4.3.19

CARNAVAL EXIBE FERIDAS ABERTAS PELOS SENHORES DA CASA GRANDE NO SEIO DO POVO [VÍDEO]

ANDRÉ MOREAU -


Não é difícil, inclusive para "português no samba," entender que a força do Carnaval se deve a confraternização entre descendentes de escravos e de senhores de engenho. A mais forte forma coletiva de expressão. O ritmo liberta a todos. As epopeias melódicas sobre escravidão, protestos, lutas, vitórias, amor e compaixão, prendem o público.

O Carnaval se constitui por exuberantes encenações a céu aberto, justamente porque liberta o talento lúdico do Povo. Transborda os corpos de diferentes etnias, com sentimentos de prazer e contestação. É acessível para todo trabalhador. Por isso o Carnaval brasileiro é uma das maiores celebrações festivas do mundo. Reflete as alegrias e dores do Povo.

A crítica bem humorada da marchinha que fala do "cargo raro" de motorista, tão desejado por alguns e; contida no samba enredo "O Salvador da Pátria" de autoria de Cláudio Russo, Moacyr Luz, Zezé, Jurandir e Aníbal, da Paraíso do Tuiuti, a mesma Escola de Samba que eternizou o Vampirão Michel Temer como uma das mais nefastas figuras do golpe de Estado de 2016, responsável por 20 anos de retrocesso, em 2 anos de desgoverno, revelará em prosa e verso através da interpretação de Celsinho Mody e Grazzi Brasil, como o "bode ioiô" foi eleito vereador na cidade de Fortaleza em 1920, arrasada pela maior seca da história. Mantendo o compromisso e o alto nível artístico, o samba enredo "O Salvador da Pátria" pretende levar o público a refletir sobre a manipulação dos coxinhas alienados por empresários dos meios de Comunicação conservadores e a falta de reação do Povo, mesmo ferido de morte por uma das maiores secas morais da história.

ROBÔS DO BOLSONARO E A MARCHINHA DE CARNAVAL DO LARANJA QUEIROZ!!!


Paraíso do Tuiutí 2019 Letra e Música


---
André Moreau, é Professor, Jornalista, Cineasta, Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes (Pastoral IDEA), Diretor do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê – Canal Universitário de Niterói e Coordenador da Chapa Villa-Lobos – ABI – Associação Brasileira de Imprensa, arbitrariamente impedida de concorrer à direção da ABI nas eleições de 2016-2019 jornalabi.blogspot.com