HELIO FERNANDES


O COVARDE MICHEL TEMER

Sabendo que o seu fim está próximo, tenta se defender atirando na democracia. Encurralado no Planalto, pede reforço de segurança, logicamente ao Exercito. Tomando conhecimento das manifestações em frente ao Legislativo (por que não em frente ao Planalto, que deveria ser prioridade absoluta) se fecha todo, não chega nem perto das janelas.

Por volta de uma da tarde, mais ou menos entre 50 e 60 mil pessoas, (calculo dos organizadores e da cúpula da PM), inesperadamente a PM começa a atirar no povo, com fuzis de verdade e balas ainda mais verdadeiras. Longe de tudo, Temer telefona para  Ministro da Defesa pedindo tropas do Exercito nas ruas. Raul Jungman, suplente de deputado transformado em Ministro da Defesa, cumpre. Textual: "São ordens do senhor presidente", nada mais servo, submisso, subserviente.

Às 4 da tarde o povo começa a se retirar. Às 5 aparecem os baderneiros mascarados. Hoje, ás 10 da manhã, Temer assina decreto, proibindo as tropas do Exercito de atuarem nas ruas do Distrito Federal. Como é que o povo brasileiro vai conviver até 6 de junho com esse IRRESPONSAVEL que então será cassado pelo TSE. Por que Gilmar Mendes conseguiu mantê-lo desde aquela quinta-feira, tenebrosa e escandalosa?

A CPI DO BNDES

Foi entregue á comissão de Constituição e Justiça do Senado, um pedido de CPI para essa fabrica de roubalheira. Com 35 assinaturas, o que torna sua formação obrigatória. Já perguntei: é pra valer? Se for, haverá um festival Wagner de denuncias, condenações e prisões.

Nesse caso, os 400 milhões “emprestados" para o estádio do Corinthians, miséria e ninharia, perto do que o Eike Batista, TOMOU durante anos. E não só do BNDES, também dos maiores bancos particulares. TODOS queriam ser sócios do homem MAIS RICO DO MUNDO.

PALOCCI DESAPARECEU
Anunciou que faria delação. Começaram especulações sobre seus possíveis alvos. Divulgaram que seriam banqueiros, corretoras de valores, profissionais do mercado financeiro. Ministro da Fazenda, a especulação fazia sentido.

Perdeu o advogado, o doutor Batochio não trabalha com a delação como instrumento de defesa. Contratou outros, mas não se falou mais em Palocci e na sua delação. Mas o alto setor de especulação financeira, mais calmo e tranqüilo.

A DURAÇÃO DE TEMER NO PLANALTO

A OAB protocolou hoje, o impeachment do presidente Temer. O presidente da câmara já disse publicamente que não aceitará nenhum pedido venha de onde vier. De qualquer maneira, a OAB não percebeu que impeachment, é exatamente o roteiro que Michel Temer pretende seguir para se salvar. Se houver esse impeachment, a duração constitucional é no mínimo de 6 meses. Quase o prazo esgotado pela liquidação da então presidente Dilma.

Temer considera que nesses 6 meses encontrará o caminho da salvação. Ou o arquivamento ou numero para derrotar os que querem tirá-lo do poder. Que na verdade ele conseguiu através de um impeachment que eu sempre chamei de CONSPIRAÇÃO PARLAMENTAR.

Só que a crise agora, é tão profunda que o país não agüenta 6 meses. O máximo, será a decisão da cassação do mandato pelo TSE, na reunião que já está marcada para o dia 6 de junho. São 12 dias, ainda assim, um prazo demasiadamente longo.

OAB-RODRIGO MAIA

Bem cedo anunciei a apresentação do pedido de impeachment contra o AINDA presidente Temer. 5 horas depois da minha nota,o presidente da OAB protocolou o pedido. Rodrigo Maia, insensatamente comentou: "Isso vai desestabilizar o país". Recebeu uma resposta dura que não pôde nem responder. O presidente da Câmara devia aprender a ficar calado.

A PM CONDENA A PM

O comandante da Policia Militar de Brasília, mandou abrir investigação e inquérito para saber a razão dos policiais terem usado fuzis e balas mortais contra o povo. Essa decisão, coloca em situação deplorável, todos que justificaram a "correção" dos policiais. E fica mais do que evidente que haverá punição. E rigorosamente justificada. 

O político que rouba a polícia que mata e o povo que morre. Não é essa a república que queremos.





***





FRUSTRAÇÃO E DECEPÇÃO DO SUPREMO

Desde quinta feira passada, Brasília vive exclusiva e totalmente em relação a Michel Temer, não pelo fato dele ser presidente. E sim pela constatação geral, de que ele não tem mais condições de ser presidente.

A opinião publica exige a sua saída do cargo. O Procurador Geral da Republica pediu ao Supremo que abra inquérito para o seu afastamento da presidência. O Ministro Fachin atendeu o pedido, foi marcada para ontem a sessão plenária, de modo que isso  se concretizasse.

Mas não é apenas a Procuradoria e o Supremo que se revoltam contra a permanência de Temer. Depois da revelação de que Temer se encontrara "mais de 20 vezes" com os corruptos irmãos Batista, se fixou praticamente a convicção unânime, de  que Temer não tem CREDIBILIDADE, RESPONSABILIDADE e DIGNIDADE para presidir o país.

A chamada base parlamentar de Temer, se dissolveu, ele não consegue nem conversar. Quase todos os partidos se preparam e imitarão o PSB, que abandonou o presidente. Outros só esperam mais alguns dias, não querem ser acusados de estarem incendiando o país. Nem o PMDB atende Temer.

Ontem pela manhã, ele marcou uma reunião com senadores do PMDB. A 1 hora no Planalto. Compareceram pouquíssimos. O líder Renan Calheiros não foi nem se explicou. Vergonhosa afirmação de Temer: "Ele não foi convidado ou convocado". Devia ter sido demitido, mas onde está a AUTORIDADE de Temer?

O POVO NA RUA

Desde as 10 da manhã, a concentração ia crescendo em frente ao Legislativo. Ás 13 horas os organizadores falavam em 60 mil, logo depois a PM confirmava 45 mil, sempre existe essa divergência. O confronto também acontece, a PM não abre mão da violência. Por volta das 16 horas, uma parte grande do povo se retirava, apareciam muitos mascarados.

GILMAR MENDES EM ATIVIDADE

Como surpreendentemente foi marcada uma sessão extraordinária para as 11 horas no Supremo, o Ministro, mais cedo, foi conversar com senadores e deputados. Ele tem excelente relacionamento com parlamentares, baseado em 2 itens. É ministro do Supremo e presidente do TSE.

Manobra essas duas posições, para lançar sua candidatura a substituto de Temer, em eleição INDIRETA. A situação não foi imediatamente resolvida na própria quinta feira tenebrosa, por causa da intervenção de Gilmar. Ministros do TSE queriam votar imediatamente, o admirável relatório de Herman Benjamin.Temer  seria cassado no mesmo dia e marcada a eleição dentro de 60 dias.

Não foi possível por causa da exigência de Gilmar: "Votamos o afastamento de Temer, mas a eleição tem que ser indireta". Todos protestaram lembrando: "Cassamos o governador do Amazonas e marcamos eleição DIRETA". Gilmar então convocou reunião do TSE, para 6 de junho. Quer dizer: deu 22 dias de sobrevida ao RÉU, que ele vem protegendo, desde que assumiu a presidência do TSE, em maio de 2016. Exatamente 1 ano.

DEPUTADOS PEDEM A TEMER REFORÇO DE TROPAS DO EXÉRCITO

O ainda presidente não queria outra coisa. Se comunicou com o Ministro da Defesa, as tropas chegaram quase imediatamente. E o suplente de deputado que é Ministro da Defesa, foi logo para a TV, textual: "Atendendo ordens do senhor presidente em defesa da democracia, as ruas estão mais garantidas e mais seguras".

Temer não perdeu a oportunidade e usando também a televisão, proclamou: "Não permitiremos que a democracia brasileira seja atingida por baderneiros, que pretendem apenas tumultuar o país". E num ultimo arranco: "Garantiremos a paz e a ordem, a qualquer custo". Se for preciso, Temer é capaz de pedir ajuda aos bandidos, criminosos e corruptos irmãos Batista.

TEMER POLITICAMENTE ENFRAQUECIDO

Enquanto vai sendo abandonado, Temer manobra de forma rasteira, e estimulando a baixaria, 6  partidos da base e da oposição se enfrentam fisicamente. Como protesto por terem chamado tropas para o plenário.  Não podendo votar, Rodrigo Maia chama lideres para o seu gabinete. E leva a conversa para as eleições indiretas "se Temer for derrubado".

O CANDIDATO RODRIGO MAIA

Alguém faz a pergunta que estava na boca de todos: "Você é candidato?" E Maia sem o menor constrangimento: "A eleição terá que ser indireta. E do Gilmar Mendes eu ganho".

DESCASO E DECEPÇÃO DO SUPREMO

Enquanto o país inteiro esperava que fosse julgado o afastamento de Temer e consolidado o futuro, 11 ministros gastavam mais de 3 horas, para resolver divergência entre uma Corretora de Valores e a União. Sem qualquer explicação ou respeito pela comunidade.




***




TEMER JÁ DEVIA ESTAR AFASTADO E PRESO

Não pode ser presidente da Republica quem cometeu os crimes, cometidos pelo atual. Que na verdade é chamado metaforicamente dessa forma, por causa da conspiração parlamentar coordenada pelo próprio Temer e executada pelo parceiro ainda mais corrupto, Eduardo Cunha,  então presidente da Câmara.

E agora praticamente 1 ano depois, preso e condenado por enquanto a 15 anos, Eduardo Cunha ressurge dos escombros  que deveriam ser impenetráveis, movimenta diversos personagens. Temer e os irmãos Batista, se acumpliciam para garantir o silencio do próprio Cunha. E através da conversa nos porões do Jaburu, o país inteiro fica sabendo, que na prisão, Cunha é mantido por "mesadas" pagas pelos irmãos Batista. Com o conhecimento e o aval de Temer, o grande beneficiado. Pois se Cunha falar, atingirá dura e frontalmente o presidente indireto.

Curioso e estranho, que nas conversas nos subterrâneos do palácio, para silenciar Cunha, surgiu espetacular e com estrondo, a cumplicidade entre todos eles, com dados que estarreceram o país, desvendaram a falta de caráter, de responsabilidade e de autoridade do personagem que ocupava a presidência indireta, e que agora, haja o que houver, deixará a presidência, trocando-a por uma outra localização mais vexatória, mas inteiramente justa.

O JUDICIÁRIO TENTA PROTEGER TEMER

Na quinta feira com a explosão do escândalo, escrevi dando a solução constitucional e imediata para o caso no mesmo dia. O TSE se reuniria, julgaria a cassação da chapa com o o voto contundente do relator  Herman Benjamin, afastaria Temer, e na mesma hora convocaria ELEIÇÃO DIRETA para 60 dias. Mas o presidente do TSE o notório Gilmar Mendes, impediu a solução na hora, marcou reunião para 6 de junho. Mais 20 dias para o irresponsável Temer.

INDIRETAS, NÃO

 Começaram a falar em RENUNCIA de Temer, mas ele mesmo desistiu, diante da "PROTEÇÃO de altos figurões do judiciário. Se refugiaram todos, na "tecnalidade" das gravações e de possíveis falhas do áudio ou da gravação.  Isso não tem a menor importância. O fato irrespondível e irrecusável: Temer estava no palácio com os comparsas corruptos. Participou de tudo, concordou com tudo, ouviu as confissões dos crimes, dialogando ou em silencio, já deveria estar preso.

E aí convocada a substituição DIRETA. No mês passado, o mesmo TSE cassou os mandatos do governador e vice do Amazonas, e marcou imediatamente eleição direta. Perguntinha ingênua: para governador pode, para presidente, não? Com INDIRETAS, o presidente será Jucá, Lobão, Rodrigo Maia, Renan. Ou até Gilmar Mendes, CANDIDATISSIMO. Já revelei isso ha meses, quando comprou um apartamento em Portugal. Não adivinhei, contei que ele tentaria a presidência, se não conseguisse, iria morar no exterior.

IMPEACHMEN, NÃO

Essa é outra proposta que favorecerá o irresponsável presidente conspirador. No mínimo 6 meses. Já estão tramando varias "soluções" para beneficiar Temer, com ele mantido no Planalto ou expulso. Desmoralizado o Executivo, esquartejado o Legislativo, preservemos o judiciário. Isso só pode acontecer com o afastamento e a prisão de Temer. IMEDIATAMENTE.

serginho cabralzinho filhinho

O juiz Marcelo Brettas transformou-o em RÉU pela oitava vez. E surpreendentemente, nenhuma condenação. O notório Picciani, presidente da ALERJ, tentou visitar o ex-governador, não obteve autorização. Mas fez chegar a ele o recado:"Não te abandonei, vou tentar novamente".

MOLINA: ÁUDIO IMPRESTÁVEL 

Ele e sempre contratado para dar espetáculo. Ficou horas nas televisões, dizendo tolices. Primeira afirmação, como se estivesse descobrindo a pólvora: "O áudio é imprestável". É mesmo, mas no sentido contrario ao que ele pretendia.

Segunda afirmação: "Na fita, existem 70 "pontos de obscuridade". Será que ele está sendo pago, ou trabalha pelo exibicionismo? A pericia de Molina foi considerada um fracasso. O advogado de Temer disse pra ele: "Não vou apresentar essa PORCARIA(textual) como prova".

O ENCONTRO DO PORÃO FICARIA MELHOR NA CRACOLÂNDIA

Foi uma droga. Este local é publico, Temer não seria acusado de ter recebido bandidos, criminosos, corruptos, no  seu próprio palácio. Ele mesmo teve a noção do crime de responsabilidade que cometia, levando, nas 20 vezes os convidados para o porão. 48 horas  depois, confessou:"Foi muita ingenuidade minha".

COPA DA CORRUPÇÃO

Os ex-governadores do Distrito Federal, José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz, foram presos hoje. Por causa das obras do Estádio da Copa. Não deveriam nem poderiam ter sido candidatos. Arruda  teve que renunciar no senado para não ser cassado. Depois, envolvido em aventuras financeiras, como governador.

 Agnelo, quando se candidatou, foi acusado de levar uma vida bem acima de suas posses. Inclusive tinha uma casa belíssima. Era do PC do B. Candidato, pediu apoio a Lula, este respondeu: "Só se você entrar no PT". Agnelo falou: "Vou entrar agora". Todo o tempo que os dois ficaram em liberdade já foi lucro.

OS ENORMES CRIMES DA JBS

Já deveriam estar presos ha muitos anos. Continuam em liberdade, são recebidos pelo presidente da Republica, por mais de 20 vezes.Está bem, no porão. Já foram presos em vários crimes nos mais diversos setores. Suas roubalheiras alcançaram tal altura, que foram multados em 3 bilhões e 600 milhões de DÓLARES. O equivalente a 11 bilhões de REAIS. Disseram que só pagariam 1 bilhão de reais, não pagaram nada.

Apesar de tudo isso, depois de gravarem com o presidente, fazerem negociata com ações e dólares, fizeram a espetacular delação, e viajaram para os EUA. Quem é o responsável por tanta impunidade e liberdade?

OS BATISTAS GANHARAM FORTUNAS NA BOVESPA

Os mais diversos órgãos de comunicação, informaram: "Eles perderam muito. as ações de suas empresas caíram 34,2%". Amadorismo e desconhecimento do que chamam "mercado de ações". Existem duas formas de jogar na Bolsa, aqui, em Wall Street , Hong Kong:  comprando á vista, ou vendendo a descoberto.

Na primeira hipótese, quanto mais a Bolsa sobe, mais você ganha. Digamos que você comprou a 50, vendeu a 100, ganhou 50 reais. Admitamos que você comprou 1 milhão de ações. O lucro foi de 1 milhão.

Agora o contrario: você vende a descoberto, quanto mais as ações caírem, mais você lucra.O que se fala entre profissionais. Eles venderam 200 milhões de suas próprias ações. Quando caíram 34,% compraram,ganharam 70 milhões em dinheiro na hora, e as ações voltaram para o patamar anterior. 

PAULO MALUF

Depois de 30 anos, foi condenado a 7 anos  e 9 meses. Foi infeliz no sorteio da Turma do Supremo. Se tivesse caído na Segunda, teria sido absolvido por 3 a 2. Mas seus advogados não estão pessimistas. Consideram que cabe recurso. E que ainda podem requerer a prescrição do processo.

 SESSÃO DO SUPREMO

A última noticia e a mais importante. Apesar do tumulto, confusão, duvida e incerteza, muita expectativa em relação ao julgamento de hoje. O Procurador Geral pediu abertura de inquérito em relação ao AINDA presidente Temer. O Ministro Fachin deferiu, o plenário decidirá . Espero que o Supremo. (mesmo que seja por 8 a 3) ratifique o que a comunidade está esperando. E que este repórter vem escrevendo desde a quinta feira tenebrosa. Que o presidente sem AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE e CREDIBILIDADE, seja afastado e preso.




***



OS BATISTAS JÁ DEVERIAM ESTAR PRESOS

Assim que explodiram o país com a divulgação das espantosas delações, entraram no avião particular que esperava, e viajaram para Nova Iorque. Deveriam ter sido proibidos de sair do país. Pretendem lançar em Wall Street, ações de suas empresas.

Com o escândalo que atravessou as fronteiras, certamente não serão aceitos. Alem do mais, devem ser recambiados para o Brasil, provavelmente já presos e responsabilizados por tudo o que eles mesmos delataram e divulgaram.

AS empreiteiras roubalheiras são criminosas e indefensáveis. Mas os Batistas são ainda piores. Confessaram que corromperam mais de 1.800 pessoas, entre essas, 377 com mandato. A liberdade deles, é a confissão da cumplicidade geral. Na quarta feira, o Supremo pode e todos têm certeza de que acabarão com essa farra da CORRUPÇÃO. Juntando um presidente corrupto, e bandidos que corrompem até o presidente da República.

O BANCO CENTRAL E OS BANCOS PARTICULARES

O primeiro porque não fiscaliza, como é da sua obrigação. E os bancos privados. pela cumplicidade das conta correntes ILIMITADAS. Toda essa corrupção patrocinada pelos Batistas, eram pagas com cheques, excluídos apenas alguns pagamentos com dinheiro vivo.

Vou dar apenas um exemplo, publico e notório. Os Batistas foram flagrados ROUBANDO os 4 maiores fundos estatais. O calculo do prejuízo, ficou entre 6 e 8 bilhões. Um deles foi preso, fez acordo: depositaria pouco mais de 1 bilhão e 500 milhões. Fez o cheque, telefonou para o diretor do banco, comunicou o valor do cheque, concluiu: "Pode pagar". Quem é que tem essa importância fabulosa na conta corrente?  Fora as somas espantosas das delações. O cheque foi resgatado, solto imediatamente. E o Banco Central?

PSDB: SEM AÉCIO, A LUTA ENTRE Câmara E SENADO

Assim que o ministro Fachin afastou Aécio, a presidência do partido ficou vaga. A Câmara lançou imediatamente a candidatura Carlos Sampaio. O senado recusou, "a presidência tem que ficar com um senador". Serra foi logo ao apartamento de Aécio, propondo  o nome de Tasso Jereissati. Aécio não disse sim ou não.

Serra conversou com deputados, recusaram: "Senador de segundo time não". Fizeram acordo: o mesmo Jereissatti, como interino.

APARTAMENTO 2016

Na Avenida Atlântica, bem em frente á guarita do Posto 3. Seu primeiro morador político: Magalhães Pinto, depois governador, senador, ministro. Seu objetivo era a presidência da Republica. Agora "descobriram" que o primeiro político a morar lá, foi Tancredo Neves, o edifício tem o seu nome. Foram adversários até 1960, depois inimigos. Tancredo me contou a historia lá mesmo. Sem aspas mas tudo relato dele.

1960. Eu era candidato a governador pelo PSD. O adversário, Magalhães Pinto, pela UDN. Eu tinha 70 por cento nas pesquisas populares, e quase a mesma coisa dos deputados estaduais. O deputado José Maria Alckmin, do meu partido, abriu cisão, inesperadamente todos os meus votos desapareceram. Nunca mais falei com Magalhães.

Agora o complemento do repórter: Tancredo Neves só foi governador em 1982. E a historia que todos conhecem: a presidência sem posse. 

Moodys - JBS

A agência rebaixou a nota da corrupta empresa no Brasil e de uma subsidiaria nos EUA. E já está encontrando dificuldades de negociar a holding da FBS em Wall Street. E estão convencidos que exageraram com o espetáculo televisivo da E que pagarão um preço alto pela delação. Temer não escapa, mas não será preso. Os irmãos Batista, que não têm cargo, pagarão com a liberdade. Por muito tempo.

MALUF 32 

Será julgado hoje. Todo esse tempo negando que tivesse dinheiro no exterior. E sem poder viajar com medo da Interpol. (O mesmo que acontece com o corrupto Marco Paulo, presidente da CBF). As grandes avenidas de SP, se chamam de MARGINAL, em lembrança de Maluf.

IMPEACHMENT DE TEMER

Rodrigo Maia tem dito a amigos e não amigos: "Vou arquivar todos os pedidos contra Temer. O da OAB nem vou abrir". Aprendeu isso com o parceiro, Eduardo Cunha. O filho de Cesar é mais tolo do que o pai. Não percebeu que a expulsão de Temer não se dará por essa forma. 6 meses de tramitação? Temer adoraria isso.

ÚLTIMA NOTÍCIA DO DIA

E a mais importante. O Supremo Tribunal que amanhã iria investigar a participação de Michel Temer no escândalo da corrupta FBS, desmarcou ou melhor, prorrogou sem data marcada. È a mais absurda, estranha, incompreensível decisão. O que se sabe: o Supremo quer ver primeiro a pericia do gravador.

Isso não tem a menor importância. O fundamental: onde se realizou o encontro, ou melhor, os encontros, Joesley disse que foram mais de 20, Temer não desmentiu. O segundo e ultimo ponto para esclarecimento dos fatos:os Batista ASSALTARAM o palácio ou estavam lá como convidados?

Esclarecidos esses pontos, o país estará no caminho das soluções. Mas o Supremo tem uma forma nova de resolver problemas: ABANDONANDO-O.





***





Se não RENUNCIAR Temer será RENUNCIADO

Não existe uma possibilidade em 1 milhão de ele permanecer no poder. Na quinta e na sexta surgiram informes, apressadamente transformados em informação, a respeito da intenção do presidente. Eu tinha noticia complementar, que me permitia contradizer esses informes. Deixei para hoje. É o seguinte da fonte.

Sexta feira. 14 horas. Temer chama seu intimo amigo e grande advogado, Antonio Mariz, e pede para defendê-lo. Ele já esteve para ser Ministro da Justiça, não pôde ser confirmado, é publico e intransigente adversário da Lava-Jato. Isso não interferiu na resposta. Não aceitou nem recusou. Respondeu: “Vou fazer um fim de semana de conhecimento, havendo possibilidade de vitoria te falo”. Marcaram um café da manhã para segunda. Portanto até lá, nenhuma mudança.

ACUSAÇÕES GRAVISSIMAS

Pela primeira vez na Historia, um presidente no poder sofre estas acusações, com PROVAS PROVADAS. 
1-Corrupção passiva.
2-Obstrução da Justiça.
3-Organização criminosa, que é a antiga formação de quadrilha. Tudo isso investigado pelo Supremo, por denuncia do Procurador Geral. Com as consequências e inconsequências que forem surgindo, sempre contra Temer.

Gilmar Mendes se complica cada vez mais. As delações dos corruptos da JBS, exibiram suas espantosas ligações perigosas com o PSDB de Aécio Neves. Poderia ter pagado 80% do próprio passado, e prestado grande serviço ao país, resolvendo tudo na quinta feira. O TSE estava preparadíssimo, faltou grandeza e independência a Gilmar.

Temer já deveria ter sido afastado desde a quinta feira. Se depois da maratona de estudos do fim de semana, Mariz aceitar a defesa de Temer, a situação estará claramente agravada.
Ele irá defendê-lo perante o Supremo, não se sabe durante quanto tempo. E no TSE, com reunião marcada para 6 de junho. O país não aguenta tanto tempo com um presidente NÃO eleito e acusado de crimes indefensáveis.

Estão se realizando reuniões de bastidores com a proposta de SOLUÇÃO CONSTITUCIONAL.

Por quantos anos? Já vimos muito isso no passado. EXPULSSEMOS Temer, 60 dias de Rodrigo Maia, e cuidemos de 2018. Isso que parece ruim em hipótese, já foi catastrófico na realidade de 15 ou 21 anos.

Se a maratona de conhecimento do advogado do ainda presidente indireto, levá-lo a aceitar a causa, o problema do país terá se agravado perigosamente. E estaremos caminhando para situações anormais, já ocorridas varias vezes. E isso, que já vem sendo conversado e negociado nos bastidores, ganha a denominação de SOLUÇÃO CONSTITUCIONAL.

Nos bastidores tem havido conversa e negociação para aprovação dessa proposta. Já tem muita gente a favor, e já aconteceu no passado. Uma vez durando 15 anos e outra 21.

Odebrecht-JBS

O primeiro fez tudo para "esquecer" Temer, não incluí-lo entre os que pediram e receberam dinheiro da empreiteira roubalheira. Chegou a desmentir seu diretor Claudio Melo.

O primeiro a fazer depoimento, e ainda mais grave, usando a primeira pessoa, que não permite desmentido. Contou que esteve no Jaburu. (Temer era vice), numa mesa de 4. Ele, Temer, Marcelo e Eliseu Padilha. Temer pediu 10 milhões, Marcelo mandou dar. Nos seus depoimentos, não citou nada disso.

Joesley e o irmão, contaram toda a intimidade com Temer. Estiveram mais de "20 vezes” com o presidente, sempre tratando de dinheiro. Tudo gravado e auditado. E agora revelado na delação. Os três, pelo menos, deveriam ser presos, e depois interrogados. Não podem escapar de maneira alguma. Temer, presidente preso no Planalto, seria a primeira vez na Historia. Ele está convencido que escapará. E o fato do advogado Mariz ter antecipado a defesa, reforçou a sua garantia no futuro.

General Vilas Boas

Ministro da Guerra, é o 4 estrelas de maior prestigio. Se essa crise da corrupção de Temer tivesse acontecido antes, seria um dos personagens mais importantes. Alem do cargo, é o "4 estrelas" mais prestigiado. Atingido por uma doença degenerativa, coordena os fatos internos, para deixar tudo em plena ordem. Aí passa para a reserva e vai cuidar da saúde.

Acabou o tempo de Temer

Não tem a menor condição de chegar até 2018, como esperava. Pode até acontecer uma inovação nas crises presidenciais da nossa Historia. O presidente sair preso do palácio. Seria a primeira vez. Sob ruidosa mas pacifica manifestação do povo. Muito justo. E os irmãos Batista também.




