5.2.16

OS BLOCOS IMPERDÍVEIS A PARTIR DE HOJE NA CIDADE MARAVILHOSA, CAPITAL MUNDIAL DA FOLIA!

ILUSKA LOPES -

Nem só de Sapucaí vive a folia. As ruas do Rio de Janeiro também são tomadas por blocos dos mais variados tipos e públicos. E o clima de festa já se instalou na Cidade Maravilhosa desde o réveillon. Confira as dicas de carnaval do Portal EBC.


BLOCO DAS CARMELITAS
Um dos mais tradicionais blocos da cidade, que tem a mitica de uma freira carmelita que foge do convento de santa teresa na sexta para pular o carnaval e volta na terça.

Quando: 5 de fevereiro de 2016 concentração:as 15h Rua dias de barros Santa teresa.

CORDÃO DO BOITATÁ
O Cordão do Boitatá sai em cortejo pelo centro do Rio no pré carnaval, e no domingo de carnaval se concentra em um palco na Praça XV, sempre tocando marchinhas e trazendo atrações musicais durante todo o dia. Já são 20 anos fazendo história na folia carioca. O bloco reúne uma multidão, e a experiência é quase obrigatória para quem está no Rio: dê pelo menos uma passadinha em algum momento do dia. O pessoal se fantasia em peso e a energia é contagiante.

Quando: 7 de fevereiro de 2016, domingo, às 9h. Concentração: Praça XV de novembro - região central do Rio de Janeiro

BOI TOLO
2016 é um ano especial para o Cordão do Boi Tolo. O já tradicional bloco carioca completa dez verões de muito charme e alegria. Hoje ele arrasta uma multidão pela zona central do Rio, mas nasceu por acaso e foi batizado no mesmo instante com esse nome que esbanja ironia e bom humor (nos dias atuais, certamente ganharia o título de Boi Trouxa).

No carnaval de 2006 os foliões chegaram à Praça XV para o famoso Cordão do Boitatá, mas encontraram o local às moscas. Como alguns deles estavam com instrumentos musicais, ali mesmo resolveram improvisar um desfile e criaram, assim, o Cordão do Boi Tolo, que desde então colore as manhãs de domingo da folia carioca.

O Boi Tolo não usa carro de som, os músicos desfilam junto à galera, tocando marchinhas com instrumentos de sopro e percussão. É um show de criatividade. O bloco, que não é oficial do Carnaval do Rio, ainda não confirmou o local de saída, mas tradicionalmente se concentra no domingo de manhã, antes de fazer um passeio incrível pelo centro histórico da cidade.

Quando: 7 de fevereiro de 2016, às 9h. Local de saída: a confirmar (centro do Rio)

SARGENTO PIMENTA
Beatles e samba dá certo? Dá e muito! Tanto que o bloco responsável por essa mistura arrasta milhares pela Zona Sul do Rio. É só chegar no twist and shout e entoar os clássicos do quarteto de Liverpool com muito samba no pé. No ano passado, o bloco reuniu 180 mil no Aterro do Flamengo. É uma aventura digna de qualquer grande festival de rock. A quem estiver disposto a passar pelos perrengues de uma alta concentração de pessoas, uma coisa é garantida: um repertório daqueles!

Quando: 8 de fevereiro de 2016, segunda-feira, às 10h. Concentração: Aterro do Flamengo, entre o Mam e a Marina da Glória (Zona Sul)

CACIQUE DE RAMOS
Originário do subúrbio carioca de Ramos, o bloco Cacique de Ramos completa 55 anos em 2016 e é um dos mais tradicionais do carnaval da Cidade Maravilhosa. Sua madrinha é ninguém menos que Beth Carvalho. Além da folia, o bloco tem histórico de resistência e já revelou grandes talentos do samba como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e o grupo Fundo de Quintal.

Quando: 7,08 e 9 de fevereiro de 2016 (domingo, segunda e terça), às 18h. Concentração: Av. Graça Aranha (Centro do Rio)

VIEMOS DO EGYTO
A mistura do Brasil com o Egito e todo o seu charme pra dançar bonito desembarca na folia carioca, com muitas cleópatras, faraós e glitter dourado. A diversidade de cores e amores é sua marca registrada. Viemos do Egyto é uma boa opção para quem quer dançar um som baiano até se acabar, longe de multidões. O bloco toca axé com caixas de som embutidas numa bicicleta, a Bananobike - já conhecida por marcar presença em outros blocos divertidos como Bunytos de Corpo e Minha Luz é de Led. Até Caetano Veloso já deu pinta no bloco em outros carnavais...

O Viemos geralmente dá o ar da graça na terça de carnaval à noite, no centro da cidade, próximo à Cinelândia. É preciso ficar ligado na página deles no Facebook.

Quando: a confirmar. Local de saída: a confirmar (centro do Rio)

ORQUESTRA VOADORA
Uma fanfarra moderna e eclética toma conta do Aterro no Flamengo, na Zona Sul do Rio, desde 2008. E a cada ano aumenta o número de foliões que se aglomeram para ver a Orquestra Voadora. Em 2015 foram mais de 100 mil pessoas. O bloco conta também com bastante gente fantasiada e usando pernas de pau.

Quando: 9 de fevereiro de 2016, terça-feira, às 15h. Local de saída: Aterro do Flamengo, altura da Praça Luís de Camões (Zona Sul)

AMIGOS DA ONÇA
Do axé aos Mamonas Assassinas, sem esquecer de Gonzaguinha, o bloco Amigos da Onça reúne um vasto repertório em ritmo de marchinha, contagiando os foliões por onde passa, sem precisar de carro de som. O bloco tem uma música-tema, com direito a coreografia, que mesmo quem não conhece logo trata de aprender.

O desfile chega a parecer, em certo momento, um belo flash-mob felino, com muita gente fantasiada e brilhante. Geralmente também percorre as ruas do centro de madrugada e se mostra uma agradável alternativa para quem quer se divertir longe de muvucas e com vestimentas criativas.

Quando: a confirmar. Local de saída: a confirmar

CÉU NA TERRA
No calendário oficial da folia, sábado é dia de Céu na Terra. E não se espante com o horário: 8h da manhã. É de manhãzinha mesmo que os foliões começam a subir a ladeiras de Santa Teresa atrás do Céu na Terra, que sai no Largo dos Guimarães. Com instrumentistas performáticos e uma orquestra de sopro que encanta, o bloco desfila desde 2001 e reúne gente a perder de vista. O calor típico da estação, encoraja os moradores de Santa Teresa a jogarem baldes d'água para refrescar a galera que capricha nas fantasias e dança ao som de marchinhas, sambas e frevos.

Quando: sábado (6), às 8h. Local: Largo dos Guimarães, em Santa Teresa.

Fonte: Por Portal EBC.