30.5.19

PROTESTOS EM TODO O PAÍS CONTRA O CORTE DE VERBAS NA EDUCAÇÃO

ALCYR CAVALCANTI -

Estudantes, professores, pais de alunos  e pessoas preocupadas com as recentes declarações do ministro Abraham Weintraub  que ameaça cortar verbas da educação e segundo ele "para acabar com a balbúrdia". Aos gritos de "A juventude está nas ruas para protestar", as manifestações  ocorreram em mais de uma centena de cidades em vinte e cinco estados em todo o Brasil.


No Rio de Janeiro a manifestação ocupou as ruas do Centro da Cidade e da concentração na Candelária a partir de 15h milhares de pessoas se dirigiram para a Cinelândia no início da noite. Mais de trinta mil pessoas participaram do protesto.

O ministro criticou as manifestações que segundo seu ponto de vista foram comandadas pelos professores que teriam coagido os alunos. As palavras devem acirrar os protestos e a quase totalidade  dos estudantes afirma  que quem tem ameaçado os alunos é o próprio ministro Weintraub que age como um ditador que procura proibir o livre direito de manifestação e o livre pensamento acadêmico. Faixas contra a Reforma da Previdência e palavras de ordem convocam para uma Greve Geral em meados de junho.

*Foto: Alcyr Cavalcanti