***




O INSUSTENTÁVEL FUTURO DE TEMER 

Começando às 20 horas de quarta feira e dominando todo o tempo e todos os espaços da quinta feira, e para facilitar a leitura e o entendimento de tantos acontecimentos diversos, decidi transmitir para o leitor, tudo o que eu ia sabendo. Se eu fosse fazer como habitualmente um texto corrido, a complicação não permitiria a constatação. Assim, os fatos são contados minuciosamente desde o momento em que acontecem.  O início, o leitor já viu às 10 horas da manhã. O final, neste momento, nem eu nem ninguém sabe.

10 horas da manhã - A ultima nota, que publiquei á meia noite: “Aécio Neves pediu 2 milhões a um dos Batistas”. “Pela segunda vez em 16 meses, Temer e Cunha traem a República, estremecem o país”. Ninguém dormiu, estão todos em atividade. A quinta feira começa incandescente. Fachin manda afastar Aécio do Senado e pede sua prisão. Há essa hora sua irmã já está presa. Temer com uma nota oficial, tenta desmentir uma gravação criminosa. Todos estão inquietos e angustiados, a sensação: terá que acontecer alguma coisa.

11 horas - Temer não saiu do Planalto. Levanta e fala: "Vou fazer pronunciamento á nação". Moreira Franco diz, "Não é o momento", o assunto é encerrado. Em cima da mesa, único jornal, O Globo. Temer pergunta, "quem trouxe ESSE jornal?" Mas ele mesmo viu que era provincianismo e diz: esquece, esquece. Chega alguém e conta, "está chegando muita gente na Câmara”. "No senado, concordância dos dois lados: "O sistema político ruiu".

12h30min - Sessão plenária no Senado. Da tribuna, a combativa Fátima Bezerra, exclama e reclama: "Temer não pode ser presidente". E termina: "Queremos eleição direta, chega de golpe dentro do golpe". Do plenário. Alguém grita: "Temer é a traição anunciada". A bancada do governo silenciosa. Seu líder, Renan Calheiros, ausente.

13h30min - A oposição entrou com o terceiro pedido de impeachment. Considero um erro. Devia recorrer ao Supremo ou TSE. Este então, tem a solução prontinha e completa, para resolver tudo hoje. O relator já entregou seu trabalho admirável, CONTUNDENTE a favor da cassação. Lúcida e patrioticamente, aprovam por UNANIMIDADE, e a seguir, em 15 minutos, marcam a eleição DIRETA, dentro de 60 dias. Sem violência ou favoritismo

14h00min - Temer cancela todos os compromissos, declara: “Vou me dedicar inteiramente à articulação política”. O que ele chama de articulação política: tratar pela segunda vez do impeachment. A primeira vez para trair a presidente e chegar ao poder. Agora, a segunda vez, para fugir do impeachment e manter o poder ilegítimo. Dificílimo. Ele ganhou o poder em parceria com Eduardo Cunha. Agora está na eminência de perdê-lo, acusado pela corruptissima JBS, de ter avalizado o pagamento para manter o silêncio do mesmo Eduardo Cunha. Além de medíocre, incompetente e sem caráter, Temer não tem nem imaginação. Foi para o poder e caminha agora para a forca usando os mesmos recursos e os mesmos parceiros.

14h30min - Duas intervenções importantes do ministro Fachin: 1- Abriu inquérito contra Temer, mas não o afastou do cargo. 2- Sumarizou o que é o afastamento de Aécio do Senado, não pode exercer atividade parlamentar de jeito algum. Pode ir ao Senado, mas só ao seu gabinete, nenhuma ida ao plenário. Nos últimos 30 dias, ruína completa de Aécio.

15h30min - Depois de mais de 3 horas de reunião com o chamado ministério político, Temer reconheceu: "Minha situação é muito difícil, preciso me manter no cargo pelo menos até o fim de semana". Rodrigo Maia, que ficou o tempo todo no Planalto, ninguém almoçou, garantiu a Temer: "Presidente, os pedidos de impeachment que chegarem à Câmara, eu seguro". (Rodrigo Maia, que foi parceiro de Eduardo Cunha, aprendeu isso com ele).

A maior interrogação de todas essas horas, e sem o mínimo de resposta: qual a extensão da abertura de inquérito determinada pelo Supremo? Ninguém soube responder. Temer então, insistiu. "O Supremo pode cassar o meu mandato?". Silêncio total.

16 horas - Como consequência dos fatos e da incerteza, a Bovespa teve o pregão interrompido até o meio dia. Recomeçou e agora a queda é exatamente de 10%. Alguns esperam recuperação se a situação política não se agravar. Acontece que neste momento não existe resposta para esta questão.

16,30-Começaram a circular rumores a respeito de renuncia de Temer. Até jornalistas conhecidos, resolveram tentar um furo, e colocaram no blog: "Temer vai renunciar ainda hoje", Não colou, logo, logo, Temer afirmou também chutando: "Não renuncio e quero investigação bem rápida", Temos que esperar.


17 horas - Brasília não está explodindo, mas também incendiando. Naturalmente em sentido figurado, mas também rigorosamente verdadeiro. A Praça dos Três Poderes nunca esteve tão distante. Oscar Niemeyer como comunista apaixonado, escolheu nomes coletivos. Não imaginou que ficassem tão individuais, e hostis. Hoje, alem da hostilidade, animosidade.

18 horas- Pessoas que falam com Temer a qualquer momento, me dizem: "Nos primeiros instantes, por volta das 9 ou 10 da quarta ele ficou assustado. Mas pela madrugada já estava calmo". Perguntei sobre o processo aberto pelo Supremo, responderam: "Ele acha que o Supremo tem responsabilidade, não vai se render á gravação de chantagem". E concluiu: "Nem incomodei a minha amiga Carmen Lucia, presidente do Supremo". Acreditei em tudo. Mas acredito muito nos fatos. E esses no momento, giram com outra velocidade.

18,15- Enquanto a crise é nacional, o PSDB aproveita para tentar se livrar de Aécio na presidência. A Câmara lança um nome, Aloizio Nunes tenta salvar o amigo. O senado não quer perder a presidência. Mesmo que vá para um senador do segundo time. Tipo Tasso Jereissati. FHC não podia faltar, aparece com uma nota dúbia e supérflua.
Finalmente Aécio concorda, pede licença.

18,30- Conversações para todos os lados. Câmara, Senado, Planalto, gabinetes do Supremo. O que me impressiona e me espanta: a ausência do TSE. Já disse muitas horas antes, que poderia resolver tudo hoje mesmo. Mas não serve ao "esquema Gilmar Mendes". Então o país fica se corroendo na incerteza e na indecisão, mas quem domina tudo, é o presidente do TSE.

19 horas- Temer reclama: "esquecem que sou presidente da Republica, me tiram a governabilidade, não posso governar". 3 perguntinhas ingênuas. 1- Quem garante que é presidente, sem povo. Sem voto, sem urna. 2- Tirando o Meirelles, Eliseu e Moreira Franco, quem acredita que está governando.

Quando assumiu o governo, da forma ilícita  que o ameaça  agora, não sabia que roubava a GOVERNABILIDADE de alguém?

20,15- Vou me despedir, as coisas começaram de forma efervescente, pararam, não aconteceram mais. As televisões deram alguns fatos pela manhã. Depois, silencio completo. Acredito que essa pasmaceira se prolongará até o fim da semana. Mas está havendo inquietação nas ruas, com a perspectiva de que não aconteça nada.

21 horas- A manifestação do Rio com muita policia, como sempre.






***





EMPREGO E MISTIFICAÇÃO

Meirelles fez um estardalhaço com este fato: o Brasil criou 58 mil e 900 empregos em abril. Vamos arredondar para 60 mil e facilitar o cálculo. O Ministro da Fazenda foi logo para a televisão, com duas afirmações. 1- Com isso e mais a queda da inflação, podemos dizer que a recessão terminou". 2- Com segurança, garantimos que o desenvolvimento voltou.

Tudo fanfarronice. Os 14 milhões e 200 mil desempregados, continuam praticamente no mesmo. Vá lá, caíram 0,3 por cento, imaginem a comemoração que fariam se a criação de empregos fosse um pouquinho maior. Por favor, informem á coletividade: onde está havendo investimento.

O STJ RECUSOU RECURSO DE CLAUDIA CRUZ

A mulher de Eduardo Cunha pediu anulação do processo contra ela. Alegação: "As provas enviadas pelo Ministério Publico da Suíça, não podem ser aceitas". Os 5 ministros do STJ, por unanimidade, garantiram a importância e a credibilidade das provas. Pois ela responde por evasão  de divisas, e utilização de dinheiro ilícito. O processo está na mesa do juiz Sergio Moro, pode ser resolvido a qualquer momento.

O PSDB EM CHAMAS

Com toda a cúpula envolvida em escândalos, acusações e logicamente enfrentando obstáculos internos e externos, não custa lembrar sua fundação, Suplente de Montoro senador, em 1978, em plena ditadura, FHC assumia a vaga efetiva, em 1982, quando Montoro, grande figura, se elegia governador. Começou a sabotar o próprio Montoro, candidato natural a Presidente. Em 1986 foi eleito senador, não digo reeleito, era a primeira candidatura.

Alem de Montoro, quem tinha voto nesse PMDB, era Orestes Quércia que se elegeu governador facilmente e carregou os 2 senadores. FHC já cogitava de sair e fundar o PSDB, declarou numa entrevista: "Não posso ficar num partido, presidido pelo  LADRÃO, (textual e sem sinônimo) Orestes Quércia".  Aproveitou a ingenuidade do Covas, fundou o PSDB, que é esse que está aí, acusadíssimo e altamente desmoralizado. Apesar disso voltado para o Planalto.

FHC foi presidente por causa do impeachment de Collor. E REELEITO comprando o mandato com dinheiro de empresários riquíssimos e avaros de poder, mesmo ilegítimo. Agora convivem com a corrupção, a ambição e a traição. Os candidatos  repetentes na derrota, Serra, duas vezes Alckmin, que pretende tentar a segunda, e Aécio, também em marcha para a segunda candidatura.

DORIA, O ADVENTICIO

Com os três chamuscados pela Lava-Jato, o PSDB está em pleno incêndio, ateado pelo prefeito, que se elegeu com os votos de Alckmin e a falsa confissão: "Não sou POLITICO, sou GESTOR". Ontem, derrubou tudo o que projetava, afirmando: "Se for escolhido em convenção ACVEITO ser candidato a Presidente". O GESTOR terá que deixar o cargo em abril, antes de saber que será candidato, e sem tempo para demonstrar e provar que é GESTOR.

LULA E DILMA ENCRENCADOS

Como não sou lulista nem anti-lulista, fiz analise rigorosa isentando depoimento dele diante do juiz Sergio Moro. Não tive a menor duvida em identificar as 5 horas, como politicamente suicidas. Com as consequências, que seriam logo desvendadas, Como estão sendo. colocando o ex-presidente em situação desesperadora. Dona Dilma está sendo trucidada pelo depoimento traição dos marqueteiros. E no TSE será massacrada pelo movimento articulado por Gilmar Mendes. TEMER vitorioso, Dilma CASSADA, Apesar da chapa ser única. Que Republica.

JBS-TCU-BNDES

O TCU denunciou o grupo JBS como responsável pelo prejuízo de 711 milhões ao BNDES. Como sempre o TCU chega atrasado. E alguns dos seus membros, ha muito no holofote da cumplicidade e não da fiscalização. E para o repórter nenhuma surpresa. Os irmãos Batista já deveriam estar presos  ha muito tempo. um deles ficou preso por 3 dias, por terem assaltado os Fundos estatais dos Correios, Banco do Brasil, Caixa econômica, Petrobras. Esses 711 milhões denunciados agora pelo BNDES, prejuízo MISERÁVEL, perto do resto. Mas nem mesmo assim serão responsabilizados. São grandes doadores de campanhas presidenciais.

TRUMP: O TRIUNFO VAZIO

Dentro de 48 horas, completará 4 meses da posse na presidência do país mais poderoso do mundo. Acumula dissabores, derrotas, nenhuma vitoria. E agora, surpreendentemente, começa a percorrer o caminho do impeachment.  As acusações são gravíssimos, e com provas. Pediu ao Diretor Geral do FBI, que "interrompesse investigações sobre o ex-secretario de Segurança da Casa Branca".

Esse personagem, de enorme importância, da total confiança do presidente, foi demitido apenas com 15 dias no cargo. Motivo: contou ao embaixador da Rússia, segredos de Estado. É isso que não quer que o FBI investigue. Por muito menos, Nixon teve que renunciar para não sofrer impeachment.

MARCELO ODEBRECHT

Não consigo descobrir a razão dele continuar preso. Todos estão soltos. Ele vai completar 3 anos de prisão. Comandou todo o "estraçalhamento" do departamento de propina da empresa. Organizou, liderou e ditou ponto por ponto a delação dos 77 e continua preso.

Fico surpreendido, e como repórter decepcionado. Não abandonei o assunto  por um instante, e não consigo, o menor rastro para chegar á resposta verdadeira. È um mistério. Já fui preso e julgado pelo Supremo em 1963, por publicar circular sigilosa e confidencial de um Ministro da Guerra. E agora me revolto por não entender porque um bandido monstruoso continua preso. Parece contradição. Eu não quero ele solto. Quero saber porque não está solto.

EDUARDO CUNHA NA JUSTIÇA

Hoje, se completam 2 meses que entrou na justiça com 2 recursos. Primeiro: no STJ pedindo a anulação da cassação de seu mandato. Os ministros ficaram tão estarrecidos, que nem escolheram o relator. Segundo: está com HC no Supremo requerendo a sua libertação. Como é recurso em processo da Lava Jato, tem relator obrigatório, Ministro Edson Fachin. Que engavetou o recurso esperando a decisão do STJ. E o ex-presidente da Câmara pode ficar esperando, será condenado pela segunda vêz antes de qualquer recurso ser resolvido.

Hoje se completam 2 meses que entrou com 2 recursos  na justiça. E nem sinal de julgamento, até mesmo para negá-los. O primeiro no STJ, pedindo a ANULAÇÃO da cassação do seu mandato . Não ha nem relator. O segundo, no Supremo requerendo a LIBERTAÇÃO. Nesse caso, como é da Lava-jato está com o Ministro Edson Fachin.

TEMER GRAVADO

A sensação da noite de ontem, foi a gravação feita pela corrupta JBS. O que foi gravado? O instante exato em que Temer concordava em atender a EXIGÊNCIA de Eduardo Cunha para ficar em silencio. Não é espantoso que esses personagens se juntem. O increditável é que a JBS, também participa do ato crimino só, faça a gravação e imediatamente distribua o vídeo para todos.

Como tenho dito, Temer não vai renunciar. Mas é a primeira vez que 3, (Temer,JBS,Cunha) formam  uma Quadrilha.

PS- Hoje escrevi, "O PSDB em chamas."

PS2- Amanhã: "O PMDB  acovardado"'.

PS3- A seguir: "O PT estraçalhado".

PS4- Nem contra nem a favor, lembranças, recordações, convivência jornalística de tempos inesquecíveis. Lembrados e lamentados, poderia ter sido tudo diferente.





***






O TSE E TEMER


Depois de 27 meses, ainda continua nas manchetes o pedido de cassação da chapa Dilma - Temer. Em janeiro de 2015 derrotado, Aécio Neves pediu a cassação  da chapa. Foi mais, queria ser empossado.

Isso o TSE não podia fazer. Mesmo durante esses 27 meses ter a infelicidade de ser presidido 15 meses por Toffoli e outros 12 por Gilmar, que assumiu em maio de 2016. Nesses 27 meses aconteceu de tudo e continua acontecendo.

Desde que assumiu, Gilmar, sem constrangimento, manteve e mantém um relacionamento indecente com Temer. O julgador e o RÉU, numa promiscuidade vergonhosa. Primeiro prorrogando a tramitação, até chegar o final do mandato de 2 ministros. Que foram substituídos pelo próprio Temer. A tática então seria esta: pedido de vista, indefinido.

GILMAR DEIXA A DECISÃO COM O REU

Foi viajar, (chega amanhã) mas disse para o indireto: "Você tem duas soluções para escolher. Ir prorrogando até o final do meu mandato, em maio de 2018”. Temer gostou, mas vinha o melhor.E completou:" A chapa ser cassada, você deixa o cargo,mas não fica INELEGÍVEL. Podendo disputar a própria sucessão, se lhe interessar". Isso é o que circula pelo TSE, sem  estarrecer a maioria.

O relator Herman Benjamin entregou ontem seu admirável trabalho, pedindo a cassação, sem privilegio. E afirmou: "O julgamento acontecerá IMEDIATAMENTE". Ele sabe que a ultima palavra para colocar o processo na pauta, caberá a Gilmar Mendes. E presidente do TSE vai esperar a escolha do próprio RÉU. O que estou contando é quase inacreditável, mas rigorosamente verdadeiro.

DILMA ATINGIDA MORTALMENTE

O depoimento do casal de marqueteiros, é vergonhoso, miserável, mas destruiu o presente e o futuro da ex-presidente. Não ha possibilidade de ser mentiroso. Pelo excesso de detalhes e de provas. E pelo acordo rápido e generoso, que receberam como recompensa pela delação. Ninguém duvida disso.

Destruíram o que ela gostava de projetar, como personagem inatingível. Tudo isso desapareceu. E todos estão contra ela. No TSE, Temer sairá imune e impune. Ela perderá os direitos políticos  por 8 anos. Parecia ter sido salva por Lewandowski. Está sendo apanhada, num ponto fora da curva. Irremediavelmente.

EDUARDO CUNHA DESESPERADO

Agora não é pela própria situação, e sim pelo risco que corre sua mulher. O Ministério Publico tem tantas provas  contra ela, que constituiu sobre ela um dossiê irreversível. Ha mais de 1 ano fizeram acusações sobre lavagem de dinheiro, sonegação, evasão.

Claudia Cruz confessou gastos no exterior, diretamente fornecidos pelo marido. E todo esse dinheiro era ilegítimo, e ela sabia. Os advogados apresentaram as razões finais, pedindo  absolvição. Moro pode decidir a qualquer momento. Quem acredita que decidirá pela absolvição. Rodrigo Maia

Foi subserviente a Eduardo Cunha, agora tenta imitá-lo como presidente da Câmara. Ontem declarou com visível arrogância: "Ainda não decidi quando colocarei em pauta, a votação das reformas da Previdência e a Trabalhista". Está mistificando. Espera ordens do Planalto. Motivo: Temer tem recebido noticias ruins sobre as votações. A Previdência pode passar com os 308 votos. Mas a Trabalhista, que precisa de mais, hoje seria derrotada.

Ainda Temer - Maia

Já revelei que o presidente indireto, comunicou ao presidente da Câmara (seu substituto imediato) que fará  viagem longa á Rússia. Mas no fim de semana, completou: "Só irei depois das votações das reformas". Irritação velada de Maia, votação, só depois de maio.

Petrobras

O presidente da empresa afirmou ontem: "Pagaremos dividendos, se  a empresa fechar 2017 com lucro". Como acumula a presidência  da empresa, com o conselho de Administração da Bovespa, satisfação dos dois lados. Mas precisa confirmar, ou haverá decepção dupla.






***






A DELAÇÃO DE SERGIO CABRAL

Exatamente há 42 dias, revelei: de dentro da Bangu 8, o ex-governador faz intenso movimento para ser libertado. REU por 7 vezes, admite fazer delação, mas quer ser libertado, dentro da "jurisprudência" Gilmar Mendes. Que já beneficiou o eu principal cúmplice, Eike Batista.

Os alvos deixados entrever por serginho, são membros da justiça e da Alerj, de preferência seu presidente. O obstáculo identificado imediatamente: Marcelo Brettas, juiz da Vara á qual o processo está apenso. Já disse varias vezes: Brettas é mais duro do que o próprio Moro. Reconhecendo isso, o trabalho inicial de serginho é o de remover o juiz, por transferência simples ou por promoção.

Apesar da importância que tem com a Justiça, Serginho não conseguiu transferir o juiz. Voltou-se então para a segunda hipótese que aventei: a promoção.  E essa vai caminhando com sucesso, Brettas não pode recusar.

Já existem três nomes "falados" para ocupar a vaga de Brettas. Todos compreensivos, e que concordariam com o desenvolvimento do projeto. Na situação do Brasil, hoje, nada surpreendente. Eu não poderia inventar uma hipótese que caminha para se transformar em fato rigorosamente verdadeiro.

A CORRUPÇÃO DA JBS

O BNDES foi sempre uma fonte inesgotável de bandalheiras, em todos os governos, favorecendo os bens relacionados. Agora descobrem que a JBS, que foi considerada a maior empresa brasileira, deu prejuízos fantásticos ao banco, com diversos presidentes. Notificados de que eram acusados de terem se servido voluptuosamente  dos recursos do banco, se apresentaram para se justificar.

Afirmações pessoais: "Temos como orientação, o respeito á dignidade, á honra, á moral e á ética". Que desfaçatez. Vou citar três fatos que desmoralizam ainda mais essa JBS, e desacreditam sua defesa.

1- Assaltaram os 4 maiores Fundos Estatais: Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica, Petrobras. Descobertos, um dos irmãos Batista foi preso, só ficou 3 dias. Depositou 1 BILHÃO, 320 MILHÕES, para compensar prejuízos. Acontece que o assalto, é varias vezes maior. Afirmação contraditória: o processo CONTINUA, apesar de ENGAVETADO. 2- NO processo e na investigação da "carne é fraca", foram os mais responsabilizados, e os mais punidos, pelas bandalheiras que cometiam.

3-São envolvidissimos com as DOAÇÕES de campanhas presidenciais. Só em 2014, DOARAM mais de 400 milhões para vários partidos. Denunciei na época, revelando que o próprio Temer esteve lá, negociando e recebendo. (Foi na ida lá, que conheceu Meirelles, na época era vice. Mas isso é outra historia, embora desabonadora). Quanto á JBS, o BNDES não pode ESQUECER.

PRESIDENCIALISMO PLURI PARTIDÁRIO

Ha mais de 20 anos, combato esse sistema político partidário: Os quadros representativos do país,  cada vez representam menos. Querem enriquecer rapidamente, é impossível definir quanto eles ganham mensalmente. Pois recebem no mínimo, no mínimo, 3 vezes o que é anunciado. Tantos são os benefícios e as vantagens que criam para eles mesmos.

Mas o sistema político partidário, como está no titulo desta matéria é único no mundo. Uma excrescência, extravagância, imprudência e que impede qualquer governo, favorece e facilita a corrupção. Metade presidencialismo, metade parlamentarismo. È rigorosamente contra a vontade do povo brasileiro.

Em 6 de janeiro de 1963, foi realizado um referendo, para que a comunidade decidisse qual regime preferiria. Presidencialismo, 8 milhões de votos, Parlamentarismo,  2 milhões. Promulgada a Constituição de 1988, ela mesma estabeleceu: referendo em 25 anos.

Vantagem esmagadora do presidencialismo. Mas como quem estabelece a reforma é o Legislativo, e como esse sistema dúbio e hibrido favorece e beneficia a eles, não ha modificação alguma.

LULA E AS TESTEMUNHAS

Já tem 87 para serem ouvidas em Curitiba. Moro não quis reduzir, poderia ser acusado de "cerceamento de defesa". Exigiu a presença dele em todos os depoimentos. Visível exagero. Recorreu á Câmara de Porto Alegre, esta cancelou a exigência da presença do ex-presidente.

Agora, Lula pediu aumento das testemunhas, Sergio Moro recusou. Os advogados de Lula vão recorrer novamente, á instancia  superior a Moro. Os ad vogados chamam a isso, de tática e estratégia. Na verdade é a tentativa de se aproximar o mais possível de 2018, sem julgamento Repete o que Temer faz no TSE, ha 27 meses. Impede o julgamento e a cassação. Primeiro como vice, depois como presidente provisório e indireto. Teve inicialmente a proteção do Ministro Toffoli.

E a partir de maio de 2016, de Gilmar Mendes. Os 2 presidindo o TSE. Todos criticam Lula, ninguém faz qualquer comentário sobre o comportamento esdrúxulo de Temer. Amanhã revelo o que estão tramando no TSE. Falta confirmar apenas um ponto.

O DESMORALIZADO RENATO DUQUE

Depois de duas condenações, desesperado, pediu á Força Tarefa da Lava-Jato, para fazer um novo depoimento. O próprio Ministério Público considerou surpreendente, mas recomendou a aceitação. Foi aceito, mas antes de haver o depoimento, escrevi aqui: "Conheço a falta de caráter e de dignidade do personagem, não é um depoimento, é uma armação". Foi muito mais deprimente e lamentável do que se esperava. Falou horas contra o Lula. Lembrou de fatos, jamais citados por alguém.

Sua narrativa foi vexatória. Vendo que não estava convencendo ninguém, fez a oferta inacreditável: "Eu devolvo 70 milhões". Como é que com duas condenações, ainda ficou com tanto? E se ofereceu 70, deve ter 140. Escrevi então que esperava recompensa.

O pedido de recompensa chegou agora. Está pedindo que o Supremo determine sua libertação. Baseado na "jurisprudência" Gilmar Mendes. O Procurador Geral pediu ao Supremo que negue o pedido, os dois casos são inteiramente diferentes.






***






O INCERTO E HESITANTE PALOCCI

Preso, começaram logo a falar que faria delação.  Tinha todo um passado para isso. Prefeito de uma grande cidade, Ribeirão Preto. Ministro da Fazenda. Ministro Chefe da Casa Civil deve tudo a Lula. E escorraçado sempre  por excesso de irregularidades, protegido e salvo todas às vezes pelo incansável Lula.

Prefeito de uma grande cidade, Ribeirão Preto. Surpreendente Ministro da Fazenda de Lula. Inesperado Chefe da Casa Civil de Dilma a pedido de Lula. Escorraçado de tudo por excesso de irregularidades, sempre protegido e defendido pelo próprio Lula.

Preso e conhecida a falta de caráter de Palocci e sabendo que faria delação, todos indicaram: "Entregará  o ex-presidente". Da prisão, o próprio ex-ministro gritou: "Lula, não. Lula, não". E pediu uma entrevista reservada com o juiz Sergio Moro.

Foi atendido, conversaram, publicaram: "Se o senhor me ouvir, terá trabalho para 1ano". Surgiu então uma versão: desmontaria o sistema financeiro, denunciando banqueiros, corretoras, grandes "investidores" de Bolsa.

Em suma: atingiria o que chamam de mercado, ou seja, a profissionalização de ganhos diários de grandes fortunas, sem risco e com extrema facilidade. Escrevi então pela primeira vez sobre o assunto: se fizer isso, merece ser solto e inocentado.

Começou então a batalha com o advogado. Defendido por Batochio, que não trabalha com cliente delator. A disputa entre eles levou 15 dias, a tempo de Palocci entrar com HC no Supremo, que ainda não foi julgado. Antes do fim de semana, Batochio foi embora, Palocci contratou outro, o caso se transformou em suspense, superado apenas pelo casal Santana.

"MATARAM UM ESTUDANTE. E SE FOSSE UM FILHO SEU?"

