18.10.16

ATO CONTRA A “PEC DA MORTE” (241) É VIOLENTAMENTE REPRIMIDO E IMPEDIDO DE CHEGAR À SEDE DA PETROBRÁS [VÍDEO]

ROGER MCNAUGHT -


Estudantes e movimentos sociais se reuniram na Cinelândia, no final da tarde desta segunda-feira, dia 17 para protestar contra a avalanche de perdas de direitos em áreas básicas do serviço público propostas na PEC 241.

Após a saída do ato, que se dirigia à sede da Petrobrás, na Av. República do Chile, várias palavras de ordem diziam “não vai ter ciranda” e ao se aproximarem do elevado de acesso ao edifício da Petrobrás um tumulto foi iniciado, não se sabe ao certo como ou por quem, causando correria, pânico e pancadaria.

Os manifestantes então retornaram à Cinelândia sendo que quase imediatamente homens da Polícia Militar chegaram já atirando para dispersar a manifestação, agredindo aleatoriamente as pessoas presentes na praça.   Quando transeuntes e pessoas alheias ao ato que estavam nos bares começaram a se pronunciar sobre essa violência, homens da PM invadiram o bar Amarelinho atacando pessoas e destruindo parte das mesas do bar.

Alguns cinegrafistas foram reprimidos por estarem registrando a ocorrência, um foi conduzido à delegacia e outro foi ferido na cabeça.   Várias pessoas foram detidas e encaminhadas para delegacias da região e um vendedor ambulante já idoso foi também alvo de bombas da polícia militar.

Mais uma vez vemos o estado democrático de direito ser violentamente substituído pelo “Estado Burocrático de DireitA” onde apenas um governo ilegítimo de direita pode se pronunciar e agredir os direitos dos cidadãos e qualquer reclamação e severamente punido com agressões físicas e jurídicas.