16.2.17

SINDICATO DOS FRENTISTAS DO RJ VAI GANHAR NOVA SEDE

Via SINPOSPETRO-RJ -

A nova sede do SINPOSPETRO-RJ, em Vila Isabel, contará com novos departamentos para atender as necessidades da categoria.

Com o crescimento do número de sócios e a maior quantidade de serviços prestados pelo SINPOSPETRO-RJ, a diretoria do sindicato se viu obrigada a procurar um novo espaço para melhor atender as necessidades da categoria. A nova sede, que passa por reformas, e ainda não tem data prevista para ser inaugurada, fica na Rua Professor Manoel de Abreu, nº 850, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. A nova casa do frentista fica a 10 minutos a pé do Estádio do Maracanã, onde há estações de trem e metrô e ônibus, que ligam o bairro a vários pontos da cidade e a outros municípios.

O prédio de quatro andares, que tem mais de 400 m², está sendo reformado para garantir ao trabalhador infraestrutura de qualidade que possibilite agilidade nos serviços e evite desperdícios. Para melhor atender os trabalhadores de postos de combustíveis e Lojas de Conveniência do RJ, o espaço conta com amplas salas e ambulatório dentário.

ESTRUTURA

Fundado em 7 de abril de 2005 por Eusébio Pinto Neto, o SINPOSPETRO-RJ representa mais de 20 mil trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência em 38 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A entidade dispõe de mais de 60 profissionais para atender melhor ao trabalhador e sua família.

O sindicato oferece a todos os trabalhadores da categoria, sócio ou não, assistência jurídica na sede da entidade, na Zona Norte do RJ, e nas subsedes de Volta Redonda, no Sul do Estado e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os associados do sindicato e seus dependentes têm direito a tratamento odontológico de graça na sede da entidade. Inaugurado em 2010, o ambulatório dentário já atendeu mais de 7 mil trabalhadores associados.

No SINPOSPETRO-RJ o trabalhador tem voz. Diariamente a diretoria do sindicato visita os postos de combustíveis para verificar se as leis trabalhistas e as normas de segurança e saúde estão sendo cumpridas.

Todas as denúncias são encaminhadas para o departamento jurídico do sindicato, que determina um prazo para que a empresa resolva a irregularidade. Caso o problema persista, as denúncias são encaminhadas ao Ministério do Trabalho.

O sindicato também realiza, frequentemente, seminários e cursos para orientar os frentistas sobre os cuidados que devem ser adotados no manuseio do combustível. Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz), o SINPOSPETRO-RJ desenvolve pesquisa para avaliar o risco do benzeno para saúde do trabalhador. O sindicato também participa de comissões nacionais que debatem a segurança e saúde no ambiente laboral.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