15.2.17

SINDICATO DOS FRENTISTAS INTENSIFICA VISITA AOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DA ZONA OESTE DO RJ

Via SINPOSPETRO-RJ -

Para verificar o cumprimento das leis trabalhista e das normas de segurança e saúde nos postos de combustíveis na Zona Oeste, o SINPOSPETRO-RJ intensificou o trabalho de base na região. Funcionários Thaís Santos e Henrique Oliveira em visita no bairro de Santa Cruz.

Dos cerca de 900 postos de combustíveis do Município do RJ, 25% desse total estão concentrados na Zona Oeste da Cidade. Para evitar irregularidades na contratação da mão de obra e exigir o cumprimento das normas regulamentadoras, o SINPOSPETRO-RJ reforçou o trabalho de base na região. Diariamente, representantes do sindicato visitam os postos e as lojas de conveniência e orientam os funcionários sobre os seus direitos.

Na semana passada foram visitados mais de 30 postos nos bairros de Santa Cruz, Campo Grande, Bangu e Realengo. Esta semana, estão sendo priorizados os postos de combustíveis da região de Jacarepaguá. Na área da Zona Oeste trabalham os diretores Klebson Patrício e Marcos Rosa, os funcionários Thaís Santos e Henrique Oliveira dão suporte nos trabalhos. O diretor Klebson Patrício, responsável pelas regiões do Centro da Cidade e Zona Sul, também realiza também complementa o trabalho de base, com visitas aos bairros da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Atualmente, o sindicato conta com dez equipes de trabalho de base, e de acordo com a demanda, realiza visita noturna nos postos. Para facilitar a entrada e o trabalho nas empresas, os diretores e funcionários do sindicato usam crachá de identificação. Os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência devem aproveitar a visita dos representantes do SINPOSPETRO-RJ para repassar informações sobre as condições do local de refeição, do banheiro e do vestuário. Os funcionários também podem tirar dúvidas com relação a pagamentos descritos no contracheque.

ASSENTOS - A cobrança diária do sindicato para o cumprimento da NR 17, levaram vários postos do Município do RJ a instalar assentos para descanso entre um abastimento e outro. A Norma Regulamentadora 17 visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

O item 17.3.5 trata especificamente do trabalho em pé. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