18.8.16

TERCEIRA NAS PESQUISAS, ERUNDINA É EXCLUÍDA DE DEBATE DA FOLHA/UOL/SBT

Via Jornal GGN -


Os candidatos a prefeito de São Paulo Marta Suplicy (PMDB), João Dória Junior (PSDB) e Major Olímpio (Solidariedade) rejeitaram a participação da deputada Luiza Erundina no debate que a Folha promoverá em parceria com o UOL e SBT no dia 23 de setembro. Dessa maneira, a organização do evento cedeu à opinião dos postulantes e excluiu Erundina, mesmo com o registro de que a candidata do PSOL está em terceiro lugar nas pesquisas de opinião para a prefeitura de São Paulo, logo atrás de Marta e Celso Russomanno (PRB).

Apenas Russomanno e Fernando Haddad (PT), que tentará a reeleição, aceitaram a participação de Erundina no debate. Por lei aprovada enquanto Eduardo Cunha presidia a Câmara Federal, somente candidatos que conseguiram eleger nove deputados federais na última eleição têm direito a participar de debates em veículos de comunicação. A não ser que os demais concorrentes concordem, por maioria de dois terço dos envolvidos.

O UOl informou que a ideia do grupo era abrir espaço para os cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Dessa forma, Erundina estaria no encontro, enquanto Major Olímpio ficaria fora do debate.

Na semana que vem, o Supremo Tribunal Federal julgará uma Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo PSOL e também pelo PV, que questiona as novas regras eleitorais e pede o direito de participar dos debates de candidatos como Erundina.

O PSOL tem bancada de apenas seis deputados federais.