O estudante Edson Luis de 17 anos foi assassinado no refeitório universitário Calabouço. Era tão jovem, tão sozinho, tão desprotegido, que não ameaçava os generais torturadores e ambiciosos de poder. Assim mesmo, foi mais um que perdeu a vida torturadamente, mesmo sem aparelhos. Apesar de ser jovem e sozinho, sua morte provocou a famosa passeata dos 100 mil.

Eu estava lá, e duas coisas são inesquecíveis para mim até hoje. Primeiro: jogavam bombas de gás aos milhares. Em determinado momento, meu coração sofria e meus olhos se apagavam e não conseguia ver coisa alguma. Alguém então, me segurou pelo braço e disse: "faz pipi no lenço, passa nos olhos que você se recupera imediatamente". Era um sábio. Fiz o que ele mandou, aconteceu o que ele previu.

Segundo: a passeata era liderada por Wladimir Palmeira, naquele momento, uma referencia obrigatória. Milhares de policiais partiram para cima de nós.

O Wladimir gritou e todos escutaram: "Não resistam, se deitem no chão, que nada acontecerá." Impressionante! Em segundos, aquelas 100 mil pessoas estavam imóveis, deitadas no chão, e a policia perplexa, não sabia o que fazer. A partir daí, não aconteceu nada, todos se retiraram.

Até hoje, me impressiono com o poder apenas de uma ordem. Agora, imaginem se o Wladimir tivesse recomendado o confronto. Naturalmente, uma grande parte dos 100 mil teria sido massacrada.
A passeata dos 100 mil, exige duas referências de calendário e de premeditação de crueldade. A passeata foi no dia 26 de junho, 10 dias depois de ter sido imposta e implantada a censura à imprensa no dia 16. E agora, com o tempo, se constata a premeditação e a preparação do AI-5, o mais dilacerante instrumento oficial do terror ditatorial.

Esse ocorreu no dia 13 de dezembro do mesmo ano, 1968. Fui preso no mesmo dia, mas se posso chamar de satisfação, o fato de ter ficado na mesma cela com Mario Lago, Carlos Lacerda, e Oswaldo Peralva, então diretor do Correio da Manhã.






***






O CASAL SANTANA FAZ TEMER E TREMER 

Depois do depoimento de Lula, a sensação é o casal. Se o que delatam for verdade, Brasília vai estremecer. Já está mesmo com as negativas gerais. Os vídeos do ex-presidente já cansaram e se esgotaram, por dois motivos. Repetiram muito. E lulistas e anti-lulistas, têm posições e convicções irrefutáveis e inarredáveis. Enquanto se especula aqui, vejamos na Venezuela, onde os fatos e números são assombrosos e praticamente confirmados.

1910. Candidato francamente favorito á reeleição: coronel Chávez. Por sugestão de Lula, chamam João Santana, conversam, se acertam. Não sei o que Santana poderia acrescentar á campanha.  Chávez sai de cena, entra o Ministro do Exterior, Nicolas Maduro. Está tudo decidido, ele só tem que pagar, para eles, insignificantes 11 milhões de dólares. Tudo em pacotes em cima da mesa, Maduro chama a segurança, para levá-los até á saída do edifício.

Podem imaginar o volume desse dinheiro, como carregá-lo e para onde. Mas assim que foi denunciado, Maduro proibiu qualquer noticia ou comentário. Santana então deu mais detalhes. Em suma: não ha suma, deve ser tudo verdade mesmo. Beneficio do casal: como já revelei. Condenados há 8 anos, foram libertados, a pena passou para 4. Cumpridos suavemente. Única exigência, que vai fazer Santana sofrer: nesses 4 anos, não poderá fazer marquetagem, aqui ou no exterior. Depois desse tempo, será entre eles e os clientes.

MARCELO ODEBRECHT

Já contei aqui, ha tempos, que depois do depoimento dos 77 executivos, Marcelo Odebrecht demitiu 51 e confirmou 26. De acordo com sua formação voltada exclusivamente para dinheiro, não conversou com nenhum dos demitidos, que mandou indenizá-los com  fortunas. Depois mandou pedir os computadores de todos. Um pediu tempo. "tenho documentos particulares". Não era verdade Viajou para o exterior, passando por vários países, até chegar aos EUA. Num estado pequeno, esmagou o computador, depois de tirar tudo que comprometia e compromete Marcelo. Tem tanto medo dele, que foi jogando os pedaços pelo rio, acreditando que ele possa refazê-los.

Está morando no exterior. A mulher foi encontrá-lo, levou 1 mês para chegar ao lugar, onde estaria em 48 horas. E vive em pânico, sabe do que Marcelo é capaz. Este fato, rigorosamente verdadeiro, mostra o monstro, que montou esse esquema monumental de corrupção e destruição.

Perda irreparável

Morreu o maior intelectual brasileiro: Antonio Candido. Personalidade notável, um dos maiores críticos literários de todos os tempos. Tinha 98 anos, pelo menos durante uns 60, escritores que lançavam um livro, mesmo sendo famosos, esperavam o que ele ia escrever.Jamais aceitou homenagens, recusou varias vezes entrar para a Academia, embora tivesse grandes amigos acadêmicos.

Sabia tudo, conversador emérito, tinha o prazer da convivência serena e amigável. Sociólogo de formação, se alguém fosse conversar sem conhecê-lo, pensaria que era historiador, economista, até psicanalista ou psiquiatra, pois era analista diário por profissão. Perda irreparável, seus méritos não chegarão ao povo, ele não era da televisão.

Fim da conspiração

Às 9 horas da manhã, escrevi sobre o dia 12 deste maio de 2017, lembrando o 12 de maio de 2016, fim da conspiração parlamentar, e posse de Temer. Agora, não posso negar ao próprio Temer o direito ou o prazer de se auto-louvar. Palavras dele por volta das 13 horas: "Estou satisfeito pelos progressos do país durante esse ano. Como já afirmei, não pretendo nenhuma espécie de popularidade, meu objetivo único é a salvação do país".

Parou um pouco, conversou com Meirelles que estava ao seu lado, e concluiu: "O Ministro da Fazenda tem afirmado repetidamente que são indiscutíveis os sinais de recuperação econômica do país". Não deu uma palavra sobre os 14 milhões e 200 mil desempregados, e de que forma a comunidade carente, pode pelo menos desconfiar, que o pais está crescendo mesmo.







***





LULA - MORO, VITÓRIA DESTRUIDORA

É lamentável, a impressão que transmitem: o país está dividido entre lulistas e não lulistas. Longe disso. Existe uma realidade indiscutível e irrefutável: os que dominam diversas formas de expressão, que podem emitir opinião, por qualquer meio de comunicação, esses sim, são lulistas ou anti-lulistas, não fazem analises e tiram conclusões.

Pelo contrario, começam pela conclusão, e aí partem para a "analise" e chegam a resultados, já antecipadamente estabelecidos. È o que se vê, se ouve, se lê sobre o interrogatório, muito antes dele ter acabado há 24 horas. Com raras exceções.

Lula estava sendo derrotado por pontos, mas como Moro conhecia o assunto em profundidade encurralou o ex-presidente durante 5 horas, com centenas de perguntas minuciosas, que sabia que ele não poderia nem saberia responder.

Enquanto isso acontecia, uma equipe técnica preparava o vídeo, que seria fartamente distribuído para rádios (as primeiras a publicarem), sites, internets, televisões. Algumas destas, arrogantes e presunçosas, informando de forma textual: "Fizemos esforço enorme para obter esse vídeo, temos pouco tempo, terminaremos amanhã” (Hoje).

LULA ESTRAÇALHADO

O vídeo transformou a vitoria por pontos num inacreditável nocaute. Ninguém esperava que o juiz tivesse a coragem de tornar publico o depoimento, imediatamente. Não foi apenas coragem, mas também clareza.

Moro percebeu logo, que a tática ou estratégia (as duas suicidas) de dizer que não tinha conhecimento de nada, ou jogar toda a responsabilidade e a vontade de ficar com o triplex, exclusivamente para a mulher morta, eram caminhos que o levariam ao despenhadeiro. Que foi o que aconteceu.

LULA "VITORIOSO"

Ele e os advogados, depois do lancinante massacre, ainda tiveram a audácia de mistificar e marginalizar os fatos, não conheciam ainda os vídeos. Lula: "Comparecerei na justiça, todas as vezes que for convocado, para restabelecer a verdade, como fiz hoje" Os advogados, na coletiva, também sem saber dos vídeos: “Foi à grande vitoria do ex-presidente, que não deixou nenhuma pergunta sem resposta, destruiu “todas as acusações”“.

Como não sou lulista nem anti- lulista, apenas jornalista, com APENAS 80 anos de carreira, estou enojado, envergonhado, revoltado. Vou interromper, mas, lógico, não abandonarei o assunto. São tantas as repercussões. Tenho que interpretá-las, incluindo a ideia de ser presidenciável em 2018, que se dissipou. Posso voltar até ainda hoje.

Sergio Moro ganhava por pontos, mas com conhecimento profundo do que acontecera durante 5 horas naquela sala, deu o golpe final e destruidor em Lula. O que ninguém esperava e transformou sua vitoria por pontos num indefensável nocaute: a publicação geral e irrestrita do vídeo do interrogatório. Estava tudo sendo preparado minuciosamente, foi distribuído amplamente, para rádios, (as primeiras a (irem a publico), sites, internet, televisões). Algumas destas, arrogantes e presunçosas, anunciaram "Fizemos esforço enorme para obter estes vídeos, tivemos pouco tempo. Terminaremos amanhã" (Hoje).

TEMER: 1 ANO DA POSSE

É uma data totalmente histórica, embora rigorosamente negativa. Contrariou todos os fatos similares, chegou ao poder sem voto, sem povo, sem urna, e sem o menor apoio militar. A República surgiu militar, militarista e militarizada, superando e ultrapassando a extraordinária geração dos Propagandistas da Republica. (E dos Abolicionistas).

Pretendendo continuar no Poder, João Goulart subestimou a importância do Exercito. Ou acreditou demais no que lhe dizia e repetia o general Assis Brasil, Chefe da Casa Militar: "90 por cento do Exercito “apoia o senhor”. Baseado nisso, fez os discursos insensatos e impensados, dos dias 13 e 28 de março de 1964. Indo para o exílio no Uruguai, entrando no avião, perguntou ao general, com ironia, amargura ou revolta: “Tínhamos 90 por cento do Exercito”?".

Contrariando tudo que acontecera na Historia, chegou o poder com apoio apenas de Eduardo Cunha, general-civil e presidente da Câmara. Um dos maiores corruptos, e com apoio da maioria omissa, displicente, e acumpliciadamente silenciosa, a conspiração chegou ao tenebroso domingo, 17 de abril de 2016. Foi o apogeu da baixaria. Dali foi para o senado, que referendou e ratificou tudo. Mais discreta e cautelosamente.

EM 1 ANO, TUDO DIFERENTE

Temer "comemora" o nada ou o vazio, sua única preocupação é obter os míseros 308 votos para aprovar a desnecessária e desfigurada reforma da Previdência. Seu parceiro, preso e condenado há 13 anos, e na iminência de outra condenação, mandou emissário conversar com Temer, não obteve nem resposta. Respondendo a processos na Lava-jato e no TSE, pode perder o mandato.

Costuma afirmar: "O bom, é que não posso ser preso".Parece verdade. Se não for, os antigos parceiros, podem se reencontrar em Curitiba.

MARQUETEIROS

São personagens impressionantes. Ganham fortunas por um serviço quase simbólico. Na hora de receber, não conhecem nem querem saber da procedência do dinheiro. Na hora de delatar, conhecem detalhes mínimos, sabem de tudo. È o que está acontecendo com o casal João Santana. Desmontam toda a vida dos clientes estão traindo, perdão, delatando, por terem sido condenados há oito anos. Reduzirão a pena para a metade, 4 anos. Deveriam dobrar para 16.







***








LULA: O DEPOIMENTO DO SÉCULO

Apesar dos mais diversos assuntos sendo discutidos, o primeiro encontro Lula-Moro, não abandonava as manchetes. A expectativa é de que seria explosivo, conturbado, perturbado, com ou sem hostilidade. Vem sendo perturbado, ha mais de 15 dias, e ontem mesmo, na hora marcada para começar, ainda existiam as maiores duvidas e incertezas. Principalmente da parte do ex-presidente.

Para melhor entendimento, vou dividir o que aconteceu, em duas partes. O que aconteceu até começar o depoimento. E a partir das 2 da tarde, quando, faltando 15 minutos, o ex-presidente chegou ao Edifício da Justiça, com batedores. Ele tem direito, como ex-presidente da Republica.

LULA NÃO QUERIA DEPOR

È público e vastamente conhecido, que Lula usou de todos os recursos, para escapar ou fugir de ter que enfrentar ou confrontar o juiz de Curitiba. O processo tem 8 meses, e só ontem Lula teve que ir fazer esse tão alongado e esperado depoimento.

Basta este esclarecimento: Lula saiu de São Paulo ás 10 da manhã, e estava ainda com 3 recursos no STJ, todos pedindo o adiamento do depoimento. Foi perdendo um por um, o ultimo foi negado, ás 13 horas e 10 minutos. Os advogados de Lula não escondiam: tudo era estratégia. Em parte para ganhar tempo, jogar a decisão, no mínimo para o fim deste 2017, ou inicio de 2018.

Havia no ar uma relevância singular. Ia ser ouvido, não apenas um ex-presidente, mas um cidadão que Pretende voltar á presidência em 2018. E que nas pesquisas, divide as opiniões, meio a meio. Tem o maior numero de eleitores que antecipam o voto nele. E um numero igualmente grande que rejeita votar nele.

CANDIDATO MESMO NA PRISÃO

Esse é outro elemento que transforma o depoimento de ontem, e mais tarde o julgamento, num fato raro e inédito: ele já lançou sua candidatura para 2018, mesmo condenado, UMA VEZ. Daí a trabalheira dos advogados, para prolongar o processo. Não querem que seja condenado a SEGUNDA VEZ.

Os advogados estão confundindo tudo, e assim chegam a conclusões erradas. Ele pode ser candidato com UMA condenação, se estiver em liberdade. Mas mesmo se for condenado apenas UMA vez, e estiver preso, sua suposta candidatura não será registrada. Quem quiser pode argumentar, protestar, garantir. "Com apenas uma CONDENAÇÃO, ele não poderá ser preso". Agora, suposição. Na hora é preciso avaliar e examinar a realidade.

A Constituição de 1791, permitia duas coisas, que tiveram importância. 1- O cidadão ser candidato a presidente da Republica, mesmo estando no exterior. Em 1919, Epitácio Pessoa se elegeu estando em Paris, derrotou Rui Barbosa. 2 - O candidato a qualquer cargo, podia disputar estando na cadeia. 1916 Mauricio de Lacerda, pai do Carlos, preso político, foi candidato a deputado Federal, se elegeu. Esse depoimento, que está começando, pode ser muito mais importante do que se imagina.

O MUNDO GIRA E A LUSITANA RODA

Como Curitiba não é a capital do mundo, da França vem noticia surpreendente. A sobrinha de Marie Le Pen, que se elegeu deputada ha 5 anos, com votação espetacular, anunciou, textual: "Estou com 27 anos. não disputarei a reeleição". Parou um pouco e concluiu: "Também não serei a sucessora da minha tia".

Extra oficialmente, garantem que não está abandonando a política, seria parada para reabastecimento. Como a Le Pen anunciou que está pensando na candidatura dentro de 5 anos, e "amenizaria" seu radicalismo de direita. Como a sobrinha é mais radical, ficaria sem mandato, ela não precisa ser deputada para nada.

AS DUVIDAS DE PALOCCI

Ele não se decide a respeito da delação. Foi conversar com Sergio Moro, garantiu: "Se o senhor me ouvir, terá material importante para trabalhar 1 ano". Mas mudou tanto de orientação, que nem ele mesmo segue o roteiro original. Escrito por ele mesmo.

Agora, surpreendentemente entrou com Habeas Corpus no Supremo, pedindo a libertação. Imediatamente, o  juiz do Paraná oficiou  ao Supremo, pedindo que o HC seja recusado. De qualquer maneira, pauta para esse julgamento, só depois do dia 31, quando o plenário examinará o foro privilegiado.

MAIS SUPREMO

Hoje, quinta, examinarão as chamadas conduções COERCITIVAS. Quer dizer, obrigatória. Isso sempre existiu. O relator, Gilmar Mendes, já declarou varias vezes, que é contra esse tipo de condução. Lógico, já se conhece seu voto.

O DEPOIMENTO DO SÉCULO: FIM

Marcado para terminar ás 17 horas, já passa de 18, continua. Os advogados de Lula convocaram coletiva de imprensa, num famoso restaurante, todos esperam. Perto do belo Museu Niemeyer, concentração de senadores, deputados, militantes. Esperam Lula para um comício. Ele não quer dormir em Brasília, o jatinho todo branquinho, espera.

18h20, nem eu nem qualquer jornalista, sabe de alguma coisa. Também não se conhece a razão da demora. Todas as televisões, equipes preparadas, mas sem combustível, a noticia. Depois de exatas 4 horas e meia, terminou a sessão. Muita inquietação, mas nenhuma hostilidade. Pelo menos no momento e em Curitiba. Segurança impressionante, e apenas gritaria rala, contra Lula. Nada do que prognosticavam e apregoavam.

TEMER FALASTRÃO

Enquanto esperava, sem saber de nada, acabou falando: "Os políticos precisam acabar com a RAIVOSIDADE, (textual) entre eles". Isso que chama de RAIVOSIDADE, começou com a conspiração parlamentar. E ele o grande beneficiário.

PS- Por volta de 19,30 soube rapidamente, que o interrogatório, que terminara a meia hora, precisou de um PROLONGAMENTO, foi à palavra, que me disseram ás pressas.

PS2-20 horas, Dona Dilma, aparece num ponto onde havia manifestantes lulistas. Jornalistas cercam a ex-presidente, mas ela fica em silencio. Não tinha o que dizer, estava em Curitiba desde o meio dia. Mas longe dos fatos.

PS3- Nenhuma noticia, fico mastigando coisas e palavras. Exemplo: por que depois de terminado o depoimento, teve que haver PROLONGAMENTO?

PS4- Às 19,58, é mostrado o resumo, em vídeo, do depoimento. Distribuído pela própria força tarefa. A sala está cheia, anotei 17 pessoas, sem contar o juiz Moro, que não aparece. Lula está rigorosamente calmo, não eleva a voz em nenhum momento.

PS5- Todo o vídeo, só se ouve a voz do juiz, é relacionado com o triplex. Mas no vídeo não ha conclusão, nem poderia haver mesmo. Alguém me diz, correndo, pelo celular: "Foi um depoimento histórico, mas precisa ser interpretado. E terá repercussão".

PS6- Não deu para entender bem, são quase 21 horas, tenho que terminar.







***





Gilmar-Eike-Supremo 

Com exceção da ditadura do Estado Novo, quando o Supremo ficou 8 anos "aberto", para o ditador fingir que a Justiça era livre, o Supremo de agora é o mais fragilizado. Nesses 8 anos, a subserviência era coletiva, nenhum Ministro ousou contrariar a arbitrariedade. E referendaram até a crueldade e a desumanidade, referendando a extradição de Olga Benário (Prestes) diretamente para as câmeras de gás da Alemanha nazista, onde morreu.

Outros Supremos exibiram falhas e decisões equivocadas, por divergências ou convicções ocasionais. Mas não com os exageros ocorridos nos últimos anos. Nos bastidores, se discute o assunto, mas ontem o Procurador Geral desvendou, desnudou, demonstrou, que o que acontece de desmoralizante no Supremo, tem um nome e um condômino:Gilmar Mendes.

APLAUSOS PARA JANOT

E pediu que Gilmar Mendes fosse PROIBIDO (textual) de atuar em ações de Eike Batista. Essa decisão devia ter sido  efetivada no chamado caso do corrupto Daniel Dantas. Foi libertado  duas vezes em decisão monocrática de Gilmar. Depois de Daniel Dantas ter dito publica e vergonhosamente: "Tenho medo da primeira instancia, lá em cima eu resolvo". Agora, para favorecer Eike, Gilmar se utiliza e se aproveita das ligações profissionais de sua mulher, a pessoa mais importante no escritório de Brasília  do famosíssimo advogado de Eike.
Numa "justificativa" precária e sem inteligência, Gilmar informa: "O recurso de Eike nem foi apresentado pelo escritório  do seu advogado". É a confissão da cumplicidade e da suspeita. Perguntinha ingênua: contrata o causídico mais famoso e mais caro do país, e num recurso fatal, utiliza um outro inteiramente desconhecido.

JOÃO DORIA

Assim que do nada, surgiu com prefeito da mais populosa cidade do pais, e com o terceiro orçamento da Republica, fixei nele. E quando, ainda antes da posse, afirmou, "não serei candidato á reeleição", passou definitivamente a ser meu personagem. E nesses 4 meses e meio, não fugiu do meu binóculo. E me fez lembrar de Nelson Rodrigues.

Na sua peça genial, "vestido de Noiva" (que lotou completamente o belíssimo Municipal, em 1943) existe um personagem que me lembra Doria. Nelson criou-o como "Homem inatual". Um dia num velório, ele se fixa diante do caixão, e diz baixinho, "homem morto, como fica".
Se insistir em ser presidenciável e na certa derrotado, alguém  dirá a Doria, pessoalmente mas não tão baixinho: “Ex-prefeito derrotado, como fica”.

PREVIDÊNCIA DESNECESSÁRIA, MAS TORPEMENTE VITORIOSA

Ha quase 1 ano, Temer e seus atônitos e desautorizados auxiliares, repetem: "Sem reforma da Previdência, o pais não tem futuro nem salvação". Mas vai fazendo tanta concessão, que o projeto original está tão desfigurado, que prova que não era mesmo indispensável. E apesar de tudo, Temer e Meirelles vivem se lamentando, deixando a impressão, de que  serão derrotados na Câmara.

Impossível perder, a ordem agora, é votar até o fim de maio. Como venho dizendo desde o inicio. E dou números e explicações. Precisam apenas de 308 votos. Se não chegarem a esse número, era melhor que Temer renunciasse, antes de ser cassado. Pelo TSE ou Lava-Jato. Vai protelando a votação, a palavra de ordem  agora, é votar até o fim de maio.

Terão por tanto mais 20 dias. Mas para não deixarem impressão derrotista, espalham: temos certos 313 ou 315 votos, podemos decidir imediatamente. È possível que tenham mesmo esses votos imprescindíveis.

O PANICO NO SENADO

Mas precisam ganhar tempo, para amordaçar ou amenizar 54 senadores. Renan continua se movimentando, ninguém consegue paralisá-lo, apesar das ordens de Temer para substituí-lo. No momento, podem ganhar na Câmara.

HOJE, DEPOIMENTO  DE LULA

Desde o dia 30, estava marcado para o dia 3 de maio. Por circunstancias diversas, passou para o dia 10. O ex-presidente, exercendo seu legitimo direito, recorreu para a Câmara (coletiva) de Porto Alegre, instancia superior a Sergio Moro. Teve o pedido recusado. O depoimento  será hoje, em Curitiba.

PS1 - O Instituto Lula, que funciona em um prédio no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital paulista, é investigado sob suspeita de lavagem de dinheiro. Agora por ordem da Justiça do Distrito Federal terá que fechar as portas em três dias.  A determinação da suspensão das atividades do Instituto Lula, sediado em São Paulo, foi assinada pelo juiz substituto da 10ª Vara Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, no último dia 5, mas só foi publicada nesta terça-feira (9).

PS2 – Uma coisa puxa outra. A decisão do juiz se dá no âmbito da ação penal na qual o ex-presidente Lula, o ex-senador Delcídio do Amaral, o banqueiro André Esteves e mais quatro pessoas respondem por suposta tentativa de obstruir as investigações da Operação Lava Jato.
A denúncia se baseia no episódio no qual os acusados supostamente teriam tentado evitar que o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró assinasse um acordo de delação premiada.

PS3 - O depoimento prestado pelo ex-presidente da construtora OAS Léo Pinheiro ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba é apontado como um dos fatores que pesaram contra o livre funcionamento do instituto do ex-presidente.  Em audiência realizada no último dia 20 de abril, o empreiteiro relatou encontros com Lula em seu instituto entre o fim de 2013 e o início de 2014 para tratar de detalhes sobre a reforma do tríplex no Edifício Solaris, no Guarujá – que é objeto de outra ação penal da Lava Jato.

PS4 – Esse repórter atento a todos os movimentos da Lava-Jato, e não por acaso, nas publicações do G1, fez questão de dar a notícia aqui, ipsis literis.





***






EIKE PREPARA DELAÇÃO

No mês passado contei aqui, que estava tratando do assunto. Cuidava dos detalhes. Tentando equilibrar informações e recompensas em liberdade. Assim que o advogado verdadeiro soube, conseguiu demovê-lo, garantindo que a liberdade não demoraria. Realmente não demorou. Mas precariamente. A situação voltou a se complicar. Surgem protestos das mais diversas procedências. A argumentação de sempre: "Se um criminoso múltiplo como Eike ficar em liberdade, então todos os outros presos serão injustiçados. Até Sergio Cabral e Eduardo Cunha".

E lembram oportunamente: a maior parte do dinheiro arrebanhado ou arrecadado pelo ex-governador, no cargo, foi pago por Eike, em troca de vantagens oficiais. È impossível desmentir ou negar estes fatos. Seria desmoralização ainda maior do que se imagina.

PALOCCI ASSUSTADO E ASSUSTADOR

São os dois últimos, (por enquanto) personagens dessa extraordinária Lava-Jato. Renato Duque e Antonio Palocci. O primeiro, aparentemente terminou seu acordo, entrega 70 milhões, como prometeu e garantiu, não sabe a recompensa. Como surgiu muito  depois de ter sido condenado duas vezes, não ha muita informação. Aparentemente pode oferecer mais do que os 70 milhões. Uma pergunta fica no ar, até que surja esclarecimento: por que apareceu só agora, e quem é o seu protetor ou patrocinador?

O ex-ministro é inteiramente diferente: pra começo, nem ele mesmo se fixou na delação, nem garantiu quem seria o delatado. Garantiu a Moro: "Se o senhor me ouvir, terá trabalho para mais de 1 ano, mas “ajudará o país”. Os que tentam adivinhar, apostavam em Lula. Não era.

"Informaram" que arruinaria o mercado financeiro, frágil, mas sempre protegido: bancos, corretoras, Bolsa, os que movimentam fabulas de dinheiro e não produzem nada. Ele mesmo, permitira a especulação, mas tentara desmenti-la. Ninguém tem acesso a ele. Daí o perigo ou a incógnita. Perdeu o advogado, desmarcou o depoimento. Mas tem que depor, o que aumenta a angustia e a ansiedade de todos os lados. Melhor repetir o titulo: ASSUSTADO E ASSUSTADOR.

Doria persegue a gloria

Rima, no entanto fica distante da realidade. Eleito, ainda antes da posse, afirmou despropositadamente: "Não serei candidato á reeleição". Comentei imediatamente: "Se não deseja a reeleição, quer alguma coisa mais elevada". Era tão obvio, que hoje. 4 meses e meio no cargo, ninguém é mais presidenciável do que ele. Apesar dos tremendos obstáculos e dificuldades que terá que enfrentar.

