22.7.16

TRABALHADORES APROVAM A CRIAÇÃO DO SINTRARESP, MAIOR SINDICATO DE RESTAURANTES DA AMÉRICA LATINA

Via SINTHORESP - atualizado (22/07) às 17h55 -


Na tarde de hoje (21), o auditório da União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi palco da de uma iniciativa histórica: a fundação do Sintraresp (sindicato dos empregados em restaurantes e empresas do comércio e serviço de alimentação preparada e bebida a varejo de São Paulo e Região). Trabalhadores do segmento de alimentos e bebidas aprovaram a criação do sindicato e elegeram como presidente José do Nascimento, que representa o restaurante Terraço Itália e seu time de diretores.


Em nome da nossa diretoria e do nosso Sinthoresp, com 83 anos de luta, tenho que agradecer a todos e ao presidente Calasans pela confiança e nós juramos que jamais decepcionaremos qualquer membro do Sinthoresp. Muito obrigado e vamos lutar pela manutenção dos direitos e a unidade.

O Sintraresp é uma entidade criada para garantir a unidade e a manutenção do direito dos trabalhadores que, por mais de oito décadas, foram representados pelo Sinthoresp após a iniciativa tomada pelo sindicato patronal de enfraquecer a categoria e reduzir conquistas importantes como assistência média e odontológica, opções de esporte, lazer e entretenimento e, sobretudo, conservar um patrimônio conquistado com muito trabalho durante a gestão do presidente Francisco Calasans Lacerda e sua diretoria. Calasans não pode comparecer à assembleia de fundação do sindicato, mas deixou uma mensagem de otimismo para a nova diretoria e tranquilizou os trabalhadores:

“Esse desmembramento foi muito importante porque aconteceu de uma forma democrática, sem nenhum problema. Acredito que vai ser uma entidade forte! O presidente José do Nascimento, maitre do Terraço Itália, é um companheiro que tem desenvoltura e está acompanhado de tantos outros como o Hermes, o Isaac, o Valdir, o Francisco, todos são já diretores experientes e que farão uma administração muito boa com toda a certeza. Além disso, serão fiéis aos nossos princípios aqui e a fraternidade que sempre existiu.


Eu peço aos trabalhadores que continuem apoiando os dois sindicatos como sempre fizeram aqui com o Sinthoresp e contem com a nossa postura no sentido de garantir que eles não tenham nenhum prejuízo com essa alteração que acaba de acontecer. São dois sindicatos agora, que pertencem a uma categoria que eu considero una. E essa divisão é uma precaução para que outras pessoas que não estiveram envolvidas com a administração e que não conhecem os compromissos que nós temos com a categoria prejudiquem os trabalhadores. Da forma que está não vai haver nenhum problema. O campeonato de futebol vai continuar, junto à assistência médica, odontológica, assistência jurídica… Tudo vai funcionar em conjunto. Então, a mensagem que eu deixo aos trabalhadores é: fiquem tranquilos, não estranhem, porque está tudo sob controle!”

Além de contar com a presença em massa dos trabalhadores do segmento de alimentos e bebidas, a assembleia recebeu experientes autoridades políticas e sindicais. Dentre elas, Cícero Lourenço, presidente da Fetrhotel (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul), escolhida, por aclamação, como a federação representante do Sintraresp; Francisco Canindé Pegado do Nascimento, secretário-geral e representante do presidente Ricardo Patah da UGT, também escolhida pelos trabalhadores como a central sindical oficial do Sintraresp; Adolfo Quintas, vereador da cidade de São Paulo; Professor Erledes Elias da Silveira, coordenador nacional de política sindical da UGT; e Natal Léo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados. Veja os depoimentos de alguns dos presentes.

É grande o respeito que as pessoas tem pelo Calasans, Nascimento e Isaac. São pessoas realmente vocacionadas a tocar esse sindicato. Tenho certeza absoluta que vão ser grandes sindicalistas buscando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores”. Adolfo Quintas Vereador de São Paulo.

A Federação está junto aqui pra ajudar essa entidade a avançar cada vez mais. Parabéns a essa nova diretoria! Com certeza vai ser um sindicato que vai prestar um bom serviço para os trabalhadores da categoria”. Cícero Lourenço Presidente da Ferthotel.

Uma categoria com muita história, muita tradição, organizada, uma categoria que cresceu! Famílias grandes, quando crescem, é natural que os seus filhos sigam cada um pelo seu caminho, mas sempre mantendo o sentimento de família, de unidade, que entre nós trabalhadores é  fundamental”.  Eduardo Pavão Assessor do presidente da UGT, Ricardo Patah.