19.1.18

EQUIPES DO SINPOSPETRO-RJ REALIZAM DIVERSAS ATIVIDADES E VERIFICAM CUMPRIMENTO DAS NORMAS DE SEGURANÇA NOS POSTOS

Via SINPOSPETRO-RJ -

Equipes do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro atuaram durante toda a semana, visitando postos e realizando diversas atividades como sindicalização, conscientização, fiscalização das normas de segurança, mapeamento e distribuição de carteiras de novos associados.

A equipe coordenada pelo secretário geral do SINPOSPETRO-RJ, Reinaldo Pinheiro da Silva, atuou intensamente atendendo diversas demandas da categoria durante quarta e quinta-feira. Além de levar informação ao trabalhador e distribuir materiais do sindicato, as equipes integradas por diretores e funcionários avaliam o cumprimento das leis trabalhistas e das normas regulamentadoras de segurança e saúde.

O diretor relata que “é justamente através do trabalho de base, realizado diariamente, que a diretoria do sindicato verifica se as normas de segurança e saúde e as leis trabalhistas estão sendo cumpridas pelos postos de combustíveis. Durante as visitas temos oportunidade de verificar as condições de higiene no ambiente laboral, o uso adequado do uniforme e possíveis irregularidades no contracheque do trabalhador. Caso seja constatada irregularidades, a empresa é contatada pelo departamento jurídico para solucionar o problema. Se a situação persistir, a denúncia é encaminhada aos órgãos públicos de fiscalização”.

BASE - Atualmente, o sindicato conta com nove equipes de trabalho de base. O trabalhador que se sentir desassistido pode entrar em contato com a sede do sindicato pelo telefone 2233-9926 e solicitar a visita de um diretor ao local de trabalho. Para facilitar o acesso e o trabalho nos postos, os diretores usam crachá de identificação. Os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência também devem aproveitar a visita da diretoria para repassar informações sobre as condições do local de refeição, do banheiro e do vestuário.

Todas as denúncias são encaminhadas para o departamento jurídico do sindicato, que notifica o posto e determina um prazo para que a empresa resolva a irregularidade. Caso o problema persista, as denúncias são encaminhadas ao Ministério do Trabalho.

Fortaleça sua categoria, tenha acompanhamento jurídico e diversos benefícios, não fique só, fique sócio, associe-se ao SINPOSPETRO-RJ.

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