SORTISTA E CARREIRISTA

Dizia e repetia e continua "Não sou político, sou gestor". Mas ele mesmo pretende desgastar e até destruir, essa bandeira, improvisada ás pressas. Pois também ás pressas terá que deixar a prefeitura para um voo mais alto, pilotando um drone. È o fracasso desejado e anunciado.

A FIANÇA DO EIKE

 Com 5 dias de antecedência, o juiz Marcelo Brettas determinou: o corrupto Eike, para ficar em liberdade, terá que depositar fiança. Coisa a mais normal. Muita gente se surpreendeu com o valor, 52 milhões. Quantia irrisória, diante do que ele roubou.

Pois este repórter se surpreendeu com os fatos estranhos que acontecem, seguidamente. Acompanhei atentamente a questão. No sábado, me disseram: por causa do fim de semana, o prazo passou para segunda feira. Não entendi nem aceitei, mas o que posso fazer? Ontem á tarde, num esforço, soube que o prazo foi PRORROGADO. Nem deram informação oficial. O que é ou o que significa esse PRORROGADO? Acordo entre o ladrão e a policia. A comunidade não merece informação.

Gilmar Mendes desvendado

Todos os elogios ao Procurador Geral da Republica. Motivo: pediu ao Supremo, que PROIBA o Ministro de atuar em qualquer processo, ação, recurso, em que Eike Batista seja parte. Elevaria ainda mais os aplausos ao Procurador Janot se estendesse o pedido não só contra a atuação sobre Eike, mas também contra qualquer acusado com mais de 29 anos de idade.

Anda ha pouco conversava com um personagem importante sobre a PRORROGAÇÃO do deposito da fiança do Eike. Expliquei que não sabia a razão da PRORROGAÇÃO. Agora estou desconfiado que na questão, Janot sabe mais do que eu. Nenhuma surpresa.

PS- Bellucci, o tenista brasileiro, perdeu pela décima terceira vez seguida, na estreia de uma competição importante. Ontem foi em Madri.

PS2- O curioso e importante é que ele tinha todas as condições de ser o sucessor do Guga. Saca bem, devolve bem, é alto, e como convém, é excelente atleta. Só não sabe ganhar. Agora, aos 28 anos, não tem mais tempo. Desperdício.





***





A FRANÇA ETERNA



9,30 da noite de Paris, em matéria de eleição, estava tudo terminado, melhor seria dizer, sepultado. É o que acontece no relacionamento entre os candidatos e o povo. Não existe conexão nem popularidade. E no discurso final, ambos lucrariam se ficassem em silencio. Ela foi derrotada, os que perdem não têm grande audiência.

Ele é vencedor em números, não sabe traduzir isso em imponência, fascínio da palavra, liderança, até emoção. Foi sussurrando, soltando palavras silabadas, que nem eram ouvidas. Nesse tom cansativo, encaixou três frases vulgares e obrigatórias, que nem parecem promessas.

1-Está se abrindo uma nova pagina na Historia da França. 2- Vou unir completamente o país. 3- Lutarei e sei que conseguirei a IGUALDADE social. Chato e vazio. Se pronunciasse mais duas palavras, LIBERDADE e FRATERNIDADE, pelo menos chegaria a 1789, constataria como está longe da Historia da própria França. Longe no tempo, no  pensamento, até na imaginação.

OPORTUNISMO DE MACRON

No inicio da campanha, suas chances eram mínimas.  Mas os adversários iam se destruindo insensatamente, individualmente ele ia aparecendo. Coletivamente os partidos Históricos se impopularizavam e desapareciam, política e eleitoralmente. Foi o que aconteceu com o Partido Socialista e Republicano.

Durante a campanha, disse aqui varias vezes: "O Partido Socialista não terá nem 10 por  cento   dos votos". Teve 7 por cento. O Republicano um pouquinho mais, sem preocupar ninguém. Partidos que já elegeram De Gaule, Miterrand duas vezes, Chirac e outros, agora não tinham nem candidato.

MACRON NÃO SALVA NEM A FRANÇA NEM A UE

Com a eleição decidida e a candidata Le Pen, apressadamente "jogando a toalha", antes da apuração terminar, os lideres da UE festejavam com o mais legitimo champanha da França. E se abraçavam com entusiasmo, por 2 motivos. A vitoria, é claro. E o fato de não terem aparecido dois assuntos interligados e explosivos: IMIGRAÇÃO e REFUGIADOS.

Os grandes líderes dos principais países da UE, têm problemas políticos e  eleitorais internos, consequência  do relacionamento com imigrantes e refugiados. Um só exemplo: Angela Merkel. No ano passado, no auge da crise das multidões que fugiam da Síria, recebeu 800 mil deles. Isso teve um impacto terrível contra ela. Quase deixou de ser candidata. Reagiu, tem eleição em setembro, mas pela primeira vez não é favorita, pode ganhar, mas pode perder.

Estão acreditando muito num candidato que disputou e venceu a primeira eleição. Aos 39 anos. Não muito, ou melhor, quase nada. A UE perdeu a Grã-Bretanha, não podia perder a França. E correr o risco de aceitar a Turquia ditadura fingindo de democracia, com as prisões cheias com milhares, dezenas de milhares de opositores.

O que vem por aí, em matéria de perigo para a UE, nenhum Macron pode dar jeito.






***





O DILEMA DA FRANÇA

Ontem, até tarde a realização do segundo turno na França, Macron-Le Pen. (Esse  segundo turno foi implantado pela primeira vez no mundo por De Gaule, ao mesmo tempo em que criava a Quinta Republica. Se chamou de Ballotage). Agora, Macron-Le Pen, duas mediocridades, tentam empolgar a França. A apuração terminou muito tarde.

Não acontecendo a reviravolta dos EUA, Macron terá entre 60 e 65 por cento, Le Pen  40 ou 35. Essa diferença não é o importante e sim a incompetência dos dois. Ele não tem planos, programas, ideias. Quando é chamado de elitista, recusa, furioso. Se fosse, pelo menos representaria alguma coisa. Ela é assumidamente radical de extrema direita, acredita que esse é o caminho do mundo.

Que lembranças de Mitterrand, o grande momento da França, depois da Segunda  Guerra Mundial. Eleito em 198, reeleito em 88, era  franco favorito para 1995. No final de 1994, veio o adversário invencível, o câncer, não pôde concorrer. Dizia sempre: "Sou Socialista  puro, detesto o comunismo".

(Como o resultado concreto terminará, no domingo já entrando pela madrugada da segunda, nesta mesma segunda, resumirei a luta entre esses dois candidatos. Eles são medíocres, mas a França é eterna).

As ÚLTIMAS 24 HORAS (financeiras) DE EIKE

Neste país em que os corruptos corruptores, têm manchetes garantidas, Sergio Cabral, Eduardo Cunha, Renan, Jucá, Palocci. Marcelo Odebrecht e tantos outros, mais uma vez perdem espaço para o homem quase o mais rico do mundo, o "empresário" Eike Batista. Desde moço foi noticia fabricada com os mapas de minas de minério, que o pai lhe deixou como herança. (Apesar de ainda estar vivo, e morar na mesma rua fechada e particular do filho).

Arrogante, leviano, irresponsável, fazia exaltada propaganda da fortuna, apesar de ser tudo mistificação. O mínimo que propalava e propagandeava: "Sou o homem mais rico do Brasil, em 1 ano ou 2, serei o mais rico do mundo”. Vivia luxuosa e suntuosamente, nos seus aviões, dava carona até a presidentes da Republica.

Inesperadamente fez fortuna na Bolsa, ganhando bilhões, roubando milhões de incautos. Mas guardou uma parte enorme do que roubara, ficou devendo a todo mundo, foi descoberto e desmascarado.

Acabou na prisão, solto pelo ainda Ministro Gilmar Mendes. Arrostava bilhões, mas tem que pagar entre hoje e amanhã, 52 milhões, que alega não ter. Precisa resolver a situação, de 3 formas. 1- Paga e continua em liberdade. 2- Não paga  e volta para a cadeia. 3- Reaparece o generoso Gilmar Mendes, que faz com ele, o que fez duas vezes com outro corrupto, Daniel Dantas: liberta-o. Não percam, será um fim de semana interessante.

GILMAR, TOFFOLI, LEWANDOWSKI

Nenhum deles tem mérito pessoal para examinar e julgar o mérito de qualquer ação. Principalmente  no Supremo, numa Turma ou no Plenário. Sendo apenas três, dominam o mais alto tribunal do país, composto de 11 membros. E não é de hoje que deformam e transformam em rotina onerosa e negativa, questões que são ou deveriam merecer uma simples ação condenatória. Não quero nem tenho espaço para a biografia deles, mas não posso deixar de recordar, facciosismo ou  protecionismo praticado por todos  ou cada um deles.

O PASSADO DE GILMAR

Explodiu agora com a liberação do corrupto e bandido Eike Batista, mas já vem de longe. Vou resumir para não levar o dia todo, embora a narrativa não obedeça a ordem cronológica. 1- Libertou duas vezes o corrupto Daniel Dantas, sem nenhuma explicação jurídica ou constitucional. Isso depois do criminoso ter revelado e constatado: "Tenho medo da primeira instancia, lá em cima eu resolvo". Resolveu por duas vezes.

2- Inacreditavelmente defendeu Renan Calheiros, ficando contra o Supremo. 3- Votando numa questão que defendia, estava 6 a 1 contra ele. Irresponsavelmente pediu vista, devolveu o processo depois de 14 meses. Uma questão importantíssima, paralisada. 3-Está completando agora, 1 ano presidindo o TSE, e como julgador, mantendo uma convivência intensa e intensiva, com o REU que teria que julgar, Michel Temer. Denunciei o fato varias vezes, o julgamento não aconteceu, e continuará sendo protelado e prorrogado.

TOFFOLI

Cúmplice, servo, subserviente e submisso de Gilmar, acompanhou-o nas diversas decisões escabrosas. No caso Renan, chegou a sua vez de votar, estava 5 a 0 contra, pediu vista. Revoltado, o decano Celso de Mello antecipou seu  voto, 6 a 0, Toffoli levou  meses para devolver. Em quase todos os casos, cumprindo ordens de Gilmar. Termino com a revelação de um desastre: em setembro de 2018  será presidente do Supremo.

LEWANDOWSKI

È ordinariamente incongruente e inconsequente acompanhando sempre Gilmar e Toffoli. Mas no julgamento do impeachment, sozinho e isolado, rasgou a Constituição, diante do país inteiro. Obrigatoriamente viria a perda dos direitos por 8 anos. Inovou, livrou-a. (Termino por hoje, mais do que suficiente. Insuficiente em matéria de caráter e credibilidade).

A FRANÇA FEMINISTA

Desde a Primeira Republica (Napoleão) nunca uma mulher chegou á presidência. Sempre quiseram, principalmente com o crescimento do poder das mulheres. Não houve oportunidade, a mesma coisa que aconteceu nos EUA. Agora surgiu uma candidata inarredável, mas muito vetada pelas próprias mulheres.

De qualquer maneira, o poder das mulheres crescerá. Mesmo se for derrotada, Le Pen verá sua importância aumentada. E a mulher de Macron, dominará de fato, como já domina ha muitos anos. Foi professora de Macron, tem 24 anos a mais do que ele, que confessou e confessa: "Meu único sonho era casar com ela". Casou mas não imaginava ser presidente. No entanto, continua afirmando: "Devo tudo a ela”.

FLAMENGO-CLEVELAND

O time da Gávea venceu o jogo, e marcou novo record para o Maracanã destruído: 68 mil pagantes. Ficaram faltando 105 mil pagantes para igualar 1973 Não é muita diferença para a voracidade de Eike-Odebrecht. Quanto ao jogo propriamente dito, até os 40 do segundo tempo, estava com jeito de decisão por pênalti.

Mas aos 40 finais, o Fluminense empatou, e com esse gol a favor, dava o titulo ao Fla. Com uma diferença. Quem marcasse 1 gol seria o campeão. O Flamengo fez 2, mas os 10 minutos que sobraram,  foram emocionantes, até com expulsão do goleiro do Fluminense.

Na NBA, o invencível Cleveland, fechou a Conferencia Leste por 4 a 0. Para variar, outro espetáculo de LeBron James. Mas diga-se: o Cleveland precisou jogar muito  mais, com o placar muito menor.




***





Eike Batista, medo que sigam o dinheiro

Acreditando que seus problemas haviam terminado, ou pelo menos amainados, voltou tranquilo para o palacete onde mora, na rua particular, fechada e em saída. Quando era todo poderoso, quis construir um heliporto, foi impedido pelos moradores das ruas vizinhas. Sua arrogância durou pouco tempo.

A revolta com a esquizofrênica libertação determinada pela extravagância de Gilmar Mendes atingiu todos os setores. O juiz Marcelo Brettas exigiu que depositasse uma fiança, para continuar em liberdade. Isso é usual, habitual, normal, acontece até em delegacias, em crimes muito menores. O juiz mandou fazer os cálculos, fixou em 52 milhões. E deu 5 dias para o deposito.

Recebendo a notificação, pânico de Eike, não pela importância, irrisória para ele. Seus advogados encheram os órgãos de comunicação com dois tipos de alegações. Seu "espírito comunitário empreendedor de criador de empregos e pagador de impostos". A seguir: "Ele não pode pagar, está com TODOS os bens bloqueados". A primeira afirmação, tolice, é um terrível corrupto, fez fortuna com bens públicos, preciosas fontes de minérios, que o pai deixou para ele em mapas.

Ele pode movimentar 52 milhões rapidamente, mas tem medo que sigam o dinheiro, e descubram que tem dezenas de vezes mais fortuna do que foi bloqueado. Tem até sábado para depositar, me dizem que não fará o deposito. Sua esperança. Mais uma vez: a intervenção de Gilmar Mendes. Para a  dupla Eike-Gilmar, nada impossível. E a comunidade? E a credibilidade? E a realidade?

Previdência: a farsa da aprovação

O Planalto em comemoração, faltou apenas abrir champanha. Motivo: os 23 votos arrancados e arranjados na Comissão Especial. Precisava 19, conseguiu mais 4. Razão da satisfação depois de tanta concessão. O projeto, rigorosamente desnecessário, ainda sofre grande pressão. E não apenas verbal.

Depois de 10 horas de discussão, mais duas de luta violenta com os Agentes Penitenciários. Não apenas discordância verbal, mas física. Retirados absurdamente dos benefícios, reagiram para defender os direitos de uma das profissões diariamente mais perigosas. Lideres garantiram que serão recolocados. È evidente e mais do que provado que não ha déficit, e muito menos de 179 BILHÕES.

Mas o indireto, não podia fugir da enganação e mistificação. Pessoal e textual: "O resultado demonstra o reconhecimento da sociedade quanto á urgência de reformar o sistema da Previdência". A sociedade não foi consultada. E o TSE onde está o TSE?

MINISTRO FACHIN: DECISÃO MAGISTRAL

As repetidas decisões negativas do ponto de vista jurídico e popular da Segunda Turma, têm provocado repercussões estarrecedoras nos mais diversos setores. Os acusados provadamente corruptos ou corruptores, apelam sempre e quase sempre vencendo, para esses 3 ministros, repetidamente a favor deles. Só para não esquecer o nome dos ministros: Gilmar Mendes, Toffoli e Lewandowski.

Ontem, o ministro Fachin precisava examinar o habeas-corpus do ex-ministro Pallocci. Como se esperava, recusou esse pedido. Mas o que não se esperava, e que provocou enorme repercussão e esperança, foi a decisão do relator. Depois de se pronunciar, recorreu ele mesmo, para o plenário.

Foi extraordinária, e com notável repercussão, pois a conclusão ficou óbvia e altamente positiva para a opinião pública. Agora, todas ou quase todas as decisões das Turmas, principalmente a Segunda, podem ter o resultado qualquer que seja ele, para exame do Plenário. Foi um avanço inacreditável, que demonstra o espírito público e a independência do ministro Fachin. O que aliás já vinha sendo comprovado em todas as suas participações. Como ele pertence à Segunda Turma, ficou naturalmente revoltado com a libertação de Eike Batista. O que a partir de agora dificilmente se repetirá.

EDUARDO CUNHA

Está com 2 recursos para serem julgados. Um no STJ, pedindo a anulação da sua cassação. Absurdo e tolice. Foi cassado pelo plenário da Câmara, por maioria amplíssima. Se tivesse requerido a liberdade, talvez fosse solto por uns tempos.

Entrou no Supremo, com o mesmo recurso. Embora não tenha foro privilegiado. Como está acusado na Lava-Jato,foi direto para o relator, Edson Fachin. Como o recurso do TSE chegou primeiro e por delicadeza, Fachin ficou esperando. Mas não ha uma possibilidade em 1 milhão, do ex-presidente da Câmara sair vitorioso e da prisão.

O documentarista Silvio Tendler

Noticiei ha dias que saiu do hospital, depois de um tratamento exaustivo. Em casa, precisava seguir a rotina do hospital, fisioterapia, e aparelho para ajudar a respirar. Seu plano de Saúde é da Amil que cortou tudo. Os protestos foram tão, grandes, que ele mesmo comunicou: a Amil restabeleceu os serviços que eram utilizados no hospital. Pelo menos isso.

GOVERNADOR E VICE CASSADOS FALTA AGORA, O PRESIDENTE INDIRETO

Ontem á tarde, o TSE cassou os mandatos do governador e do vice do Amazonas. Não terão direito nem a recurso, o TSE (ultima instancia eleitoral) já marcou até a eleição. Pezão e Pimentel, que já respondem a vários processos, em pânico. Acreditam que não escapam, o medo maior era de intervenção.

No Planalto, surpresa com a tranquilidade total de Temer, ao receber a noticia. Continua acreditando na proteção de Gilmar Mendes. Pelo menos em 2017, admite que não haverá julgamento. Já foi anunciado o dia, colocado em pauta, mas ele protegido.

ELEIÇÃO NA FRANÇA, REPULSA A TRUMP EM NY

Nas vésperas do segundo turno, a baixaria teve o seu dia de apogeu. Jogaram ovos em Le Pen, ela reagiu com discurso violento. Macron, no outro lado do país, gastou ou desgastou todo o tempo com os maiores insultos. Vai chegar à frente, mas rigorosamente inexpressivo. Ela vai perder, mas é rigorosamente expressiva, obrigação de uma radical.

Nos EUA, Trump foi à Nova Iorque pela primeira vez como presidente, vaiado de ponta a ponta. Foi obrigado a cancelar alguns compromissos, e ir embora mais rápido. E tão cedo não voltará.

PS- O Maracanã teve o seu maior publico depois de destruído pela dupla Eike-Odebrecht. 61 mil presentes. 54 mil pagantes. Futebol para um quarto de publico.





***





TRÊS MINISTROS CONTRA O SUPREMO

A libertação de José Dirceu poderia até ter uma vaga e distante noção de justificativa, se os autores dessa decisão, fossem outros. Gilmar, Toffoli, Lewandowski, estavam preparados para declarar guerra aberta á Lava-Jato. Por ações e palavras, já combatiam a ação moralizadora. Os três, unidos e incansáveis, estavam sempre contra a operação de Curitiba.

Não foi por acaso, que antes de ser cassado e preso, Eduardo Cunha exaltava seu "prestigio" nessa Segunda Turma, garantindo: "Tenho 2 votos certos, o terceiro  a  caminho. Esse terceiro voto seria de Lewandowski, logo ratificado pela sua esdrúxula e  extravagante decisão, no impeachment de Dilma”.

A partir daí nenhuma divergência, incluindo a defesa do indefensável Renan Calheiros no plenário. Perderam por 8 a 3, mas mantiveram o roteiro para o futuro. Nenhuma duvida de que cumpriam, bastava consultar o comportamento passado dos três.

Surpreendente, que jurista com titulo de professor tenho dito a O Globo: "Eu manteria José Dirceu na prisão, mas compreendo a decisão, que foi apertada, 3 a 2"

A INCOERENCIA DO JURISTA

Libertaria também Daniel Dantas duas vezes? Mesmo o corruptissimo agredindo antecipadamente os Tribunais Superiores? E a liberdade de Eike Batista, e todo o seu passado  de crimes financeiros, na Lava Jato e antes dela?

Quanto a esse jurista professor, dizer  que o resultado foi "apertado", disparate, desinformação, total audácia de enfrentar a realidade. Ninguém desconhecia como votariam os 3 ministros deliberada e antecipadamente contra a Lava-Jato.

A HISTERIA DOS VOTOS

Gilmar foi até impagável se não se tratasse de uma questão dramática: "Estamos dando uma lição jurídica". Não disse para quem é a lição, mas na certa na linha da libertação (duas vezes), do corrupto, audacioso e arrogante Daniel Dantas.

Depois, Eike Batista, e agora Dirceu. Eduardo Cunha e  Sergio Cabral podem  ficar esperançosos. Até o dia 31 d e maio, ainda escreverei muito sobre o assunto.

Hoje quero comparar esses 3 ministros, com a fase mais tenebrosa do Supremo, de 1937 a 1945. Maquiavélico, Vargas implantou a ditadura do "Estado Novo", prendeu centenas, fechou a Câmara e o Senado, deixou o Supremo ABERTO e FUNCIONANDO, ratificando decisões monstruosas.

Como a extradição para a morte de Olga Benario (Prestes). Esse Supremo referendou o CRIME BÁRBARO, por UNANIMIDADE.

O GOLPE NA VENEZUELA

Maduro exerce o  poder cada vez mais ditatorialmente. Desde que assumiu, empobrece o país, seu povo em situação de desespero. Inflação acima de 700 por cento, total desabastecimento. E ele cada vez mais implacável, jogando toda a culpa na oposição, prendendo e assassinando mais gente, nas manifestações que deveriam ser pacificas.

Não respeita nem mesmo Chaves, a quem deve tudo. Se não fosse o líder bolivariano, continuaria motorista de caminhão. Agora resolveu convocar uma constituinte indireta, com 500 membros indicados por ele. Acabando com a Constituição de Chaves, implantada em 1999. É um ditador cruel, incompetente, que não respeita ninguém.

Palocci-Batochio

Tiveram duas reuniões tumultuadas, desde o domingo. O advogado (que já foi de Lula insiste que não irá acompanhá-lo no depoimento do dia 5, perante Moro). Motivo alegado publicamente: não trabalha para cliente que faz delação. O ex-ministro quase se humilhou no apelo.

Argumento de Batochio: "Você foi beneficiado com a liberdade do José Dirceu". Resposta rápida de Palocci: "Ele vai voltar logo para Curitiba". Moro já determinou tornozeleira para Dirceu. Por enquanto, só isso.

PS- Aparece aqui, pela segunda vez no mesmo dia. A primeira pode ser lida antes. À tarde, decepção total. Foi julgado pelo Supremo, que recusou seu Habeas Corpus. Esperava ser beneficiado pelo efeito Dirceu.

PS2- A noite recebeu um recado do advogado. Palocci estará depondo perante Moro, mas sem advogado. Batochio reafirmou: "Não defende cliente que faz delação". Considera que a delação representa confissão. Faz sentido.






***






O FORO PRIVILEGIADO PROTEÇÃO DA CORRUPÇÃO

O assunto vem de longe, pois os tempos de democracia no Brasil são raríssimos. Basta dizer que a primeira eleição direta, aconteceu em 1945, 56 anos depois da Republica. E a primeira Constituição verdadeira promulgada em 1946, criou esse favoritismo para milhares de pessoas. Apesar de estar inscrito num dos capítulos: "Todos são iguais perante a lei".

Isso durou até 1963, o apogeu da luta pelo poder. Todos conspiravam: civis e militares, os mais poderosos governadores, e o próprio presidente da Republica, pretendia continuar no poder. Mas só este repórter foi preso.

O Ministro da Guerra publicou uma circular SIGILOSA e CONFIDENCIAL. Entregou a 12 generais, um deles me deu, publiquei, fui preso e julgado pelo Supremo, ele tinha foro privilegiado. Isso, uma excrescência democrática, dura até hoje.

A LAVA JATO AMEAÇA A CONTINUAÇÂO DESSE FORO

Com o desenvolvimento gigantesco da corrupção, surgiu à força tarefa da investigação, que veio com tal espírito publico que fez estremecer tudo, incluídos  os chamados Três Poderes, contra e a favor. Mas a opinião publica, majestosamente pelo fim desse privilegio. Agora, Legislativo e Judiciário, nos bastidores, travam disputa pelo tempo, para saber quem toma providencia primeiro.

O Supremo demorou, mas agiu. Pautou sessão sobre o assunto para o dia 31 de maio, ultima quarta feira O relator, Ministro Roberto Barroso, e mais 6 Ministros, a favor de acabar o FORO PRIVILEGIADO. E não abrem mão da pauta.

Câmara e Senado, em pânico, correm para acabar com uma parte desse PRIVILEGIADO, atingindo o judiciário e se salvando. Querem legislar antes do Supremo. Mas são exigidas duas votações no Senado e duas na Câmara. E mesmo que votem antes, precisam saber se essa suposta decisão vale mais do que a do Supremo.

O REFIS DE TEMER

Como outros presidentes, quer fazer o seu "refis", prova da sonegação dos poderosos sonegadores. O relator, Newton Cardoso Junior, deve conhecer bem o assunto. O pai, que foi governador de Minas, acusadissimo de fazer fortuna na vida publica. Em 1998, Copa do Mundo da França, eu e o empresário José Ermírio de Moraes, andávamos por Paris, para almoçar no Café do Teatro, lugar dos mais simpáticos. Numa rua importante, ele parou, apontou para um edifício luxuoso, me disse: "O governador Newton Cardoso tem um apartamento aqui".

A MARQUETEIRA COMPROMETE DONA DILMA

O jornalista Jorge Bastos Moreno, revela lances e trechos do depoimento da marqueteira Monica Moura, mulher do marqueteiro João Santana. Direto do forno para alimentar a curiosidade do leitor. Alem deles terem trabalhado nas duas campanhas de Dona Dilma, o jornalista coloca a marqueteira no Planalto com a presidentA, e varias vezes com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega. Sem um adjetivo, apenas transposição verbal,

DESMENTINDO A MULHER DE SERGIO CABRAL

A advogada Adriana Ancelmo para o juiz Sergio Moro: "Meu relacionamento com Sergio Cabral era matrimonial e não financeiro". Ninguém acreditou. Só que menos de 15 dias depois, provas e desmentidos, em depoimentos e vídeos irrespondíveis. As declarações da ex-secretária, inimagináveis. Corruptos deviam trabalhar sozinhos. Mas a corrupção exige cúmplices e comparsas.

O MARQUETEIRO SANTANA

O casal hoje está nas manchetes. Já noticiei, bem mais cedo, que a mulher Monica, "entregou" Dona Dilma. Agora o marido esmiúça o que já se sabia, e denunciei varias vezes: a venda entre partidos, do tempo do horário "gratuito" de radio e televisão. Só que o repórter tem que descobrir a noticia.

Ele "fabrica" o que se transformará em noticia, mais tarde. Condenados a 8 anos de prisão, Monica e João estão valorizando a liberdade. Já conseguiram a domiciliar, na Bahia, não demora, andarão nas ruas.

DIRCEU EM LIBERDADE

Transferido para agora, o julgamento do ex-ministro, começou como todos. Com a palavra do relator, Edson Fachin. Votou contra a libertação, argumentando: "Condenado pelo mensalão, estava em domiciliar, foi condenado, novamente, pela Lava Jato". Terminou dizendo. "ele não preenche as  condições para outra domiciliar"

Seguidamente votaram, Toffoli, Gilmar, Lewandowski, nenhuma surpresa, 3 a 1 pela liberdade. Faltava o decano, Celso de Mello, seu voto não alterava ou influenciava o resultado. (Não queria que se repetisse, mas não pude deixar  de lembrar da sessão em que o Ministro Adauto Lucio Cardoso, revoltado com o voto de um Gilmar, um Toffoli ou um Lewandowski da época, arrancou a toga, jogou-a no chão, exclamando: "este não é o Supremo que eu imaginava").

Tentando aliviar a culpa, os três votaram para que as condições da libertação de  Dirceu sejam determinadas pelo juiz Sergio Moro.





***





Sergio Cabral e a mulher em Curitiba

Total perda de tempo. É evidente que o ex-governador tem todo o direito de se defender, desvirtuando as acusações, depreciando os fatos, e tentando colocar a sua versão. Mas nos 7 processos contra ele, é REU por 7 vezes, o que confirma seu comportamento ESTARRECEDOR quando era governador.

Começou confirmando o crime menor, "errei comprando jóias e roupas com dinheiro de caixa 2 e sobras de campanha, é sempre assim". Não elevou a voz, manteve o tom conciliador. Quando perguntado sobre a participação da mulher, foi veemente e disse alto: "Estou INDIGNADO (textual), ela não tem nada com isso". Todo o resto da roubalheira, negativa completa. Incluindo o projeto da refinaria de Comperj, destruiu uma cidade, prejudicou milhares de trabalhadores.

O depoimento da  mulher, esse então, de uma desfaçatez impressionante. Resumiu tudo numa frase, "meu relacionamento com o Sergio sempre foi matrimonial e não financeiro. Eu não sabia nada dos seus NEGOCIOS". O trabalho como governador, o enriquecimento ilícito e o espantoso, tudo foi traduzido como NEGOCIOS.

Perguntado sobre as jóias, respondeu: "Ele realmente me dava presentes CAROS, eu perguntava se comprara com DINHEIRO LEGITIMO, ele respondia que sim, eu ficava satisfeita". Respondeu também que “só se concentrava com o escritório". Sergio não está mais magro, como  disseram. DEPRIMIDO, basta olhar para ele, verificar a compreensível DEPRESSÃO. Com um futuro que permitia todas as estimativas mais positivas, trocou tudo por uma fortuna inimaginável,  que não poderá nem localizar nem desfrutar.

A realidade indestrutível do ex-governador: 7 processos, 7 vezes REU, ninguém  consegue explicar a razão de não ter sido condenado nenhuma vez. A única esperança se chama Gilmar Mendes. Afinal, ele e Eike foram presos no mesmo dia. E um dos grandes corruptores do então governador, foi libertado: Eike Batista.

PALOCCI- BATOCHIO-MORO

O depoimento do ex-Ministro, está provocando reviravolta e expectativa. Inicialmente se dizia que atingiria duramente o ex-presidente Lula. Como ele está precisando urgentemente de uma delação, disse textualmente ao juiz: "Se o senhor resolver me ouvir, vai ter trabalho para 1 ano, mas servirá ao país".

Mudaram então os rumos da DELAÇÃO de Palocci. Saiu o nome de Lula, entraram empresas e  personagens não diretamente envolvidos com a Lava-Jato, mas  altamente necessárias indiretamente, como bancos, corretoras de valores, negociadores de dólares, profissionais da Bolsa, em suma, o que chamam de mercado financeiro.

Só que agora os bastidores mudara um novamente sobre o depoimento do ex-ministro duas vezes, surgiu uma realidade, revelada oficialmente pelo personagem advogado, Roberto Batochio. Garantiu, "não defendo ninguém que faça delação". Confusão e contradição. Como o depoimento é no dia 5, não demora.

PESQUISA INÚTIL

Antes de comentar os números revelados para 2018, vamos citar um comentário escrito e falado por Gabriel Garcia Marques: "Em qualquer disputa, politica-eleitoral ou esportiva, o segundo lugar é um fracasso total, não representa nada". Perfeito. Perdi de tempo ainda maior nos EUA, entre Trump e a ex- senadora e secretaria de Estado. Todos os órgãos de comunicação, sem exceção, davam para ela 99 por cento dos votos. E ele ganhou.

No Datafolha de agora, Lula aparece em PRIMEIRO lugar, qualquer que seja o adversário. Se esses números valerem, o ex-presidente voltará ao Planalto. Pois ninguém sofreu um massacre midiático igual. Não importa que as acusações sejam falsas ou verdadeiras.

Derrota IRRECUPERÁVEL sofreu o PSDB. Principalmente, Aécio Neves, presidente do partido, senador, cujo mandato, aliás termina em 2018. È um drama insuspeitado  e  até agora ignorado. Não deverá ter legenda para presidente, nem votos para se reeleger. Como poucos candidatos conhecem Gabriel Garcia Marques, um grupo faz fila para ser segundo. Finalmente a pesquisa acertou onde não podia errar: a impopularidade COLETIVA do governo e PESSOAL de Temer, cada vez maior. Ele não renuncia, vai esperar a cassação.

Renan caminha para o ostracismo

Não podendo ser reeleito como presidente do Senado, iludiu mais uma vez os colegas e o próprio Temer, foi feito líder do governo. Constatando que cometeram um erro, querem substituí-lo. Será difícil. Ele deveria ter sido CASSADO em 2007, quando cometeu crimes pelos quais ainda responde. Se tivesse sido cassado, perderia os direitos políticos por 8 anos, até 2015.

Como não havia eleição a não ser em 2018, tinha mais 3 anos para decidir, seria deputado ou senador. Foi "perdoado" continua senador, em 2018 ainda como senador, disputará a reeleição. E tem tanta certeza que uma  das duas vagas será sua, que já lançou sua candidatura novamente a presidente do senado em 2019. Disputará com Romero Jucá, outro cujo mandato termina agora. Mas segundo ele mesmo, com a viagem de volta a Brasília garantida. Com esses dados RIGOROSAMENTE VERDADEIROS como acreditar em renovação?

O DESEMPREGO CRESCE

Em fevereiro foram criados 35 mil empregos com carteira assinada. O governo fez um estardalhaço, "é a recuperação". Agora o respeitado IBGE, revela: "O desemprego passou dos 14 por cento, significa 14 milhões e 200 mil  sem trabalho".

No mesmo momento, nos EUA publicam o numero dos desempregados: "4 por cento da força ativa, ou 6 milhões sem trabalho". A força ativa geralmente é calculada pela metade da população: 300 milhões nos EUA, 200 milhões no Brasil. vejam a desproporção do desemprego entre os dois países. E a mistificação personalizada pelo doutor ministro Meirelles.

Eike no palacete habitual

Por artes, generosidades e subterfúgios de Gilmar Mendes, deixou Bangu 8. Falaram, ficará em prisão domiciliar. Um despropósito. Voltou para casa, quer dizer para o palácio real assombroso, com uma vista maravilhosa.

Seu advogado criminalista estrategista continua dizendo: "Não perca a paciência. A devolução do seu passaporte não demora "O advogado não aparece, mas não abandona os clientes.Principalmente um como Eike.





***







São tantos os erros e os equívocos, temos que fazer uma seleção, começando pelo mais importante, o Supremo. Que chegou a transformar em lugar comum, a constatação, "o Supremo Erra por ultimo". Nos últimos tempos não apenas ERRA como também DIVERGE, até de forma pessoal. A ponto de terem esquecido ou abandonado o tradicional "data venia".

O Ministro relator da Lava-Jato, Edson Fachin, derrotado imprudentemente na Segunda Turma, sentindo o perigo, revoltado mas elegante, fustigou-os, de uma forma tão intelectualizada, que nenhum dos 3, (Gilmar, Toffoli, Lewandowski) conseguiu entender e responder.

Ainda no Supremo. O goleiro Bruno, condenado a 22 anos, por um crime covarde, cruel e hediondo, foi solto em contradições e incertezas da justiça esperadamente, revoltando todo o país.  2 meses depois, ante ontem, foi preso novamente, mas o Supremo, tão displicente, que até o momento em que escrevo, ele não sabe sequer  onde vai dormir, apesar de ter se apresentado voluntariamente, assim que soube da decisão.

A MULHER DE CABRAL, ENTRE BANGU E A DOMICILIAR

Logo que foi presa, acusada por uma roubalheira sem precedentes junto com o marido ex-governador, deveriam ter providenciada a devolução de tudo o que roubou. Quase imediatamente foi beneficiada pela generosidade de uma Ministra, mandada para casa.

Ontem um desembargador, determinou que VOLTASSE para Bangu. 2 horas depois, descobriram que houve ERRO, ele mesmo anulou a decisão, DEVOLVEU-A para a domiciliar.

REFORMA TRABALHISTA

Depois de quase 15 horas de discussão e votação, foi apresentado o resultado. 296 votos supostamente A FAVOR da reforma e 177 seguramente CONTRA. Todos os órgãos de comunicação, mas todos mesmo, publicaram com estardalhaço, VITÓRIA DO GOVERNO. Acertaram em cheio, a vitória foi apenas do governo, a derrota lamentável e melancólica de todos os trabalhadores. Se fossem necessários os 308 votos, exigíveis para a reforma da Previdência, os trabalhadores teriam sido salvos.

Agora, desmoralizada e desprezada a conquista que foi obtida à partir de 1932, quando foi nomeado o primeiro ministro do trabalho, os trabalhadores, entre esses, os 13 milhões que estão desempregados, foram entregues imprudentemente, à vontade de patrões sempre autoritários, a não ser, logicamente, com o presidente indireto, que comandou toda essa traição com os que trabalham, que agora dependem de acordo com os patrões.

Um acordo desleal, com o qual os trabalhadores terão que concordar, ou sofrerão as consequências. O presidente indireto não percebeu que com a sua "popularidade" caindo cada vez mais, ele não chegará de jeito algum, a um tempo em que será cassado pelo TSE. Desculpe, em vez de SERÁ cassado, leiam SERIA cassado. Ele não chegará a lugar algum.

ESCÂNDALO NA PUBLICIDADE

Ha mais de 30 anos, o jornalista Janio de Freitas, recebeu informação magnífica sobre uma licitação vultosa. (A rodovia norte-sul) Não querendo logicamente publicar na sua coluna, usou recurso inédito, inteligente e jornalístico. No caderno de anúncios, publicou toda a matéria, com números, dados e vencedores antecipados. Abertos os envelopes e confirmada a informação, a licitação teve que ser anulada.

Agora o fato se repete, no mesmo jornal. O Banco do Brasil fazia concorrência para um contrato de publicidade no valor de 208 milhões. Foi constatado que uma Agencia sem credenciais, a Multi Solution, ganharia a concorrência. Confirmado e revelado o fato, Temer prometeu inquérito rigoroso, mas não cancelou o contrato. Solução: afastou a Solution.




***





A Segunda Turma do Supremo, PERIGO

A decisão de anteontem, libertando totalmente o pecuarista Dumlay, e o ex-tesoureiro Genu, do PP, não só acendeu o sinal de alerta, como remeteu a lembranças de um passado não muito distante. E obrigatoriamente trouxe para o primeiro  plano, um personagem corruptissimo e altamente perigoso para a democracia: Eduardo Cunha.

Foi ele que descobriu e colocou nos órgãos de comunicação, a fragilidade e as consequentes facilidades dessa Segunda Turma. Tendo perdido a presidência da Câmara, e na iminência de ser cassado, divulgou com o maior espalhafato, todos publicaram, lógico: "Na Segunda Turma tenho 2 votos, e o terceiro está a caminho".

Não revelou nomes, mas até as pedras da rua (Rui Barbosa) estavam fartos de conhecer a realidade. Os 2 votos que ele considerava garantidos, eram Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

E o terceiro, a caminho, Lewandowski. Este, depois do malabarismo jurídico de salvar os "direitos políticos" de Dona Dilma, podia acertadamente ser relacionado como voto a favor de Eduardo Cunha.

CASSADO E FALASTRÃO

Já sem o mandato, entrou com recurso na Segunda Turma pedindo a anulação da cassação e a devolução da condição de deputado. Entrou com esse recurso no ultimo dia antes do recesso, Carmen Lucia já era presidente. Imediatamente pautou o recurso, não para a Turma e sim para o plenário.

Vieram as ferias, avisou: "Não vou sair de Brasília, cobrirei todos os plantões, podem viajar". (A Ministra Laurita Vaz, presidente do STJ, fez a mesma coisa, com o mesmo objetivo).

Demorou a votação, Eduardo Cunha foi derrotado por 8 a 3, ele não estava mentindo sobre os 3 votos. Agora está com um recurso no STJ e outro no Supremo, com o Ministro Fachin. Da prisão, ele está esperançado. Esperança que cresceu com a estapafúrdia decisão, de Gilmar, Toffoli, Lewandowski. Perigo para a Lava-Jato, revolta para a comunidade.

Sergio Cabral

Noticiei, de excelente fonte, que havia um movimento para transferir o ex-governador para prisão domiciliar, ou seja, o casal de criminosos corruptos, voltaria a morar junto. 7  vezes RÉU, Cabral tinha e tem medo de não sair mais da prisão. O obstáculo era o juiz Marcelo Bretas, ninguém tinha condições,credenciais ou coragem de falar com ele sobre o assunto.

Agora, o próprio ex-governador, desalentado e desesperado, estaria tentando conversar sobre delação. Mas teria que ir para Curitiba, o Rio te ligação com a Força Tarefa da Lava-Jato. O enquadramento de Cabral, é precisamente com a Lava-Jato. Todos lembram, que ele já foi transferido de Bangu para Curitiba, não gostou, voltou. A situação piorou muito para ele.

O ABUSO DE AUTORIDADE

O relator, Roberto Requião tirou do projeto Renan. os pontos polêmicos e que atingiam o bom senso e a dignidade. Lembrou que já governou o Paraná, duas vezes, iria prejudicar a Lava-Jato. Que executa uma grande operação, no seu estado.

Muitos se surpreenderam com a velocidade como as coisas aconteceram. A CCJ aprovou, o plenário votou e aprovou imediatamente. 19 senadores votaram pela  aprovação. Não revelaram seus nomes, nenhuma importância. Naturalmente estão  entre os 19, Jucá, Lobão, Eduardo Braga, Aécio e naturalmente Renan.

A MULHER DE CABRAL, VOLTOU PRA CASA


Finalmente numa decisão definitiva, a advogada deixou a prisão domiciliar, absurda. Está perto do marido, em Bangu. E essa  foi a última instancia, só sairá da prisão depois de cumprida a pena. E devolvido todo o dinheiro roubado.






***







TEMER CONVOCA MINISTROS

Apesar da segurança que tenta mostrar em relação ás votações das duas reformas, a da Previdência e a Trabalhista, o presidente indireto determinou: os 15 ministros deputados têm que reassumir para votar. Como foi suplente quase a vida inteira, não acredita neles. E são necessários apenas 308 votos. Imaginem se o quorum fosse maior?

Macron não tem a menor possibilidade de perder no segundo turno. Mas apoiado por influentes países da Europa, coordena o que chama de movimento de recuperação Republicana. Como ele afirmou antecipadamente, que não sairá da UE, e a adversária, publicamente e por convicção, proclama o contrario, é evidente e natural, que seja ovacionado.

Marie Le Pen que tem plena consciência do desgaste provocado por essa posição, tenta reagir. E anunciou a renuncia da presidência do partido de extrema direita. Não adianta nada, só lhe resta pensar no futuro, tentar fazer oposição, e se lançar na próxima eleição. Dentro de 5 anos. Não tem nenhuma outra opção. A não ser apostar na fraqueza e na falta de liderança de Macron, para salvar a QUINTA Republica, instalada em 1958, por De Gaulle.

Odebrecht - Maracanã

Depois de ter faturado mais de 600 milhões, do total de 1 bilhão e 300 milhões,gastos para destruir o maior estádio do mundo, a mais corrupta empreiteira roubalheira, foi apanhada em flagrante de super faturamento. È incompetente, não fez outra coisa na vida, e está sendo obrigada pelo Tribunal de Contas da União, a devolver mais de 200 milhões.

Recorreu á Justiça, o Tribunal de Justiça do Estado Rio, deu ganho de causa ao Tribunal de Contas. E ainda determinou o leilão de bens, para cobrir esse rombo. Como a Odebrecht quer vender a sua parte no monstrengo que colocou no lugar da lenda-legenda, precisa pagar a divida. 

A única compradora é uma empresa da França. Marcelo Odebrecht, se tivesse um pingo de caráter, ficaria envergonhado. Roubou bilhões, corrompeu bilhões e fica devendo milhões.

Gilmar Mendes voltou

Marcou dia 26, chegou ontem, 24. Depois de falar ligeiramente com o indireto, anunciou: "O julgamento da chapa Dilma -Temer entrará na pauta no fim de maio". Isso não significa que haverá julgamento em maio. A opinião publica adoraria que ele fosse cassado no próximo dia 9.

Teria completado 1 ano, de ocupação indevida do cargo.Indevida e incapacitada,não fez coisa alguma. Como roteiro para uma boa analise, basta constatar o seguinte: Michel Temer riu quando recebeu a noticia. Pode ter rido, por 2 motivos. 1- Sabe que um ministro pedirá vista. 2- Deve estar consciente que os 2 novos  ministros se manifestarão CONTRA  a cassação.

Assim, será mantido no cargo, 4 a 2, uma vergonha. Mas esta palavra já vem sendo utilizada. Desprezivelmente, ha 27 meses. Se esse resultado se confirmar, os 2 primeiros a cumprimentarem o indireto, serão Aécio Neves e Aloizio Nunes Ferreira, os autores da ação de cassação.

Justamente e sem protesto. Condenado ha mais de 20 anos, cumpriu 6, tinha recursos, não ganharia nenhum. Seu crime foi bárbaro, selvagem, cruel, e assim mesmo não manifestou a menor parcela de arrependimento, não se preocupou em revelar onde está o corpo. Libertado, fez declarações estarrecedoras, como esta: "Todos podem errar e ter direito a nova oportunidade".

O PSB rompe com Temer

O partido que pensa que é Socialista, tomou posição, não ideológica, mas politicamente correta. Publicamente anunciou que votará contra as reformas. A da Previdência e a Trabalhista. A primeira, desnecessária e mistificadora. A segunda, usurpadora, visivelmente contra os trabalhadores. Que já estão com 13 milhões de desempregados.

No ultimo caso, uma posição ideológica. O governo perderá 35 votos. Mas ainda tem uma boa folga. Garantia 420 votos, ainda fica com 385. Só precisa de 308. Seria estimulante  e renovador, se o governo fosse derrotado.

PS - Joham Cruyff completaria hoje 70 anos. Dos maiores craques que vi jogar (muitas vezes), foi o grande jogador da seleção da Holanda. Que não ganhou nenhuma  Copa do Mundo, mas chegou a duas finais.

PS2 - Infelizmente, contra a Alemanha em 1974 e enfrentando a Argentina em 1978. As duas na casa dos adversários. Em 1974, a Alemanha tinha a sua melhor seleção de todos os tempos.

PS3 - Em 1978 jogou não contra a seleção da Argentina, e sim contra os ditadores, General Videla e Almirante Masera. Impossível ganhar deles. Cruyff foi craque dentro de campo, e quase miraculoso fora. Descobriu Romário no PSV da Holanda, levou-o para o Barcelona, logo, logo ganhava o titulo de MELHOR DO MUNDO.






***





A FRANÇA ETERNA

O país tem 13 dias, até 7 de maio, para ressurgir e rejuvenescer. Mas com esses personagens que comandam o espetáculo, não chegarão a lugar algum. Tem um presidente definitivo, Emmanuel Macron, que ganhou o primeiro turno, e ganhará facilmente o segundo, mas não tem programa, ideias ou ideais, charme, carisma ou liderança. Na verdade nem sabe o que fazer.

O resultado de ontem, que se confirmará sem qualquer duvida no dia 7, mostrou que a França não está apenas dividida, mas completamente aniquilada, sem rumo, e sem orientação. Na véspera da eleição, eu dizia que o poderoso Partido Socialista que dominara o país por tanto tempo, não teria 10 por cento dos votos. Não teve. O Partido Republicano, também sustentáculo no passado, desapareceu.

A disputa ficou então entre Marie Le Pen, a única que tem eleitorado firme e fiel, da extrema direita, tem voto para chegar ao segundo turno, e desaparecer. (O pai, quando comandava o partido,também chegou ao segundo turno). O resto, Fillion, Hamon, todos que se diziam rivais, correram para apoiar Macron, não por ele, mas em pânico com uma possível vitoria de Le Pen. Que nunca chegou perto do vencedor.

A FRANÇA JAMAIS ELEGEU UMA MULHER

Gostariam de eleger uma, para Primeiro Ministro ou agora Presidente. Mas as mulheres não votam em Le Pen de maneira alguma. Ela faz campanha, ridiculariza Macron, que só chama de “centro direita oportunista". Fillion, que teve excelente votação, mostrou que se não fosse o escândalo em que se envolveu, poderia ter ganho, e ser o presidente para fazer ressurgir a França. Que sempre foi importante,
fazendo parte da BIPOLARIDADE, com a Alemanha ou a Inglaterra.

PALOCCI AMEAÇADOR

Existe preocupação com a delação do ex-ministro Palocci. E não apenas no PT, aí seria pelo fato de estar sendo muito divulgado que ele estaria totalmente ligado a João Vaccari, ex-tesoureiro do PT. Mas em outros partidos, e principalmente nos círculos financeiros, há um pânico generalizado.

Quando digo financeiro, é que há uma suspeita muito grande de que ele complicaria bastante a vida de poderosos banqueiros. Não esquecer que ele foi Ministro da Fazenda e responde a processos por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Tudo isso, que tem muito a ver com bancos e banqueiros.

AÉCIO NEVES - BERNARDINHO

Ontem, domingo, às 9 da manhã, muita gente ficou surpreendida vendo Aécio Neves no Estádio Olímpico de Vôlei. Não entenderam. O motivo, era o técnico Bernardinho. Na véspera, o presidente do PSDB, soube que ele, filiado ao seu partido, se desfiliara, e entrara no partido Novo. O jogo acabou por volta de meio dia e o presidente do PSDB saiu com o seu ex-correligionário. Teve algum sucesso na conversa. Mas a direção do partido Novo foi intransigente: "Não fazemos aliança com o PSDB". Apesar da intransigência, as conversas não terminaram.

TEMER ASSUSTADO COM MARQUETEIRO

O marqueteiro João Santana, complicou ainda mais a vida de Michel Temer. Seu depoimento, diretamente ao Ministro Herman Benjamin, foi destruidor. Lógico também para Dona Dilma. Mas ela já está cassada e o pior que lhe aconteceria seria perder os direitos políticos. O que significa isso? Que ela não poderá ou não poderia se candidatar a deputada, mas não seria presa em hipótese alguma.

Quanto ao presidente indireto, tem tudo a perder, principalmente o poder que ele "conquistou" com a conspiração parlamentar liderada pelo corrupto, e condenado Eduardo Cunha.

Michel Temer tenta convencer alguns ministros do TSE, que a campanha de vice não tem nada a ver com a de presidente. Absurdo total e insensato, pois essa tese já foi desmoralizada em outras oportunidades.

O 3 DE MAIO FORA DO CALENDÁRIO

Existe enorme preocupação com o dia 3 de maio. Não por causa do calendário, e sim, pelo badalado e anunciado depoimento de Lula, pela primeira vez, perante o juiz Sergio Moro. Falam muito tanto na situação, quanto na oposição, a propósito de uma possível prisão do ex-presidente. Por causa disso, estão ocorrendo diálogos surpreendentes.

Cogitam até, de transferir o depoimento, deixando-o sem data marcada. É um evidente exagero, não sei se pré-fabricado. A verdade é que não há uma possibilidade em um milhão, do Lula ser preso antes de condenado. É até possível que até o fim do ano, ele possa ser condenado, mas dificilmente será preso antes de entrar com recurso.

TEMER DE TÍMIDO A ARROGANTE

Blandicioso, supérfluo e hesitante, Temer resolver mudar de estilo. Depois de fazer todas as concessões no projeto de reforma da Previdência que ele considera imprescindível e a verdadeira "salvação nacional", se transformou em arrogante. Sabendo que são necessários apenas 308 votos, e que é impossível não conseguí-los, passou a usar um tom agressivo com os deputados.

Têm chamado alguns deles e dito até com veemência: "o projeto da Previdência, tem que ser aprovado da forma original". É pura arrogância pois o projeto original já foi despedaçado por ele mesmo. Isso tem provocado irritação em muita gente. Mas é apenas irritação, pois são tão omissos quanto o próprio presidente indireto.

LAVA-JATO

As ameaças contra as investigações sobre a corrupção, surgem de todos os lados. Agora é o próprio Conselho Superior do Ministério Publico, que entra ameaçadoramente no circuito. E o perigo, tão grande, que o Procurador Geral, Ricardo Janot, pediu vista. Quer saber o motivo da reunião, que não acontece normalmente.







***






O REVOLTANTE abuso de autoridade

Ninguém é contra esse projeto. Nem contesta o seu espírito, essência, objetivo. A maioria apoiaria com entusiasmo, em outras circunstancias. Existe abuso de autoridade nos três poderes, sempre, sem qualquer duvida, contra os mais pobres, que nem podem contratar um advogado. E isso não é de agora.

Eu ainda estava na escola primaria, com 10 ou 11 anos, e já ouvia o clamor e o temor, dos que eram intimados a comparecer a uma delegacia, onde sofriam violências e humilhações. As formas das autoridades imporem suas vontades eram mais execráveis á medida em que os escalões eram mais altos, e o mínimo que se exibia, era o "sabe com quem está falando", logicamente contra os mais frágeis e indefensáveis.

ESSE PROJETO VEM DE 2009

Em 2007, o Senado viveu o ano todo da tormenta provocada pela falta de caráter e excesso de autoridade do senador Renan Calheiros. (O mesmo que agora, se apresenta como campeão das garantias e dos direitos da comunidade).

Ele presidia o Senado, usando o poder que lhe cabia, e o que usurpava. Inesperadamente foi enquadrado em infidelidade moral publica e particular, as duas se fundindo gravemente na falta de decoro, não apenas para ser presidente do Senado, mas até mesmo para exercer o simples mandato no plenário.

Levou meses negociando, manobrando, se movimentando para continuar presidente. Constatando que era impossível, fez a proposta humilhante: deixaria a presidência, mas manteria o mandato. Tiveram a fragilidade de concordar, voltaria reeleito em 2010, como se não tivesse acontecido nada. E logo em 2015, o mesmo Senado que o derrubara da presidência em 2007, o recolocava na presidência ainda com mais poderes.

