7.6.18

ESCRITORA ISA COLLI VOLTA AO BRASIL, EXPÕE TRABALHO NA FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA E CONTA HISTÓRIAS PARA CRIANÇADA!

ILUSKA LOPES -


Isa Colli, escritora, jornalista e colaboradora do site Tribuna da Imprensa Sindical, está no Brasil e foi covidada para participar da abertura da 34ª edição da Feira do Livro de Brasília, evento literário promovido pela Câmara do Livro e pelo Instituto Lationamerica, com entrada gratuita. A Feira teve inicio no dia 8 de junho, esta edição vai até o dia 17 deste mês e tem como tema “Literatura infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar”.

A escritora participou da mesa de debate com o tema - “Mercado Editorial e Circulação de obras escritas por mulheres” -, junto com outras escritoras, entre elas: Íris Borges, Clara Arreguy, Tatiana Nascimento dos Santos e Larissa Mundim.

Para Isa Colli poder debater e destacar a importância da ‘mulher escritora’ no mercado editorial é fundamental. “Colaborar com o debate sobre o mercado editorial e o posicionamento da mulher no setor foi extremamente gratificante. Apesar de estarmos conquistando cada vez mais espaço na literatura, ainda temos muito a avançar”. Afirmou.

A autora, que atualmente vive na Bélgica, aproveitou para divulgar seu trabalho no Brasil, a feira de Brasília expõe seu livro ‘Vivene e Florine em O Pirulito das Abelhas’, que conta a história de duas abelhas empreendedoras que resolveram fundar uma fábrica de doces no lugar em que vivem a aldeia Moinho. A fábula ensina sobre trabalho em equipe, respeito ao outro e a importância de viver em harmonia com a natureza e os semelhantes.

Desde 2011, Isa Colli já lançou 11 obras. Além do ‘Pirulito das Abelhas’, as mais recentes são ‘A Fazendinha’, ‘A Gatinha Penélope’ e ‘O Aniversário de Margarida’. Este ano, prepara o lançamento da continuação da saga das abelhinhas: ‘Vivene e Florine na Amazônia’. Em agosto, Isa voltará ao Brasil para participar da Bienal do Livro de São Paulo e receberá o prêmio “Destaque Liberdade de Imprensa”, promovido pelo nosso site.

Nesta quarta (13) a escritora participou de uma oficina de ‘Contação de Histórias’ para a criançada da educação infantil da escola municipal Professor Jansen Pereira de Melo, que fica em São João de Meriti na baixada fluminense. Isa leu para os pequenos seu livro ‘A Fazendinha’, que mostra as aventuras de Valentina, uma menina esperta que mora na cidade, mas faz uma viagem à fazenda do seu Zecão, onde a diversão e a aprendizagem caminham juntas.

“Depois de contar a história da Valentina, nós dividimos as crianças em três grupos e trabalhamos com pintura. Eles usaram a imaginação e desenharam animais que encontram na fazenda. Foi muito interessante porque eles acabaram incluindo novos personagens na história… A criatividade deles não tem limites: até uma baleia apareceu na fazenda de um aluno”, diverte-se Isa.

Após a oficina, as pinturas foram colocadas em um mural. A atividade contou com a participação do secretário de Educação, Bruno Correia, da responsável pelo Departamento de Educação Infantil, Zenaide Rosa de Araujo, da diretora Sheila de Barros e das professoras Ana Cristina, Maisa, Rosane e Andreia.

“Nossa aproximação com a escritora Isa Colli começou na Bienal Internacional do Livro, quando ela recebeu as crianças da nossa escola no seu estande. E agora foi a nossa vez de retribuir ao carinho da autora. Tenho certeza que as crianças levarão essa experiência por toda a vida”, afirmou o secretário Bruno Correia.


Isa destacou que sua inspiração para a literatura infantil nasce da observação dos detalhes do dia-a-dia. "Sou uma observadora da vida. E tenho um olhar atento aos fatos simples do cotidiano. E nessa rotina percebo que é importante abordar de forma simples e prazerosa as coisas que podem fazer diferença na vida de toda uma geração." Finalizou.

---
Serviço:
Feira do Livro de Brasília
O evento é realizado na área externa do shopping Pátio Brasil, no início da Asa Sul e funciona até o dia 16, das 10h às 22h; e no dia 17 até às 12h - Lembrando que a entrada é gratuita!