3.6.16

ESTUDANTE AGREDIDO PELA PMERJ EM ATO PELA EDUCAÇÃO [VÍDEO]

ROGER MCNAUGHT -

Quinta-feira, 2 de junho. A educação do estado do Rio de Janeiro está em caos. Professores sem reajuste e com problemas nos pagamentos reivindicam que o governo do estado cumpra com suas obrigações em vez de dar isenções fiscais a especuladores e empresas envolvidas em situações duvidosas. Estudantes clamam por democracia nas escolas e pelo fim dos desmandos e mau uso das verbas da educação.

Em um ato unificado após a assembleia dos professores, estudantes os acompanharam até o palácio Guanabara para protestar e para que fossem recebidos pelo governo do estado.  Enquanto um grupo de professores foi de fato recebido (embora nada tenha sido resolvido de fato, pois apenas desculpas evasivas foram dadas), a polícia militar do lado de fora começa suas provocações, indo até o meio dos estudantes, fotografando os rostos dos mesmos e por fim agredindo covardemente os manifestantes. Um dos estudantes foi covardemente agarrado e arremessado por cima das grades, batendo a cabeça nos degraus de entrada do pátio do palácio e tendo severo sangramento.

Mesmo diante do sangramento visível, policiais em vez de prontamente o direcionarem para curativos ou remoção pelo corpo de bombeiros, iniciaram um terror psicológico no estudante na frente de todos os manifestantes, em mais uma covarde provocação.

O batalhão de choque observava, com homens fortemente armados, não identificados e mascarados. Havia uma tensão digna do prelúdio de uma tragédia maior, até que os professores saíram da reunião e o ato finalmente se encaminhou até o Largo do machado, onde se encerrou.

Este episódio lamentável apenas demonstra a conduta de um governo que não se preocupa em responder a população. Respondem com pancadas em professores e estudantes, descaso e desmonte na saúde e remoções para os pobres.