Não só enfrentava e desacatava o Supremo, como assumia a liderança e o comando da luta contra a Lava-Jato, pela anistia aos corruptos e corruptores, mas exorbitando da própria importância, desenterrava esse projeto intitulado de "abuso de autoridade", e enquadrava nele, todos os que tentavam combater a corrupção.

Em 2009, esse projeto seria apoiado e glorificado, pois abuso de autoridade, é hostilizado repelido e abominado por toda a comunidade. Tendo deixado a presidência do Senado, precisava de um relator de sua total confiança. Escolheu como porta voz, o duas vezes senador e duas vezes senador, Roberto Requião, que aceitou a condição vexatória, mas prazerosamente.

A sorte está lançada, pode ser aprovado esse projeto de abuso de autoridade, mas não no momento. Ou então, com uma determinação aprovada pelo parlamento.

ESTE PROJETO ENTRARÁ EM VIGOR ASSIM QUE TERMINAR A LAVA-JATO. TEMER, SEM PRESENTE E SEM FUTURO

Melancólica, lamentável, desorientada, a entrevista do presidente indireto, a jornais da Espanha. Fugiu dos assuntos principais, elogiou Sergio Moro, mas afirmou, "não quero tratar da lava-jato". Depois, textual: "A corrupção não vai parar o país". Ora, mais paralisado do que está é impossível.

Disse que se sente muito triste pelo fato de mais de 60 parlamentares, estarem envolvidos com investigações. Mas não podia terminar a não ser com uma bobajada, colossal, muito no seu estilo: "Mas essas investigações chegarão ao fim e o Poder Judiciário condene ou absolva essas pessoas" Existe ou existirá uma terceira decisão?

É O QUE TEMER ESPERA

A situação dele perante o TSE, vai se agravando cada vez mais. Para a ex-presidente Dilma, tem apenas o valor do registro histórico, mais nada. Já foi cassada, perdeu o mandato, ficou com os direitos, por causa de uma "generosa extravagância" do Ministro Lewandowski.

O caso dele é inteiramente diferente. Cassado, fica sem presente e sem futuro. Por isso, luta intensa e incessantemente pela terceira decisão. Na entrevista, falou em CONDENAÇÃO ou ABSOLVIÇÃO. Para sua sobrevivência, e escapar da ação do PSDB junto ao TSE, tenta a terceira via, o NÃO julgamento.

A protelação já tem 27 meses. Mas agora se agravou com as delações do "fim do mundo" dos 77 da Odebrecht. Preservar o mandato de Temer, com Gilmar Mendes e os 2 ministros novos no TSE será uma das maiores vergonhas.

A França tem novo presidente

Favorito, Montrol ganhou ontem, e ganhará de Le Pen, no segundo turno, ainda com mais facilidade. Ela acredita, que sendo de extrema direita declarada, terá os votos dos que não querem um direitista oportunista.

Ontem eu dizia que o poderoso Partido Socialista, que dominara longa época da França, não teria 10 por cento dos votos. Não teve.

PS- Bernardinho encerrou ontem uma carreira vitoriosa, conquistando o décimo segundo titulo da Super Liga de Vôlei. 10 desses títulos, contra o Osasco, adversário de ontem. Espetáculo sensacional no belo estádio Olímpico da Barra, lotadíssimo.

PS2- Agora Bernardinho começa carreira política como candidato a governador do Estado do Rio. Coordenado e convidado por Aécio Neves, se filiou ao PSDB.

PS3- Com a MASSIFICAÇÂO do PSDB na Lava - Jato, se desfiliou, concorrerá pelo Partido Novo. Aécio não concorda nem suporta.






***





A reforma da Imprevidência, e a espoliação dos trabalhadores

São os dois assuntos que estão na pauta do indireto, desde a sua posse em 9 de maio de 2016. Faz o maior esforço de mistificação, de retrocesso, de concessão, para tentar aprovar a da Previdência, considerando-a urgente, necessária e indispensável. Mas não consegue sair do lugar, convencer alguém que suas palavras se baseiam numa realidade irrefutável.

O projeto inicial, tido como indispensável, é retocado, emendado e reformulado com a maior insistência. Para aprovação precisa  de irrisórios 308 deputados, mas vai cedendo a todas as pressões , deformando e deteriorando o que divulgava praticamente como parte indispensável para a salvação nacional.

Cansado de ter que explicar exaustivamente a importância da reforma da Previdência, que está mais para imprevidência do que para qualquer coisa. Não é nem um jogo de palavras, é que na concepção e no comportamento de Temer, essas duas palavras  são vizinhas e inseparáveis. Para Temer, farsante sempre, textual: "Consumaremos essa reforma, exatamente como está no original”.

Ele sabe muito bem que não é nada disso, ele mesmo ficou surpreendido com o estardalhaço feito por Marcelo Caetano, assessor com nome de um político de Portugal, colaborador do ditador Salazar, que depois dele acabou Primeiro Ministro fantasiado de democrata. O Marcelo Caetano daqui, foi afastado discretamente, substituído por uma agencia de publicidade.

Não tenho nada contra agencias de publicidade, apesar do que dizem geralmente delas, principalmente nos EUA, onde estão as mais gigantescas, que se multiplicam pelo mundo. Como todas se localizam na Avenida Madison, espalham: "Ali são ganhas fortunas, sem precisar usar a inteligência".

A daqui, contratada pelo governo criou um slogan,badalado na televisão e radio: "È preciso reformar hoje, para pagar amanha". Tudo farsa, imaginação de acordo com a vontade do cliente.

Falam em déficit de 179  BILHÕES, mistificação total. Se fosse verdade, o país não existiria, nenhum aposentado receberia. Se os empresários e a União PAGASSEM sua parte 8 por cento cada, com os 8por cento do trabalhador, estariam com superávit obrigatório.

Já pedi um levantamento dos débitos, não podem fazer, eles mesmos são os caloteiros. Vão conseguir os 308 votos, enfrentarão a ira da população. Mas pelo menos não conseguirão o que chamam de vitoria, antes de completado um ano de governo.

Apesar do que retumba o falastrão Henrique Meirelles. Reação da Câmara dos deputados? Até que não seria difícil. Mas é impossível acreditar. 

A reforma trabalhista, assustadora e ameaçadora 

Pressionado naturalmente pelos empresários paulistas, e surpreendentemente pelos do Norte-Nordeste, Temer faz tudo para aprovar a reforma que arruína milhões de trabalhadores.

Arruína e elimina seus direitos, que pareciam intocáveis, irrefutáveis e irrevogáveis. Mas sempre é fácil encontrar quem esteja disposto a praticar uma traição. Quando era presidente da Câmara, Temer impediu 5 ou 6 vezes, que o então presidente FHC, sofresse o impeachment mais  do que justo. Isso foi em 1996, exatamente 20 anos depois, começando em 2016, iniciou o movimento para o impeachment da presidente Dilma.

Foi outro presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que o projetou, perdão, arrojou para onde está. Agora para destruir os direitos conquistados por milhões de trabalhadores, garante o apoio de outro presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Isso é tão deprimente, que dezenas de deputados protestaram, com cartazes com a seguinte legenda: "OUTRO EDUARDO CUNHA, NÂO". Mas Temer, indireto, incerto, incompetente, garantiu aos empresários: "A reforma trabalhista é tão certa quanto a reforma da  Previdência. As duas IMPRESCINDIVEIS para a salvação do país "DEPUTADOS articulam derrotar Temer.

Essa reforma que o indireto garante que roubará de milhões de trabalhadores, corre sérios riscos. Está em desenvolvimento, a resistência aos planos de  acabar com a legislação que vigora há mais de 70 ou 80 anos, afirmam que está inteiramente ultrapassada.

Tramam então colocar no lugar o que  definem desta  forma: "Um grande ACORDO entre patrões e empregados  que teria  força de lei". Não é segredo, que  pretendem modificar três pontos. 1- Ferias. 2- Horas de trabalho. 3- 13° salário. Os dois primeiros casos já com esquemas arquitetados e articulados. Falta resolver a questão do 13% salário.

Imaginam pagar em 10 prestações mensais. Nesses encontros, que terão força de lei, pretendem dizer aos trabalhadores: "Vocês serão beneficiados. Em vez de receberem uma vez  no fim do ano, receberão todo mês mais 10 por cento do valor do salário. No total receberão a mesma importância, como se  fosse um aumento mensal de 10 por cento".

É tanta indignidade, provocará tanta revolta, que jogará  pais todo contra o governo e contra a Câmara. Imaginem aprovar essa barbaridade.


***


Marcelo Odebrecht, o inconfundível

Jamais imaginei ou acreditei que pudesse existir um personagem como esse. O avô, fundador da  empresa, demonstrou enorme competência irresponsável , ao preterir o filho Emílio, e escolhendo como sucessor o neto Marcelo.

Desde o inicio dos negócios sabia que não era para qualquer um. Um setor que vivia de contratos, avaliações, aditivos, verbas regulares e suplementares, precisava de alguém inteiramente fora de serie.

E  desde o inicio, vendo o jovem Marcelo crescendo e se desenvolvendo ao seu lado, não teve a menor hesitação: "Esse será o meu sucessor não como herdeiro e sim como alguém que está conquistando o cargo e comandará a empresa de forma insubstituível".

O produto da observação e da consagração do avô, o país está assistindo estarrecido, diariamente nas televisões de todo Brasil, entra dia, atravessa a noite, assombrando toda a comunidade.

Ele não tem caráter, escrúpulo, constrangimento. Nem respeito por ninguém. Montou uma  empresa á sua imagem e semelhança .Na qual tudo gira em torno do dinheiro. Como conquista e consolidação do poder.

Dinheiro que vai se multiplicando de forma espantosa, na medida em que ele mesmo determina e traça o principal roteiro: comprar, corromper, desmoralizar, colocar todos na dependência  da humilhação a que são submetidos.

SÓ ELE MANDA E DESMANDA

Seus relatos são impressionantes. Faz questão de mostrar e demonstrar que nada escapa do seu comando. È uma organização montada e movimentada unicamente por ele. Todos vivem, crescem, se desenvolvem na base do dinheiro corrompido.

E para que todos se atrelem a esse sistema que implantou na empresa, estabeleceu a hierarquia da corrupção, que ele e seus sequazes propalam e respeitam como verdade absoluta.

É o BÔNUS da corrupção, do superfaturamento, a velocidade com que diretores de  empresas estatais, mais rapidamente incorrem nos crimes humilhantes e  enxovalhantes, para  poderem logo receberem a sua propina,e seus corruptores  garantirem seus BÔNUS hierárquicos.

Marcelo Odebrecht é um criminoso consciente, que demonstra enorme satisfação em transformar sua vida, numa novela na qual é o autor, diretor e personagem principal. Como ficará  dezenas de anos presos, deveria doar seu cérebro, para Institutos psiquiátricos. PELO MENOS ISSO.



***






A FARSA DA PREVIDÊNCIA

No próximo dia 9 de maio, Temer e Meirelles completam 1 ano da posse. O presidente, de forma indireta, de um mandato que não disputou, e lógico, não conquistou. Foi a conclusão da conspiração parlamentar, imaginada por Temer e executada pelo parceiro Eduardo Cunha. Este já está com uma condenação de 15 anos de prisão.

Temer citado irrefutavelmente na Lava-Jato. E ha 26 meses respondendo perante o TSE, a uma ação para ter o mandato cassado. O que só não aconteceu até agora por causa da vergonhosa "proteção" de 2 Ministros do Supremo e do TSE. Toffoli gradeando Temer durante 14 meses. E Gilmar Mendes por outros 12 meses.

Assim que recebeu o mandato como provisório, nomeou Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Banqueiro que fez fortuna na Europa. E presidente fracassado  e demitido  do Banco Central, no primeiro mandato de Lula, a quem não conhecia. Lula e Meirelles se encontraram no aeroporto de Brasília, o ex-banqueiro foi convidado,  aceitou na hora.

Com Temer e Meirelles aconteceu praticamente a mesma coisa. Jamais se encontraram. Ainda vice, Temer foi á sede da empresa dos corruptos irmãos donos da JBF. Eles doaram 50 milhões para o PMDB, deputados e senadores brigavam pela partilha.

Resolveu o problema e abriu caminho para doações, mais volumosos e suntuosos, para ele e sua campanha á reeleição de vice. Conheceu então Henrique Meirelles, importante Diretor Executivo do Conselho da JBS.

Promovido tortuosamente de vice a presidente, não hesitou. Nomeou Meirelles Ministro da Fazenda. A partir daí, estão inapelavelmente juntos, com duas obseções. 1- A reforma da Previdência. 2. A vergonhosa reforma trabalhista, na tentativa de roubar os direitos de milhões de trabalhadores, sendo que 13 milhões deles, desempregados.

TEMER E MEIRELLES E A IMPREVIDÊNCIA

Impossível acreditar no que dizem mentirosamente o presidente indireto e o Ministro da Fazenda incompetente e falastrão: "O déficit da Previdência é de 179 BILHÕES".

Para que fosse verdade, teriam que ter roubado muito, nada surpreendente. Ou deixado de recolher o que é devido á Previdência, também bastante aceitável.

Havendo acerto entre despesa e receita, jamais pode haver déficit: mensal, anual ou acumulado. A receita da Previdência vem de 3 fontes. Trabalhador, empregador, União.

A participação de cada um é rigorosamente igual: 8 por cento. Para que não haja duvida, vou sumarizar e detalhar. 8 por cento do trabalhador,8 por cento do empregador,  8 por cento da União.

Por piores que sejam os administradores, impossível acumular déficit, qualquer que seja ele. Principalmente de 179 BILHÕES. A não ser com as duas exceções que coloquei. 1-Falta de recolhimento das 3 fontes pagadoras. 2- Roubalheira.

O trabalhador não pode deixar de recolher a sua parte, mesmo que queira, é descontado na fonte. Os empresários devem fabulas de dinheiro á Previdência, não é de hoje, é de sempre.

Já fizeram planos e mais planos para pagamento que chamam de parcelado,  mas que na verdade é roubado.  Por que não investigam? A terceira parte, da União, não é recolhida ha anos. Quanto o desgoverno Temer recolheu á Previdência nesse ano que se completará no dia 9 de maio? Provavelmente nada, para poder aumentar esse déficit gigantesco. Se recolhe mensalmente a sua parte, a União deve mostrar com total transparência, o que recolheu.

Com uma receita de TRÊS VEZES todos os salários pagos e depositados na conta da Previdência, não pode haver DEFICIT e sim SUPERAVIT gigantesco. Essa reforma criminosa não pode ser votada.

Roberto Campos- John Kennedy

Como escrevi sobre os 100 anos do ex-embaixador (ante ontem) me perguntam muito sobre ele. Ontem queriam saber se o Presidente Kennedy chamou o então embaixador do Brasil nos EUA, de "americanofilo". Não sei realmente. Mas todo mundo conhecia essa realidade, tanto lá quanto aqui, não seria nada surpreendente.

Alem do mais, Kennedy  era capaz de qualquer leviandade, apenas um personagem rico, bonito, mulherengo. Foi eleito em 1960, ganhando de Nixon por menos de 60 mil votos num total de 60 milhões. Nessa eleição houve o primeiro debate, ele ganhou na TV, perdeu no radio. Venceu com o dinheiro do pai, que fez fortuna fabulosa como traficante de bebida.

Kennedy está inteiramente fora da Historia.  Terá uma citação de pé de página, pelo fato de ter sido assassinado.  E hoje, depois 54 anos, não se sabe o motivo.


PS- A viúva, lindíssima, interessante, inteligente, casou logo depois por vingança. Escolheu um homem gordíssimo, careca. Dinheiro ela também tinha.




***





Francisco fez um apelo pedindo o fim das guerras

Aproveitando o Domingo de Páscoa, o Papa pediu a paz geral. Pode ser que não seja ouvido, provavelmente não receberá nem resposta. Mas o momento é o mais oportuno possível. Alem das guerras localizadas, Afeganistão, Iraque, esse massacre na Síria, que já dura 6 anos, patrocinado pelo interesse de grandes potencias, como a Rússia.

Sem Putin, Assad não teria resistido tanto tempo. Ha mais ou menos 5 anos, os principais órgãos de comunicação do mundo, davam prazo certo,para o fim do ditador: entre uma semana e 15 dias. Discutia-se até como se daria a ocupação da Síria, e qual seria o destino do ditador.  6 anos e ele cada vez mais forte, mais arrogante, usando armas químicas, e rotulando de IRRESPONSÁVEL quem denunciava esse crime.

Agora surge essa insignificante Coréia do Norte com seus exercícios de mísseis nucleares, assustando o mundo. Não tem nenhuma ligação com qualquer país, a não ser a China. Que se responsabilizou pela obrigação de "apazigua-la".

A China não tem o menor interesse em qualquer tipo de guerra, principalmente nuclear.  Mas como acalmar malucos como esse  ditadorzinho que tem o apoio de militares ainda mais desenfreados.

O MUNDO CAMINHA PARA A PRIMEIRA OU A SEGUNDA GUERRA

O papa é bem informado, tem uma equipe de analistas importantes, e de um lugar bem situado, sabe que esse é o risco que se apresenta diante da humanidade. Se pudesse escolher, preferiria a primeira guerra, que não foi nem total nem mundial. Basta dizer que os Estados Unidos nem participaram. Seu presidente estava morrendo, não queriam que o mundo soubesse. Inteiramente fora do ar, a mulher e alguns generais, controlavam e assinavam por ele.

A Segunda Guerra foi realmente MUNDIAL, apesar dos EUA só terem entrado, 2 anos e 3 meses depois  Oficialmente, a guerra foi declarada em 31 de setembro de 1939. Os EUA só entraram na guerra em 8 de dezembro de 1941. Assim mesmo porque  seu território foi invadido pelos japoneses, na véspera, 7 de dezembro de 41.

Aí, participaram para valer, ganharam a guerra junto com a União Soviética. Num acordo considerado impossível, conseguido pelo estadista Franklin Roosevelt. Só ele conseguiria que Churchill compartilhasse com Stalín.

FIM DAS GUERRAS SÒ COMO FIM DAS FABRICAS DE ARMAS

Enquanto existirem armas, existirão guerras. Têm  que destruir ao mesmo tempo, desde  revolveres, pistolas, fuzis, bombas e todo o resto, até chegar á destruição do que se chamava de bomba atômica  e agora é artefato nuclear. Sem fabricantes de armas, os fabulosos orçamentos militares, dariam para chegar muito perto da igualdade social.

Mais ou menos 100 anos antes de Cristo, o extraordinário Julio Cesar, (um dos 3 maiores  generais da historia do mundo, começando a contar com Alexandre, 300 anos antes de Cristo), atravessava o Rubicão para invadir Roma, invadia, mas estourando seus gastos militares. Se não conseguirem destruir as fabricas de armas, destruirão o mundo.

E o genial Einstein mostrou como será. Quando perguntaram a ele, se haveria a TERCEIRA GUERRA, respondeu: "Se for nuclear, a QUARTA será com paus e pedras, é o que sobrará".

Nas reuniões de sábado e domingo no Alvorada, havia um acordo não escrito: não falaremos na Lava-Jato. Mas indiretamente, o assunto não foi abandonado. Proposta do indireto, textual: "Temos que votar matérias, mesmo polemicas,  para tirar a Lava-Jato das manchetes". Acontece que Temer recua tanto, que nada é polemico.

E só existem duas matérias, que completarão 1 ano com ele, dia 9. A reforma da Previdência e a reforma trabalhista. As duas desnecessárias e contra o povo.

100 anos de Roberto Campos

Estaria completando essa idade como diplomata, mas sem ligar muito para a carreira.Considerava que na administração publica a concorrência seria mais favorável a ele, logo ocuparia um ministério. Não acertou, com JK,ficou como presidente do BNDE.(Na época não tinha o S do social. Hoje tem o S, mas continua sem o social).

Terminado o período JK, veio Janio e logo João Goulart. Numa das suas primeiras decisões, Jango nomeou Roberto Campos embaixador nos EUA. Era o mais compenetrado "americanofilo", surpresa até para assessores de Jango. Com o golpe de 64, foi chamado imediatamente, passou a ser o mais poderoso e subserviente Ministro do Planejamento.

Tinha ligação com empresários americanos, que pretendiam "investir" no Brasil, mas consideravam que o passivo trabalhista, era muito alto. È que existia uma legislação estranha, que determinava: depois de 10 anos de casa, não podia haver demissão. Roberto Campos criou então o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, hoje popularizado como FGTS.

Hoje é insubstituível. Mas na época foi um massacre, os americanos ganharam fortunas, não pagavam aos empregados, que foram demitidos em massa. Uns poucos, pouquíssimos, conseguiram receber alguma coisa na justiça.

Foro privilegiado

Rumores cada vez mais repetidos, quase considerados realidade. A presidente Carmen Lucia estaria disposta a colocar em pauta, a votação do fim do foro privilegiado. Tem conversado, considera que será aprovado até com facilidade, e sem pedido de vista, Gilmar Mendes está viajando. Essa seria a solução que todos esperam, para que os processos da Lava-Jato não andem lentamente nem atinjam a prescrição.





***





Odebrecht, Banco do Brasil, Lula, BNDES, estádio do Corinthians

Vou contar pela primeira vez, a historia escabrosa da construção do estádio do Corinthians. No vandalismo financeiro do levantamento dos elefantes brancos para a Copa de 2014, dominados pelas empreiteiras roubalheiras, como sempre a Odebrecht era absoluta.

Tanto as obras das Copas como das Olimpíadas, começavam 6 anos antes. (Com exceção do Maracanã, o maior crime e o maior faturamento, pois era necessário destruir um símbolo e levantar um chiqueiro.O orçamento era de 600 milhões, custou 1 bilhão e 300 milhões. Mais outros 300 milhões para o estádio ser utilizado na Olimpíada. Tudo vorazmente recebido pela Odebrecht ).

SURGE O CORINTHIANS

O clube sempre quis ter o seu estádio. Depois de muitas peripécias, conseguiu o orçamento, 400 milhões. Se fixou no subúrbio distante e tranqüilo de Itaquera. Teve que enfrentar a revolta e o protesto dos moradores. Conseguiu o sinal verde. Faltava o dinheiro, resolveu tratar profissionalmente, acreditaram que era assim que se resolvia.

Encurtando. Conseguiram contato com o presidente do Banco do Brasil, que se interessou, um financiamento de 400 milhões, era um bom negocio. Dependia das garantias. Levaram 1 mês. Foram consideradas insuficientes, pediram reforço, não serviu, acabou o negocio.

O BNDES SUBSTITUI O BANCO DO BRASIL

Só que aí desapareceu o profissionalismo, surgiu o interesse rasteiro. "Corintiano de coração", Luiz Inácio Lula da Silva deu um "toque" no Marcelo, que quando soube que o estádio custaria 400 milhões e o financiamento do mesmo valor, não se interessou. Mas colocou no circuito, Benedito (Junior, executivo para essas situações.

Conversaram, Lula telefonou para Luciano Coutinho, textual: "Você sabe como sou Corintiano. Vou mandar um amigo conversar com você, atende que é boa gente". Benedito foi já levou as garantias recusadas pelo BB, e aceitas tranquilamente pelo BNDES. E uma vantagem excepcional: juros de 4 por cento, quando no mercado já valiam 8 ou 9. Luciano Coutinho não era apenas prestativo, mas o máximo como servo, submisso e subserviente.

Conseqüência: uma parte dos 400 milhões foi reempreestrada a 8 por cento pelo executivo da Odebrecht.  Foi só atravessar a Avenida Chile, o BNDES fica num lado, a Petrobrás no outro. Agora o Corinthians não paga, o BNDES não recebe maior o saque e recebe. Uma "compensação": com Eike Batista foi 10 vezes maior o prejuízo. E não haverá recuperação. Devolução do dinheiro roubado

Quem rouba da Saúde, deve ser condenado duplamente. Uma pela corrupção propriamente dita. E outra por assaltar os que mais precisam de recursos, em situação de dificuldade extrema. Comecei a escrever sobre o assunto quando roubaram em SP, o dinheiro da merenda escolar. Lembrei sempre do genial informante dos repórteres do Washington, que desvendaram o escândalo de Watergate, que derrubou o presidente Nixon: "SIGAM O DINHEIRO".

No mensalão, na Tribuna, e no petrolão aqui neste blog, passei a defender a devolução do dinheiro acumulado ilegitimamente, como forma de punição exemplar. Agora que jornais e televisões fazem levantamento a respeito de fortunas acumuladas por políticos, é bom lembrar. Nunca tiveram emprego particular, sempre fizeram e fazem política. Portanto, tudo que receberam e recebem, vem do contribuinte, está sujeito a devassa e devolução.


A ENORME FORTUNA DO MEDICO SERGIO CORTES

Estranhíssima. Surpreendente. Inesperada. Médico do serviço público, era elogiadíssimo pelos luminares da medicina. Dedicadíssimo, chegava a trabalhar 12 e até 15 horas por dia, sem reclamação. Morava num casebre caindo aos pedaços. Convidado para secretario de Saúde de Cabral, foi saudado na posse, como "INTOLERANTE com a corrupção". Mudou inteiramente de vida, mudou para um triplex, carros importados, mansões de veraneio.

A grande preocupação de Temer

È a mesma dos deputados, senadores, ministros. Sabem que este 2017 se esgotará sem cassação ou prisão, todo o ano se esgotará em investigação e indiciação, nada definitivo. Mas chegará a fase em que se transformarão em réus, ante véspera da cassação. O indireto que entrou de forma ilegal e ilegítima, não quer sair de maneira legal e direta.

Pretende vender a ideia de que não pode ser atingido por atos praticados antes de ser presidente. Nem os advogados acreditam nisso. Responde perante a Lava-Jato, por utilizar dinheiro de propina. Os maiores "apanhadores" do PMDB eram ele e o senador Jucá. E os dois são fartamente citados por Marcelo Odebrecht e ex-executivos.

No crime de recebimento de propina para a campanha presidencial, começaram a ser processados, logo depois da eleição, estão mantendo o maior escândalo que já houve no TSE. Já se passaram 26 meses, já devia estar cassado, antes mesmo de imaginar a conspiração com o parceiro corruptissimo, Eduardo Cunha. Temer poderá escapar em 2017, mas não poderá ver 2018 nascer. Ou morrerá politicamente com ele. Ministros "imexíveis"

Miro Teixeira, deputado Federal desde 1970, condenou os 9 ministros, citados na lista do Ministro Fachin, e nem se  abalaram. Querem ficar o mais tempo possível. Miro disse publicamente que devem pedir demissão. Nem pensam nisso. Consideram que serão beneficiados pela palavra que coloquei no titulo, entre aspas.  E que foi usada no passado por Rogerio Magri, quando era Ministro do Trabalho e queriam demiti-lo.

Os 7 ministros que não têm nem prestigio nem patrocínio, tentam se garantir numa expectativa: Temer não demitirá Eliseu Padilha e Moreira Franco. Não demitindo esses 2 também não demitirá os outros. Essa é, aliás a crença geral. Mesmo porque, se optar pelas demissões, terá que escolher os substitutos na mesma base desaliada e desalinhada.






