22.3.17

SINDICALIZAÇÃO FORTALECE A CATEGORIA E PROTEGE OS DIREITOS DOS TRABALHADORES

Via SINPOSPETRO-RJ -

No momento em que o Congresso Nacional ameaça retirar direitos dos trabalhadores e acabar com a representatividade sindical, a sindicalização é o caminho para unir e fortalecer a categoria. Em visita aos postos de combustíveis, a vice-presidente do SINPOSPETRO-RJ, Aparecida Evaristo (foto), esclarece e conscientiza os frentistas sobre a importância da sindicalização.


Uma categoria estruturada e organizada tem mais força para enfrentar e vencer os conflitos que se estabelecem na relação entre capital e trabalho. Um sindicato forte é aquele em que os trabalhadores lutam junto com os dirigentes por manutenção de direitos e novas conquistas. Nesse caso, a sindicalização se torna essencial para que haja maior envolvimento e comprometimento do trabalhador com a categoria. Para aproximar o frentista do sindicato, a diretoria do SINPOSPETRO-RJ intensificou o trabalho de sindicalização nos postos de combustíveis do Rio de Janeiro.

Nesse momento, em que a classe trabalhadora sofre ataques diretos no Congresso Nacional e que está em curso a campanha salarial do Município do RJ, a sindicalização fortalece a mobilização e unifica as reivindicações da categoria. A vice-presidente do SINPOSPETRO-RJ, Aparecida Evaristo, afirma que essa é a oportunidade que os trabalhadores têm para discutir com o sindicato as questões que afligem a categoria e fortalecer a luta por melhores salários e novas conquistas.

A negociação salarial é um momento crucial, onde a categoria faz valer sua força e união. Quanto mais trabalhadores estiverem envolvidos no processo de negociação, maiores são as chances de o sindicato conquistar reajuste acima da inflação e novos benefícios. Mas, o trabalho da entidade vai muito além da negociação salarial. Cabe ao sindicato lutar incessantemente, pelo cumprimento da legislação trabalhista e das normas de segurança e saúde que garantem um ambiente laboral favorável para o trabalhador. Sem esquecer que é o sindicato que representa o trabalhador junto aos patrões, ao poder judiciário e aos órgãos públicos.

A sindicalização garante, ainda, aos trabalhadores associados e seus dependentes, vários convênios entre eles: plano ambulatorial, clínicas odontológicas e de oftalmologia, farmácias, óticas, instituições de ensino, cursos de informática e idioma, autoescola, academias de ginástica, parque aquático e colônias de férias.

TRABALHO DE BASE

Atualmente, o sindicato conta com dez equipes de trabalho, e de acordo com a demanda, realiza visita noturna aos postos. Para facilitar a entrada e o trabalho nos postos, os diretores e funcionários do sindicato usam crachá de identificação. Os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência devem aproveitar a visita dos representantes do SINPOSPETRO-RJ para repassar informações sobre as condições do local de refeição, vestuário e dos banheiros. Os funcionários também podem tirar dúvidas com relação a pagamentos descritos no contracheque.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