8.7.16

SINDICATO MOBILIZA COMERCIÁRIOS DA ZONA OESTE PAULISTANA EM MAIOR CAMPANHA SALARIAL DO PAÍS

Via SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS-SP -

Vale-refeição. Essa foi a reivindicação unânime dos trabalhadores da Rua Teodoro Sampaio.

Foi nesse polo comercial, conhecido, principalmente, pela venda de móveis, que o Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou ontem, 7 de julho, a mobilização pela Campanha Salarial 2016/2017.

"É um absurdo o trabalhador não receber o vale para almoçar. É um absurdo ele não colocar uma cesta básica na mesa da sua família. Esse tratamento é típico de patrões que não se preocupam em diminuir a desigualdade social no nosso País", disse Josimar Andrade, diretor sindical da entidade.

Ainda mais grave é o comerciário ser enganado pelo setor patronal mesmo havendo uma Convenção Coletiva que garanta seus direitos.

"Meu patrão diz que, como somos em poucos funcionários, ele não é obrigado a pagar nada para gente. Mas o que o meu salário, a minha família e a minha fome têm a ver com a quantidade de pessoas da loja? Eu trabalho muito e gostaria de ser reconhecida", disse uma das comerciarias da região, que preferiu não se identificar por receio de perder o emprego. "A gente acaba aceitando algumas coisas, mesmo não achando justo, por medo de ir pra rua", concluiu.

É justamente para acabar com essa falta de informação que a diretoria e a militância do Sindicato dos Comerciários estão nas ruas, levando ao conhecimento do trabalhador seus direitos. Mais do que isso: a entidade sindical está tendo total apoio dos comerciários para lutar pela manutenção e pela ampliação dos benefícios trabalhistas.

Fátima e Shirley, também comerciárias da Teodoro Sampaio, acharam muito boa a ação pois, além de também não receberem VR, contam com o Sindicato para conquistar aumento de salário e para saber mais sobre os itens a que têm direito.

A mobilização da categoria nas ruas teve início em 28 de junho, no Shopping Morumbi, e já passou pelo Brás e pelo Largo 13, em Santo Amaro. Ao longo dos meses, a ação será repetida em todas as regiões de São Paulo. Para acompanhar a agenda, acesse www.comerciarios.org.br

As principais cláusulas da pauta de reivindicações são: reajuste do INPC + aumento real; vale-refeição e alimentação; cesta básica; PLR (Participação nos Lucros e Resultados); saúde e segurança do trabalhador; valorização do piso da categoria; vale-cultura.