22.6.16

FESTIVAL DA UTOPIA - 22 A 26 DE JUNHO

Via Agência Petroleira de Notícias -

O Festival da Utopia é realizado pela Prefeitura de Maricá com objetivo debater temas da atualidade a partir da cultura, política e cidadania.

A humanidade busca encontrar saídas para a crise civilizatória que abala o planeta. É urgente reinventar hábitos, modos de vida, comportamento, narrativas e estéticas. O Festival da Utopia busca construir novos ideais e debater caminhos para alcançá-los. Com tantas ferramentas e meios para disputar os rumos da própria vida, esta geração pode ser protagonista de uma verdadeira mutação antropológica. A partir de conceitos embasados na cidadania e democracia, a discussão é sobre a renovação da governança e de um ferramental tecnológico que pode ampliar os direitos e a participação.

Em meio a um cenário de crise política em que as representatividades estão em cheque e as decisões que fizeram a esquerda brasileira chegar até aqui são questionadas, o Festival da Utopia surge em Maricá (RJ) como horizonte que pode apresentar novas estratégias. De 22 a 26 de junho, participam do festival convidados de todo mundo.

A ativista indiana Vandana Shiva, o escritor paquistanês Tariq Ali, políticos brasileiros como a Deputada Federal Jandira Feghali e o próprio propulsor deste contexto no país, o ex-presidente Lula, se reunirão durante 4 dias na Tenda dos Pensadores, localizada na Praia da Barra, em uma programação que mescla debates à atividades culturais.

Em um contexto político que se agrava a cada dia, a presidenta eleita Dilma Rousseff também participará da atividade para receber a solidariedade e a força dos grupos que defendem sua volta. No sábado, um grande ato marcará o festival com a presença de Dilma. O presidente Lula participa da abertura do festival ao lado de Aleida Guevara, filha do lendário Che.

Com a participação dos movimentos sociais desde a concepção do festival, as atividades refletem uma construção colaborativa que agrega feira literária com títulos e editoras da esquerda brasileira, encontro internacional da juventude em luta, debates com pensadores de todo o mundo, feira da reforma agrária, acampamento com movimentos de novo tipo, além de espetáculos e debates com grupos de teatro político da América Latina, África e Ásia.

A programação cultural também traz o traço político do festival. Defensores da democracia nos palcos pelo país também se apresentarão: quarta-feira Racionais MC's, quinta-feira Chico César, sexta-feira Beth Carvalho e no sábado Detonautas Roque Clube e Emicida!

Mais de 20 caravanas de todo Brasil estão confirmadas e um grande acampamento receberá os interessados com programação própria e colaborativa, estrutura para hospedagem e alimentação. Inscreva-se pelo site do evento festivaldautopia.com

Para o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, o mais importante é que o festival foi organizado pelos próprios movimentos sociais e redes culturais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Fora do Eixo, dentre outros. A realização é da Prefeitura Municipal de Maricá e todas as atividades serão gratuitas e abertas à sociedade.