***




PREVIDÊNCIA e imprevidência

11 meses de um governo sem voto, sem urna, sem povo. E um presidente, inesperado, que chegava ao poder aos 75 anos, sem jamais ter disputado uma eleição majoritária. Completava 50 anos de política, desde a Universidade. Disputou muitas eleições para deputado Federal, em varias não passava de suplente, mas sempre assumia. È o único país do mundo onde o suplente assume quase imediatamente, basta ter poder dentro da legenda e não na rua.

(Não posso deixar de recordar de um suplente que chegou a presidente da Republica: Fernando Henrique Cardoso. Com a agravante. Disputou a eleição em 1978, em plena ditadura. Foi o único caso de alguém que se dizia perseguido, preso, no exílio, e que se candidatou a senador.

Ficou como suplente de Franco Montoro. Quando Montoro se elegeu governador, em 1982, herdou 4 anos de mandato. E chegou  a presidente, depois do impeachment de Collor. Sem a suplência na ditadura, e o impeachment de Collor, não teria sido presidente da Republica). E o Brasil não teria vivido o retrocesso de 80 anos.

15 anos depois da reeleição comprada e paga por empresários, estamos numa situação inédita, insustentável e sem solução. A República tem enfrentado os mais terríveis problemas.

O sonho de gerações de acabar com o império, desaguou numa Republica militar, militarista e militarizada, com 56 anos sem eleição. Só fomos votar e assim mesmo precariamente, em 1945. Depois de 41 anos da "Republica velha", do partido único, o Republicano. Substituído por uma ditadura de 15 anos.

Tivemos tantos vices que assumiram, quase no mesmo numero dos efetivos. Mas o atual escreveu uma carta, se declarando "decorativo", conspirou como vice, inspirador e insuflador da conspiração, tendo como aliado e executor, o presidente da Câmara.

Hoje este está cassado, preso, e inicialmente preso por 15 anos. Mas discursando na sessão da cassação, retumbou: "Se eu não existisse não haveria impeachment". Num plenário lotado, nenhuma contestação.

TEMER O CONSPIRADOR AMEAÇADO POR 2 PROCESSOS

Vitoriosa a conspiração, assumiu vergonhosamente no dia 9 de maio, está completando 1 ano de inutilidade. Não governa porque não sabe, exibe apenas a obsessão da reforma da Previdência. E garante: "Será aprovada por causa do grande trabalho que eu e o Ministro Meirelles estamos fazendo".

Ora, são necessários apenas 308 votos em 513, facílimo apesar do seu constante retrocesso. Semana passada, Temer e Meirelles desperdiçaram tempo conversando com mais de 30 deputados. Os dois consideram que hoje, o ultimo dia antes da Semana Santa, encerrarão as conversas. Temer devia estar preocupado com a Lava-Jato e a cassação. A Previdência será aprovada. Sua imprudência deve ser reprovada.


A situação de Meirelles, inteiramente diferente. Ontem um jornalista perguntou a ele: "O senhor é candidato a presidente?" E ele sóbria e modestamente: "Sou candidato unicamente a continuar o grande trabalho que estou fazendo pelo Brasil". (Como dizia o Millôr, pano rápido).

Eduardo Cunha não ganha uma

Ele já é sem duvidas, o recordista de recursos na Justiça. E de derrotas.  Ha dias revelei com exclusividade, que mandara emissário conversar com Temer.  Acrescentei que não conhecia o objetivo de Cunha. Agora já sei. O ex-presidente da Câmara pretendia começar (já começou) uma batalha com o judiciário.

E mandou pedir ao presidente que colocou no Poder, que o ajudasse. Não acreditava que Temer se manifestasse, mas queria provocar o maior constrangimento para ele. Pois espalhou o fato por toda a Câmara. E o indireto não sabe o que fazer. O ex-presidente da Câmara, neste momento está com quatro ações, pedindo liberdade, continuará preso.






***





Mazola: devoro teus textos magníficos. Muito bem escritos, e melhor ainda, corajosos, lúcidos, chegando à identificação como audaciosos. Mas tenho que discordar quando você escreve, “SÓ Deus muda a República dos banqueiros”. No meu entendimento, tem que ser “NEM Deus muda a República dos banqueiros”.

Helio Fernandes e Daniel Mazola, o registro é do ano passado. Arquivo do Mazola.

Há anos o cidadão espera receber o roubo dos bancos

Em dezembro, antes das férias da justiça, começaram no Supremo, a examinar os prejuízos de centenas de milhares de pessoas. Dizimadas por cinco planos engendrados por economistas incompetentes: Verão, Bresser, Cruzado e o Collor I e Collor II. Disseram: “Os ministros vão se manifestando, depois é só votar”.

A fraude dos banqueiros

Muito tempo antes, ainda na Tribuna impressa, escrevi bastante sobre o assunto. Os banqueiros não perderam nada, tiveram lucros em todos esses planos. E os economistas que planejaram e arruinaram os cidadãos, continuam cada vez mais prestigiados, donos de consultorias arrogantes, parece até que não participaram dessa fraude trilionária, que para eles se acumula como vitória profissional e aumento de contas bancárias.

O terrorismo dos banqueiros

Durante quase 30 anos, esses poderosos e intocáveis donos de bancos, não deixaram ninguém examinar a questão. Espalhavam as maiores fraudes, mantiveram engavetadas as devoluções do dinheiro do cidadão-contribuinte-eleitor. Mas como é preciso uma satisfação à comunidade, o caso chegou ao plenário do Supremo, pelo menos para que os senhores ministros, data vênia, pelo menos discursassem.

“O país vai quebrar”

Esse foi o trovão espalhado pelos donos dessas “arapucas” chamadas de bancos. Começaram a se aproveitar da “Liberdade de Imprensa”, fizeram frases e divulgaram números assustadores. “Se tivermos que pagar, o Brasil vai à falência junto conosco”. Ou: ”Não devemos nada, já perdemos muito”.

Em matéria de números, iam avançando de forma assustadora para o país e o todo. Começaram falando “em prejuízos” de 150 BILHÕES, passaram para 450 BILHÕES.

E alguns, mais audaciosos chegaram a falar que o total que a comunidade devia e deve receber, é de “900 BILHÕES”. Poderiam ir mais longe, eles não precisam prestar contas a ninguém.

O Supremo não pode decepcionar o cidadão

Além do prazo dilacerante que desperdiçaram para não chegar a lugar algum, (reconheço, nenhum dos Ministros de agora, estava no Supremo na hora dos golpes baixos dos bancos e banqueiros). Mas agora estão no mais alto tribunal, têm que decidir a favor da comunidade.

Se votarem a favor dos banqueiros enriquecidos e poderosos, estarão desperdiçando o capital que conquistaram em alguns julgamentos, mesmo polêmicos. Votando a favor desses banqueiros ávidos e tresloucados, serão cúmplices e acumpliciados. Favorecendo esses sanguessugas do dinheiro da comunidade, é MELHOR QUE RENUNCIEM COLETIVAMENTE.

Se não RENUNCIAREM ou se APOSENTAREM SEM VENCIMENTOS, a coletividade do Brasil todo, deve ACAMPAR diante do Supremo. Não deixando que os Ministros ENTREM ou SAIAM. Pacificamente.

Reforma agrária

Todos os camponeses do mundo ocidental, (e não apenas eles) só se desenvolveram depois da reforma agrária. No Brasil essa reforma se esconde atrás do agronegócio, os governos se omitem com medo desses poderosos senhores da terra. Se julgam os salvadores do mundo, apregoam e acreditam que sem eles o pais morreria de fome.

Dona Dilma fez muito bem em receber os líderes do MST, 24 horas depois de uma vasta e importante manifestação. Mais de 30 mil pessoas, sem violência, mas assim mesmo agredidos pela polícia.

Mas não adianta nem resolve utilizar o imponente Palácio do Planalto para uma conversa de botequim. É preciso fazer, realizar, construir. Fortunas incríveis são feitas nas cidades e nos centros urbanos, apenas nas transações com terras.

Os “donos” da terra

Depois da indústria automobilística, os maiores anunciantes são os senhores dos negócios imobiliários. No Rio, estão construindo um campo de golfe para a Olimpíada. Depois, nesse terreno enorme, serão construídos 22 edifícios com 24 andares cada um. Mais fortunas imobiliárias.

Qualquer que seja a concepção ou a convicção sobre a criação do mundo, a terra jamais foi propriedade de alguém. Socialistas ou capitalistas. A terra é de Deus. Seja qual for a religião, a fé ou a crença do cidadão. O maior escândalo do Brasil em todos os tempos se chama NOVACAP. Quilômetros e quilômetros de deserto foram distribuídos, doados, destacados para privilegiados. Cidadãos de todas as origens e procedência, foram para Brasília já na posse e doação daquela terra imensa. E de graça.

PS – Saiu na Folha, do Painel de Vera Magalhães: Lobão elogiava um dirigente do setor elétrico que já ocupou muitos cargos. Mas ressalvou: “Ainda não foi Ministro de Minas e Energia. Se quiser o meu lugar terá que esperar muito tempo”.

PS2 – Como Lobão é senador e seu mandato termina agora, precisa se desincompatibilizar até 5 de abril. Duas hipóteses. 1 – Continuará Ministro não tentará a reeleição. 2 – Está tão desprestigiado, desprezado e tecnicamente desmoralizado, que considera 45 dias, de hoje a 5 de abril, “um tempo muito grande”.

PS3 – Nadal estreou com vitória, no ATP 500. O Brasil não está preparado para organizar competição como essa. A quadra central tem 6 mil e 200 lugares, um terço das outras do mundo. O Jóquei recebeu 20 milhões para montar os jogos.

PS4 – Além da quadra central, outras três, apertadinhas, com capacidade para 400 pessoas cada uma. Sem televisão, reclamação total. São 32 jogadores, 11 da Espanha. Se for campeão, Nadal só vai enfrentar compatriotas.







***


Reprimida, combatida, proibida, passou a ser considerada suicida. Entrou para a relação das drogas criminosas, custavam a reconhecer que não era nem mesmo uma droga. Grandes personalidades que chegaram aos postos mais altos nos seus países, confessavam que na adolescência fumavam maconha. Sem maiores conseqüências, não era considerado droga.

O presidente do Uruguai, o psiquiatra Lester Grinspoon

A tentativa de reabilitar ou liberar a maconha, parou em muitos obstáculos, principalmente em estados americanos. Faziam concessões que não concediam nada, permitindo apenas o uso medicinal. Só que agora, o ex-guerrilheiro presidente do Uruguai, ganhou as manchetes do mundo, fazendo aprovar no Congresso, liberdade total, para essa maconha que pode ser plantada e consumida por qualquer um. Voltou a expressão, que foi muito citada no Brasil, há pouco, por causa das biografias: “É proibido proibir”.

O Uruguai é um país pequeno, com três milhões de habitantes, mas veio provar que a Justiça provoca satisfação e reconhecimento, muito maiores do que a injustiça. E o mundo que se prende muito mais a notícias de assassinatos, de corrupção, e tudo isso junto com penitenciárias como a de Dona Roseana, colocou nas manchetes, a liberação dessa maconha. Que um psiquiatra que passou a vida estudando o problema, comparou-a á penicilina.

Agora, quem vai desmentir o pesquisador?

Ainda me lembro, eu era pequeno e o mar bramia, quando houve a revolução da Penicilina. Um estrondo de satisfação, o povo que não tinha direito a coisa alguma, teve aberta a caminhada da descoberta, que servia para curar doenças sem fim.

Foi uma consagração, primeiro perplexidade, depois o direito dos povos se utilizarem das mesmas soluções que salvavam e favoreciam as elites enriquecidas com o dinheiro que sobrava da exploração do esforço do trabalhador. E isso resistiu até hoje.

O psiquiatra e suas lições

Grinspoon, com 86 anos de idade, é reconhecido pelo menos por 60 anos de estudo sobre a maconha. Nunca teve medo da droga, nem mesmo se pudesse atuar sobre ele. Para os que se surpreendiam com tanto tempo de convivência com a maconha, respondia sempre: “Uso maconha, pessoalmente, há mais de 40 anos, se prejudicasse minha memória, é evidente que eu já saberia”. E continuou devassando essa planta tão idiozincrizada e assustadora.

Descrição de apenas alguns dos benefícios

Diz que a maconha tem um extenso e ainda não desvendado uso medicinal. Nem fala na satisfação e no uso recreativo da maconha. Começa por dizer que na “Califórnia, médicos receitam para dor nas costas, com sucesso total”.

A maconha já foi utilizada para aliviar dor de cabeça, disenteria, baixar imediatamente a febre, como solução para a depressão, até para acabar com a enxaqueca. E conclui essa lista: “Sozinho, descobri que a maconha é o tratamento por excelência para a dor de cabeça”. Sem contestação de especialistas consultados.

A transformação do psiquiatra

Seu depoimento pessoal é irrefutável. Confessa: “Até 1967 era comum o uso da maconha em festas”. Eu era o primeiro a dizer: “isso deve fazer mal a saúde”. Mas aí o psiquiatra afirma que começou a questionar suas próprias afirmações e convicções sobre a maconha. E, mergulhou no estudo dessa planta, dedicou toda sua vida a constatar sua aplicação e seus benefícios.

Eu um médico, acreditando em versões

Começou se questionando como profissional, reconheceu que como quase todas as outras pessoas, estava enganando a si mesmo, acreditava no que diziam sem o menor fundamento.

Afirmação importante do psiquiatra e pesquisador: “Um dia fui à biblioteca de Harvard para tentar descobrir a base cientifica da maconha. Li todos os estudos e fiquei satisfeitíssimo de reconhecer, eu e quase todas as outras pessoas sofremos lavagem cerebral”. Impressionante a constatação e a confissão.

“A partir de 1973, 40 anos, comecei a fumar. Não queria ser criticado pelo fato de recomendar mas não utilizar a maconha. Nunca mais parei”.

O médico, psiquiatra, professor e pesquisador, garante: “A maconha tem efeito anti-inflamatório, e ação analgésica. Eu tenho complicações de estômago e diabetes, isso me dá terrível sensação de náuseas. Por isso, quando vou a um restaurante, carrego um pouco da erva para emergência, mastigo um pouco e continuo a comer, sem maiores problemas”.

Maconha-penicilina

Para terminar, a consciência e consistência do grande pesquisador, que mais do que ninguém pesquisou coletivamente a maconha e se serviu dela, pessoalmente. “A maconha tem múltiplos efeitos, que serão aproveitados, depois de dissipados os temores. Em muitas doenças ou males, a maconha será uma descoberta para a humanidade, assim como foi a penicilina”.

Que o mundo e a humanidade, reconheçam essa oitava maravilha médica.








***



QUEM NÃO SABE LIDERAR, NÃO PODE PRESIDIR A ABI

Convidado para liderar a Chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO, ao lado de nomes históricos da ABI, Bernardo Cabral, Miranda Sá e tantos outros, é diligente, valioso e necessário fazer oposição a atual diretoria.

É ainda mais grave, frente às más notícias de uma administração excludente, discricionária e que decorridos seis meses de sua eleição, esta diretoria não fez absolutamente nada pela instituição, seja materialmente, seja ideologicamente. Por isso deveria no mínimo reconhecer sua inaptidão para estar no seu comando. É importantíssimo lembrar que até suas contas não foram aprovadas.

Participei da diretoria em que o importante líder BARBOSA LIMA SOBRINHO foi presidente da Associação Brasileira de Imprensa, retorno hoje, na chapa que leva seu nome, numa justa e bela homenagem.

O presidente Domingos Meirelles decepcionou, disse uma coisa e faz outra. Prometeu e não cumpriu, mentiu para todos que acreditaram na sua falsa promessa.

Jornalistas preocupados com o futuro da ABI, não querem que essa gente mesquinha e falsa, continuem com seus atos antidemocráticos, fechando as portas da entidade, para os movimentos sociais, que sempre deram suporte a classe resistindo contra o Golpe de 64.

Os jovens precisam ser associados, e isso não acontece, por covardia de uma diretoria, que quer se perpetuar nos quadros da instituição.

Queremos a ABI voltada para a comunidade, sem cumplicidade com extremistas, direitistas, saqueadores do povo brasileiro, as Fiesp, Firjan e Globo, e outros núcleos de entreguistas das nossas riquezas não podem se instalar na instituição levada pelas mãos de dirigentes que não se vinculam com as matizes das Liberdades e dos Direitos Humanos.

Venho dar meu apoio e voto a Chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO, com a firme e resoluta convicção de que sua representatividade, é um marco latente de libertação da ABI.

Estamos juntos!### 


A MORTE DO DITADOR CASTELO BRANCO, DOCUMENTO HISTÓRICO QUE COMPLETA 48 ANOS – Parte I

2 MILHÕES DE FRANCESES REVERENCIAM OS JORNALISTAS – CARTUNISTAS, CONDENAM OS TERRORISTAS, EXALTAM A LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO

RESPONDENDO A SEGUIDORES SOBRE LACERDA E O GOLPE DE 64. A MORTE DE EDSON LUIZ DO CALABOUÇO, A DESTRUIÇÃO DA TRIBUNA, E O MASSACRE DE PARIS. COM A LIBERDADE SOBREVIVENDO A TUDO

A LATIFUNDIARIA KÁTIA ABREU, O MINISTRO PATRUS ANANIAS, OS QUE EXIGEM REFORMA AGRÁRIA. O TERRORISMO DOS QUE SE DIZEM “DEFENSORES” DE MAOMÉ

A POSSE DO SEGUNDO JOAQUIM, VISTA DO ANGULO DO PLANALTO. O RODÍZIO DOS MESMOS EMBAIXADORES. RENAN, SEM CACIFE PARA ELA E PARA O PMDB
 

OSTENSIVA OU VELADAMENTE, A PETROBRAS APAVORA O MUNDO POLÍTICO, ECONÔMICO, ADMINISTRATIVO. E OS “ACIONISTAS MAJORITÁRIOS” DAS EMPREITEIRAS, FICARÃO IMPUNES?
 

FINALMENTE DILMA FORMA E EMPOSSA SEU MINISTERIO “QUEM-QUEM”, PROVISÓRIO OU MISTIFICAÇÃO. 13 CONSEGUIRAM CONTINUAR


  
"DIGA AO POVO QUE ACEITO"
 

Evandro Lins e Silva, extraordinária personalidade, mestre de Direito, meu primeiro advogado. “Pesquisas”, com aspas, dizem que “Lula perderia para Alckmin”. Obama já não é o mesmo

***


DILMA: MAIS PÂNICO DO MENSABRAS DO QUE DO MENSALÃO. E A ECONOMIA? A FALA, INESQUECÍVEL, DE DONA MARINA
  

ALTOS LÍDERES DO PMDB, PT E PP APAVORADOS. LEGENDAS NÃO PODEM IR PARA A CADEIA. ELES TÊM QUE PERDER A LIBERDADE. É PRECISO EMPREENDER A EMPREITADA DE FAZER OBRAS PELO PREÇO DA COMPETITIVIDADE E NÃO DAS PROPINAS



ECONOMIA BRASILEIRA: DESPREPARADA, DESCONTROLADA, DESATIVADA, DESESPERADA. NO AMAZONAS, LULA E DILMA, MASSACRADOS



DONA DILMA INSISTE NA "TÁTICA" E "ESTRATÉGIA" DO TERRORISMO SOCIAL. ENQUANTO A ECONOMIA DESABA NAS SUAS CONTAS E NAS COSTAS DO POVO


 
A GRANDE ENCRUZILHADA DO SEGUNDO TURNO. TRANSFERÊNCIA DOS 22 MILHÕES DE VOTOS DE MARINA, O APROVEITAMENTO DOS 30 MILHÕES QUE SE ABSTIVERAM, VOTARAM BRANCO, OU ANULARAM, DESINTERESSE


  
DILMA PODE SER DERROTADA PELA UNIÃO DOS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO. A MÁQUINA DA CORRUPÇÃO, E DO "NÃO ROUBA MAS NÃO FAZ", ESTRAÇALHADA PARA O BEM, DO POVO DA RUA



EM 125 ANOS DE REPÚBLICA NUNCA HOUVE UM CANDIDATO QUE PERDESSE NO PRIMEIRO TURNO E VENCESSE NO SEGUNDO


 
AMANHÃ, COMEÇA A CAMINHADA CÍVICA, QUE TENTAM TRANSFORMAR EM ARITMÉTICA ELEITORAL. COMO HAVERÁ SEGUNDO TURNO, OUTRA ELEIÇÃO NO DIA 26, MAIS TRÊS DOMINGOS DE ESPERA


 
11 SENADORES DISPUTAM ELEIÇÃO DE GRAÇA. SE TRANSFORMAM EM GOVERNADORES, OU FICAM NO SENADO. O DEBATE INÚTIL, AS ENTREVISTAS FORAM MUITO MELHORES E MAIS IMPORTANTES


 
NA BRIGA DE RUA COM PAU E PEDRAS, DILMA USA FRACASSO DE QUATRO ANOS, PARA TENTAR A DESTRUIÇÃO QUE COMEÇOU. DE ONDE SURGEM ESSAS PESQUISAS HUMILHANTES?


 
A ARROGANTE, IMPRUDENTE E INCOMPETENTE DILMA APELA PARA O MAIS BAIXO LUGAR COMUM, GRITA POR TODOS OS LADOS: "CHEGOU A HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA"

 
FALTA UMA SEMANA PARA O FIM DA CAMPANHA. MAS DEPOIS A ESPERA DO PRESIDENCIÁVEL ATÉ O DIA 26



O NOVO PRESIDENTE DA ABI. O SUSTO COM O EX-DIRETOR DA PETROBRAS, PASSOU A PÂNICO COM O DOLEIRO. DILMA A “ESTADISTA”



A VERGONHA, O VEXAME, A IMPRUDENCIA, A INCOMPETENCIA DO DISCURSO DE DONA DILMA NA ONU, APOIANDO OS TERRORISTAS

  
A RAZÃO DE LEWANDOWSKI ASSUMIR. NO FUNDO, DONA DILMA É SOBERANA

  
COMEÇOU O BOMBARDEIO DO ESTADO ISLÂMICO, SEM TROPAS. A PESQUISA HOJE, NÃO AGRADOU NENHUM DOS CANDIDATOS

 

CLESIO ANDRADE SIMBOLO DA CORRUPÇÃO E DA IMPUNIDADE, ABANDONOU O FORO PRIVILEGIADO. E O SUPREMO ATENDEU. HOJE DEVE SER DIVULGADA PESQUISA DO IBOPE, DIVERGENTE COM O DATAFOLHA
  


A CUMPLICIDADE DOS MILITARES HOJE NA ATIVA, CUMPLICES PELO SILENCIO. E O LIVRO IMPERDÍVEL COM DEPOIMENTO MAGESTOSO DE SOBRAL PINTO, SOBRE A DITADURA VARGAS



A GRÃ-BRETANHA NÃO ACABOU. DATAFOLHA E IBOPE, COM METODOLOGIA DIFERENTE, DIVERGEM


 

O PMDB QUER PROCESSAR O VICE DE MARINA. O VICE DE DILMA DIZ QUE ELA NÃO PERDE, MESMO SE QUISER. OS VICES FALAM Á VONTADE, O CIDADÃO NÃO LIGA PARA ELES

 

A FARSA DA CPMI, COM CORRUPÇÃO ASSUSTANDO E PAIRANDO NO AR. E A PRIMEIRA GUERRA DA HISTORIA, “SEM ARMAS”


 

A PRECIPITADA E SEM AUTENTICIDADE MODIFICAÇÃO NO JORNALISMO DA GLOBO. PAULO ROBERTO DEPÕE HOJE, PODE FICAR EM SILÊNCIO OU DIZER O QUE QUISER



ACABOU O MEDO DO “VOLTA LULA”. EIKE BATISTA PRECISA TER OS BENS PENHORADOS. DONA DILMA ATACA MARINA
  


OS 70 ANOS DA AV. GETÚLIO VARGAS, E A HISTORIA COMO ELA É


 

COM “INVEJA E CIÚME”, DILMA TENTA “DESCONSTRUIR” MARINA COM BAIXARIA. MAS SEU DESGOVERNO É UMA CATÁSTROFE


 

 
 



 


 
 


 
 
 
 
 
 
 
  


 


 
 

 

 



 
 



 
 
 

 
 


 



 
 

 

 
 
PRESIDENCIÁVEIS: TODOS PREGAM MUDANÇAS 



O PODER DE ISRAEL E DOMÍNIO SOBRE A PALESTINA, SEM CONTESTAÇÃO

 
   
EDUARDO PAES SOBRE BENTHLEM: “EU NÃO SABIA DE NADA, VOU INVESTIGAR”
 
 

O ESQUECIMENTO DE OSWALDO ARANHA, A INGRATIDÃO E O “SELFIE” DE ISRAEL






O PADRÃO FIFA DA QUASE MARGINALIDADE. “MEUS NÚMEROS ME TROUXERAM DE VOLTA”

 
 
O PAPA FRANCISCO, O PREFEITO EDUARDO PAES, O “CAMPO DA FÉ”, O ESCLARECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, A COMUNICAÇÃO AO CARDEAL ORANI TEMPESTA, A RESPOSTA DESTE E A “DESAPROPRIAÇÃO FRAUDULENTA PARA FAVORECER JACOB BARATA“. (TUDO EXCLUSIVO)
 


DUNGA, GILMAR E MARIN: A MORTE E A MORTE DO FUTEBOL BRASILEIRO

 
 
BRETTON WOODS: A CONSPIRAÇÃO DE 1944, A COMEMORAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DE 2014

 
 
LULA TUDO A VER COM O MENSALÃO DO PT. AÉCIO TINHA QUE CONHECER O PASSADO ESCANDALOSO DO SEU VICE CLÉSIO. FHC FOI REELEITO PAGANDO À VISTA E A DOAÇÃO COM MOEDAS PODRES

 




RÚSSIA-UCRÂNIA, ISRAEL-HAMAS


 
A LUTA DE BASTIDORES DA REELEIÇÃO, AMEAÇA EXPLODIR A CAMPANHA. O “NEGÓCIO DA CHINA” PROVOCA EMPOLGAÇÃO COM OS BRICS


 
OS BRICS NÃO QUEREM SER APENAS UMA SIGLA SEM IMPORTÂNCIA. OS “VICES” CIVIS NA DITADURA MILITAR

 


CITIBANK-CITIGROUP, MULTADO EM 7 BILHÕES DE DOLARES. DILMA, AÉCIO, CAMPOS, À ESPERA DA PESQUISA DO DATAFOLHA


 

NÃO QUEREM MEXER NA CBF, MAS DÃO 800 MILHÕES AO CORINTHIANS. JOAQUIM CUSTA A SAIR, DILMA VAIADA

 
 
