28.6.19

US$ 4,5 TRILHÕES: O PREÇO PARA SUBSTITUIR OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NOS EUA

REDAÇÃO -

A descarbonização dos EUA e a substituição de combustíveis fósseis por renováveis podem custar US $ 4,5 trilhões.


em investimentos nos próximos 10 a 20 anos, calculam os analistas da Wood Mackenzie.

Tal afastamento dos combustíveis fósseis exigiria a instalação de 1.600 GW de nova capacidade solar e eólica, disse a empresa de pesquisa. Isso se compara a uma capacidade total de 1.060 GW nos Estados Unidos, dos quais 130 GW de capacidade renovável.

No entanto, mais capacidade de geração também não é tudo. Muitas instalações de armazenamento também seriam necessárias para tornar a energia produzida por parques solares e eólicos confiáveis o suficiente para substituir os combustíveis fósseis a longo prazo. Mais precisamente, os analistas da Wood Mac calcularam a capacidade de armazenamento necessária em 900 GW.

Esse tipo de mudança não tem precedentes, disse a empresa de pesquisa, e exigiria uma revisão completa da indústria de geração de energia.

"Os desafios de alcançar 100% de energia renovável vão muito além dos custos de capital de novos ativos geradores. Mais notavelmente, será necessário um redesenho substancial dos mercados de eletricidade, migrando das construções tradicionais de energia e mais para um mercado de capacidade", disse o CEO da Wood Mac's Global Wind Energy Research, Dan Shreve.

Se a transformação completa para um dos EUA sem combustíveis fósseis for feita até 2030, isso significaria adicionar mais capacidade renovável a cada ano nos próximos 11 anos do que nos últimos 20 anos combinados.

No entanto, existe um meio-termo: aumentar o prazo para todas as renováveis no futuro e permitir alguma capacidade de gás natural no mix. Segundo os analistas da Wood Mac, se 20% da energia gerada nos EUA vier do gás natural, isso também reduziria os custos de instalações renováveis em 20%, mas também ajudaria a reduzir os custos de armazenamento de energia em até 60%.


Fonte: AEPET