28.11.17

QUAL É A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NO DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO?

ISA COLLI -


Saiba que deixar a criança na frente à televisão tem aspectos positivos e negativos. Por isso, é bom ficar atento para decidir com segurança sobre o quê e por quanto tempo seu filho vai ficar na frente da telinha.

Aspectos positivos no uso da TV

Assistir à televisão possibilita à criança: compreender melhor as histórias, construir suas próprias narrativas, desenvolver a imaginação, aumentar o repertório de brincadeiras, canções e histórias e conhecer culturas diferentes.

A televisão é a principal companhia de muitas crianças e vários canais têm sua programação totalmente dedicada exclusivamente a elas. Desenhos, novelas e filmes são apenas alguns dos programas produzidos para atrair a atenção dos pequenos e mantê-los em frente ao aparelho por horas.

Aspectos negativos no uso da TV

Assistir à televisão pode levar a criança a desenvolver: tendência à imitação, submissão, isolamento ou apatia, agressividade, atividade sexual precoce, diminuição da comunicação familiar, insônia, obesidade, consumismo e problemas de visão.

Diante disso, fique alerta com os programas a que seu filho assiste. Veja algumas dicas que irão ajudar a fazer da TV uma aliada na criação do seu filho!

Dicas para você começar hoje

1.  Limite o uso da TV a uma hora ou, no máximo, a duas horas por dia e lembre-se de escolher um programa de boa qualidade. Para isso, procure conhecer os programas que seu filho gosta de assistir. Você pode fazer isso nos finais de semana ou gravá-los para assistir depois.

2.  Selecione os programas que você assiste quando as crianças estiverem por perto. Lembre-se: educamos pelo exemplo.

3.  Não faça da TV o ponto central da sua casa. Apenas um aparelho em casa é o suficiente.

4.  Procure assistir a alguns dos programas com seu filho e o ensine a ter opiniões críticas sobre o que assiste.

5.  Não perca a oportunidade de estar com seu filho. Mas se for para escolher entre a TV ou uma brincadeira, prefira brincar com ele. Vai ser mais divertido!

Você deve estar se perguntando como poderá acompanhar os programas que seu filho assiste com essa falta de tempo e correria. Mas, é fundamental que você saiba o que seu filho anda assistindo. Afinal, você não quer permitir que a TV molde os valores, as crenças e o comportamento do seu filho!