22.5.19

6 DICAS PARA USAR A TECNOLOGIA COMO ALIADA NA SALA DE AULA

Por TAIS FACCIOLI -


Quem já passou da casa dos 40 certamente se lembra do Telecurso, um dos métodos precursores de educação à distância no país. Eram teleaulas do ensino fundamental ou ensino médio (antigos 1º e 2º graus) que podiam ser assistidas em casa ou em telessalas. Se naquela época, a tecnologia já permitia uma infinidade de usos na educação, imagina nos dia de hoje, em que temos à disposição computadores modernos, internet, aplicativos de celulares e apresentações gráficas no power point, só para citar algumas possibilidades. O segredo é saber usá-las e o professor será sempre o responsável por essa missão.

O Marista São José, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, trabalha com a tecnologia como ferramenta complementar aos estudos. A aluna Luiza Vilariño, do sétimo ano, conta que a escola disponibiliza uma seção especial dentro do portal de Internet chamada Nead (Núcleo de Ensino à Distância), com conteúdo de prova, exercícios extras e resumo das matérias.

No início deste semestre, também foi lançado um aplicativo chamado Conectado, que permite ao aluno acesso às páginas e datas de entrega dos deveres de casa, notas das provas, grade de horário, avisos e ocorrências. Também como suporte tecnológico, cada sala de aula tem um telão e projetor onde os professores podem passar vídeos temáticos. Além disso, existe a possibilidade de se aplicar provas diretamente no laboratório de informática.

“São recursos que facilitam a nossa vida. Eu não preciso mais, por exemplo, copiar o trabalho de casa na agenda; posso ver as notas antes de receber as provas, se os professores postarem; posso me organizar melhor porque tem a grade dos horários. Os professores passam vídeos pra complementar a matéria. As aulas ficam muito mais interessantes assim”, diz Luiza.

Anote agora um resumo das dicas que você pode usar na sua escola:

1 – Power Point – Você pode criar animações, trabalhar com gráficos, fotos, cenários e tabelas. A visualização das imagens certamente vai facilitar a memorização do conteúdo.

2 – Filmes e vídeos – o power point também permite a exibição de vídeos através do YouTube.

3 – DVD – Outra possibilidade é montar uma sala com aparelho de DVD ou Blue-Ray para exibição de filmes e documentários. Após a sessão, a sugestão é fazer um debate ou redação sobre o tema abordado.4 – Aula de idiomas – Filmes também são interessantes para enriquecer as aulas de idiomas.

5 – Aplicativos – você pode orientar seus alunos a usarem aplicativos com exercícios sobre as matérias ensinadas. É importante, no entanto, estabelecer regras para o uso dos celulares em sala de aula. Também é recomendável testar esses aplicativos antes de indicá-los para ter certeza de que são confiáveis.

6 – Internet – ela pode ser usada para a busca de conteúdos, textos complementares, fotos para ilustrar pesquisas… Lembre-se que nem todos os alunos possuem computador e/ou impressora. Se pedir um trabalho que necessite consulta pela Internet, a escola deve disponibilizar acesso ao computador e impressora, caso o aluno não tenha em casa.

Para as aulas de português, há muitos textos interessantes de interpretação nos sites especializados. Vale a pena pesquisar.

A escritora Isa Colli acredita que inovar a educação se faz necessário. “Precisamos aprender a utilizar a tecnologia para melhorar o desempenho de nossos alunos. O mundo está em evolução e a educação não pode ficar estagnada no tempo, no tradicionalismo. A educação ainda é a porta de entrada para a tão sonhada transformação, e o professor é a principal ferramenta de projeção para criar um futuro com oportunidades reais para as nossas crianças”, destaca a autora.

E você, como usa a tecnologia na sala de aula? Conte suas experiênias e mande sugestões para o e-mail divulgacao@collibooks.com
Essa troca é muito importante!!!

Fonte: isacolli.com