29.3.19

ASSEMBLEIA NESTA SEXTA (29) DECIDE FUSÃO DE TRÊS SINDICATOS EM SÃO PAULO

REDAÇÃO -

Assembleia nesta sexta (29) deve confirmar a fusão de três Sindicatos de trabalhadores da área industrial da alimentação na Grande São Paulo. A nova entidade terá a denominação de Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo (Stilasp).

Presidente do Stilacafe, Geraldo Pires, durante assembleia da categoria
Haverá duas convocações para a reunião, às 12 horas e às 16h30. O local é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Laticínios (Stilacafe), no Belenzinho.

A assembleia conjunta reunirá trabalhadores representados pelo Sindeeia (Sindicato da Alimentação), que trata de funcionários do setor de produtos acabados, como doces, conservas e balas; STIA (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação), responsável pelas áreas de matéria-prima, como óleo, farinha, milho e soja; e o Stilacafe.

O presidente do Stilacafe, Geraldo Pires, disse à Agência Sindical que a fusão tem o objetivo de tornar a categoria mais forte na luta contra as maldades do governo Bolsonaro. A nova entidade vai representar cerca de 50 mil trabalhadores.

Após a assembleia, será escolhida uma diretoria provisória, que deve convocar eleições em até 210 dias. Carlos Vicente de Oliveira, presidente do então Sindicato da Alimentação (Sindeeia), deve ser escolhido presidente interino da nova entidade de classe.

Necessidade - Os Sindicatos começaram a dialogar sobre uma fusão após a aprovação da reforma trabalhista, ainda no governo Temer, que criou empecilhos ao custeio sindical. A ideia de união cresceu após as medidas propostas por Bolsonaro. "Diante da situação atual, é a melhor forma que encontramos para representar os trabalhadores", comentou Geraldo Pires.

Fonte: Agência Sindical