27.12.18

ENTREVISTA - "INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO CONSERTA QUALQUER PAÍS", HAROLDO MATTOS DE LEMOS, PRESIDENTE DA SEAERJ [VÍDEO]

DANIEL MAZOLA -

Na última sexta-feira (21) nossa reportagem esteve na sede da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro no bairro da Glória, para entrevistar o professor e presidente da SEAERJ, Haroldo Mattos de Lemos.

Haroldo Mattos de Lemos (foto: Iluska Lopes)
SEAERJ é uma associação fundada em 1935 constituída por Engenheiros, Arquitetos, Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Químicos, Geólogos e Geógrafos, exercendo comprovadamente funções inerentes a estas classes profissionais, legalmente habilitados pelos respectivos conselhos profissionais.

O presidente SEAERJ, Haroldo Mattos de Lemos, destacou a importância da engenharia e arquitetura para o desenvolvimento do país, e alertou para a necessidade de investimento permanente na educação, citando os exemplos da Finlândia, Coreia e China.

“A Coreia do Sul tem renda per capita de 30 mil dólares, enquanto no Brasil é de 11 mil dólares. Esse êxito se deve, entre outros fatores, a maciços investimentos na educação. O analfabetismo foi combatido e a eficiência foi alcançada. Na Finlândia, o salário dos professores é maior que o salário dos políticos. Isso é respeito à educação. A China, nos últimos anos, investiu muito na educação e hoje tem universidades de excelência”, destacou.

Para Haroldo Mattos de Lemos, a SEAERJ está atenta a essas mudanças que vêm ocorrendo no mundo que, nas próximas três décadas, segundo ele, serão maiores que as ocorridas nos últimos três séculos.

“A SEAERJ está atenta a essas mudanças e, junto com as demais entidades que reúnem engenheiros, arquitetos e carreiras afins, será palco para discussões e debates sobre essas questões, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento técnico de seus profissionais, como forma de contribuir para o desenvolvimento do país”, afirmou.

Segue a entrevista: