uma das metas-objetivos desde que assaltou o poder, na conspiração parlamentar acumpliciada com Eduardo Cunha. Assim que assumiu em 12 de maio de 2016, (exatamente ha 14 meses) insistia e repetia: "Vou reformar a administração, começando pelas reformas Trabalhista e da Previdência ".

Durante esse tempo todo, não avançou um ponto que fosse. Assumiu impopular, fiou impopularissimo, o Datafolha, na pesquisa, ter encontrado apenas 7 por cento dos que acharam seu governo bom. A opinião publica tem seu próprio julgamento, tenebroso para Temer. Mas está  esperando outro levantamento. Mas tem que ser rápido. 

 Se demorar, a pesquisa terá que ser sobre a repercussão da saída dele do poder. E a reforma de ontem, que será entregue a Temer amanhã para a sanção, não ajuda  nem aumenta em nada, sua popularidade e seu prestigio. Durante esse tempo todo teve que se explicar com o alto empresariado. A primeira promessa de Temer foi essa mudança trabalhista.

Com as mais diversas mentiras aos representantes dos trabalhadores, os empresários iam se irritando. E surpreendentemente, Temer via e ouvia jornais, rádios e televisões, divulgarem: "O mercado e os grandes empresários  estão apoiando Rodrigo Maia"

Finalmente Temer conseguiu aprovar não uma Legislação trabalhista e sim um instrumento LEGAL, de total subserviência ao patrão. Teoricamente, só ficam intocáveis o 13% salário e o FGTS, porque o governo precisa desse dinheiro para a Previdência. È possível que o grande empresário continue sendo o maior sonegador e devedor da Previdência. 

Os trabalhadores de todos os setores, sempre foram dominados pelos patrões. Quem não conhece historia de arbitrariedade patronal? Agora, essa "conversa" entre os patrões poderosos e os trabalhadores que precisam do emprego, uma farsa, ou teremos greves repetidas, a cada exigência por "acordo", da parte  dos patrões.

A reforma é uma agressão ao trabalho, exatamente quando no mundo inteiro, eles conquistam mais força e mais direitos. Para  abrir uma janela de esperança, Temer e o falastrão Meirelles, retumbaram: "Temos 14 milhões de desempregados.Esse numero irá desaparecer rapidamente". Todo o país, (em cada residência existe pelos menos uma pessoa sem trabalho)quer saber como farão essa mágica.

Criar emprego sem investimento. Apenas com a sujeição, quase humilhação do trabalhador.

A COMPLICADA DELAÇÃO DO CORRUPTO EDUARDO CUNHA 
E A SURPREENDENTE CONDENAÇÃO DE LULA

Sempre foi cogitado e até planejado o depoimento do ex-presidente da Câmara. Ele mesmo insuflava essa ideia. Mas com a visita do corrupto Batista ao corrupto Temer, ficou publico: o empresário sustentava Cunha com altas somas. Temer ouviu, concordou, respondeu, "tem que manter isso".

Mas como mudou o cenário, mudaram os personagens, e também os alvos dele. Mas a confusão surgiu com os vários cadernos, em que Cunha foi escrevendo suas recordações ou memórias. São mais de mil paginas, em letras ilegíveis e intraduzíveis.

O pessoal da Força Tarefa só teve ou encontrou uma solução. Requisitaram muitos gravadores, Cunha lê o próprio texto, que vai sendo gravado. Quando acabar, entrega os cadernos, mas o fundamental já está preservado e conhecido.

Duas alterações de Cunha, em relação ao seu projeto de delação. 

1- Temer não será respeitado, Cunha vai entregá-lo. Quando voltou da Alemanha, Temer afirmou: "Tenho ZERO de preocupação com a delação do Eduardo Cunha".

2- Como é bem informadíssimo, e está em Curitiba, assim que o juiz Sergio Moro assinou a condenação de Lula (9 anos e meio, a primeira). Ficou assombrado, assustado, pediu para adiar o depoimento. Foi atendido. Lula voltou ás manchetes dos órgãos de comunicação. A grande preocupação do país. Até quando?

O FUTURO DE LULA, COMEÇANDO O DESTINO ARRISCADO DE MORO

Para o ex-presidente, é mais do que uma condenação. É um pesadelo,preocupação, permanente expectativa. Inexplicável e incompreensivel. Foi o processo mais esmiuçado, detalhado, devassado de todas as maneiras.

A investigação demorada e aprofundado apenas de uma denuncia, leva a uma duvida ou duas conclusões.

Se tiveram que examinar e reexaminar meses e meses o mesmo problema, é porque a falta de conclusão permanecia. O convencimento da culpa, não era incisivo, elucidativo, definitivo.

Vendo pelo outro lado ou com olhos diferentes, Sergio Moro pode dizer: "Quis eliminar todas as restrições". A partir do dia 3 (10 dias) eu e todos os jornalistas noticiamos que o processo de Lula estava pronto para a assinatura de Moro. Este repórter acrescentou: Moro tirou o processo do cofre colocou em cima da mesa. Quando isso acontece, é a véspera do ato final.

Mas nenhum jornalista sabia de coisa alguma. Eu se soubesse, revelaria imediatamente, como fiz em 1963, fui preso e julgado pelo Supremo. Mas não sabia de nada.

Quem agora enfrenta um roteiro precipitado e na certa tumultuado, é o próprio Moro. De uma certa forma, 9 anos por duas sentenças, é uma condenação. Mas não tão elevada quanto tantos esperavam. Haverá recurso para a instância de Porto Alegre, que pode anular o ato de Moro.

De qualquer modo, Lula esperava a sentença. Moro pode receber de Porto Alegre, aceitação do recurso que não esperava.

PS- Quando acabava esta matéria, recebo a informação. O Triplex valeu 9 anos para Lula.

PS2- O processo sobre o sitio de Atibaia, que está praticamente terminado (mas ainda no cofre), deverá ter condenação maior.

A EXPLOSÃO DA CONDENAÇÃO DE LULA

A sentença do Juiz Sergio Moro, saiu ontem, exatamente ás 3,15, lógico, da tarde. O ex-presidente soube imediatamente, ás 3 e meia já estava com o documento e o apartamento com muita gente. Tentou ler, mas era difícil. Estava rigorosamente normal, o celular não parava, entregou a um amigo, com a recomendação: "Não atendo ninguém". Corrigiu: "Alguém é possível que eu precise atender".

O documento tem 238 laudas, quanto tempo o juiz precisou para redigir? Numa entrevista coletiva, perguntaram ao Premio Nobel Garcia Marques, em quanto tempo escrevia um romance. Resposta: "30 dias ou nunca mais". Se escrever 15 laudas por dia, não é muito, 450 no fim do mês pode entregar ao editor.

Moro foi logo pra casa, Lula não saiu. Ninguém visitou o juiz, o condenado não ficou um instante sozinho. Mas repercussão mesmo com gente chegando do país inteiro, a partir de hoje. A senadora Gleise Hoffman, presidente do partido, avisou: "A partir de amanhã (hoje), toda a bancada do senado estará aí". E dependendo da pauta, também deputados.

 Os advogados estiveram com Lula, "queremos entrar com recurso o mais rápido possível". Lula tinha certeza da decisão, ele mesmo começou a comandar a mobilização para um protesto nacional. Pretendem organizar manifestações ininterruptas, a partir desta quinta.

PS- Rádios, televisões, sites de jornais, publicaram que Moro ia determinar a prisão preventiva do ex-presidente.Teria desistido, "para evitar traumas ".

PS2- Rigorosa inverdade. Moro não falou sobre isso. Nem deixou pelo menos entrever que a prisão preventiva do ex-presidente estivesse em cogitações.

PS3- Revelei ontem, com exclusividade, que Moro pode determinar a segunda prisão de Lula, responsabilizando-o pela posse, disfarçada, do sitio de Atibaia.

PS4- A não ser que o recurso de Lula seja favorável e a condenação anulada. Nesse caso, Moro estará em enormes dificuldades.

PLANTONISTAS DA JUSTIÇA

Um deles á tarde, quase noite, mandou soltar Geddel Vieira Lima. O "criminoso em serie",  foi para prisão domiciliar. Muitos juízes nunca leram Carlos Drumond de Andrade, mas conhecem o caminho das pedras. Não esquecer de Eike Batista.   




***




MUITOS QUEREM A PRESIDÊNCIA, RODRIGO MAIA, QUER VOLUPTUOSAMENTE 


Aliados passaram a adversários, legendas se deterioram ainda mais, amigos se transformaram em inimigos. Mas nenhuma mudança ou divergência foi tão grande quanto a que atingiu a aliança e quase intimidade entre Temer e Maia.

Quando Temer e Cunha se aliaram na conspiração parlamentar para chegar ao poder, já eram corruptissimos. Mas Temer cuidou de esconder seus crimes, enquanto o então presidente da Câmara, recebia dinheiro ilícito das mais diversas fontes. Até que desesperado por mais dinheiro, teve que concordar em marcar encontros criminosos nos porões do palácio. Flagrado, gravado, denunciado, é um morto silencioso, mas repudiado por todas as ambições. As dele e as dos outros. Principalmente Maia.

Quando Temer traiu Cunha, e alimentou sua cassação, vagando a presidência da Câmara, ninguém imaginava que o cargo fosse para Maia. Nem ele. Quando o presidente Temer indicou seu nome, surpresa total. E consumada a eleição, Maia foi protagonista de um fato de certa maneira emocionante. Chorou, foi carregado pelos que votaram nele, se descabelava, e afirmava, o mais alto que podia: "Nunca imaginei que isso poderia acontecer".

Agora a situação para ele, ganhou outros contornos e características. Recebeu o lançamento e a coordenação do seu nome para substituto de Temer, com a maior naturalidade, como se fosse um direito de conquista. No momento em que Temer troca 19 membros da CCJ, e ainda assim sofre uma derrota, só existe um candidato presidencial, altivo e altaneiro. Rodrigo Maia, filho de Cesar Maia. Os dois morando em esplendidos apartamentos em São Conrado. Em 2 edifícios diferentes.

Nenhum deles tem como explicar a propriedade. E Cesar foi prefeito, tinha o poder de aumentar naquele lugar lindo e nobre, o gabarito de 4 andares. Para 10. Principalmente porque esses edifícios eram construídos e vendidos, por uma grande empresa de comunicação, na época não  tão poderosa quanto hoje.

Que REPUBLICA. Que PRESIDENTE. Que SUBSTITUÍDO, Que SUBSTITUTO.

 O EXTRAVAGANTE  ADVOGADO DE TEMER

Arrogante e esfuziante parecia mais advogado de acusação. Não negou a principal denuncia contra seu cliente: a conversa com um corrupto notório, nos porões do palácio. O causídico tentou amenizar, dizendo que "eles já se conheciam". Mais do que isso, eram amigos desde a campanha de 2014. Quando o vice Temer foi a primeira vez na sede da JBS, tratar de dinheiro. Ficou o dia inteiro lá, e ao sair deu o numero do seu celular a Joesley.

O defensor disse textualmente: "Não deram ao meu cliente, nem o beneficio do em dubio pro REU". Ele reconheceu, criticou a injustiça. Se Temer não for AUTORIZADO agora, ainda virão outras. Com esse advogado e essas acusações, Temer não poderá enfrentar a opinião publica. E os deputados que votarem pela salvação de Temer, muito menos.

O VASCO INJUSTIÇADO, EURICO MIRANDA PRESERVADO

O episodio do jogo com o Flamengo, foi dramático,vergonhoso, criminoso. Mas a culpa não é do clube ou do Estádio. È pessoalmente do presidente do clube, de toda a diretoria, da administração. Eurico Miranda ROUBOU a eleição (quer repetir agora, está em plena campanha), nomeou todos esses bandidos, que  dilaceraram um dos maiores clubes do Rio

No dia seguinte, o presidente da CBF, Del Nero, corrupto confessado, que não pode sair do Brasil com medo de ser preso, proibiu jogos no Estádio Histórico com publico. E o Tribunal (?) esportivo (?) foi mais longe: interditou o Estádio por 25 jogos. Não houve julgamento, e mesmo quando julgam, prevalece o interesse subalterno e da politicalha.

Precisam INTERDITAR o presidente do clube e toda a diretoria, IMPEDINDO que ROUBEM outra eleição, que não demora.

SURGIU UM PARTIDO 

È o PODEMOS, palavra que teve grande importância na campanha eleitoral, que levou Obama á presidência. Já tem candidato a Presidente da Republica: é o senador Álvaro Dias. Duas vezes governador do Paraná, está no segundo mandato no Senado. Em 2014, teve 67% por cento dos votos do estado.

Em matéria de credibilidade, total. E em se tratando de Lava-Jato, distancia completa e absoluta, apesar dele ser do Paraná. Um nome pelo menos para examinar, a competência com que exerceu e exerce a vida publica, pra avaliar.

TEMER, CORRUPTO, TOLO E PRESUNÇOSO

Nunca vi alguém despencar tão ruidosamente. Numa carta declarou, "sou um vice decorativo". Logo depois começou a conspirar para chegar ao poder. Se julgava impoluto, mas fez uma grande sociedade com Eduardo Cunha. E quase no mesmo momento, com o bandido Joesley Batista. Desvendado, investigado, correndo riscos e  em pânico, acabou de afirmar: "respeitarei a votação  da Câmara".

Ao mesmo tempo faz todos os malabarismos e mistificações, para fraudar, recusar ou interromper o processo. Como pode enganar tantos, tanto tempo?

MEIRELLES-MAIA

Desde que chegou da Argentina, esteve 2 vezes com o Ministro da Fazenda. Deixou bem claro, que não estava ali como presidente da Câmara. No segundo, foi mais conclusivo e esclarecedor. Meirelles saiu da casa de Maia com a mesma satisfação com que saiu do palácio de Temer, convidado para o cargo que ocupa.

CONTINUA O COMBATE PELO DOMINIO DA CCJ

Ontem noticiei que 19 deputados foram drasticamente substituídos. E a mudança violenta e truculenta continuou. Ordem de Temer: "Precisamos ganhar de qualquer maneira". Como na CCJ são 66 efetivos e 66 suplentes, continuarão. Ao mesmo tempo, Temer diz na televisão: "Respeitarei o resultado da votação". Farsante, corrupto, sem ética e sem credibilidade, nem percebe a repercussão negativa que provocará no plenário.

Logo que chegou da Alemanha, se reuniu com Maia e Eunicio. Está com total falta de confiança no presidente da Câmara, tenta substituí-lo pelo presidente do Senado. Mas este tem pouca penetração entre os deputados. E ontem, no começo da reforma trabalhista, Eunicio teve que enfrentar uma revolta, precisou desligar luzes e microfones. E para realizar a sessão, precisou convocar reunião,negociar concessões. 

