18.5.17

CONFIRMAÇÃO PARA PARTICIPAR DO ENCONTRO DOS FRENTISTAS EM BRASÍLIA TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA

Via FENEPOSPETRO -

Os Sindicatos dos Frentistas de todo o Brasil têm até amanhã (19) para confirmar presença no encontro da categoria, que acontece no final deste mês, em Brasília.


A comissão organizadora do encontro dos Sindicatos dos Frentistas, que será realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, determinou que os dirigentes das entidades de classes têm até esta sexta-feira (19) para confirmar presença no evento. A Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO) convoca todos os presidentes, delegados das subsedes, diretoria executiva, conselho fiscal, conselho da CNTC e os diretores suplentes para o encontro da categoria.

Mais de 70 dirigentes deverão participar do evento. A confirmação da presença dos dirigentes pode ser feita pelo e-mail secretariapresidencia@fenepospetro.org.br ou pelo telefone (0xx)11 5084-6432. Os Sindicatos que enviarem seus representantes jurídicos para o encontro terão que arcar com as despesas de passagens de seus advogados. O translado entre o aeroporto e a CNTC será feito pela federação.

ENCONTRO

No encontro de dois dias, em Brasília, serão debatidas as questões do setor de combustíveis, o desdobramento jurídico das reformas trabalhistas, em andamento no Congresso, e a reorganização e reestruturação das entidades de classe, tendo em vista as mudanças na legislação trabalhista.

No dia 31 de maio, ocorrerão duas reuniões simultâneas entre 8h e 13h, na CNTC. Enquanto a diretoria executiva avalia os impactos das reformas para os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência, os advogados dos sindicatos vão discutir as saídas jurídicas para as propostas inconstitucionais do governo.

As reformas trabalhista e previdenciária, que representam um enorme retrocesso no país e que vão prejudicar os mais pobres, serão tema da palestra que será ministrada por um diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A palestra será realizada no dia 31, na parte da tarde. Dando sequência a palestra do DIAP, será realizada, também à tarde, uma plenária com todos os dirigentes da FENEPOSPETRO.

SETOR DE COMBUSTÍVEIS

No dia 1º de junho, pela manhã, será realizado o encontro do setor de combustíveis com a Força Sindical. Na ocasião, um diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese) fará um panorama do momento político e econômico do país.

FENEPOSPETRO


Segundo o presidente da Federação, Eusébio Pinto Neto, o encontro que vai reunir pela primeira vez, desde a eleição de outubro de 2016, toda a diretoria da entidade, tem por objetivo debater as questões nacionais e buscar saídas para proteger os trabalhadores dos ataques do governo. Ele diz que é preciso repensar o movimento sindical e desenvolver um método de ação sindical para derrubar as barreiras e colocar em prática as propostas tiradas nas plenárias da categoria.

Eusébio Neto afirma que os sindicatos precisam repensar suas propostas e reinventar um modelo para se adequar as novas normas a serem criadas pela reforma. Eusébio Neto lembra que o governo está patrocinando o desmonte do movimento sindical e que por isso, as entidades de classes precisam renovar suas ações.

* Estefânia de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro