26.10.17

ATO DE RESISTÊNCIA E LUTA MARCA LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE SEGURANÇA E SAÚDE NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO RJ

Via SINPOSPETRO-RJ -

O Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro lançou nesta quarta-feira(25) campanha para melhorar as condições de segurança e saúde no ambiente laboral.

Ao lançar a Campanha de Segurança e Saúde, nesta quarta-feira (25) o presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, destacou a importância dos sindicatos dos frentistas de todo o país na construção de normas regulamentadoras para melhorar as condições no ambiente laboral do posto de combustíveis. Ele disse que o evento é um desdobramento da campanha que acontece em todo o país para alertar o trabalhador sobre os riscos do benzeno para a saúde. Eusébio frisou que o papel do sindicato não tem limite quando se trata de qualidade de vida do trabalhador e toda a sociedade. O presidente afirmou que a Reforma Trabalhista vai piorar as condições de vida e impactar na saúde do trabalhador, por isso os sindicatos são contra a lei que vai precarizar a mão de obra e empobrecer a sociedade.

Ao falar no lançamento da campanha do SINPOSPETRO-RJ, o presidente do Sindicato dos Frentistas de Niterói e Região, Alexsandro Santos, disse que tem orgulho de fazer parte da categoria, sendo o posto de combustível seu emprego, mas que também lamenta o fato de sofrer pela contaminação pelo benzeno. Ele citou que participou do projeto da Fiocruz de Avaliação da exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis no Município do Rio de Janeiro: uma abordagem integrada para as ações de vigilância em saúde. Alexsandro criticou também a Reforma da Previdência que vai acabar com a aposentadoria especial dos frentistas.

O presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro, Carlos Fidalgo, parabenizou a categoria frentista pelo trabalho de conscientização realizado pelo SINPOSPETRO-RJ sobre os riscos do benzeno para a saúde do trabalhador. Ele aproveitou para convocar os trabalhadores de todas as categorias para o dia de luta e resistência, que acontecerá em 10 de novembro em todo o país contra as reformas do governo Temer. Fidalgo disse que não vai desistir de lutar pelos direitos dos trabalhadores.

PALESTRA

Ao apresentar a palestra “Benzeno na Pista”, Raimundo Nonato, diretor do Sindicato dos Frentistas de Campinas(SP) destacou a importância do Rio de Janeiro nas pesquisas de proteção contra o benzeno. Ele disse que a parceria do SINPOSPETRO-RJ com a FIOCRUZ ajudou a propagar na categoria as medidas de segurança e saúde nos postos de combustíveis. Raimundo Nonato afirmou que estudos comprovam que há mais de mil composições químicas no combustível e de todas o benzeno é o mais cruel e mortal . “O benzeno destrói as células de defesa do trabalhador. É importante a união de todos os Sindicatos dos Frentistas do país para orientar os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência sobre como evitar contaminação pelo benzeno”.

PLENÁRIA

No final do evento foi reproduzido um vídeo em homenagem a diretora e fundadora do SINPOSPETRO-RJ, Angela Matos. Ela morreu no dia 12 de agosto de 2017 vítima de infarto. O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto prestou uma homenagem a Angela Matos, querida pela diretoria e por toda categoria, colocando o nome da diretora no plenário da sede do sindicato, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Os familiares de Angela Matos e diretores se emocionaram com a homenagem do sindicato.

* Estefania de Castro assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