8.7.18

TAILÂNDIA: O PRINCÍPIO DO FIM DA AGONIA E DO DESESPERO

HELIO FERNANDES -

Um dos meninos tailandeses presos em caverna inundada/via Reuters.
No meio do dia deste domingo (8), uma notícia inesperada e altamente satisfatória. Dos 12 meninos presos naquele sistema de cavernas, quatro foram resgatados, e os outros oito e mais o técnico, estão na esperança de saírem logo. Não existe muita informação, o único fato divulgado pelas autoridades, "é que quatro meninos estão fora da caverna". Mas não informam como eles saíram, já que a expectativa era de uma angústia totalmente prolongada.

Fontes não oficiais de agências de notícias respeitadas, informam que ainda neste domingo, ou amanhã, segunda feira, os outros oito adolescentes e mais o técnico, estarão fora da caverna. Até o momento, ninguém explica essa modificação tão rápida. O momento é de tal satisfação, que foi publicada uma declaração do técnico: "eu serei o último a sair". Recebeu uma carinhosa resposta das mães: "você não tem culpa nenhuma".

Apesar da falta de informação a respeito da reviravolta dos acontecimentos, dizem que o fato de estarem presentes mais de 700 mergulhadores do mundo inteiro, teve grande importância. De qualquer maneira, agora esse não é o fato mais importante e sim o retorno dos adolescentes e do técnico. Já existe formada uma equipe numerosa para acompanhar os meninos imediatamente para que não haja consequências psicológicas ou choques mentais mais graves. Para a Tailândia e o mundo todo, que acompanhava angustiado o desenrolar dos fatos, é um domingo de constatação agradável, e cheio de esperança, para que o episódio dramático tenha terminado.