Mesmo aprovando a reforma Trabalhista, nenhum sucesso para o governo, pelo contrario. Os protestos chegam muito mais de fora do Congresso. E as mudanças na CCJ, provocam protestos e revoltas, juristas respeitados, proclamam: "Isso acaba com a credibilidade do Legislativo, que já não é muita".

 DECISÕES DO PLANALTO

Ontem, apressadamente, se reuniram diretamente com Temer, para executar o que chamaram de represália. E decidir o que fazer para reprimir os aliados rebeldes. Resolveram o seguinte.

1- Farão um relatório alternativo, contestando o do relator.

2- Tentarão expulsar do PMDB, o relator Zveiter, ou pelo menos promover intimidação.

3- Não realizar o  recesso, qualquer que seja o volume dos protestos.

4- A votação do plenário tem que começar na sexta feira, haja o que houver.

5- O presidente da CCJ tem que cortar o tempo de todos os oradores.(Já recusou).

¨6- A ultima e mais surpreendente: Temer que ha dezenas de anos preside o PMDB,vai ocupar o cargo, com todos os poderes. Textual: acredita que no momento, esse é muito mais efetivo e direto.

7- Tradução: está assustado e apavorado, mas diz contraditoriamente: "Sou um vencedor, não vou perder a ultima batalha".

A SUCESSÃO SEM ELEIÇÃO

Muita gente quer ocupar o Planalto, mesmo que seja por pouco tempo. Alguns consideram que estando no palácio, existe mais possibilidade de prorrogação. Citam até o caso de Temer, que se considerou "vice decorativo", e foi promovido. Se no momento enfrenta enormes dificuldades, a culpa é dele mesmo, corrompeu e se corrompeu exageradamente.

PS- Assim que a crise começou, quem tentou atuar por todos os flancos, foi FHC.

PS2- Sempre contraditório, pretendeu jogar um jogo para o qual não tinha cacife. Repudiado,  prejudicou muita gente e se prejudicou profundamente.

 PS3- Considerando que lá fora pode ter melhores chances, viaja hoje para o exterior. Mas deixa gravada uma entrevista de televisão.  Que pode atingir muita gente.

PS4- Menos empresários muito ricos, aos quais se ligou prejudicando o país. E foram beneficiados pelas bilionárias DESONERAÇÕES.

PS5- Amanhã relato aventuras do ex-presidente, pelos caminhos da arrogância, presunção e autosuficiencia.  Depois do vazio que ficou no país. Com o fracasso e bandidagem de Temer-Cunha. Um deles já preso e a caminho da DELAÇÃO. 

PS6-Reunido ha dias, o PSDB cada vez se aproxima do abismo, a divisão é total. FHC resolveu viajar, por causa de uma discussão dura com Aécio. Disse que ele não devia tentar reassumir a presidência do PSDB.

PS7- Aécio falou, "vou reassumir". Já era noite, mas tudo  escureceu mais ainda. No total, Aécio tem o voto dele e mais dois. Na cúpula não tem nenhum.






***






Ele proclama isso, muitos acreditam. Pode ser que queira se reabilitar. Mas é preciso que faça muita força. Ontem, o jornalista Elio Gaspari publicou a sua espantosa folha corrida da vida publica .Como homenagem e creditando os devidos royalties, repito o excelente trabalho.

1-Secretario de Habitação do prefeito Eduardo Paes.
2-Secretario de Justiça  do governador Garotinho.
3-Secretario de Justiça do governador Sergio Cabral.
4-Secretario de Defesa do Consumidor da governadora Rosinha Garotinho.
5-Secretario  do Trabalho do governador Pezão.

Partidariamente já esteve no PSD de Kassab, que ao fundar o partido, afirmou:"Não somos de esquerda, de centro ou de direita".Mudou para o PDT, que pós-Brizola, desapareceu. Agora  está no PMDB. Que dispensa definição ou divisão.

Vote como votar, contra ou a favor da AUTORIZAÇÃO, nenhuma surpresa.

A DEPREDAÇÃO PREMEDITADA, DO VASCO E DO ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO

È dos mais importantes clubes do Rio. E seu Estádio é rigorosamente histórico, acima e alem do futebol. Daí a espantosa repercussão dos criminosos atos de domingo, no jogo com o Flamengo.O relato feito pelo arbitro na sumula, é vergonhoso, espantoso e criminoso do que aconteceu depois do jogo, com as mais inacreditáveis agressões a jogadores, dirigentes, torcedores, até a morte de um deles.

O Vasco foi o primeiro clube a aceitar jogadores negros, desprezando o preconceito. E a ceder o seu estádio para acontecimentos políticos. Em março de 1945, houve a anistia, a libertação dos presos políticos, principalmente Luiz Carlos Prestes que estava encarcerado e torturado ha 9 anos .Imediatamente realizou um comício para 100 mil pessoas em São Januário. Sensacional, condenou seus próprios correligionários: "Vocês abandonaram a luta, só querem saber de geladeira nova, de um radio cada vez maior". O povo saiu chorando.

Em 1939, em São Januário, Brasil-Argentina disputavam a Copa Roca (grande presidente), perdemos de 5 a 1. A Polícia Especial, aqueles grandalhões de boné vermelho, surravam os adversários impiedosamente. O técnico da seleção era Carlos Nascimento indicado pelo bicheiro Castor de Andrade. Perdão, bicheiro, mas doutor Castor de Andrade, formado em direito, que se transformou em potencia, dentro e fora do esporte.

Tudo o que aconteceu no domingo, é resultado e consequencia do ódio, da hostilidade e da ambição de Eurico Miranda. Afastado do clube por muito tempo, voltou, "ganhou" a presidência, com a falsificação do numero de sócios. Essa bandalheira ficou plantada dentro do clube, a divisão é total. O clube está em plena campanha eleitoral, Eurico Miranda quer "ganhar" da mesma forma.

O Vasco não pode ser punido, o Estádio não tem que ser interditado. A solução é eliminar Eurico Miranda do esporte, proibi-lo de frequentar dependências esportivas, até de ir ao clube. Pode ser radical. Mas milhares de sócios não podem ser prejudicados por um só, que usa e abusa de atos chamados de vandalismo, são manifestações de ódio.

Afastar Eurico Miranda, é um ato de saneamento indispensável. E imediato.

PALOCCI COMEÇA A FALAR

Sua delação está demorando muito. È que ele já está condenado ha 13 anos, e faz muitas exigências. Começou com a suposição de que "entregaria" Lula. Revelei aqui, que amigos deram o conselho: "Isso terá repercussão ruim para você". Concordou, surgiram rumores que denunciaria o "mercado".Bancos, corretoras, investidores privilegiados.

Foi atirando em Mantega, o ministro que assumiu no lugar dele. Textual: "Mantega vendia dados importantes para os bancos". Mas por  enquanto ficou por aí, não NOMINOU os bancos. A coletividade está esperando o aprofundamento.

ZVEITER SE REABILITA, VOTA A FAVOR DO PROCESSO

Levou quase 2 horas, mas confirmou o que deixou entrevisto logo depois  de escolhido relator: "Sou independente e não aceito pressão". Acabou ás 17,15, começou a discussão na CCJ. Mas ás 17,29 fez-se silencio para ouvir a voz retumbante mas não convincente do advogado de defesa. Até um corrupto confessado e reincidente como Temer, tem direito  de defesa. INÚTIL.

Só nos tempos gloriosos, me lembro de uma CCJ tão lotada. Como no Capitólio, (EUA, sede da Câmara e senado, quando se reúnem, jornalistas, no plenário, sentados no chão  fotografam tudo) os jornalistas puderam trabalhar. Enquanto isso, a voz tonitroante do advogado, retumbava sem argumentos. Terminou ás 17,59 , exatamente 30 minutos.

A sessão foi suspensa, haverá a retomada, para a votação, com a palavra de 66 membros da CCJ e 66 suplentes. E esperam que até sexta na CCJ, segunda etapa, haverá a votação.

PS- Não ha duvida: foi uma derrota, e o Planalto sentiu o golpe. Reunidos com Temer, ministros, deputados, assessores, viram e sofreram o lamento visível do AINDA presidente.

PS2- Foi a manifestação do relator. Pode ser que influencie alguns dos 66 deputados, que votarão na CCJ. E garanta um resultado favorável. Mas não definitivo.

PS3- Haverá então a ultima definição, a do plenário. Essa, irreversível e irrevogável, bastam 172 votos. O governo está usando tantas moedas de troca, que nem de longe admite não consegui-los.

PS4- E para se sentir mais confortável e continuar acreditando que seu calendário político e eleitoral, vai até  2018, a constatação: mesmo que o plenário da Câmara vote como o relator da CCJ, é apenas AUTORIZAÇÃO para continuar a investigação.

PS5- O senador Cunha Lima, do PSDB, fez duas afirmações no fim de semana: "O presidente JÁ CAIU. Em 15 dias o Brasil terá outro presidente".Faltou  tentar adivinhar o caminho do seu próprio partido.





***



EXPULSAR TEMER DA PRESIDÊNCIA

Todos concordam que é a única solução para uma espécie de coalizão em nome do País. Justo nesse momento surge a candidatura Maia. Não por 30 dias, mas até 2018.  Vários dirigentes de partidos bastante numéricos, não escondem o apoio a essa substituição.

Maia foi á Argentina participar de um congresso com nome conveniente: DIPLOMACIA PARLAMENTAR.

E deixou o presidente do Senado sentir o "gostinho" do poder. (Como presidente da Câmara, Paes de Andrade assumiu a presidência da republica, 11 vezes). Logo que chegou, Maia falou: "A denuncia do Procurador Geral é grave e tem que ser respeitada".

Da Alemanha , Temer respondeu: "Não ha crise econômica no Brasil". Maia levou com ele, 6 deputados importantes, lideres de partidos com muitos votos.

Incluindo Rogerio Rosso, ligadíssimo a Eduardo Cunha, que o indicou para presidir a Comissão Especial que manipulou e garantiu o impeachment na Câmara. E enfrentou o próprio Maia no atual mandato Rosso fez campanha dura contra ele, pregando: "Se eu perder,  vou JUDICIALIZAR seu mandato até o fim". Pelo jeito, mudou de ideia, Eduardo Cunha, que foi intimo de Rodrigo, (esse não mudou de convicção).

O surpreendente, é que até outro dia, o inexpressivo e praticamente desconhecido Rodrigo Maia, surge desabrida e desvairadamente como favoritissimo candidato. Sem adversários, e até sem presença. O fim de semana  foi com ele na Argentina. Mas os que trabalham seu nome, não descansaram.

Na Câmara, a palavra de ordem: "Maia consolidado antes do recesso". Faltava o Senado, Eunicio é um bom camarada. E precisa se reeleger em 2018. Para isso, nada melhor que o apoio de um presidente da Republica.

E da contribuição geral, de partidos e de personagens, para se aproximar  da opinião publica, com o grito retumbante: FORA TEMER.

EXCLUSIVO: LAMENTÁVEL, MAS RIGOROSAMENTE VERDADEIRO

"Existem circulando pelo Congresso mil e seiscentas PECS". Como se sabe, PEC é um projeto de emenda constitucional. E vai entre aspas, porque a revelação tem nome e sobrenome. Foi o senador Ronaldo Caiado que disse isso, ante ontem, num programa de televisão.

As Constituições não podem ficar imobilizadas, mas 1.600 tentativas de mudança, na mesma época, é assustador. Não consegui confirmar, mas deve ser verdade, apesar do senador, no passado, ter pertencido ao PFL. Precisou trocar o nome, para fugir ou esconder as origens. 

Agora o DEM está tentando se travestir politicamente, saiu do anonimato em alta velocidade, dá sinais de que só terminará a caminhada no Planalto.

LAMENTÁVEL E RIGOROSAMENTE MENTIROSO

Finalmente um Ministro da Justiça. Mesmo falseando os fatos, conseguiu ameaçar a trajetória da Lava-Jato. Nos últimos tempos foram vários. Precisaram ir buscar um ex-ministro circunstancial e momentâneo do TSE. Levou apenas menos de 1 mês para confundir tudo. Cortou 16% das verbas dos delegados, da Lava-Jato.

E ainda mais grave e até delituoso: determinaram que os que trabalham na força-tarefa,  não serão mais EXCLUSIVOS em Curitiba. Protestos do Brasil inteiro. Para sustentar essa anomalia, só apelando para a farsa  e a mentira. Sem constrangimento, afirmaram:" estamos dando mais poder á  "Força Tarefa". Espantosa a audácia da irresponsabilidade.  

TEMER AINDA FALA

Acontece tudo no Brasil de hoje. Principalmente em matéria de pronunciamentos. E o mais insistente e prolixo, que palavra, é o AINDA presidente. Não respeita o silencio dos cemitérios, é "o morto que fala".

E lógico, ninguém entende. Vou numerar para facilitar. E excluir as aspas. 1- Não existe crise econômica. 2- Tenho zero de preocupação com a Lava-Jato e a delação do Eduardo Cunha. 3- A minha confiança na lealdade do Maia é total. 4- Só penso no futuro político, a partir de 2018. 5- Não existe nenhuma possibilidade do PSDB abandonar o Governo.

Numa espécie de resposta a tudo isso, o Senador do PSDB, Cassio Cunha Lima, numa conversa com investidores, disse textualmente: "O Governo Temer acabou. No máximo dentro de 15 dias, o Brasil terá um novo Presidente".

VÔLEI MUNDIAL: O DÉCIMO TITULO  QUE NÃO VEIO

122 minutos dentro da quadra, uma eternidade fora dela. A França venceu na defesa (principalmente no inenarrável segundo set). O Brasil perdeu nas falhas do bloqueio, fragilíssimo. Ia ganhando na raça, e no sofrimento. Não só dos jogadores, mas também da torcida maravilhosa, que encheu a Arena da Baixada, quase toda de amarelo.

Depois de ganharem bem o primeiro set, o 25 a 15 do segundo, massacre. Os próprios jogadores visivelmente envergonhados, se abraçaram, se irmanaram, se emocionaram, perderam o terceiro por 25 a 23, ganharam o quarto muito bem. Entraram no tiebreak fazendo 7 a 4, a França passou e chegou aos 15 a 13 definitivos.

Nunca senti tanto uma derrota. A 1,34 da madrugada deste domingo, tudo acabou para o vôlei em 2017, fui dormir sem dormir. Mesmo com o espetáculo sensacional, nunca visto, mesmo nas grandes vitorias.

Sobrou emoção, que se transformou em comoção.




