4.4.18

KIM JONG UN ASSISTE À APRESENTAÇÃO DE GRUPO ARTÍSTICO DA COREIA DO SUL

LUCAS RUBIO -


No dia 1º de abril de 2018, KIM JONG UN, líder da RPDC, e sua esposa, Ri Sol Ju, assistiram ao show de uma banda sul-coreana convidada para se apresentar em Pyongyang, capital da Coreia do Norte. O convite foi feito durante a realização dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang, na Coreia do Sul, ocasião na qual grupos musicais do Norte se apresentaram no Sul.

A apresentação ocorreu em um teatro da capital norte-coreana e estavam presentes autoridades do Norte e do Sul da Coreia. O Ministro da Cultura, Esporte e Turismo da Coreia do Sul, To Jong Hwan, e o diretor musical Yun Sang estavam entre os presentes e foram recebidos por KIM JONG UN.

A apresentação musical apresentou ao público norte-coreano canções populares na Coreia do Sul além de canções conhecidas em toda a Coreia. Os artistas sul-coreanos trocaram com o público sentimentos fraternais, expressando suas impressões sobre a visita à Pyongyang e não contiveram a emoção ao prepararem uma apresentação de reconciliação que uniu ambas as partes coreanas.


A última música apresentada pelo grupo se chamava "Nosso desejo é a Reunificação". Durante o show, o público interagiu com os artistas, cantando e dançando algumas canções. Um dos pontos altos do show foi a cena intitulada "Chegou a primavera", que foi associada ao atual cenário da interação Norte-Sul em que as flores estão desabrochando.

Ao final da apresentação, o Líder KIM JONG UN e sua esposa aplaudiram calorosamente os artistas e depois os cumprimentou pessoalmente, expressando seu agradecimento por ter dado alegria ao público norte-coreano com sua admirável apresentação. O Marechal também disse que ficou emocionado ao ver que os habitantes da RPDC puderam finalmente ter contato com a arte popular do Sul da Coreia. O público presente entregou flores aos artistas.

Além de KIM JONG UN, estavam presentes também importantes personalidades do Norte, como Kim Yong Nam, Kim Yo Jong, irmã de KIM JONG UN, Choe Hwi, Ri Son Gwon e Pak Chun Nam.

Essa apresentação do grupo musical do Sul na Coreia do Norte é resultado da 'via de mão dupla' que foi estabelecida na atmosfera das Olimpíadas na Coreia do Sul: uma vez que grupos musicais da Coreia do Norte se apresentaram no Sul, grupos do Sul se apresentaram agora no Norte. Esse é um momento raro da interação intercoreana em que ambas as partes estão não só mantendo o diálogo diplomático mas também estabelecendo intercâmbio cultural, uma vez que muitos aspectos da vida na Coreia do Sul ou do Norte são desconhecidos para ambos os lados. Pelas imagens, é notável a admiração mútua entre os coreanos que estão se vendo pela primeira vez, afinal, é inédita a recepção de uma banda do Sul pelo líder do Norte.

Você pode ver as cenas da apresentação nesse vídeo:
https://youtu.be/vWtOQFolSNE (com informações de KCNA)

* Lucas Rubio, presidente do Centro de Estudos da Política Songun - Brasil, colaborador do site TRIBUNA DA IMPRENSA Sindical