20.2.16

SINDICALISTAS PROTESTAM NO RJ CONTRA PATROCINADORA DOS JOGOS OLÍMPICOS POR TRABALHO DEGRADANTE NOS EUA

Via SINPOSPETRO-RJ -

Dirigentes das principais centrais sindicais do país (Força Sindical, CUT e UGT) e dos Estados Unidos realizaram anteontem uma manifestação em frente à sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos- Rio 2016- no centro do Rio. Eles protestaram  contra às condições de trabalho degradante na fábrica japonesa Nissan, instalada no  Mississipi, nos Estados Unidos. A empresa é uma das patrocinadoras dos jogos olímpicos. O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, fez parte da comissão que foi recebida pelo embaixador Agemar Sanctos, diretor de Relações Institucionais da Rio 2016.

Os sindicalistas entregaram ao embaixador Agemar Sanctos uma carta denunciando que a Nissan está ferindo o código de ética dos patrocinadores da Rio 2016 ao não respeitar direitos de seus trabalhadores. A entidade sindical norte-americana, United Auto Works Union (UAWU), que convocou a manifestação no Rio, acusa a Nissan de obrigar funcionárias do Mississipi a usar fralda geriátrica para evitar a ida ao banheiro e, com isso, e a interrupção do trabalho. Eles denunciaram ainda que a montadora persegue sindicalistas e não reconhece as reivindicações dos trabalhadores.

O presidente Eusébio Pinto Neto disse que a diretoria do SINPOSPETRO-RJ participou da manifestação em apoio aos trabalhadores americanos por considerar que a luta do movimento sindical vai além dos interesses da categoria. “ Não podemos nos omitir diante de uma denúncia de prática antissindical, mesmo que o fato aconteça num país de primeiro mundo. Somos todos trabalhadores e temos que lutar pelos direitos dos nossos companheiros”.

Em discurso em frente ao Comitê Olímpico, Eusébio Neto, afirmou que os sindicalistas não são contra os Jogos Olímpicos, mas que não vão tolerar que uma empresa patrocinadora do evento, quebre todos os códigos de ética na relação com seus funcionários nos Estados Unidos.  Além do presidente do sindicato, participaram do protesto a vice-presidente, Aparecida Evaristo, e os diretores Marcos Rosa, Ângela Matos e Klebson Patrício. O sindicalista Miguel Torres representou a Força Sindical Nacional. No Rio, a Força foi representada pelos sindicatos filiados à central.

PROTESTOS
Os sindicalistas vão realizar novas manifestações durante a passagem da tocha olímpica pelas capitais brasileiras. Os atletas que vão carregar a tocha serão transportados pelos carros da Nissan. A ideia é obter o compromisso de que a Rio 2016 ajude a pressionar a Nissan a permitir que seus empregados se sindicalizem.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ. Foto divulgação Força Sindical do RJ.