***





O GOVERNO NÃO ESTÁ NA UTI: É VERDADE, QUEM ESTÁ É O PRESIDENTE CRIMINOSO

Reconheço que defender Temer neste momento e com montanhas de acusações mais do que visíveis e evidentes, é tarefa homérica. Principalmente para um advogado que tem tudo para ser e ficar revoltado com a Lava-Jato. É publico e notório que não foi Ministro da Justiça logo que Temer assaltou a sede do poder, por um fato inegável apesar de negociável. O advogado não pôde ser Ministro da Justiça.

Uma divergência que não conseguiu ser eliminada. O advogado escrevera e publicara um documento violentissimo tentando destruir a Lava-Jato. Diante disso, o presidente provisório, não teve a AUDACIA de nomeá-lo, embora ele tivesse a CORAGEM  de assumir.

Agora, 14 meses passados, se cruzaram no mesmo caminho. O trabalho do advogado de defesa é sempre muito difícil, embora ele possa ser criticado, mas não condenado. O lugar comum irrefutável: advogado de defesa tem que defender. Mas como obter sucesso com um cliente que pode, deve e tem que ser identificado como CRIMINOSO EM SERIE.

 (Desculpem se essa frase já foi usada para criminalizar Geddel Vieira, "o papudo  da Papuda", na constatação altamente jornalística do Chico Caruso. Mas não adianta estar criando frases novas, se já existem algumas irrefutáveis. E esse grupo de Temer, a começar por ele mesmo,é todo corrupto e indefensável. Sem exceção).

 A DEFESA INDEFENSÁVEL

Compreendendo, desde o inicio, que não tinha argumentos aceitáveis, decidiu por caminhos que considerou viáveis, não para a vitoria  na Corte Suprema, mas pelo menos para agradar e convencer os 172 deputados, que precisam votar a favor de Temer. Para isso,duas redundancias. Atacar e combater a Lava-Jato e consequentemente as DELAÇÔES, que atingem e assustam uma grande parte dos deputados.

Por outro lado, ele acreditou e acredita que pode mobilizar atenções e votos no Supremo. E facilita o  trabalho de 90 laudas, seu arquivo é riquíssimo, vem acumulando ha muito tempo, uma tentativa  de ser considerado o grande adversário das delações. Só que na acusação não existe nem uma linha sobre o assunto.

Por outro lado, tenta infantilmente desfigurar as acusações, que estarrecem e estarreceram a todos: o encontro com o corrupto-corruptor Batista  nos porões do palácio .Leva a questão para problemas  com o gravador,ou ele não sabia quem iria, "acreditou que fosse um empresário". Nada disso tem  a menor importância, a defesa tenta provar o fato incontestado.

E que já foi CONFESSADO pelo próprio presidente criminoso. Marcou o encontro com o também criminoso da JBS de quem era amigo desde 2014 (ainda vice e candidato á reeleição) quando foi á sede da empresa tratar de doação, inicialmente de  50 MILHÕES, para acalmar deputados e senadores do PMDB.

Tudo isso contei aqui, minuciosamente. Indefensável. E não há defesa para o encontro. Isso antes de assumir a condição de provisório. A partir daí, foi acumulando crimes e mais crimes, todos de corrupção. Como protagonista ou como cúmplice de íntimos que estão presos. Vários. Muitos. Diversos.

A SEGUNDA INSTANCIA DE CURITIBA

É quem confirma ou revoga s decisões do juiz Sergio Moro. Tem agido com independência e competência. Só que ás  vezes lenta e outras mais apressadamente. No primeiro caso: estão ha quase 3 meses para decidir sobre a mulher de Eduardo Cunha e de serginho cabralzinho filhinho, surpreendentemente absolvidas por Moro. O Ministério Publico  recorreu, sabem que precisam revogar a decisão,engavetaram.

Segundo caso: Palocci, condenadíssimo, receberam e confirmaram  a decisão de Moro,imediatamente.Agora, seguindo  a ordem das instancias, pode recorrer para tribunais superiores. Foi beneficiado, é um corrupto, desde prefeito de Ribeirão Preto. Duas vezes Ministro, nas duas roubou muito. 

A REVOLTA DO MUNDO ARTÍSTICO: O FORA TEMER É A PALAVRA DE ORDEM

Tendo como base a musica popular "XÔ VAMPIRÃO"  composta pela dupla Xande de Pilares e Mosquito, um grupo de grandes personalidades do mundo intelectual e artístico, se reuniu nesta quarta feira, com um único objetivo: transformar em realidade o slogan FORA TEMER. Presentes representantes das mais diversas tendências até mesmo políticas. Mas todos neste momento convencidos de que a união de todos tem que ser com base na expulsão de Temer do poder. 

Além do FORA TEMER, e que para isso seja uma conquista nacional, todos concordaram: "Temos divergências não só intelectuais mas também políticas, no entanto, neste momento estamos todos do mesmo lado e lutando a mesma luta."

Estavam presentes, as mais diversas personalidades, mas praticamente todos de repercussão nacional: o Senador Randolfe Rodrigues, os Deputados Marcelo Freixo e Alessandro Mollon, Caetano Velloso, Matinalia, Teresa Cristina, Aline Moraes, Paula Lavigne, Renata Sorrah, Valeska, Leticia Sabatella, Ernesto Neto, Pablo Capilé do Midia Ninja, Flavio Tambeline, Janaina Diniz Guerra, e dezenas de outros.

Conversaram durante horas sobre medidas para que essa batalha tenha o maior sucesso. Por exemplo: resolveram procurar o relator na CCJ Sergio Zveiter, não para pressioná-lo, mas mostrar a ele a grande responsabilidade que lhe coube inesperadamente. E vão dizer: "Como o senhor afirma publicamente que é independente, queremos que transforme essa declaração numa realidade nacional, votando a favor da autorização para que o Supremo possa investigar o Presidente." 

Muitos artistas gravaram frases em vídeo, mas a quase unanimidade dos presentes se fixou nesta, que é simples mas rigorosamente afirmativa : "ZVEITER, ESTAMOS DE OLHO EM VOCÊ".

O objetivo é procurar o deputado o mais rapidamente possível. E também manter contato com pessoas das mais diferentes posições. Porque é preciso repetir: no momento, só existe uma idéia, um pensamento, um objetivo:

EXPULSAR TEMER DA PRESIDÊNCIA.

Todos concordam que é a única solução para uma espécie de coalizão em nome do País.

NA ALEMANHA: Manifestação contra o G-20

Ainda não começou, mas o povo está nas ruas protestando. Em Hamburgo, onde nasceu a chanceler Angela Merkel. Alguns, como são vizinhos da própria Europa ainda não chegaram. Em Hamburgo, moram muitos brasileiros.

E como Temer já chegou, imaginavam que fosse ramificação FORA TEMER na UE.Infelizmente não era .Mesmo que fosse ele não chegaria nem na janela.

DIVISÃO NA CCJ

Anteontem, , quando foi escolhido relator, o deputado Zveiter, empolgado e entusiasmado não saiu  da TV, sempre repetindo: "Sou independente, ninguém me pressiona ou intimida". Ontem seu primeiro ato foi convocar o Procurador Geral para depor.

O presidente da CCJ recusou imediatamente. O relator, assim que foi escolhido, declarou, "fui duas vezes presidente da OAB do Estado do Rio". A impressão é que não leu a Constituição.





***





FORO PRIVILEGIADO, NA PAUTA, MAS SABOTADO

Está completando exatamente 1 mês que a comunidade teve uma grande satisfação: foi anunciado que o Supremo votaria o fim desse amaldiçoado beneficio inconstitucional, que protege uma casta de poderosos. Tão importantes, que se mantém impunes e imunes. De tal maneira inatingíveis, que nem tomam conhecimento do principio constitucional, "todos são iguais perante a lei".

Aberta a sessão, com a palavra o relator, Luiz Roberto Barroso. Fiquei assistindo, sem surpresa, certo do conteúdo do seu voto, da argumentação irrevogável. Acabou Barroso, acabou também a alegria geral, começou a votar o ultimo Ministro nomeado, Alexandre de Moraes. Era a primeira vez que votava no pleno.

Iniciou, foi desenvolvendo a masturbação e a mistificação da palavra, falou mais de 1 hora, e ninguém acreditou: não VOTOU e pediu VISTA. Revolta geral no tribunal e fora dele. De tal ordem, que contrariando a tradição, 3 ministros votaram, incluindo a presidente Carmen Lucia e o decano Celso de Mello. 4 a 1 contra o privilegio insensato, mas o processo desapareceu.

Escrevi então textual: "Esse ministro inconsciente e sem constrangimento, só devolverá o processo, quando não servir mais ao presidente Temer". Assim que Temer estiver ultrapassado e condenado, pelo acumulo de crimes, o processo reaparecerá. O Supremo tem que acabar com esse recurso esdrúxulo e insensato, que já foi muito usado por Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

DUAS 'justiças' NO MESMO DIA.

È demais, o povo brasileiro não suporta mais tanta generosidade, com políticos corruptos. E monstros sádicos como esse Abdel MassiH. Este, condenado a 181 anos de prisão, pela segunda vez encontra um alto dignatário da “Justiça" compreensível, que o devolve para a prisão domiciliar.  Pelo menos esse juiz deveria se mostrar bem informado, e escrever, voltará para a MANSÃO domiciliar.

No mesmo dia, em outro plano, o senador Aécio Neves, foi á tribuna do Senado, se reapresentou com mandato readquirido. Sem constrangimento, não se deu ao trabalho de pensar, usou as palavras do relator do arquivamento na Comissão de Ética: "Aécio foi vitima de armadilha". Confirmou, e deu como grande vitorioso. Esqueceu que ainda responde por vários crimes. E precisa esperar a reação a solidariedade, do partido que presidia.

Assim que desceu do púlpito, recebeu um telefonema do presidente Temer, "eu sou você amanhã". E o abraço consagrador, está nas televisões e nos jornais. Apertado, demorado, fraternalissimo, de Romero Jucá.

EXCLUSIVO:
A ESTRATÉGIA DOS NÚMEROS, NA DEFESA DOS CRIMES DE TEMER 

Dia e noite, no Planalto e no Jaburu. Ministros, advogados, conselheiros. Alem dessas conversas, o recebimento de deputados, começando ás 9 ou 10 da manhã, e só terminando, depois do acordo fechado. Fora os estrategistas da votação. Uma delas. A principal, articulada, aprovada e elogiada antes da viagem do presidente.

O autor identificou sua ideia, como genial e rotulou-a de espectro da lembrança. È o seguinte. Temer precisa de 172 votos, não é a oposição que tem que obter 343. Assim, a estratégia aprovada, tem duas bases numéricas. 172, que é o necessário ou indispensável para salvação. (Pelo menos na primeira denuncia).

O segundo numero, 222, que ninguém esquece. E a complementação: representa uma vantagem de 50 votos, bastante razoável.

CHINA-ALEMANHA

A visita do presidente Xi Jimping á primeira Ministra Angela Merkel, de suma importância, e de notável profundidade. Principalmente neste momento em que a Coréia do Norte assusta o mundo com o seu suposto poderio no terreno dos mísseis intercontinentais. E todos pensam que a China é a única e grande aliada da insignificante Coréia.

Xi Jimping é conhecido como homem de extraordinário bom senso. E o que iria fazer na Alemanha nessa viagem inesperada? O mais simples é acreditar que ele foi desarmar preventivamente, o pânico que assaltou o mundo. A poderosa China, não tem o menor interesse numa guerra nuclear.

Ele não pode desconhecer a analise comentário de Einstein: "Se houver uma Terceira guerra mundial, NUCLEAR, a QUARTA será com paus e pedras. É o que sobrará”. 

A China não entrará ou entraria numa guerra, em que todos estão ou estarão antecipadamente derrotados. 





***





A IDEOLOGIA DA DESIGUALDADE

O Datafolha tentou explicar o inexplicável, deixou á mostra, uma falsa realidade: a direita teria perdido espaço, que a esquerda teria conquistado ou reconquistado.O estudo, a analise ou mais simplesmente, a  pesquisa, se movimentaram em territórios movediços, que contrariam frontalmente o que se pretendeu apresentar como conclusão.

Inicialmente deveriam ter localizado o trabalho gigantesco: serve apenas para o Brasil ou se baseia também no resto do mundo, principalmente nos países em mais do que visível processo de transformação do pensamento. Aparentemente dão a impressão da preocupação apenas  com o Brasil, quando dividem o pensamento ideológico em 5 compartimentos rigorosamente tradicionais.

Centro, e duas denominações para a esquerda e duas para a direita, mas amenizando o radicalismo, que domina cada vez mais o partidarismo de todos os países. Segundo o divulgado, no Brasil não existe o radicalismo nem de esquerda nem de direita. Não foi falha ou equivoco, e sim premeditação, a tentativa de livrar o Brasil da convivência dos extremos.

No resto do mundo, surge o exagero de parecer ou até ser RADICAL de esquerda ou de direita. Essa definição não tem dado resultado. Na França, a radical de direita foi praticamente dizimada.  Socialistas e Republicanos, que dominavam o poder com ligeira interrupção desde 1968, quando De Gaulle implantou a Quinta Republica, desapareceram. Tinham ideologia, custaram a aprender que o povo está muito longe disso.

No (ainda) país mais importante do mundo, a derrocada da ideologia e da convicção, irrecuperável  por muito tempo. Elegeram alguém que o New Iorque Times e outras potências da pesquisa, indicavam na véspera da eleição: "Tem 99 por cento de chance de perder". Venceu porque não representava nada.

Governa ou desgoverna (é a mesma coisa) seguido pelos que cansaram de ACREDITAR. Consideram que suas vidas só podem ser vividas, mudando de rumo. Então, resolveram DESACREDITAR. E para  isso nada melhor do que ter Trump como presidente. Um personagem  desvairadamente vazio, que só tem um objetivo: isolar seu país e o mundo, o que vem fazendo com euforia e eficiência.

BRASIL: SEM IDEOLOGIA DESDE A REPÚBLICA, ATÈ AGORA

A Republica surgiu sem povo, viveu sempre longe das ruas. A primeira eleição direta, foi realizada 56 anos depois da republica que não é a dos nossos sonhos. (Saldanha Marinho). Durante 41 anos, de 1889 a 1930, apenas um partido, o Republicano, sem ideologia. Entre as diversas ditaduras, ostensivas ou não, excesso de partidos, como agora. E ninguém percebeu nesse tempo, nem percebe hoje, que não pode haver IDEOLOGIA dominante, com 32 países.

O Datafolha acertou em dividir o pensamento ou a falta dele, em 5 legendas .Poderia ter mais 1 ou 2, por compreensão e concessão. Mas nenhum deles por convicção ou pensamento. Na pobreza crônica e miserável em que vive o país, com  a riqueza se concentrando cada vez mais entre poucos, os muitos que não conseguem nem trabalhar, cada vez mais explorados pelos corruptos dos Três Poderes, não ha espaço para a ideologia. A não ser como eu coloquei no título,

A IDEOLOGIA DA DESIGUALDADE.

Do medo. Do abandono. Do desprezo. Do roubo dos salários que não receberam. Da mistificação, dos que assaltaram a presidência, e agora se apavoram com a possibilidade de serem presos pelos crimes  que praticaram. 

TEMER: O TRAUMA DA PRISÃO DE GEDDEL 

Segundo o AINDA presidente tem dito, não imaginava que o ex-ministro fosse preso. È um farsante, péssimo analista, ou não conhece os amigos. Pois desde Romero Jucá que foi demitido com apenas 6 dias no cargo, seus íntimos não param de assustá-lo. Mas como se surpreender logo de Geddel?

O episodio de sua demissão, complica tudo. A intimidação dele contra o Ministro da Cultura, o país todo conhece. Agora, encarcerado por obstrução á investigação na Caixa Econômica, e o fato correlato de  ter recebido 20 milhões em  ESPÉCIE, palavra que substitui o "dinheiro vivo", colocam todo mundo em situação de calamidade e desespero.

JACOB BARATA E CABRAL

Como eu disse ontem, não fiquei nada surpreendido com a revelação da ligação corrupta entre os dois. Fui o primeiro  a revelar:serginho cabralzinho filhinho recebeu 126 milhões da quadrilha formada por pai e filho. 

Quando chegou ao publico, a noticia oficial de que eram 260 milhões, eu já estava ultrapassado. Não me incomodei, fui o autor da revelação. Mas respeito e admiro quem tem boas fontes, e se satisfaz com o prazer da informação.



***




FHC: SOLERTE, DISPERSIVO, DESPREZADO

Tenta de todas as formas se manter no centro dos acontecimentos, mesmo ignorado, predatório, contraditório e desnecessário. O país paga até hoje a sua generosa vassalagem econômica e financeira, ao mais turbulento  enriquecimento do já riquíssimo alto capital.

Todo o tempo do seu governo, retrocesso de 80 anos em 8, foi de servidão. Começando quase que ocultamente nos primeiros 4 anos. Aberta e escandalosamente nos outros 4, comprados e pagos á vista  por esses poderosos e ambiciosos empresários .

Foram logo recompensados por criminosas DESONERAÇÕES, que os beneficiava, com SONEGAÇÕES oficializadas, e tornadas legitimas. E mesmo estando 15 anos fora do poder, continua como servo, submisso e subserviente desse capital nada construtivo.

Num hotel luxuoso de SP, organizaram uma conferencia, na qual, numa audácia inédita, proclamou: "Vocês empresários, têm que eleger o futuro presidente, antes que seja eleito alguém contra vocês". Foi demoradamente aplaudido.

Frase de hoje, impenetrável, incompreensível, inaceitável por ser burra e inaplicável , que não tem sentido, puramente teórica: "Falta a mensagem de esperança que aponte caminhos para passos á frente".

Ele mesmo, a partir do agravamento da crise de corrupção instalada nos imponentes palácios, apresentou duas sugestões a Temer. 1- "Deve ter a GRANDEZA de renunciar". 2- Não tendo sido atendido, veio com a outra, acreditou que ninguém perceberia que era rigorosamente contraditória e negava a primeira: "Deve ter a GRANDEZA de convocar eleição antecipada para dentro de 8 ou 9 meses".

Isso deixaria Temer no poder, no mínimo até abril de 2018, época de DESINCOMPATIBILIZAÇÃO.Ou até mais longe.

CARMEN LUCIA ATENTA

A presidente do Supremo, no recesso de agora, tomou a mesma providencia das ferias de dezembro-janeiro do ano passado. Dispensou todos os ministros do plantão rotativo, ficou os 30 dias, prevenindo qualquer surpresa.(A presidente do STJ, Laurita Vaz, fez a mesma coisa).

Eduardo Cunha, denunciado mais uma vez, pretende entrar com recurso. Pretendia, provavelmente desistirá, nenhuma chance. Corrupto nos mais distantes territórios, foi denunciado agora pela Justiça de Natal, com base na Lava Jato.

O ex-presidente da Câmara, ha 3 meses está com 2 recursos, no STJ e no STF. Jamais serão julgados, são estapafúrdios, esquizofrênicos, extravagantes. No STJ: malucamente pede a anulação da sua cassação pela Câmara. 

No STF: pede a libertação por falta de provas na condenação. Poderia ser atendido se o relator fosse Gilmar Mendes. Fachin recebeu, disse que por prioridade, tem que esperar a decisão do STJ, que não examinará jamais o pedido de Cunha.

AÉCIO NEVES, A VOLTA

Grande expectativa pela retomada do mandato. Ele mesmo ainda não fixou a data. Como o recesso está próximo, tem sido aconselhado, a "descansar e deixar o ambiente desanuviar". Outros consideram que ele tem que assumir ou reassumir na primeira sessão com grande presença, pois deve uma explicação á opinião publica e a ele mesmo.

Aí  é  que reside o grande problema para Aécio Neves. Tem que ser conclusivo e contundente na defesa e no ataque. Ficou livre da cassação na Comissão de Ética, o Relator arquivou o processo, alegando "Aécio foi vítima de uma armação". E no próprio PSDB, a angústia e a expectativa ainda maiores. Principalmente pela questão da presidência do partido.

A PRISÃO DE JACOB BARATA ESTRANHA, INESPERADA, MAS ATRASADA

Escrevi tanto sobre ele (na Tribuna impressa), que voltando a escrever agora, o titulo tem que ser esse, palavra por palavra. Não tem nada a ver com a Lava-Jato, que chegou muito tarde na sua vida. Mas ele inventou um sistema de corrupção tão especial, que não se parece com nenhum outro criado para enriquecer roubando sozinho, toda a população do Estado do Rio.

Quando falo que roubou SOZINHO, é porque tinha apaniguados mas não sócios de toda a população. E durante 40 ou 50 anos, enriqueceu ás custas da exploração de três quartas partes das tarifas de ônibus, praticamente o único meio de transporte de toda a população. 

Sobre a sua prisão usei a palavra ATRASADA, todo o tempo que ficou em liberdade já é lucro. E INESPERADA ou ESTRANHA, no aeroporto, quando estava fugindo do país. Por que só  agora? Ao mesmo tempo, acusaram serginho cabralzinho filhinho de ligação corrupta com esse corruptor, o que não é nada  surpreendente.

O ex-governador estava para fazer delação, já condenado a 15 anos, se for condenado nos outros 11 processos os cálculos chegam a 159 anos .A fuga de Barata, seria consequência de uma pré delação de serginho. Não consegui explicação, não tenho o menor relacionamento com os Maia, pai e filho, jamais falei com eles. 

ESTÃO PRENDENDO QUEM ESTAVA EM LIBERDADE ROUBADA

Chegou a vez de Geddel Vieira  Lima, um dos mais importantes ministros desde o inicio do governo Temer. E relacionado entre os mais íntimos. Acusadissimo, teve que ser demitido imediatamente. Sua satisfação: durou mais do que o senador Romero Jucá, que resistiu apenas 6 dias.

Não demora, Temer ficará sozinho no Planalto ou no Jaburu. Como é o primeiro presidente a ser denunciado pelos mais diversos crimes, fato inédito. Pode ser também o único até agora,  a trocar o Planalto por outro local. Sem tornozeleira. E os 172 deputados, que tiverem o despudor de votar pela sua inocência  e não derem autorização para o processo, podem começar a pensar no futuro.

A FALA DA MOODYS

O Planalto ficou insatisfeito e até revoltado com a Agência. Não pode fazer nada. E olha que não foi nem rebaixamento. Apenas este comentário: "As denuncias reduziram as chances de aprovação da reforma da Previdência".

Queriam que eles dissessem o que?

PS- Notável a cobertura pelos 100 anos de João Saldanha. Foi um personagem extraordinário  em todos os sentidos. Aquela pagina inteira com uma foto dele, em plena forma, maravilhosa.

PS2-Totalmente diferente do João Saldanha da Copa de 1990, na Itália. Não devia ter ido. Não viu nenhum jogo, foi direto para o hospital. Já no fim, o medico me disse: "Ele tem poucos dias de vida".

PS3- Fiquei esperando que fosse logo, para ser homenageado durante a Copa. Foi embora, uma semana depois do jogo final, não havia mais ninguém.

PS4-Minha admiração por ele cresceu quando respondeu ao torturador Médici: "Eu não interfiro no seu Ministério, e o senhor não tenta escalar jogadores para a minha seleção".








***






A DENÚNCIA CONTRA TEMER, CHEGA AO PLENÁRIO DA CÂMARA


Recebida, foi imediatamente lida. Determinação do próprio AINDA presidente. Por que essa pressa vinda do acusado, momentaneamente em liberdade? O RÉU preso é que exige velocidade no julgamento. Na analise e conseqüente estratégia dos apaniguados de Temer, a denúncia contra ele será recusada por mais dos necessários 172 deputados.

Convicto da absolvição quer logo a votação, na CCJ e no plenário. Deu ordem a Rodrigo Maia que era importante o plenário vazio, para duas conclusões. 1- Ninguém podia pedir a palavra, retardar a leitura. 2- Dar a impressão de que ninguém está preocupado com a questão, nem consideram um problema.

AÉCIO, LIVRE E COM MANDATO

Ia ser julgado ha 15 dias, o relator, Ministro Marco Aurélio recusou 2 pedidos de adiamento. Ficou estabelecido que seria naquela terça feira, os 5 membros da Primeira Turma examinariam o pedido de prisão, vindo da PGR.

Escrevi que o relator votaria a favor da liberdade de Aécio, mas ele seria preso por 3 a 2. Explicação do repórter: "O Ministro gosta mais de soltar do que de prender". Citei até o caso do goleiro Bruno, que praticou crime horrendo, e foi libertado. Mas não houve explicação para a prorrogação do julgamento, sem data marcada.

Surpresa maior reservou o relator para o fim de semana. Às 10 da manhã, proclamou MONOCRATICAMENTE (desculpem a palavra) a reviravolta. Recusou o pedido de prisão, e autorizou Aécio Neves a REASSUMIR o mandato. Os outros 4 ministros da Turma, tão surpreendidos quanto este repórter. 

Aécio pode participar da próxima sessão, ou ir passear na sua "casa”. Da qual estava afastado, por decisão do próprio Supremo. A nota oficial  do PSDB, exaltando a credibilidade de Aécio,". E a justiça feita a ele", é um Tratado de hipocrisia. Pois os que redigiram a nota, começaram a se aglutinar para que Aécio não volte á presidência da legenda.

E o PSDB está na obrigação de reconduzir Aécio á presidencial do partido. Se não o fizer, estará desconsiderando decisão do Supremo.


A FALA DO BANCO CENTRAL  

Seu presidente em geral é moderado e discreto, rigorosamente o contrario do Ministro da Fazenda. Só que aproveitou o fim de semana e Brasília quase vazia, apesar da proximidade do recesso, para vir a publico. Desnecessariamente. Textual: "A incerteza política, atinge a inflação". Lugar comum mais do que conhecido e reconhecido.

O que devia explicar não explicou: a razão de não ter havido redução da Selic, na ultima quarta feira. Dois dias antes, rumores de que em vez do prometido 1%, baixariam 0,75% ou até 0,50%. Nem isso e silencio total. Os juros estão muito altos, prejuízo para o país e a comunidade. Lucros para os poderosos, que pressionam para não haver redução, Não estão investindo, ganham com a aplicação. Que Republica.

PETROBRÁS

Da empresa vem a noticia da nova estratégia de preços: AUMENTOS diários dos combustíveis, nas bombas. E o comentário do próprio presidente: "Essa nova política DEVE aumentar a receita". Inteiramente desnecessário esse condicional DEVE. È lógico que a receita vai crescer, desgaste da comunidade. Que pagará mais caro diariamente. 

A Petrobras, que se deixou roubar em centenas de bilhões, (em outras administrações, claro) pretende a recuperação em cima do cidadão. Não sabe ou não quer saber, que 80 por cento dos que têm carro, precisam dele, para a sua atividade diária, Indispensável.

COMBUSTÍVEL

Tenho um amigo muito inteligente, Luiz Fernando Rudge. Lúcido, costuma alertar: "Não se iludam. Num posto, pagamos imposto. Agradecidos e como brinde, nos dão gasolina".

PARABÉNS

Merecidamente para o Ministro Fachin, que libertou o ex-deputado Rocha Loures. Era torturado embora não fisicamente. Não é justo ficar preso enquanto Temer, que o corrompeu, está em liberdade. Loures era o apanhador, Temer beneficiário e aproveitador.

Alem de tudo, nada mais justo que fique livre, no momento em que Aécio Neves é libertado e favorecido. O senador tem todas as condições de OBSTRUIR a Justiça, exatamente como Temer. Os dois se corromperam por vocação e convicção, e corromperam os que estavam em volta deles.

Loures se comprometeu como apanhador do presidente, um fato inédito. Mas nem se compara a Temer ou Aécio, que enriqueceram de forma ILEGÍTIMA, pelo prazer de ver aumentar as fronteiras de suas contas bancarias. 

A FOTOBIOGRAFIA DE OSWALDO ARANHA 

Admirável  em  tudo, trazendo para o momento, lembranças e realidades, de um dos maiores personagens da nossa Historia. Um dos raríssimos a quem se pode identificar com a palavra ESTADISTA, sem duvida ou arrependimento. Realizado, admirado e respeitado, não só interna mas também externamente.

No livro GIGANTESCO, tudo foi pensado, criado e executado. Começa mostrando em duas paginas 41 fotos dele, cada uma melhor e mais extraordinária do que a outra. Nada surpreendente, ele era totalmente fotogênico, daí o livro ser apresentado não apenas como biografia, mas ganhando também a representação de FOTO, embora se sustente muito bem como BIOGRAFIA.

Essa notável edição, termina com outras duas paginas apenas com caricaturas, ele foi imortalizado, todos os caricaturistas, a partir de 1930, não o abandonavam por nada. São também 41 traços famosos, nenhum se repetindo. O texto é elucidativo, claro, definitivo. 

 Os autores, dois netos e irmãos, Pedro Corrêa do Lago e Luiz Aranha Corrêa do Lago, assinam textos excelentes. Luiz como Apresentação. Pedro como Introdução. Lendo, a impressão é que a autoria é dos dois, embora na capa, o único nome seja o do Pedro, o que não prejudica em nada a edição e o prazer de lê-lo ou folheá-lo. Apesar da dificuldade, pois como eu disse no inicio, é um livro GIGANTESCO, qualquer que seja a interpretação da palavra.

GILMAR MENDES: EXIBICIONISTA E ANTROPÓFAGO DA COMUNICAÇÃO

Ele é as duas coisas, diariamente. Aparece mais nas televisões do que os próprios profissionais. Pratica as maiores extravagâncias para freqüentar as primeiras dos jornais. Não tem limites nem fronteiras, era capaz de atravessar o "Muro de Berlim", para ficar do outro lado da moralidade e da credibilidade.

Só para registrar um episodio de quinta feira. 24 horas antes de falar e votar no Supremo, convidou para jantar em sua casa, 3 personagens que serão julgador por ele na Lava-Jato: Temer, Eliseu, Moreira Franco. Na tarde seguinte, durante 2 horas e 40 minutos, enfileirou impropérios e insultos contra o Procurador Geral da Republica. Só faltaram palavrões.

Em plena sessão, como faz sempre, derrotado, deixa o plenário. Antes, passou pela presidente, beijou Carmen Lucia na testa. Demoradamente para poder ser fotografado. No dia seguinte, essa foto na primeira pagina de 2 jornais.

Perde na votação, acredita que ganha na comunicação.





***




O ESTRANHO, ESDRÚXULO E EXTRAVAGANTE PRESIDENTE TEMER, PERDÃO, MINISTRO GILMAR

Não precisava pedir perdão, os dois se confundem, se equiparam, se acumpliciam no desrespeito á ordem constitucional vigente, ou uma outra que queiram implantar, com base na falta de credibilidade, dignidade, moralidade. São coerentes ou incoerentes, ecléticos no desrespeito e no desprezo a tudo de grandeza que se esperava de um presidente da Republica e de um Ministro do Supremo, o mais alto tribunal do país.

Tenho que ser sumario, o passado e o presente dos dois é aviltante e longo. O futuro de Temer mais do que visível e decidido, Gilmar continuará desafiante mas presente, ele é tremendo e assustador, mas continuará imune e impune. 

Temer foi sempre aproveitador, carreirista, em 50 anos de vida política jamais disputou cargo majoritário. Marcou seu próprio destino ha 30 anos, em 1987. Só existia um partido, o PMDB. Em 1986, FHC se elegeu senador carregado pela força eleitoral de Orestes Quércia. No ano seguinte convenceu Covas (também senador), a fundarem outro partido: o PSDB.

Deu como justificativa o fato de Quércia ser LADRÃO. (FHC não gosta de sinônimos). Convidou Temer para acompanhá-los, a resposta: "Vou ficar, sou amigo do Quércia". Excluída a parte moral, decisão acertada para sua vida. Foi secretario de segurança do governador Fleury (PMDB) quando houve o massacre de Carandiru. Era sua área, foi á penitenciaria como COORDENADOR, morreram 111 presos. Mas sua carreira não foi atingida.

Tanto isso é verdade, que chegou ao Planalto, sem voto, sem povo, sem urna. È tão sem convicções, caráter ou escrúpulos, que 1 ano depois, responde a vários crimes, está na eminência de ser expulso do Planalto.

Fez uma aliança com Gilmar Mendes, foi salvo por ele, no escandaloso julgamento do TSE, E ainda confia mil por cento nesse Ministro sem toga. Continuando, sumario de Gilmar. Também rápido, ele merecia mais.Logo abaixo.

GILMAR MENDES, INDECENTE PATRONO E PROTETOR DE TEMER

O passado de Gilmar, tão ruinoso, ominoso, perigoso, quanto o de Temer. Estiveram sempre em áreas distantes, Gilmar supostamente magistrado, mas muito mais político do que o próprio Temer. O relacionamento entre eles, começou e prosperou indevidamente, quando Temer foi RÉU perante o TSE, e Gilmar, nos últimos 13 meses, presidente autoritário, discricionário, e atrabiliário.

Ele fez tudo que um magistrado não deve e não pode fazer. Começou como Advogado Geral da União, criando os maiores problemas. Assim mesmo, como o Presidente da República era FHC, não ligou para os protestos e nomeou-o Ministro do Supremo. Não vou tratar, nem tenho espaço, síntese ou súmula para examinar sua absurda atuação como Magistrado.

Basta citar de passagem, o processo em que perdia por 8 a 1, pediu vista e só devolver 14 meses depois. Sem qualquer responsabilidade ou constrangimento. A perseguição dele, ao ex-presidente Lula, impediu que ele fosse Ministro da Presidente Dilma.

Sem qualquer partidarismo ou predileção, Lula podia ser Ministro e a Presidente Dilma, podia nomeá-lo. Isso não aconteceu, porque Gilmar relator do caso, engavetou o processo, foi viajar para a Europa e quando voltou, o caso estava superado, encerrado, e Lula, ultrapassado. 

Suas libertações, tendenciosas, amorfas e "generosas", valeram a liberdade para criminosos notórios. O corrupto Daniel Dantas, o monstro tarado Abdelmassih, que se aproveitando da "generosidade", fugiu para o Paraguai, onde ficou por 3 anos. E finalmente, mas não a última, a estarrecedora libertação do super rico e super corrupto, Eike Batista. Livre até agora.

Nos últimos 13 meses, o relacionamento Gilmar-Temer, é mais do que criminoso, é a degradação não apenas de 2 pessoas, mas de membros de 2 Poderes da República. Nesse tempo, como Presidente do TSE, se encontrou inúmeras vezes com o Presidente da República. O primeiro, como Juiz, o segundo, como RÉU. 

Ainda se comenta, se discute e se estarrece, com a absolvição de Temer, decisão única e irrefutável do Presidente do TSE. Que em determinado momento do julgamento, acusou o brilhante e competente Relator, Herman Benjamin, "de ter inundado o Tribunal, com excesso de provas". Até hoje, desde a primeira instância, Magistrados criticam a parcialidade de Gilmar Mendes.

Poderia continuar, mas vou encerrar, com o episódio criminoso, corrupto e estarrecedor de ontem.

Na véspera de participar de uma reunião do Supremo, o Presidente Temer, inesperadamente foi jantar na sua casa. Explicação do Presidente: "Tratamos exclusivamente de Reforma Política". Imaginem e se estarreçam à vontade. Uma das mais importantes questões do País é a profunda Reforma Política, pois eles trataram disso em apenas 1 jantar. 

Perguntado por que Elizeu Padilha e Moreira Franco estavam presentes, Temer respondeu: "Eles souberam que eu ia à casa do Ministro e disseram: "Nós também vamos". E foram.

Vinte e quatro horas depois, Gilmar falou 2h40 minutos, atacando dura e miseravelmente o Procurador Geral. E repetindo tudo o que o Presidente diria na televisão, na sua tola e primária defesa, declarando guerra ao Procurador Geral.

De forma nada surpreendente, pela falta de caráter e de credibilidade dos dois, Temer e Gilmar, comandam o espetáculo, que tem como expectadores, toda a população brasileira.

CARMEN LUCIA - LAVA JATO

Finalmente terminou a sessão do Supremo, que examinava a manutenção de Fachin como relator. E a possibilidade de uma delação ser revista e anulada. A dignidade e a credibilidade venceram esmagadoramente. Só faltava o voto da presidente. 

Carmen Lucia, no seu jeito simples e de forma lúcida, afirmou: "As delações só serão revistas, se existirem irregularidades ou falsidades provadas".

E terminando em grande estilo: "A Lava-Jato jamais correu risco no Supremo".

O FARSANTE MICHEL TEMER

Na "declaração de guerra" ao Procurador Geral, que apresentou como sua defesa, concentrou em 15 minutos o que eu identifiquei imediatamente como "acumulo de tolices". Falou textualmente: "Ele quer apresentar as denuncias em serie para prejudicar minha defesa".

Ora, isso acontece no mundo inteiro, o tempo da acusação não acaba. Aqui, os exemplos, relevantes e repetidos,  serginho cabralzinho filhinho, é REU 12 vezes, e já foi condenado uma vez. Teoricamente pode ser condenado mais 11 vezes.

O AINDA presidente pode ser afastado na primeira e preso nas outras. Em Curitiba, acusados com 5 e 6 denuncias. É que Temer estava acostumado com a impunidade.







***







Mazola: devoro teus textos magníficos. Muito bem escritos, e melhor ainda, corajosos, lúcidos, chegando à identificação como audaciosos. Mas tenho que discordar quando você escreve, “SÓ Deus muda a República dos banqueiros”. No meu entendimento, tem que ser “NEM Deus muda a República dos banqueiros”.

Helio Fernandes e Daniel Mazola, o registro é do ano passado. Arquivo do Mazola.

Há anos o cidadão espera receber o roubo dos bancos

Em dezembro, antes das férias da justiça, começaram no Supremo, a examinar os prejuízos de centenas de milhares de pessoas. Dizimadas por cinco planos engendrados por economistas incompetentes: Verão, Bresser, Cruzado e o Collor I e Collor II. Disseram: “Os ministros vão se manifestando, depois é só votar”.

A fraude dos banqueiros

Muito tempo antes, ainda na Tribuna impressa, escrevi bastante sobre o assunto. Os banqueiros não perderam nada, tiveram lucros em todos esses planos. E os economistas que planejaram e arruinaram os cidadãos, continuam cada vez mais prestigiados, donos de consultorias arrogantes, parece até que não participaram dessa fraude trilionária, que para eles se acumula como vitória profissional e aumento de contas bancárias.

O terrorismo dos banqueiros

Durante quase 30 anos, esses poderosos e intocáveis donos de bancos, não deixaram ninguém examinar a questão. Espalhavam as maiores fraudes, mantiveram engavetadas as devoluções do dinheiro do cidadão-contribuinte-eleitor. Mas como é preciso uma satisfação à comunidade, o caso chegou ao plenário do Supremo, pelo menos para que os senhores ministros, data vênia, pelo menos discursassem.

“O país vai quebrar”

Esse foi o trovão espalhado pelos donos dessas “arapucas” chamadas de bancos. Começaram a se aproveitar da “Liberdade de Imprensa”, fizeram frases e divulgaram números assustadores. “Se tivermos que pagar, o Brasil vai à falência junto conosco”. Ou: ”Não devemos nada, já perdemos muito”.

Em matéria de números, iam avançando de forma assustadora para o país e o todo. Começaram falando “em prejuízos” de 150 BILHÕES, passaram para 450 BILHÕES.

E alguns, mais audaciosos chegaram a falar que o total que a comunidade devia e deve receber, é de “900 BILHÕES”. Poderiam ir mais longe, eles não precisam prestar contas a ninguém.

O Supremo não pode decepcionar o cidadão

Além do prazo dilacerante que desperdiçaram para não chegar a lugar algum, (reconheço, nenhum dos Ministros de agora, estava no Supremo na hora dos golpes baixos dos bancos e banqueiros). Mas agora estão no mais alto tribunal, têm que decidir a favor da comunidade.

Se votarem a favor dos banqueiros enriquecidos e poderosos, estarão desperdiçando o capital que conquistaram em alguns julgamentos, mesmo polêmicos. Votando a favor desses banqueiros ávidos e tresloucados, serão cúmplices e acumpliciados. Favorecendo esses sanguessugas do dinheiro da comunidade, é MELHOR QUE RENUNCIEM COLETIVAMENTE.

Se não RENUNCIAREM ou se APOSENTAREM SEM VENCIMENTOS, a coletividade do Brasil todo, deve ACAMPAR diante do Supremo. Não deixando que os Ministros ENTREM ou SAIAM. Pacificamente.

Reforma agrária

Todos os camponeses do mundo ocidental, (e não apenas eles) só se desenvolveram depois da reforma agrária. No Brasil essa reforma se esconde atrás do agronegócio, os governos se omitem com medo desses poderosos senhores da terra. Se julgam os salvadores do mundo, apregoam e acreditam que sem eles o pais morreria de fome.

Dona Dilma fez muito bem em receber os líderes do MST, 24 horas depois de uma vasta e importante manifestação. Mais de 30 mil pessoas, sem violência, mas assim mesmo agredidos pela polícia.

Mas não adianta nem resolve utilizar o imponente Palácio do Planalto para uma conversa de botequim. É preciso fazer, realizar, construir. Fortunas incríveis são feitas nas cidades e nos centros urbanos, apenas nas transações com terras.

Os “donos” da terra

Depois da indústria automobilística, os maiores anunciantes são os senhores dos negócios imobiliários. No Rio, estão construindo um campo de golfe para a Olimpíada. Depois, nesse terreno enorme, serão construídos 22 edifícios com 24 andares cada um. Mais fortunas imobiliárias.

Qualquer que seja a concepção ou a convicção sobre a criação do mundo, a terra jamais foi propriedade de alguém. Socialistas ou capitalistas. A terra é de Deus. Seja qual for a religião, a fé ou a crença do cidadão. O maior escândalo do Brasil em todos os tempos se chama NOVACAP. Quilômetros e quilômetros de deserto foram distribuídos, doados, destacados para privilegiados. Cidadãos de todas as origens e procedência, foram para Brasília já na posse e doação daquela terra imensa. E de graça.

PS – Saiu na Folha, do Painel de Vera Magalhães: Lobão elogiava um dirigente do setor elétrico que já ocupou muitos cargos. Mas ressalvou: “Ainda não foi Ministro de Minas e Energia. Se quiser o meu lugar terá que esperar muito tempo”.

PS2 – Como Lobão é senador e seu mandato termina agora, precisa se desincompatibilizar até 5 de abril. Duas hipóteses. 1 – Continuará Ministro não tentará a reeleição. 2 – Está tão desprestigiado, desprezado e tecnicamente desmoralizado, que considera 45 dias, de hoje a 5 de abril, “um tempo muito grande”.

PS3 – Nadal estreou com vitória, no ATP 500. O Brasil não está preparado para organizar competição como essa. A quadra central tem 6 mil e 200 lugares, um terço das outras do mundo. O Jóquei recebeu 20 milhões para montar os jogos.

PS4 – Além da quadra central, outras três, apertadinhas, com capacidade para 400 pessoas cada uma. Sem televisão, reclamação total. São 32 jogadores, 11 da Espanha. Se for campeão, Nadal só vai enfrentar compatriotas.







***


Reprimida, combatida, proibida, passou a ser considerada suicida. Entrou para a relação das drogas criminosas, custavam a reconhecer que não era nem mesmo uma droga. Grandes personalidades que chegaram aos postos mais altos nos seus países, confessavam que na adolescência fumavam maconha. Sem maiores conseqüências, não era considerado droga.

