3.7.18

CRIANÇAS APRENDEM COM A COPA DO MUNDO

Por TAIS FACCIOLI -

Além de festa e torcida, o campeonato pode trazer lições para toda a vida.


A cada gol, uma euforia. As crianças se abraçam, gritam e se emocionam. Nos momentos de tensão, sofrem e até choram. Assim como os adultos, para os pequenos, torcer para a seleção brasileira é um ritual. Camisa amarela, pintura no rosto e fitinha na cabeça. Os meninos colocam até chuteira igual a do Neymar. É uma grande festa. E hoje valeu a pena torcer!! O Brasil venceu o México por 2×0, garantindo uma vaga nas quartas de final.

No meio deste turbilhão de emoções, eles aprendem muitas lições: torcer e vibrar com a vitória, mas saber lidar com a frustração de uma eventual derrota; perceber a importância do trabalho em grupo, que o time precisa de muita união e pouca vaidade para sair vencedor; respeitar os adversários e, acima de tudo, cultivar as amizades.

Durante a Copa do Mundo, o esporte ganha novos adeptos e apaixonados. É quando novos torcedores passam a entender melhor os detalhes de uma partida, conhecer os nomes dos dribles e decorar as regras. Muitos, inspirados nos ídolos, passam a frequentar escolinhas de futebol.

Acompanhar uma Copa do Mundo também pode ser uma ótima oportunidade para despertar o interesse pela cultura, costumes, tradições e curiosidades de outras nações. Até colecionar o álbum de figurinhas traz aprendizado. Além de divertir, ajuda a ensinar os algarismos e a ordem crescente e decrescente dos números. Ao colar e trocar figurinhas repetidas, elas vão fixando as cores das bandeiras, os nomes e a localização geográfica dos países.

A turminha agora já faz planos para a próxima partida, na sexta-feira. E que o Brasil continue brilhando nos campos, garantindo a alegria da torcida!!

E para aproveitar esse ambiente de magia e disputa, nossa dica é organizar gincanas para entreter a garotada nos dias de jogos, resgatando antigas brincadeiras. Algumas sugestões:

– Futebol de botão
– Futebol de sabão
– Totó
– Pebolim
– Gol a gol

Boa sorte, Brasil!! Rumo ao hexa!!