23.4.18

CAMPANHA ‘ABRIL VERDE’ MOBILIZA FRENTISTAS DO ESPÍRITO SANTO

Via FENEPOSPETRO -

O Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Estado do Espírito Santo - SINPOSPETRO-ES participa ativamente e apoia a Campanha Abril Verde, levando informação á sociedade sobre a Prevenção de Acidentes de Trabalho no Brasil.


O evento de abertura no estado do Espírito Santo ocorreu na capital Vitória, dia 04 de abril, e passou a integrar o calendário oficial de eventos do estado com a Lei 10.728, instituída pelo Governo do Estado em 04 de setembro de 2017 –, chamando atenção para a possibilidade de prevenção dessas ocorrências. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou a abertura oficial da programação, junto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O SINPOSPETRO-ES foi representado por diretores e assessores.

Wellington Bezerra, presidente da entidade explica que “a ideia é chamar a atenção da população capixaba sobre a problemática dos casos de adoecimento e de acidente de trabalho, em especial a necessidade de prevenção dessas ocorrências”. As ações oferecem orientações sobre prevenção de acidentes no trabalho e no trânsito, prevenção de incêndio, orientações nutricionais e de massoterapia, além de testes rápidos de sífilis e hepatites.

Ontem (22), com a ativa participação do Sindicato foi realizado evento na Praia de Camburi, em Vitória, com várias tendas e atividades. Dia 19, o Sindicato participou das ações de divulgação para a sociedade, através de panfletagem nos terminais de Carapina, Laranjeiras, Campo Grande e Vila Velha.

Segundo o dirigente Wellington Bezerra, “o Espírito Santo ocupa o 10º lugar no ranking de acidentes de trabalho no Brasil”. Números do primeiro trimestre desse ano demonstram que os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão. Nesse período, foram emitidas mais de 150 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 585 vítimas fatais. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente MPT – OIT.

Os cartazes da campanha, explicam que o problema “Atinge a empresa, a economia, a saúde e a previdência. Prejudica você, porque afeta o país”.

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa FENEPOSPETRO