O presidente do Uruguai, o psiquiatra Lester Grinspoon

A tentativa de reabilitar ou liberar a maconha, parou em muitos obstáculos, principalmente em estados americanos. Faziam concessões que não concediam nada, permitindo apenas o uso medicinal. Só que agora, o ex-guerrilheiro presidente do Uruguai, ganhou as manchetes do mundo, fazendo aprovar no Congresso, liberdade total, para essa maconha que pode ser plantada e consumida por qualquer um. Voltou a expressão, que foi muito citada no Brasil, há pouco, por causa das biografias: “É proibido proibir”.

O Uruguai é um país pequeno, com três milhões de habitantes, mas veio provar que a Justiça provoca satisfação e reconhecimento, muito maiores do que a injustiça. E o mundo que se prende muito mais a notícias de assassinatos, de corrupção, e tudo isso junto com penitenciárias como a de Dona Roseana, colocou nas manchetes, a liberação dessa maconha. Que um psiquiatra que passou a vida estudando o problema, comparou-a á penicilina.

Agora, quem vai desmentir o pesquisador?

Ainda me lembro, eu era pequeno e o mar bramia, quando houve a revolução da Penicilina. Um estrondo de satisfação, o povo que não tinha direito a coisa alguma, teve aberta a caminhada da descoberta, que servia para curar doenças sem fim.

Foi uma consagração, primeiro perplexidade, depois o direito dos povos se utilizarem das mesmas soluções que salvavam e favoreciam as elites enriquecidas com o dinheiro que sobrava da exploração do esforço do trabalhador. E isso resistiu até hoje.

O psiquiatra e suas lições

Grinspoon, com 86 anos de idade, é reconhecido pelo menos por 60 anos de estudo sobre a maconha. Nunca teve medo da droga, nem mesmo se pudesse atuar sobre ele. Para os que se surpreendiam com tanto tempo de convivência com a maconha, respondia sempre: “Uso maconha, pessoalmente, há mais de 40 anos, se prejudicasse minha memória, é evidente que eu já saberia”. E continuou devassando essa planta tão idiozincrizada e assustadora.

Descrição de apenas alguns dos benefícios

Diz que a maconha tem um extenso e ainda não desvendado uso medicinal. Nem fala na satisfação e no uso recreativo da maconha. Começa por dizer que na “Califórnia, médicos receitam para dor nas costas, com sucesso total”.

A maconha já foi utilizada para aliviar dor de cabeça, disenteria, baixar imediatamente a febre, como solução para a depressão, até para acabar com a enxaqueca. E conclui essa lista: “Sozinho, descobri que a maconha é o tratamento por excelência para a dor de cabeça”. Sem contestação de especialistas consultados.

A transformação do psiquiatra

Seu depoimento pessoal é irrefutável. Confessa: “Até 1967 era comum o uso da maconha em festas”. Eu era o primeiro a dizer: “isso deve fazer mal a saúde”. Mas aí o psiquiatra afirma que começou a questionar suas próprias afirmações e convicções sobre a maconha. E, mergulhou no estudo dessa planta, dedicou toda sua vida a constatar sua aplicação e seus benefícios.

Eu um médico, acreditando em versões

Começou se questionando como profissional, reconheceu que como quase todas as outras pessoas, estava enganando a si mesmo, acreditava no que diziam sem o menor fundamento.

Afirmação importante do psiquiatra e pesquisador: “Um dia fui à biblioteca de Harvard para tentar descobrir a base cientifica da maconha. Li todos os estudos e fiquei satisfeitíssimo de reconhecer, eu e quase todas as outras pessoas sofremos lavagem cerebral”. Impressionante a constatação e a confissão.

“A partir de 1973, 40 anos, comecei a fumar. Não queria ser criticado pelo fato de recomendar mas não utilizar a maconha. Nunca mais parei”.

O médico, psiquiatra, professor e pesquisador, garante: “A maconha tem efeito anti-inflamatório, e ação analgésica. Eu tenho complicações de estômago e diabetes, isso me dá terrível sensação de náuseas. Por isso, quando vou a um restaurante, carrego um pouco da erva para emergência, mastigo um pouco e continuo a comer, sem maiores problemas”.

Maconha-penicilina

Para terminar, a consciência e consistência do grande pesquisador, que mais do que ninguém pesquisou coletivamente a maconha e se serviu dela, pessoalmente. “A maconha tem múltiplos efeitos, que serão aproveitados, depois de dissipados os temores. Em muitas doenças ou males, a maconha será uma descoberta para a humanidade, assim como foi a penicilina”.

Que o mundo e a humanidade, reconheçam essa oitava maravilha médica.








***



QUEM NÃO SABE LIDERAR, NÃO PODE PRESIDIR A ABI

Convidado para liderar a Chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO, ao lado de nomes históricos da ABI, Bernardo Cabral, Miranda Sá e tantos outros, é diligente, valioso e necessário fazer oposição a atual diretoria.

É ainda mais grave, frente às más notícias de uma administração excludente, discricionária e que decorridos seis meses de sua eleição, esta diretoria não fez absolutamente nada pela instituição, seja materialmente, seja ideologicamente. Por isso deveria no mínimo reconhecer sua inaptidão para estar no seu comando. É importantíssimo lembrar que até suas contas não foram aprovadas.

Participei da diretoria em que o importante líder BARBOSA LIMA SOBRINHO foi presidente da Associação Brasileira de Imprensa, retorno hoje, na chapa que leva seu nome, numa justa e bela homenagem.

O presidente Domingos Meirelles decepcionou, disse uma coisa e faz outra. Prometeu e não cumpriu, mentiu para todos que acreditaram na sua falsa promessa.

Jornalistas preocupados com o futuro da ABI, não querem que essa gente mesquinha e falsa, continuem com seus atos antidemocráticos, fechando as portas da entidade, para os movimentos sociais, que sempre deram suporte a classe resistindo contra o Golpe de 64.

Os jovens precisam ser associados, e isso não acontece, por covardia de uma diretoria, que quer se perpetuar nos quadros da instituição.

Queremos a ABI voltada para a comunidade, sem cumplicidade com extremistas, direitistas, saqueadores do povo brasileiro, as Fiesp, Firjan e Globo, e outros núcleos de entreguistas das nossas riquezas não podem se instalar na instituição levada pelas mãos de dirigentes que não se vinculam com as matizes das Liberdades e dos Direitos Humanos.

Venho dar meu apoio e voto a Chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO, com a firme e resoluta convicção de que sua representatividade, é um marco latente de libertação da ABI.

Estamos juntos!### 


A MORTE DO DITADOR CASTELO BRANCO, DOCUMENTO HISTÓRICO QUE COMPLETA 48 ANOS – Parte I

2 MILHÕES DE FRANCESES REVERENCIAM OS JORNALISTAS – CARTUNISTAS, CONDENAM OS TERRORISTAS, EXALTAM A LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO

RESPONDENDO A SEGUIDORES SOBRE LACERDA E O GOLPE DE 64. A MORTE DE EDSON LUIZ DO CALABOUÇO, A DESTRUIÇÃO DA TRIBUNA, E O MASSACRE DE PARIS. COM A LIBERDADE SOBREVIVENDO A TUDO

A LATIFUNDIARIA KÁTIA ABREU, O MINISTRO PATRUS ANANIAS, OS QUE EXIGEM REFORMA AGRÁRIA. O TERRORISMO DOS QUE SE DIZEM “DEFENSORES” DE MAOMÉ

A POSSE DO SEGUNDO JOAQUIM, VISTA DO ANGULO DO PLANALTO. O RODÍZIO DOS MESMOS EMBAIXADORES. RENAN, SEM CACIFE PARA ELA E PARA O PMDB
 

OSTENSIVA OU VELADAMENTE, A PETROBRAS APAVORA O MUNDO POLÍTICO, ECONÔMICO, ADMINISTRATIVO. E OS “ACIONISTAS MAJORITÁRIOS” DAS EMPREITEIRAS, FICARÃO IMPUNES?
 

FINALMENTE DILMA FORMA E EMPOSSA SEU MINISTERIO “QUEM-QUEM”, PROVISÓRIO OU MISTIFICAÇÃO. 13 CONSEGUIRAM CONTINUAR


  
"DIGA AO POVO QUE ACEITO"
 

Evandro Lins e Silva, extraordinária personalidade, mestre de Direito, meu primeiro advogado. “Pesquisas”, com aspas, dizem que “Lula perderia para Alckmin”. Obama já não é o mesmo

***


DILMA: MAIS PÂNICO DO MENSABRAS DO QUE DO MENSALÃO. E A ECONOMIA? A FALA, INESQUECÍVEL, DE DONA MARINA
  

ALTOS LÍDERES DO PMDB, PT E PP APAVORADOS. LEGENDAS NÃO PODEM IR PARA A CADEIA. ELES TÊM QUE PERDER A LIBERDADE. É PRECISO EMPREENDER A EMPREITADA DE FAZER OBRAS PELO PREÇO DA COMPETITIVIDADE E NÃO DAS PROPINAS



ECONOMIA BRASILEIRA: DESPREPARADA, DESCONTROLADA, DESATIVADA, DESESPERADA. NO AMAZONAS, LULA E DILMA, MASSACRADOS



DONA DILMA INSISTE NA "TÁTICA" E "ESTRATÉGIA" DO TERRORISMO SOCIAL. ENQUANTO A ECONOMIA DESABA NAS SUAS CONTAS E NAS COSTAS DO POVO


 
A GRANDE ENCRUZILHADA DO SEGUNDO TURNO. TRANSFERÊNCIA DOS 22 MILHÕES DE VOTOS DE MARINA, O APROVEITAMENTO DOS 30 MILHÕES QUE SE ABSTIVERAM, VOTARAM BRANCO, OU ANULARAM, DESINTERESSE


  
DILMA PODE SER DERROTADA PELA UNIÃO DOS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO. A MÁQUINA DA CORRUPÇÃO, E DO "NÃO ROUBA MAS NÃO FAZ", ESTRAÇALHADA PARA O BEM, DO POVO DA RUA



EM 125 ANOS DE REPÚBLICA NUNCA HOUVE UM CANDIDATO QUE PERDESSE NO PRIMEIRO TURNO E VENCESSE NO SEGUNDO


 
AMANHÃ, COMEÇA A CAMINHADA CÍVICA, QUE TENTAM TRANSFORMAR EM ARITMÉTICA ELEITORAL. COMO HAVERÁ SEGUNDO TURNO, OUTRA ELEIÇÃO NO DIA 26, MAIS TRÊS DOMINGOS DE ESPERA


 
11 SENADORES DISPUTAM ELEIÇÃO DE GRAÇA. SE TRANSFORMAM EM GOVERNADORES, OU FICAM NO SENADO. O DEBATE INÚTIL, AS ENTREVISTAS FORAM MUITO MELHORES E MAIS IMPORTANTES


 
NA BRIGA DE RUA COM PAU E PEDRAS, DILMA USA FRACASSO DE QUATRO ANOS, PARA TENTAR A DESTRUIÇÃO QUE COMEÇOU. DE ONDE SURGEM ESSAS PESQUISAS HUMILHANTES?


 
A ARROGANTE, IMPRUDENTE E INCOMPETENTE DILMA APELA PARA O MAIS BAIXO LUGAR COMUM, GRITA POR TODOS OS LADOS: "CHEGOU A HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA"

 
FALTA UMA SEMANA PARA O FIM DA CAMPANHA. MAS DEPOIS A ESPERA DO PRESIDENCIÁVEL ATÉ O DIA 26



O NOVO PRESIDENTE DA ABI. O SUSTO COM O EX-DIRETOR DA PETROBRAS, PASSOU A PÂNICO COM O DOLEIRO. DILMA A “ESTADISTA”



A VERGONHA, O VEXAME, A IMPRUDENCIA, A INCOMPETENCIA DO DISCURSO DE DONA DILMA NA ONU, APOIANDO OS TERRORISTAS

  
A RAZÃO DE LEWANDOWSKI ASSUMIR. NO FUNDO, DONA DILMA É SOBERANA

  
COMEÇOU O BOMBARDEIO DO ESTADO ISLÂMICO, SEM TROPAS. A PESQUISA HOJE, NÃO AGRADOU NENHUM DOS CANDIDATOS

 

CLESIO ANDRADE SIMBOLO DA CORRUPÇÃO E DA IMPUNIDADE, ABANDONOU O FORO PRIVILEGIADO. E O SUPREMO ATENDEU. HOJE DEVE SER DIVULGADA PESQUISA DO IBOPE, DIVERGENTE COM O DATAFOLHA
  


A CUMPLICIDADE DOS MILITARES HOJE NA ATIVA, CUMPLICES PELO SILENCIO. E O LIVRO IMPERDÍVEL COM DEPOIMENTO MAGESTOSO DE SOBRAL PINTO, SOBRE A DITADURA VARGAS



A GRÃ-BRETANHA NÃO ACABOU. DATAFOLHA E IBOPE, COM METODOLOGIA DIFERENTE, DIVERGEM


 

O PMDB QUER PROCESSAR O VICE DE MARINA. O VICE DE DILMA DIZ QUE ELA NÃO PERDE, MESMO SE QUISER. OS VICES FALAM Á VONTADE, O CIDADÃO NÃO LIGA PARA ELES

 

A FARSA DA CPMI, COM CORRUPÇÃO ASSUSTANDO E PAIRANDO NO AR. E A PRIMEIRA GUERRA DA HISTORIA, “SEM ARMAS”


 

A PRECIPITADA E SEM AUTENTICIDADE MODIFICAÇÃO NO JORNALISMO DA GLOBO. PAULO ROBERTO DEPÕE HOJE, PODE FICAR EM SILÊNCIO OU DIZER O QUE QUISER



ACABOU O MEDO DO “VOLTA LULA”. EIKE BATISTA PRECISA TER OS BENS PENHORADOS. DONA DILMA ATACA MARINA
  


OS 70 ANOS DA AV. GETÚLIO VARGAS, E A HISTORIA COMO ELA É


 

COM “INVEJA E CIÚME”, DILMA TENTA “DESCONSTRUIR” MARINA COM BAIXARIA. MAS SEU DESGOVERNO É UMA CATÁSTROFE


 

 
 



 


 
 


 
 
 
 
 
 
 
  


 


 
 

 

 



 
 



 
 
 

 
 


 



 
 

 

 
 
PRESIDENCIÁVEIS: TODOS PREGAM MUDANÇAS 



O PODER DE ISRAEL E DOMÍNIO SOBRE A PALESTINA, SEM CONTESTAÇÃO

 
   
EDUARDO PAES SOBRE BENTHLEM: “EU NÃO SABIA DE NADA, VOU INVESTIGAR”
 
 

O ESQUECIMENTO DE OSWALDO ARANHA, A INGRATIDÃO E O “SELFIE” DE ISRAEL






O PADRÃO FIFA DA QUASE MARGINALIDADE. “MEUS NÚMEROS ME TROUXERAM DE VOLTA”

