1.3.17

1 - APÓS LONGO JEJUM A TRADICIONAL PORTELA É A GRANDE CAMPEÃ DO CARNAVAL 2017. LIESA FALA EM “CONSENSO” PELO NÃO REBAIXAMENTO DAS ESCOLAS; 2 - BETH CARVALHO: “FAÇO PARTE DO BLOCO FORA, TEMER. PARA MIM, SÓ LULA LÁ”

REDAÇÃO -

Em segundo lugar ficou a Mocidade Independente de Padre Miguel, em terceiro e quarto vieram Salgueiro e Mangueira respectivamente.


Após 33 anos a Portela voltou a vencer o desfile do Grupo Especial (em 1984 a Portela foi Campeã e a Mangueira SuperCampeã). A escola fez um desfile belíssimo na segunda-feira de carnaval, contando com sua conhecida competência em termos de canto e dança dos componentes. A Sapucaí se transformou num rio azul e branco com o enredo "Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar". A escola do carnavalesco Paulo Barros venceu a Mocidade Independente de Padre Miguel no último quesito.

No ano passado, a Portela ficou em terceiro lugar.

Em segundo lugar, ficou a Mocidade Independente de Padre Miguel. Em terceiro e quarto lugar vieram as escolas Salgueiro e Mangueira respectivamente. O desfile das campeãs vai acontecer no sábado (4). Segundo a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba), nenhuma escola do Grupo Especial vai ser rebaixada para o Grupo A neste ano:

— Foi um consenso das escolas do Grupo A que as escolas prejudicadas pelos acidentes não serão afetadas. Não vai ter rebaixamento.

A maior parte das escolas não foram penalizadas na concentração. A Liesa explica: — Na concentração, nenhuma escola foi penalizada, todas cumpriram o regulamento. No mapa de coordenação artística, todas passaram sem penalidade. Na dispersão e na obrigatoriedade, todas cumpriram o regulamento, apenas a Unidos da Tijuca foi penalizada com 0,1 no quesito tempo. (informações Extra e R7)

Confira a classificação das escolas:
Portela – 269.9
Mocidade - 269.8
Salgueiro 269.7
Mangueira - 269.6
Grande Rio - 269.4
Beija-Flor - 269.2
Imperatriz - 268.5
União da Ilha - 267.8
Vila Isabel - 267.4
São Clemente - 267.4
Unidos da Tijuca - 266.8
Paraíso do Tuiuti - 264.6

Fotogaleria/Extra:
***
Beth Carvalho: “Faço parte do bloco fora, Temer. Para mim, só Lula lá”

De Beth Carvalho, na coluna de Mônica Bergamo:

Logo ao lado, Beth Carvalho estava concentrada na avenida. “Tem nada que ter música. Tem que ter samba. E ponto final”, dizia, com a voz abafada pelas batidas eletrônicas tocadas no camarote. “São chatas… Mas na hora da avenida eles param. A avenida é soberana.”

A sambista, que usa uma cadeira elétrica para se mover e, sentada, desfilou na Mangueira, dava um pito no prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB). “Ele não veio nem abrir o Carnaval. Eu votei na Jandira [Feghali, do PCdoB]. Não espero muita coisa dele não. [João Doria, em São Paulo] é pior ainda. Faço parte do bloco fora, Temer. Para mim, só Lula lá.”