FORA FELIPÃO FRACASSADO. E SE DESFAÇA DA MÁFIA FORMADA POR ELE E MAIS O CORRUPTO APRENDIZ DE DITADOR MARIN E O DESEMPREGADO PARREIRA. 24 ANOS DEPOIS A ALEMANHA CONQUISTA UM TÍTULO. AGORA, EM MOSCOU-2018, A ARGENTINA TEM QUE RECUPERAR 32 ANOS. SE PASSAR NA CLASSIFICAÇÃO, O QUE PODE NÃO ACONTECER


 
EXALTAM A ALEMANHA, QUE NÃO GANHA UM TÍTULO HÁ 24 ANOS. E A ARGENTINA, “INVICTA” HÁ 24. NÃO QUEREMOS ESSA RENOVAÇÃO. PERDEMOS POR SCOLARI E PARREIRA

 
 
DI STÉFANO UM DOS MAIORES JOGADORES DO MUNDO, QUE VI JOGAR A PARTIR DE 1948, QUANDO ERA “LA SAETA RUBIA”
 


COM FELIPÃO E PARREIRA NO BANCO E NEYMAR INUTILIZADO, A ALEMANHA MASSACRA O BRASIL. TÉCNICA E TATICAMENTE INÚTEIS, ESSES “COMANDANTES” FAZEM 200 MILHÕES CHORAR DE VERGONHA

 

 

GENOINO ESTARÁ EM CASA EM AGOSTO. AGORA, DIRCEU EM MARÇO. NUMA FINAL BRASIL-ARGENTINA, TUDO PODE ACONTECER. EM 2 ANOS, FELIPÃO E PARREIRA, ECONOMIZARÃO 20 MILHÕES CADA UM

 




 

COM A PRISÃO DO EX-PRESIDENTE DA FRANÇA, PRESO POR CORRUPÇÃO, OUTROS EX-PRESIDENTES ESTÃO ASSUSTADOS. PRINCIPALMENTE NO BRASIL. O PLANO REAL COMEÇOU COM ITAMAR, FOI “RESOLVIDO” POR CHICO LOPES

 

 

ALEMANHA E BRASIL NA SEMIFINAL, PARA A “GLORIA” E “SATISFAÇÃO” DE FELIPÃO, PARREIRA E MARIN, NÃO DO POVO


 

O BRASIL PODERIA ATÉ GANHAR. SEM FELIPÃO, SERIA BEM MAIS FÁCIL. ESTE NÃO SABE NADA, A NÃO SER “MOTIVAR” JORNALISTAS. ADORA RETROCESSO, DESPREZA PROGRESSO. E OS JOGADORES, CHORANDO, ACREDITAM MAIS NO PSIQUIATRA

 

 

AMANHÃ UM CAMPEÃO SERÁ ELIMINADO. FRANÇA OU ALEMANHA. BRASIL SABERÁ SE PSIQUIATRA VALE MAIS DO QUE TÉCNICO. SERRA AOS 72 ANOS, DOMINA SÃO PAULO

 



 

SÃO PAULO ACERTA SUA SUCESSÃO, COMANDA A CAMPANHA PRESIDENCIAL. ARGENTINA SOBREVIVE À PERSEGUIÇÃO

 
 
CONCENTRARAM A CAMPANHA EM SÃO PAULO, O MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DO PAÍS. NINGUÉM GANHA DE ALCKMIN, HÁ 20 ANOS NO PODER. QUER MAIS 4, PARA NOVA AVENTURA PRESIDENCIÁVEL

 

 

A POLITICALHA DO RIO, CONTINUA ENJOANDO. NO PP QUEM TEM VOTO E PRESTÍGIO ESTÁ NO AEZÃO

 
 
O CHILE PRETENDIA FAZER HISTÓRIA NÃO PASSOU DE FIGURANTE, MAS EXIGIU PRORROGAÇÃO, PENALTIS, E A DIFERENÇA MÍNIMA. ALGUÉM TINHA QUE PASSAR, FOI O BRASIL

 
 
A JUSTIÇA DE NOVA IORQUE, (NÃO DOS EUA) ESTÁ FAZENDO INTERVENÇÃO FINANCEIRA NA ARGENTINA. ANTES SÓ FAZIAM INTERVENÇÃO MILITAR

 

 

O SUPREMO DE EQUÍVOCO EM EQUÍVOCO, TRANSFERIU OS JULGAMENTOS PARA AS TURMAS. E O PLENÁRIO NÃO SE REUNIRÁ MAIS? 


 
QUE SAUDADES DA ELEIÇÃO DA GUANABARA. SARNEY, ENRIQUECIDO DE GLORIAS E DA GEOGRAFIA FINANCEIRA. CIRO GOMES, VOLTA AO PRIMEIRO PLANO


 
O VICE DOS EUA, E A COMISSÃO DA VERDADE

 

 


OS GENERAIS NÃO EXPLICARAM A TORTURA PRATICADA NOS QUARTÉIS. DONA DILMA “RIFADA” NO RIO

 



 

O MINISTRO BARROSO PEDIRÁ AO PLENÁRIO DO SUPREMO QUE JULGUE O PEDIDO DE GENOINO. O CONSELHEIRO MARINHO TEM QUE SER AFASTADO DO CARGO. DILMA VAI SE PERDER COM TANTO TEMPO DE TELEVISÃO


 

13 ANOS DO CALOTE DA ARGENTINA, A JUSTIÇA DOS EUA PROTEGE FUNDOS PODRES. FHC: APOIO CONTRA AÉCIO. JORNALISTAS DO BRASIL, NÃO ASSISTEM A COPA

 
 
SUPLICY PODE ENTRAR COMO POSTE SUBSTITUINDO PADILHA. O BRASIL, CLASSIFICADO NA CHAVE ENFRENTA A HOLANDA

 
 
COM AÉCIO PRESIDENTE, FHC QUER SER EMBAIXADOR NA ONU. JOAQUIM JOGA A TOALHA, PERDÃO, A TOGA NO LIXO. FELIPÃO: “O TIME É MEU, QUEM ESCALA SOU EU”. O VICE DOS EUA, INSULTA O BRASIL


 
 
FHC FAZ 83 ANOS HOJE, SE AÉCIO GANHAR QUER SER EMBAIXADOR NA ONU. SOBRAL PINTO, FOI PRESO 3 VEZES NA DITADURA DE 64, COMO ADVOGADO
 


1930, 34, 38, 42, VARGAS NÃO SAIU DO PODER, SEM VOTO, POVO, URNA, ELEIÇÃO. IDEM, IDEM PARA OS GENERAIS DE 1964

 

 

O CARNAVAL PERDEU PARA O FUTEBOL, A CONSTATAÇÃO DE MAIOR ESPETÁCULO. O COMPORTAMENTO DE FRED NEM FREUD EXPLICA

 
 
MARINA-CAMPOS: NUNCA SE DERAM AGORA VÃO BRIGAR. MANIFESTAÇÕES CONTUNDENTES, MAS “ESTÁ HAVENDO COPA”

 

 

O QUE FARÃO DILMA E CAMPOS EM 2015? “HABEMUS COPA”

 

 

SÓ SE FALA EM COPA DO MUNDO, SEM APLAUSO DO POVÃO. LULA ADOTOU, “É A ECONOMIA, ESTÚPIDO”. E DÁ LIÇÕES A DONA DILMA


 
EM 1944, OS EUA DOMINARAM O MUNDO, PELAS ARMAS E PELO DÓLAR. FRANCISCO TALVEZ POSSA FAZER A PAZ ENTRE ISRAEL E PALESTINA


 

KASSAB, VICE DE ALCKMIN. BANQUEIROS QUE ROUBAM OS PRÓPRIOS BANCOS. HENRIQUE EDUARDO SERÁ GOVERNADOR COM 70 ANOS

  




PRESIDENTE LULA CONFUNDIU E ILUDIU A TODOS COM OS PROJETOS DE LEI DO PRÉ-SAL

 

 

NÃO NOS ESQUEÇAMOS DO 6 DE JUNHO DE 2013. O MISTÉRIO DAS DUAS CPIs


 

PAULO OTÁVIO, PRESO, SAIRÁ COM O DINHEIRO DA CORRUPÇÃO. JUAN CARLOS FORA DO TRONO

 

 

CORONÉIS DA RESERVA APENAS COADJUVANTES, AGORA FALAM ABERTAMENTE COMO “PAPAGAIOS DA TORTURA”. VOU CITAR GENERAIS IMPORTANTES, COM NOME E SOBRENOME, QUE MANDAVAM DE VERDADE, DAVAM AS ORDENS

 

  

DILMA E MALUF JUNTOS, QUAL A SURPRESA? OS BASTIDORES DA INCÓGNITA JOAQUIM, E O QUE POUCOS QUEREM CONTAR
  


A DERROTA OU A VITÓRIA NA COPA DO MUNDO, NÃO SERVE A NINGUÉM. NEM À DEMOCRACIA MISTIFICADA NEM À DITADURA DESMASCARADA. SÓ EM 1950, O POVÃO SENTIU E CHOROU. EM SILÊNCIO

 
 
ROYALTIES DO PRÉ-SAL E A PETROBRAS


 
CONFUSÃO IDEOLÓGICA OU FALTA DE IDEOLOGIA. A CPI ÚNICA DA PETROBRAS, VIROU MISTA


 

CPI DESMORALIZADA, DONA GRAÇA IGNORADA, AMANHÃ, PAULO ROBERTO COSTA “APLAUDIDO” PELO GOVERNO ASSUSTADO. A CHAPA AÉCIO-CABRAL-PEZÃO, ASSUSTA DONA DILMA


 
PMDB-PP DO RIO, COM AÉCIO, SURPRESA E PÂNICO. OS BANCOS NÃO QUEREM PAGAR, NÃO PAGARÃO. OS ASSASSINOS DE RUBENS PAIVA, MORRERÃO NA PRISÃO

 

DIA 5, NUMA CHURRASCARIA DA BARRA, PMDB, PSDB, PDT E PP, LANÇARÃO A CHAPA AÉCIO-PEZÃO. HOJE, O PRESIDENTE DO PP, ANUNCIA APOIO A DILMA. SEIS GRANDES ESTADOS IMEDIATAMENTE, EM DISSIDÊNCIA, FICARÃO COM AÉCIO

 

 

A QUASE PRISÃO DO GOVERNADOR DE MATO GROSSO. INVESTIGADO POR IRREGULARIDADES DE VOLUME ALTÍSSIMO, PAGOU MULTA PELA POSSE ILEGAL DE ARMA VELHÍSSIMA. TODA A AÇÃO POLICIAL ACABOU. DILMA, AÉCIO, CAMPOS, GRATOS AO IBOPE, LULA E DONA MARINA DECEPCIONADOS
 



A CONFISSÃO DO PRESIDENTE DO BC, E A CERTEZA DA INFLAÇÃO BEM ALTA

 



 

JORNAIS DIÁRIOS, REVISTAS SEMANAIS, TELEVISÕES POR ASSINATURA E TODA A NOVA TECNOLOGIA, TERÃO OS MESMOS DONOS. UMAS 50 PESSOAS, OU EMPRESAS, EXPLORANDO E ENGANANDO MILHÕES

 

 

ACHARAM GRAVAÇÃO DE RUBENS PAIVA, FEITA HÁ 50 ANOS. ENCONTRARÃO MEU DEPOIMENTO HÁ 33 ANOS NA CPI DO TERROR?


 

A FILHA DE RUBENS PAIVA, NUM LIBELO CANDENTE: “MEU PAI FOI ASSASSINADO”. MINISTRO ZAVASCKI, SUPREMO E ÚLTIMO DOS MOICANOS. GABRIELLI DESPERDIÇA 3 HORAS E 15 MINUTOS, DEPONDO PARA ELE E DEFENDENDO DONA DILMA


 
LULA INSISTE NA “BABAQUICE” CONTRA O METRÔ. OS PLANOS DE SAÚDE IAM “DEIXAR DE PAGAR 2 BILHÕES DE MULTA”, PERDERAM. AS MENINAS DA NIGÉRIA, NÃO APARECEM

 
 
A JUÍZA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA, MOSTRANDO CORAGEM, CULTURA, CONHECIMENTO, DECIDE QUE OS RÉUS DO RIOCENTRO, COMETERAM CRIMES IMPRESCRITÍVEIS
 



EM QUEM VOTAR OU NÃO VOTAR. OBSERVADORES, DIZEM QUE PELO QUE ESCREVO, SABEM EM QUEM VOTAREI. O CRIMINOSO QUE ESQUARTEJOU A VÍTIMA, “GANHOU” NOVAMENTE A LIBERDADE, APESAR DE OUTRA CONDENAÇÃO A 16 ANOS DE PRISÃO

 

A FARSA SOBRE A CPI DA PETROBRAS, É MAIS UMA INDIGNIDADE GERAL. DILMA, CAMPOS, AÉCIO, MARINA, SEM MUDANÇAS OU COM MUDANÇAS PROTELATÓRIAS, A PARTIR DE 2015, JOGAM O BRASIL NO CAMINHO DO SEGUNDO IMPEACHMENT
  



A INDENIZAÇÃO DA TRIBUNA DA IMPRENSA COMPLETA 35 ANOS, SEM SOLUÇÃO. HUMILHAÇÃO DA PRÓPRIA JUSTIÇA, PREJUÍZO INACREDITÁVEL


 
AÉCIO-SERRA, CAMPOS-MARINA, DILMA-LULA, NENHUMA CERTEZA. A INDIGNIDADE DO PRESIDENTE DO FLAMENGO. E O CIRURGIÃO ESQUARTEJADOR, HÁ 7 ANOS LIVRE




QUASE 1 BILHÃO ESTATAL PARA A “MORADIA” DO CORINTHIANS, MILHARES OU MILHÕES DORMINDO NA RUA. AÉCIO COMPREENDEU O QUE DIGO HÁ TEMPOS: SERRA É O VICE NATURAL DELE. PRIVILÉGIO PARA JOAQUIM, EXCEÇÃO E PERSEGUIÇÃO PARA DIRCEU


 

EM APENAS UMA ENTREVISTA, MARINA ACERTA AS CONTAS COM AÉCIO, O CAMARADA CAMPOS, DONA DILMA, E COM ELA MESMA. BLOQUEIO DE BENS NÃO PREOCUPA EIKE




APRESENTAÇÃO POR J. BERNARDO CABRAL


 

MANIFESTAÇÕES CONTRA A FIFA, ESTÃO SENDO ORGANIZADAS. EM SP, ALCKMIN PARECE GARANTIDO. DONA DILMA ASSUSTADÍSSIMA. RUI FALCÃO, SEM VOTO MAS COM PODER NO PT



 

O FANFARRÃO DO FELIPÃO, EXALTADO PELO SERVO DA DITADURA, JOSÉ MARIA MARIN. POR CAUSA DA CPI MISTA, JÁ SE BRIGA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA


 

 

O ACIDENTE DE JK NÃO MODIFICOU A HISTÓRIA. A MORTE TRAUMÁTICA DE TANCREDO E A POSSE INSUSPEITADA DE SARNEY, QUE SERVIRA À DITADURA, ISSO SIM INFLUIU NEGATIVAMENTE. HOJE FELIPÃO CUMPRE O ROTEIRO DO EXIBICIONISMO


 

 

DONA DILMA “FORMALIZADA”, NADA DEFINITIVO. O BRASIL FOI CAMPEÃO DO MUNDO NA COPA DE 1994, A FINAL FOI EM PASADENA. O “SOCIALISMO” DE CAMPOS





 

A CPI MISTA PARECE INEVITÁVEL. DÉFICIT-PRIMÁRIO-DEFICITÁRIO


 

BERNARDO CABRAL E A CONSTITUIÇÃO DE 1988


 

O 1º DE MAIO DO CRIMINOSO RIOCENTRO 1981, COMEÇOU COM A DESTRUIÇÃO DA TRIBUNA DA IMPRENSA NO MESMO 1981. O CORONEL JOB LORENA, NEGRO FOI PROMOVIDO A GENERAL, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, RACISMO


 
 
É DIFÍCIL TROCAR UM PRESIDENCIÁVEL, PRINCIPALMENTE QUANDO ELE ESTÁ NO PODER. MAS LULA E O PT NÃO PENSAM NOUTRA COISA. A ONU “QUER” INVESTIGAÇÃO RÁPIDA SOBRE A MORTE DE MALHÃES. E A DITADURA?


 

PAULO MALHÃES, CASO TÍPICO DE QUEIMA DE ARQUIVO. O INFARTO FOI CONSEQUÊNCIA. ASSUSTADOR: AINDA EXISTE QUEM CUIDE DO ESPÓLIO DA DITADURA. O COMPLICADO ASSASSINATO DO DANÇARINO, SURGE UM NOTÁVEL E INDOMÁVEL PERSONAGEM, SUA MÃE

 


HÁ 10 DIAS, MÁRIO COUTO AMEAÇOU DONA GRAÇA: “VOU ENTREGAR AMANHÃ AO MP, ACUSAÇÕES CONTRA A SENHORA”. ESQUECEU. SÓ NO BRASIL, RENAN CALHEIROS PODE REPRESENTAR O PAÍS, NA CANONIZAÇÃO DO SEU PRIMEIRO SANTO


 

ROYALTIES DO PETRÓLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


 

A DOR PELO ASSASSINATO DO JOVEM DANÇARINO. AÉCIO TEM QUE TER VICE DE SÃO PAULO. ROSA WEBER FINALMENTE VOTA PELA CPI EXCLUSIVA


 
 
CONTINUAM MENTINDO SOBRE PASADENA. E SOBRE ABREU E LIMA, DE 3 PARA 19 BILHÕES? E OS 10 BILHÕES “RODADOS” DENTRO DA PETRO POR UM DIRETOR?


 

PESQUISA DOLOROSA, DOLORIDA, DORMENTE, DESESPERANÇADA, QUASE DESESPERADA. MAIS UMA VEZ O SUPREMO BURLOU, FRUSTROU, ENGANOU O CIDADÃO


 

 

OS POLÍTICOS DA BASE E DA OPOSIÇÃO, VOLTAM A BRASÍLIA, AINDA DOMINADOS PELA OBSESSÃO DA CPI. CONTRA E A FAVOR. SÓ QUE AGORA, DEPENDENDO DO SUPREMO




 

O EXÉRCITO TEM A GRANDE OPORTUNIDADE DE PEDIR PERDÃO, APRESENTAR DESCULPAS, LAMENTAR OS CRIMES COMETIDOS DE 1964 A 1985. ESSE É O CAMINHO DA RECONCILIAÇÃO


 
 
O MONOPÓLIO DO PETRÓLEO




APESAR DO “FERIADÃO”, PETROBRAS É MAIS DO QUE UM ASSUNTO OU UMA PALAVRA, TORMENTO, INCÓGNITA E INCERTEZA QUE DIVIDE AINDA MAIS, SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO. TODOS PENSANDO EM ELEIÇÃO




 A CPI DA PETROBRAS, ALTAMENTE NECESSÁRIA, AGORA, INDISPENSÁVEL. NÃO A CPI DE PASADENA E SIM DE TODOS OS ESCÂNDALOS, COM DONA DILMA DEPONDO



 
 
GRAÇA FOSTER: “MIL VEZES PETROBRAS”. MAS NO SENADO, DEPOIMENTO MAGISTRAL. NÃO DESTRUIU AS DENÚNCIAS, MAS MOSTROU COMPETÊNCIA. ONTEM ELA FOI A PERSONAGEM DO DIA


 

O SUPREMO TALVEZ DECIDA HOJE, SE HAVERÁ CPI CONSTITUCIONAL, OU UM ARRANJO DE ÚLTIMA HORA. ENQUANTO ISSO, SEU PRESIDENTE, JOAQUIM, “FALA COM DEUS”


 

CARLOS LACERDA COMPLETARIA 100 ANOS HOJE. AMADO E ODIADO, PERSONAGEM DE UMA ÉPOCA, COMPLETAMENTE ESQUECIDO. MORREU MUITO MOÇO



 

DOLARIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA


 


LULA CONCEDEU A GRANDE ENTREVISTA DO ANO. PARTIDOS E PERSONAGENS, SÓ FALAM NISSO, NÃO CHEGAM À CONCLUSÃO: ENFRENTARÃO DILMA OU LULA?



 
A FARSA DAS MEDIDAS PROVISÓRIAS, PARA ANISTIAR OS ENRIQUECIDOS PLANOS DE SAÚDE. O ESCÂNDALO DE PASADENA, COMEÇOU COM DONA DILMA, ACABARÁ COM ELA? A COMISSÃO DE DESESTATIZAÇÃO DE FHC-PSDB, VERDADEIRO CASO DE POLÍCIA



 


OTIMISTAS E PESSIMISTAS SE JUNTAM PARA DESTRUIR A PETROBRAS. OTIMISTAS E PESSIMISTAS FALAM MAIS EM PRIVATIZAÇÃO DO QUE EM CORRUPÇÃO. OTIMISTAS E PESSIMISTAS SE DIVIDEM ENTRE LULA E DILMA. FORA DO PT OU ATÉ MESMO DENTRO DELE





 

CPI DA PETROBRAS, OS DIREITOS DA OPOSIÇÃO E DO GOVERNO. O QUE É LEGÍTIMO OU ILEGÍTIMO. E O QUE ESCREVEMOS SOBRE A CPI DA PETROBRAS, EM 2009, E AGORA EM 2014, IGUALZINHO E SURPREENDENTE



 

REELEIÇÃO DE DONA DILMA CAMINHA PARA SER “GETULIZADA”, “JANIADA”, “JANGOLADA”, “GENERALIZADA”, “DITATORIALIZADA”, E O QUE É MAIS GRAVE E ASSUSTADOR, “DILMIZADA”





DONA DILMA COMEÇOU A SE COMPLICAR, QUANDO QUEBROU O SILÊNCIO. E NÃO DE FOI AGORA. FREQUENTANDO O CONGRESSO DESDE A CONSTITUINTE DE 45, NUNCA VI QUATRO CPIS. NÃO É MAIS FÁCIL O IMPEACHMENT?


 


“ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA”. VERGONHA, VEXAME, CHICOTADA FINAL NO POVO, DOS GENERAIS TORTURADORES. QUE ASSINAVAM A PRÓPRIA ABSOLVIÇÃO. É OBRIGATÓRIA A REVOGAÇÃO DESSE MONSTRENGO


 


A INFLAÇÃO QUE MANTEGA E TOMBINI NÃO CONTROLAM. DELFIN NETTO, COM INFLAÇÃO A 20 POR CENTO, É CRITICADO POR EDMAR BACHA, COM MAIS CREDIBILIDADE


 


HOJE, HÁ 50 ANOS, CASTELO JÁ ESTAVA NO PALÁCIO NO RIO, ESPERAVA O REFERENDO DO CONGRESSO. TODOS, EM VOLTA DELE, APAVORADOS COM COSTA E SILVA, AINDA LONGE DO RIO





 
INTERNACIONALMENTE, A NEUTRALIDADE OU A CONIVÊNCIA E CUMPLICIDADE DO BRASIL. DONA DILMA: A PESQUISA ASSUSTA MAIS DO QUE A CPI E O “VOLTA, LULA”














 








 
 




WERNECK TEM RAZÃO: LULA AINDA TEM ESPERANÇA PARA 2014. PARA MIM, ESSA ESPERANÇA SERÁ DESVIADA PARA 2018, APESAR DOS 73 ANOS







TERMINA 2013, ANO IMPIEDOSO, IMPLACÁVEL, INCLEMENTE, TUDO ERRADO. DONA DILMA, SEM ADVERSÁRIOS, VAI GANHAR. TORCE PARA JOAQUIM BARBOSA NÃO SER CANDIDATO, ACHA QUE ASSIM VENCERÁ NO PRIMEIRO TURNO. QUEM GARANTE? E O REQUERIMENTO DO SENADOR REQUIÃO, SOBRE AS DÍVIDAS DA GLOBO, A SONEGAÇÃO COLOSSAL DO IMPOSTO DE RENDA, E MAIS DINHEIRO DO BNDES 

RENAN TRAPAÇACALHEIROS, ENGARRAFAMENTO MORAL, MONTADORAS, ENGARRAFAMENTO GERAL

A ESTRONDOSA, ESPANTOSA MAS HORROROSA SUCESSÃO NO ESTADO DO RIO. PEZÃO FOI O PRIMEIRO, ESTÁ EM ÚLTIMO. O PSDB QUERIA UM GRANDE NOME. FERNANDA VENTURINI MENTIU, BERNARDINHO NÃO DESMENTIU

SUCESSÃO NO ESTADO DO RIO: 9 CANDIDATOS POSSÍVEIS, APENAS 3 VERDADEIROS.  LACERDA NÃO ROUBAVA NEM DEIXAVA ROUBAR

PAPAI NOEL, DESESPERADO NÃO COM O NATAL DE HOJE, E SIM COM O ANO NOVO, QUE JÁ SURGE INACREDITAVELMENTE VELHO E SEM O MÍNIMO DE SALVAÇÃO

MARIGHELLA: A GUERRILHA TRAÍDA, INFILTRADA, BRUTALMENTE ASSASSINADA
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/marighella-guerrilha-traida-infiltrada.html




SARNEY QUER TROCAR O SENADO PELA CÂMARA 

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/sarney-quer-trocar-o-senado-pela-camara.html





A TOGA MODIFICA E INFLUENCIA O CIDADÃO?

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/a-toga-modifica-e-influencia-o-cidadao.html




O NATAL FELIZ DE MEIRELLES
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/o-natal-feliz-de-meirelles.html




ALCKMIN: 20 ANOS DE PODER, APENAS UMA VITÓRIA. E COM PROJETO PARA 2018. MAIS 12 ANOS EM CARGOS "ELETIVOS" http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/alckmin-20-anos-de-poder-apenas-uma.html





JOÃO PAULO CUNHA, INCOMPARÁVEL

http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/joao-paulo-cunha-incomparavel.html




DILMA-JOAQUIM BARBOSA, O SUSTO COM POSSÍVEL ADVERSÁRIO
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/dilma-joaquim-barbosa-o-susto-com.html




ATENTADO VINGANÇA CONTRA TRIBUNA. ISSO EM 1981, DEPOIS DA "AUTOANISTIA". PARA OS GENERAIS-PERSEGUIDORES. ANTES, A DESTRUIÇÃO DO MEU PASSAT, LOGO SEGUIDO DA EXPLOSÃO DO FIAT DA MINHA FILHA DE 20 ANOS. NA PORTA DA MINHA CASA
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/atentado-vinganca-contra-tribuna-isso.html




JUSCELINO FOI "ASSASSINADO" 37 ANOS DEPOIS DE MORTO
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/juscelino-foi-assassinado-37-anos.html




A IMPORTÂNCIA DO 5 DE ABRIL NO FUTURO DE JOAQUIM BARBOSA. A EXIBIÇÃO, A OBSESSÃO E A AMBIÇÃO, TUDO QUE CONTAMINOU OU COMPARTILHOU O PROCESSO DO MENSALÃO. A PRISÃO NO DIA DA REPÚBLICA, PREMEDITADA? HOJE, DIA DA “CONSCIÊNCIA NEGRA”, ESCURIDÃO TOTAL
http://tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br/2013/12/a-importancia-do-5-de-abril-no-futuro_2913.html



http://heliofernandesonline.blogspot.com.br/