 
 
O PAPA FRANCISCO, O PREFEITO EDUARDO PAES, O “CAMPO DA FÉ”, O ESCLARECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, A COMUNICAÇÃO AO CARDEAL ORANI TEMPESTA, A RESPOSTA DESTE E A “DESAPROPRIAÇÃO FRAUDULENTA PARA FAVORECER JACOB BARATA“. (TUDO EXCLUSIVO)
 


DUNGA, GILMAR E MARIN: A MORTE E A MORTE DO FUTEBOL BRASILEIRO

 
 
BRETTON WOODS: A CONSPIRAÇÃO DE 1944, A COMEMORAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DE 2014

 
 
LULA TUDO A VER COM O MENSALÃO DO PT. AÉCIO TINHA QUE CONHECER O PASSADO ESCANDALOSO DO SEU VICE CLÉSIO. FHC FOI REELEITO PAGANDO À VISTA E A DOAÇÃO COM MOEDAS PODRES

 




RÚSSIA-UCRÂNIA, ISRAEL-HAMAS


 
A LUTA DE BASTIDORES DA REELEIÇÃO, AMEAÇA EXPLODIR A CAMPANHA. O “NEGÓCIO DA CHINA” PROVOCA EMPOLGAÇÃO COM OS BRICS


 
OS BRICS NÃO QUEREM SER APENAS UMA SIGLA SEM IMPORTÂNCIA. OS “VICES” CIVIS NA DITADURA MILITAR

 


CITIBANK-CITIGROUP, MULTADO EM 7 BILHÕES DE DOLARES. DILMA, AÉCIO, CAMPOS, À ESPERA DA PESQUISA DO DATAFOLHA


 

NÃO QUEREM MEXER NA CBF, MAS DÃO 800 MILHÕES AO CORINTHIANS. JOAQUIM CUSTA A SAIR, DILMA VAIADA

 
 
FORA FELIPÃO FRACASSADO. E SE DESFAÇA DA MÁFIA FORMADA POR ELE E MAIS O CORRUPTO APRENDIZ DE DITADOR MARIN E O DESEMPREGADO PARREIRA. 24 ANOS DEPOIS A ALEMANHA CONQUISTA UM TÍTULO. AGORA, EM MOSCOU-2018, A ARGENTINA TEM QUE RECUPERAR 32 ANOS. SE PASSAR NA CLASSIFICAÇÃO, O QUE PODE NÃO ACONTECER


 
EXALTAM A ALEMANHA, QUE NÃO GANHA UM TÍTULO HÁ 24 ANOS. E A ARGENTINA, “INVICTA” HÁ 24. NÃO QUEREMOS ESSA RENOVAÇÃO. PERDEMOS POR SCOLARI E PARREIRA

 
 
DI STÉFANO UM DOS MAIORES JOGADORES DO MUNDO, QUE VI JOGAR A PARTIR DE 1948, QUANDO ERA “LA SAETA RUBIA”
 


COM FELIPÃO E PARREIRA NO BANCO E NEYMAR INUTILIZADO, A ALEMANHA MASSACRA O BRASIL. TÉCNICA E TATICAMENTE INÚTEIS, ESSES “COMANDANTES” FAZEM 200 MILHÕES CHORAR DE VERGONHA

 

 

GENOINO ESTARÁ EM CASA EM AGOSTO. AGORA, DIRCEU EM MARÇO. NUMA FINAL BRASIL-ARGENTINA, TUDO PODE ACONTECER. EM 2 ANOS, FELIPÃO E PARREIRA, ECONOMIZARÃO 20 MILHÕES CADA UM

 




 

COM A PRISÃO DO EX-PRESIDENTE DA FRANÇA, PRESO POR CORRUPÇÃO, OUTROS EX-PRESIDENTES ESTÃO ASSUSTADOS. PRINCIPALMENTE NO BRASIL. O PLANO REAL COMEÇOU COM ITAMAR, FOI “RESOLVIDO” POR CHICO LOPES

 

 

ALEMANHA E BRASIL NA SEMIFINAL, PARA A “GLORIA” E “SATISFAÇÃO” DE FELIPÃO, PARREIRA E MARIN, NÃO DO POVO


 

O BRASIL PODERIA ATÉ GANHAR. SEM FELIPÃO, SERIA BEM MAIS FÁCIL. ESTE NÃO SABE NADA, A NÃO SER “MOTIVAR” JORNALISTAS. ADORA RETROCESSO, DESPREZA PROGRESSO. E OS JOGADORES, CHORANDO, ACREDITAM MAIS NO PSIQUIATRA

 

 

AMANHÃ UM CAMPEÃO SERÁ ELIMINADO. FRANÇA OU ALEMANHA. BRASIL SABERÁ SE PSIQUIATRA VALE MAIS DO QUE TÉCNICO. SERRA AOS 72 ANOS, DOMINA SÃO PAULO

 



 

SÃO PAULO ACERTA SUA SUCESSÃO, COMANDA A CAMPANHA PRESIDENCIAL. ARGENTINA SOBREVIVE À PERSEGUIÇÃO

 
 
CONCENTRARAM A CAMPANHA EM SÃO PAULO, O MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DO PAÍS. NINGUÉM GANHA DE ALCKMIN, HÁ 20 ANOS NO PODER. QUER MAIS 4, PARA NOVA AVENTURA PRESIDENCIÁVEL

 

 

A POLITICALHA DO RIO, CONTINUA ENJOANDO. NO PP QUEM TEM VOTO E PRESTÍGIO ESTÁ NO AEZÃO

 
 
O CHILE PRETENDIA FAZER HISTÓRIA NÃO PASSOU DE FIGURANTE, MAS EXIGIU PRORROGAÇÃO, PENALTIS, E A DIFERENÇA MÍNIMA. ALGUÉM TINHA QUE PASSAR, FOI O BRASIL

 
 
A JUSTIÇA DE NOVA IORQUE, (NÃO DOS EUA) ESTÁ FAZENDO INTERVENÇÃO FINANCEIRA NA ARGENTINA. ANTES SÓ FAZIAM INTERVENÇÃO MILITAR

 

 

O SUPREMO DE EQUÍVOCO EM EQUÍVOCO, TRANSFERIU OS JULGAMENTOS PARA AS TURMAS. E O PLENÁRIO NÃO SE REUNIRÁ MAIS? 


 
QUE SAUDADES DA ELEIÇÃO DA GUANABARA. SARNEY, ENRIQUECIDO DE GLORIAS E DA GEOGRAFIA FINANCEIRA. CIRO GOMES, VOLTA AO PRIMEIRO PLANO


 
O VICE DOS EUA, E A COMISSÃO DA VERDADE

 

 


OS GENERAIS NÃO EXPLICARAM A TORTURA PRATICADA NOS QUARTÉIS. DONA DILMA “RIFADA” NO RIO

 



 

O MINISTRO BARROSO PEDIRÁ AO PLENÁRIO DO SUPREMO QUE JULGUE O PEDIDO DE GENOINO. O CONSELHEIRO MARINHO TEM QUE SER AFASTADO DO CARGO. DILMA VAI SE PERDER COM TANTO TEMPO DE TELEVISÃO


 

13 ANOS DO CALOTE DA ARGENTINA, A JUSTIÇA DOS EUA PROTEGE FUNDOS PODRES. FHC: APOIO CONTRA AÉCIO. JORNALISTAS DO BRASIL, NÃO ASSISTEM A COPA

 
 
SUPLICY PODE ENTRAR COMO POSTE SUBSTITUINDO PADILHA. O BRASIL, CLASSIFICADO NA CHAVE ENFRENTA A HOLANDA

 
 
COM AÉCIO PRESIDENTE, FHC QUER SER EMBAIXADOR NA ONU. JOAQUIM JOGA A TOALHA, PERDÃO, A TOGA NO LIXO. FELIPÃO: “O TIME É MEU, QUEM ESCALA SOU EU”. O VICE DOS EUA, INSULTA O BRASIL


 
 
FHC FAZ 83 ANOS HOJE, SE AÉCIO GANHAR QUER SER EMBAIXADOR NA ONU. SOBRAL PINTO, FOI PRESO 3 VEZES NA DITADURA DE 64, COMO ADVOGADO
 


1930, 34, 38, 42, VARGAS NÃO SAIU DO PODER, SEM VOTO, POVO, URNA, ELEIÇÃO. IDEM, IDEM PARA OS GENERAIS DE 1964

 

 

O CARNAVAL PERDEU PARA O FUTEBOL, A CONSTATAÇÃO DE MAIOR ESPETÁCULO. O COMPORTAMENTO DE FRED NEM FREUD EXPLICA

 
 
MARINA-CAMPOS: NUNCA SE DERAM AGORA VÃO BRIGAR. MANIFESTAÇÕES CONTUNDENTES, MAS “ESTÁ HAVENDO COPA”

 

 

O QUE FARÃO DILMA E CAMPOS EM 2015? “HABEMUS COPA”

 

 

SÓ SE FALA EM COPA DO MUNDO, SEM APLAUSO DO POVÃO. LULA ADOTOU, “É A ECONOMIA, ESTÚPIDO”. E DÁ LIÇÕES A DONA DILMA


 
EM 1944, OS EUA DOMINARAM O MUNDO, PELAS ARMAS E PELO DÓLAR. FRANCISCO TALVEZ POSSA FAZER A PAZ ENTRE ISRAEL E PALESTINA


 

KASSAB, VICE DE ALCKMIN. BANQUEIROS QUE ROUBAM OS PRÓPRIOS BANCOS. HENRIQUE EDUARDO SERÁ GOVERNADOR COM 70 ANOS

  




PRESIDENTE LULA CONFUNDIU E ILUDIU A TODOS COM OS PROJETOS DE LEI DO PRÉ-SAL

 

 

NÃO NOS ESQUEÇAMOS DO 6 DE JUNHO DE 2013. O MISTÉRIO DAS DUAS CPIs


 

PAULO OTÁVIO, PRESO, SAIRÁ COM O DINHEIRO DA CORRUPÇÃO. JUAN CARLOS FORA DO TRONO

 

 

CORONÉIS DA RESERVA APENAS COADJUVANTES, AGORA FALAM ABERTAMENTE COMO “PAPAGAIOS DA TORTURA”. VOU CITAR GENERAIS IMPORTANTES, COM NOME E SOBRENOME, QUE MANDAVAM DE VERDADE, DAVAM AS ORDENS

 

  

DILMA E MALUF JUNTOS, QUAL A SURPRESA? OS BASTIDORES DA INCÓGNITA JOAQUIM, E O QUE POUCOS QUEREM CONTAR
  


A DERROTA OU A VITÓRIA NA COPA DO MUNDO, NÃO SERVE A NINGUÉM. NEM À DEMOCRACIA MISTIFICADA NEM À DITADURA DESMASCARADA. SÓ EM 1950, O POVÃO SENTIU E CHOROU. EM SILÊNCIO

 
 
ROYALTIES DO PRÉ-SAL E A PETROBRAS


 
CONFUSÃO IDEOLÓGICA OU FALTA DE IDEOLOGIA. A CPI ÚNICA DA PETROBRAS, VIROU MISTA


 

CPI DESMORALIZADA, DONA GRAÇA IGNORADA, AMANHÃ, PAULO ROBERTO COSTA “APLAUDIDO” PELO GOVERNO ASSUSTADO. A CHAPA AÉCIO-CABRAL-PEZÃO, ASSUSTA DONA DILMA


 
PMDB-PP DO RIO, COM AÉCIO, SURPRESA E PÂNICO. OS BANCOS NÃO QUEREM PAGAR, NÃO PAGARÃO. OS ASSASSINOS DE RUBENS PAIVA, MORRERÃO NA PRISÃO

 

DIA 5, NUMA CHURRASCARIA DA BARRA, PMDB, PSDB, PDT E PP, LANÇARÃO A CHAPA AÉCIO-PEZÃO. HOJE, O PRESIDENTE DO PP, ANUNCIA APOIO A DILMA. SEIS GRANDES ESTADOS IMEDIATAMENTE, EM DISSIDÊNCIA, FICARÃO COM AÉCIO

 

 

A QUASE PRISÃO DO GOVERNADOR DE MATO GROSSO. INVESTIGADO POR IRREGULARIDADES DE VOLUME ALTÍSSIMO, PAGOU MULTA PELA POSSE ILEGAL DE ARMA VELHÍSSIMA. TODA A AÇÃO POLICIAL ACABOU. DILMA, AÉCIO, CAMPOS, GRATOS AO IBOPE, LULA E DONA MARINA DECEPCIONADOS
 



A CONFISSÃO DO PRESIDENTE DO BC, E A CERTEZA DA INFLAÇÃO BEM ALTA

 



 

JORNAIS DIÁRIOS, REVISTAS SEMANAIS, TELEVISÕES POR ASSINATURA E TODA A NOVA TECNOLOGIA, TERÃO OS MESMOS DONOS. UMAS 50 PESSOAS, OU EMPRESAS, EXPLORANDO E ENGANANDO MILHÕES

 

 

ACHARAM GRAVAÇÃO DE RUBENS PAIVA, FEITA HÁ 50 ANOS. ENCONTRARÃO MEU DEPOIMENTO HÁ 33 ANOS NA CPI DO TERROR?


 

A FILHA DE RUBENS PAIVA, NUM LIBELO CANDENTE: “MEU PAI FOI ASSASSINADO”. MINISTRO ZAVASCKI, SUPREMO E ÚLTIMO DOS MOICANOS. GABRIELLI DESPERDIÇA 3 HORAS E 15 MINUTOS, DEPONDO PARA ELE E DEFENDENDO DONA DILMA


 
LULA INSISTE NA “BABAQUICE” CONTRA O METRÔ. OS PLANOS DE SAÚDE IAM “DEIXAR DE PAGAR 2 BILHÕES DE MULTA”, PERDERAM. AS MENINAS DA NIGÉRIA, NÃO APARECEM

 
 
A JUÍZA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA, MOSTRANDO CORAGEM, CULTURA, CONHECIMENTO, DECIDE QUE OS RÉUS DO RIOCENTRO, COMETERAM CRIMES IMPRESCRITÍVEIS
 



EM QUEM VOTAR OU NÃO VOTAR. OBSERVADORES, DIZEM QUE PELO QUE ESCREVO, SABEM EM QUEM VOTAREI. O CRIMINOSO QUE ESQUARTEJOU A VÍTIMA, “GANHOU” NOVAMENTE A LIBERDADE, APESAR DE OUTRA CONDENAÇÃO A 16 ANOS DE PRISÃO

 

A FARSA SOBRE A CPI DA PETROBRAS, É MAIS UMA INDIGNIDADE GERAL. DILMA, CAMPOS, AÉCIO, MARINA, SEM MUDANÇAS OU COM MUDANÇAS PROTELATÓRIAS, A PARTIR DE 2015, JOGAM O BRASIL NO CAMINHO DO SEGUNDO IMPEACHMENT
  



A INDENIZAÇÃO DA TRIBUNA DA IMPRENSA COMPLETA 35 ANOS, SEM SOLUÇÃO. HUMILHAÇÃO DA PRÓPRIA JUSTIÇA, PREJUÍZO INACREDITÁVEL


 
AÉCIO-SERRA, CAMPOS-MARINA, DILMA-LULA, NENHUMA CERTEZA. A INDIGNIDADE DO PRESIDENTE DO FLAMENGO. E O CIRURGIÃO ESQUARTEJADOR, HÁ 7 ANOS LIVRE




QUASE 1 BILHÃO ESTATAL PARA A “MORADIA” DO CORINTHIANS, MILHARES OU MILHÕES DORMINDO NA RUA. AÉCIO COMPREENDEU O QUE DIGO HÁ TEMPOS: SERRA É O VICE NATURAL DELE. PRIVILÉGIO PARA JOAQUIM, EXCEÇÃO E PERSEGUIÇÃO PARA DIRCEU


 

EM APENAS UMA ENTREVISTA, MARINA ACERTA AS CONTAS COM AÉCIO, O CAMARADA CAMPOS, DONA DILMA, E COM ELA MESMA. BLOQUEIO DE BENS NÃO PREOCUPA EIKE




APRESENTAÇÃO POR J. BERNARDO CABRAL


 

MANIFESTAÇÕES CONTRA A FIFA, ESTÃO SENDO ORGANIZADAS. EM SP, ALCKMIN PARECE GARANTIDO. DONA DILMA ASSUSTADÍSSIMA. RUI FALCÃO, SEM VOTO MAS COM PODER NO PT



 

O FANFARRÃO DO FELIPÃO, EXALTADO PELO SERVO DA DITADURA, JOSÉ MARIA MARIN. POR CAUSA DA CPI MISTA, JÁ SE BRIGA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA


 

 

O ACIDENTE DE JK NÃO MODIFICOU A HISTÓRIA. A MORTE TRAUMÁTICA DE TANCREDO E A POSSE INSUSPEITADA DE SARNEY, QUE SERVIRA À DITADURA, ISSO SIM INFLUIU NEGATIVAMENTE. HOJE FELIPÃO CUMPRE O ROTEIRO DO EXIBICIONISMO


 

 

DONA DILMA “FORMALIZADA”, NADA DEFINITIVO. O BRASIL FOI CAMPEÃO DO MUNDO NA COPA DE 1994, A FINAL FOI EM PASADENA. O “SOCIALISMO” DE CAMPOS





 

A CPI MISTA PARECE INEVITÁVEL. DÉFICIT-PRIMÁRIO-DEFICITÁRIO


 

BERNARDO CABRAL E A CONSTITUIÇÃO DE 1988


 

O 1º DE MAIO DO CRIMINOSO RIOCENTRO 1981, COMEÇOU COM A DESTRUIÇÃO DA TRIBUNA DA IMPRENSA NO MESMO 1981. O CORONEL JOB LORENA, NEGRO FOI PROMOVIDO A GENERAL, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, RACISMO


 
 
É DIFÍCIL TROCAR UM PRESIDENCIÁVEL, PRINCIPALMENTE QUANDO ELE ESTÁ NO PODER. MAS LULA E O PT NÃO PENSAM NOUTRA COISA. A ONU “QUER” INVESTIGAÇÃO RÁPIDA SOBRE A MORTE DE MALHÃES. E A DITADURA?


 

PAULO MALHÃES, CASO TÍPICO DE QUEIMA DE ARQUIVO. O INFARTO FOI CONSEQUÊNCIA. ASSUSTADOR: AINDA EXISTE QUEM CUIDE DO ESPÓLIO DA DITADURA. O COMPLICADO ASSASSINATO DO DANÇARINO, SURGE UM NOTÁVEL E INDOMÁVEL PERSONAGEM, SUA MÃE

 


HÁ 10 DIAS, MÁRIO COUTO AMEAÇOU DONA GRAÇA: “VOU ENTREGAR AMANHÃ AO MP, ACUSAÇÕES CONTRA A SENHORA”. ESQUECEU. SÓ NO BRASIL, RENAN CALHEIROS PODE REPRESENTAR O PAÍS, NA CANONIZAÇÃO DO SEU PRIMEIRO SANTO


 

ROYALTIES DO PETRÓLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


 

A DOR PELO ASSASSINATO DO JOVEM DANÇARINO. AÉCIO TEM QUE TER VICE DE SÃO PAULO. ROSA WEBER FINALMENTE VOTA PELA CPI EXCLUSIVA


 
 
CONTINUAM MENTINDO SOBRE PASADENA. E SOBRE ABREU E LIMA, DE 3 PARA 19 BILHÕES? E OS 10 BILHÕES “RODADOS” DENTRO DA PETRO POR UM DIRETOR?


 

PESQUISA DOLOROSA, DOLORIDA, DORMENTE, DESESPERANÇADA, QUASE DESESPERADA. MAIS UMA VEZ O SUPREMO BURLOU, FRUSTROU, ENGANOU O CIDADÃO


 

 

OS POLÍTICOS DA BASE E DA OPOSIÇÃO, VOLTAM A BRASÍLIA, AINDA DOMINADOS PELA OBSESSÃO DA CPI. CONTRA E A FAVOR. SÓ QUE AGORA, DEPENDENDO DO SUPREMO




 

O EXÉRCITO TEM A GRANDE OPORTUNIDADE DE PEDIR PERDÃO, APRESENTAR DESCULPAS, LAMENTAR OS CRIMES COMETIDOS DE 1964 A 1985. ESSE É O CAMINHO DA RECONCILIAÇÃO


 
 
O MONOPÓLIO DO PETRÓLEO




APESAR DO “FERIADÃO”, PETROBRAS É MAIS DO QUE UM ASSUNTO OU UMA PALAVRA, TORMENTO, INCÓGNITA E INCERTEZA QUE DIVIDE AINDA MAIS, SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO. TODOS PENSANDO EM ELEIÇÃO




 A CPI DA PETROBRAS, ALTAMENTE NECESSÁRIA, AGORA, INDISPENSÁVEL. NÃO A CPI DE PASADENA E SIM DE TODOS OS ESCÂNDALOS, COM DONA DILMA DEPONDO



 
 
GRAÇA FOSTER: “MIL VEZES PETROBRAS”. MAS NO SENADO, DEPOIMENTO MAGISTRAL. NÃO DESTRUIU AS DENÚNCIAS, MAS MOSTROU COMPETÊNCIA. ONTEM ELA FOI A PERSONAGEM DO DIA


 

O SUPREMO TALVEZ DECIDA HOJE, SE HAVERÁ CPI CONSTITUCIONAL, OU UM ARRANJO DE ÚLTIMA HORA. ENQUANTO ISSO, SEU PRESIDENTE, JOAQUIM, “FALA COM DEUS”


 

CARLOS LACERDA COMPLETARIA 100 ANOS HOJE. AMADO E ODIADO, PERSONAGEM DE UMA ÉPOCA, COMPLETAMENTE ESQUECIDO. MORREU MUITO MOÇO



 

DOLARIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA


 


LULA CONCEDEU A GRANDE ENTREVISTA DO ANO. PARTIDOS E PERSONAGENS, SÓ FALAM NISSO, NÃO CHEGAM À CONCLUSÃO: ENFRENTARÃO DILMA OU LULA?



 
A FARSA DAS MEDIDAS PROVISÓRIAS, PARA ANISTIAR OS ENRIQUECIDOS PLANOS DE SAÚDE. O ESCÂNDALO DE PASADENA, COMEÇOU COM DONA DILMA, ACABARÁ COM ELA? A COMISSÃO DE DESESTATIZAÇÃO DE FHC-PSDB, VERDADEIRO CASO DE POLÍCIA



 


OTIMISTAS E PESSIMISTAS SE JUNTAM PARA DESTRUIR A PETROBRAS. OTIMISTAS E PESSIMISTAS FALAM MAIS EM PRIVATIZAÇÃO DO QUE EM CORRUPÇÃO. OTIMISTAS E PESSIMISTAS SE DIVIDEM ENTRE LULA E DILMA. FORA DO PT OU ATÉ MESMO DENTRO DELE





 

CPI DA PETROBRAS, OS DIREITOS DA OPOSIÇÃO E DO GOVERNO. O QUE É LEGÍTIMO OU ILEGÍTIMO. E O QUE ESCREVEMOS SOBRE A CPI DA PETROBRAS, EM 2009, E AGORA EM 2014, IGUALZINHO E SURPREENDENTE



 

REELEIÇÃO DE DONA DILMA CAMINHA PARA SER “GETULIZADA”, “JANIADA”, “JANGOLADA”, “GENERALIZADA”, “DITATORIALIZADA”, E O QUE É MAIS GRAVE E ASSUSTADOR, “DILMIZADA”





DONA DILMA COMEÇOU A SE COMPLICAR, QUANDO QUEBROU O SILÊNCIO. E NÃO DE FOI AGORA. FREQUENTANDO O CONGRESSO DESDE A CONSTITUINTE DE 45, NUNCA VI QUATRO CPIS. NÃO É MAIS FÁCIL O IMPEACHMENT?


 


“ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA”. VERGONHA, VEXAME, CHICOTADA FINAL NO POVO, DOS GENERAIS TORTURADORES. QUE ASSINAVAM A PRÓPRIA ABSOLVIÇÃO. É OBRIGATÓRIA A REVOGAÇÃO DESSE MONSTRENGO


 


A INFLAÇÃO QUE MANTEGA E TOMBINI NÃO CONTROLAM. DELFIN NETTO, COM INFLAÇÃO A 20 POR CENTO, É CRITICADO POR EDMAR BACHA, COM MAIS CREDIBILIDADE


 


HOJE, HÁ 50 ANOS, CASTELO JÁ ESTAVA NO PALÁCIO NO RIO, ESPERAVA O REFERENDO DO CONGRESSO. TODOS, EM VOLTA DELE, APAVORADOS COM COSTA E SILVA, AINDA LONGE DO RIO





 
INTERNACIONALMENTE, A NEUTRALIDADE OU A CONIVÊNCIA E CUMPLICIDADE DO BRASIL. DONA DILMA: A PESQUISA ASSUSTA MAIS DO QUE A CPI E O “VOLTA, LULA”














 








 
 




WERNECK TEM RAZÃO: LULA AINDA TEM ESPERANÇA PARA 2014. PARA MIM, ESSA ESPERANÇA SERÁ DESVIADA PARA 2018, APESAR DOS 73 ANOS







TERMINA 2013, ANO IMPIEDOSO, IMPLACÁVEL, INCLEMENTE, TUDO ERRADO. DONA DILMA, SEM ADVERSÁRIOS, VAI GANHAR. TORCE PARA JOAQUIM BARBOSA NÃO SER CANDIDATO, ACHA QUE ASSIM VENCERÁ NO PRIMEIRO TURNO. QUEM GARANTE? E O REQUERIMENTO DO SENADOR REQUIÃO, SOBRE AS DÍVIDAS DA GLOBO, A SONEGAÇÃO COLOSSAL DO IMPOSTO DE RENDA, E MAIS DINHEIRO DO BNDES 

RENAN TRAPAÇACALHEIROS, ENGARRAFAMENTO MORAL, MONTADORAS, ENGARRAFAMENTO GERAL

A ESTRONDOSA, ESPANTOSA MAS HORROROSA SUCESSÃO NO ESTADO DO RIO. PEZÃO FOI O PRIMEIRO, ESTÁ EM ÚLTIMO. O PSDB QUERIA UM GRANDE NOME. FERNANDA VENTURINI MENTIU, BERNARDINHO NÃO DESMENTIU

SUCESSÃO NO ESTADO DO RIO: 9 CANDIDATOS POSSÍVEIS, APENAS 3 VERDADEIROS.  LACERDA NÃO ROUBAVA NEM DEIXAVA ROUBAR

PAPAI NOEL, DESESPERADO NÃO COM O NATAL DE HOJE, E SIM COM O ANO NOVO, QUE JÁ SURGE INACREDITAVELMENTE VELHO E SEM O MÍNIMO DE SALVAÇÃO

MARIGHELLA: A GUERRILHA TRAÍDA, INFILTRADA, BRUTALMENTE ASSASSINADA
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/marighella-guerrilha-traida-infiltrada.html




SARNEY QUER TROCAR O SENADO PELA CÂMARA 

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/sarney-quer-trocar-o-senado-pela-camara.html





A TOGA MODIFICA E INFLUENCIA O CIDADÃO?

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/a-toga-modifica-e-influencia-o-cidadao.html




O NATAL FELIZ DE MEIRELLES
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/o-natal-feliz-de-meirelles.html




ALCKMIN: 20 ANOS DE PODER, APENAS UMA VITÓRIA. E COM PROJETO PARA 2018. MAIS 12 ANOS EM CARGOS "ELETIVOS" http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/alckmin-20-anos-de-poder-apenas-uma.html





JOÃO PAULO CUNHA, INCOMPARÁVEL

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/joao-paulo-cunha-incomparavel.html




DILMA-JOAQUIM BARBOSA, O SUSTO COM POSSÍVEL ADVERSÁRIO
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/dilma-joaquim-barbosa-o-susto-com.html




ATENTADO VINGANÇA CONTRA TRIBUNA. ISSO EM 1981, DEPOIS DA "AUTOANISTIA". PARA OS GENERAIS-PERSEGUIDORES. ANTES, A DESTRUIÇÃO DO MEU PASSAT, LOGO SEGUIDO DA EXPLOSÃO DO FIAT DA MINHA FILHA DE 20 ANOS. NA PORTA DA MINHA CASA
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/atentado-vinganca-contra-tribuna-isso.html




JUSCELINO FOI "ASSASSINADO" 37 ANOS DEPOIS DE MORTO
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/juscelino-foi-assassinado-37-anos.html




A IMPORTÂNCIA DO 5 DE ABRIL NO FUTURO DE JOAQUIM BARBOSA. A EXIBIÇÃO, A OBSESSÃO E A AMBIÇÃO, TUDO QUE CONTAMINOU OU COMPARTILHOU O PROCESSO DO MENSALÃO. A PRISÃO NO DIA DA REPÚBLICA, PREMEDITADA? HOJE, DIA DA “CONSCIÊNCIA NEGRA”, ESCURIDÃO TOTAL
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/a-importancia-do-5-de-abril-no-futuro_2913.html



http://heliofernandesonline.blogspot.com.br/