19.2.18

CANAL DE TELEVISÃO ESTATAL E NÃO MAIS PÚBLICO SILENCIA SOBRE CENSURA EM ESCOLA DE SAMBA

MÁRIO AUGUSTO JAKOBSKIND -


Ao contrário do que foi dito por uma das âncoras da TV Brasil durante a transmissão do desfile das Escolas de Samba de sábado para domingo, a referida emissora que integra a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) não é mais pública, e sim estatal, manejada pelo governo golpista. Se fosse pública, seria informado aos telespectadores que sintonizavam a emissora que o desfile da vice-campeã Paraíso do Tuiuti tinha sido censurado.

É bem possível que muitos telespectadores que sintonizavam a TV Brasil aguardavam com grande expectativa ver mais uma vez o desfile completo, ou seja, vinculando o ontem ao hoje, questionando se ocorreu de fato o fim da escravidão e o que está acontecendo atualmente no país com o projeto que vem sendo executado pela patota quadrilheira que assumiu o governo a partir de maio de 2016, a tal “ponte para o futuro”.

Como a TV Brasil pode ser mencionada como pública se o governo golpista extinguiu o Conselho Curador onde representantes da sociedade civil fiscalizavam, entre outras coisas, exatamente a programação da emissora?

Pois bem, segundo se informa, a Paraíso do Tuiuti foi pressionada a não mostrar o lesa pátria Michel Temer como vampiro. E tem mais, foi também suprimido do desfile da vice campeã oficial, mas na prática campeã, a parte em que se questionava a jogada do empresariado, leia-se Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) que usou incautos para apoiarem o impedimento da Presidenta Dilma Rousseff.

A TV Brasil silenciou sobre tais fatos, como se nada de anormal estivesse acontecendo, o que demonstra concretamente como os golpistas, que controlam a emissora, ficaram incomodados com o desfile da Tuiuti apresentada no domingo de Carnaval.

O episódio demonstra concretamente como agem os golpistas, ameaçando por debaixo do pano e exigindo que a opinião pública seja enganada. Para tanto, o lesa pátria Michel Temer se vale de qualquer tipo de expediente, como o que aconteceu no desfile das melhores escolas. Se isso aconteceu em um desfile de Escolas de Samba, podem imaginar o que pode acontecer em esferas mais próximas do governo golpista?

É inadmissível que o Brasil continue dominado pela quadrilha que se apossou do governo federal. A patota é capaz de tudo para enganar quem quer que seja. Embora ainda tentem se apresentar como “democratas”, preferindo usar métodos que não pareçam violentos, são mesmo capazes de tudo, claro, de acordo com as suas conveniências. Por enquanto procuram se apresentar como diferentes dos golpistas de abril de 1964, mas se para eles for necessário poderão repetir a forma de agir.

Por estas e muitas outras que podem surgir com o desenrolar dos acontecimentos, todo cuidado é pouco, porque as raízes golpistas são sempre as mesmas, ou seja, manter privilégios, das multinacionais e das aves de rapina do setor financeiro. Ou será que diante dos recentes acontecimentos alguém ainda duvida sobre o que a patota é capaz?

Mário Augusto Jakobskind, é Professor, Jornalista, Escritor, vice-presidente na Chapa Villa-Lobos, arbitrariamente impedida de concorrer à direção da ABI (2016/2019) e Coordenador de História do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê - Canal Universitário de Niterói.