17.5.19

DECISÃO JUDICIAL SUSPENDE ELEIÇÃO NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA, NOVA DATA 31 DE MAIO [VÍDEO]

ILUSKA LOPES -

Como já era esperado uma decisão judicial interrompeu ontem (16) o pleito  que definiria o novo presidente da Associação Brasileira de Imprensa. Oficial de justiça chegou antes da apuração começar (confira o vídeo), urnas foram lacradas (Agravo de instrumento nº. 0027410-67.2019.8.19.0000).


Na quarta-feira informamos que a Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada na última segunda-feira (13) - que contou basicamente com a participação de membros da Chapa ABI: Luta Pela Democracia - estava ampara em uma frágil decisão judicial.

Na decisão dessa quinta-feira, o Desembargador Marcelo Lima Buhatem do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concorda com o pedido do ex-presidente da ABI, jornalista Domingos Meirelles. "Trata-se de ação anulatória com pedido de tutela de urgência, pretendendo a anulação de Assembleias Gerais Ordinárias da ABI marcadas para 25/04/2019 e 13/05/2019. Sustentam os autores que na primeira AGO, duas pessoas assinaram por duas vezes o livro de presença, gerando uma dupla contagem, e que sócios colaboradores enviaram votos para a presidência da Mesa. Prosseguem afirmando que houve balburdia, suspeitando, ainda, que associados inaptos e estranhos à associação tiveram acesso ao recinto, votando nas deliberações. Quanto à segunda AGO, aduzem que o segundo réu a marcou na ´calada da noite´, tendo sido convocada no dia 10/05/2019, prazo exíguo para uma categoria de âmbito nacional se mobilizar e deliberar sobre a eleição (...)".

Três chapas disputam a eleição pelo triênio de 2019 a 2022. A única que não conta com membros da atual diretoria é a Chapa “BARBOSA LIMA SOBRINHO” encabeçada por Carlos Augusto Martins de Aguiar. A Chapa “ABI Para Todos” busca a reeleição de Domingos Meirelles, e a  Chapa “ABI: Luta Pela Democracia” tem Paulo Jeronimo Sousa, o Pagê, que ocupava até então a vice-presidência da entidade.


Com a decisão do Desembargador a Assembleia Geral Ordinária (AGO) ficou marcada para o dia 30 de maio, bem como nova eleição para o dia 31/05/2019.