18.10.16

PRESIDENTE DO SINPOSPETRO-RJ PARTICIPA DE ENCONTRO DAS CENTRAIS SINDICAIS EM DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

Via SINPOSPETRO-RJ -

Representantes das principais centrais sindicais do país se reuniram ontem, em São Paulo, para debater a crise econômica e as reformas propostas pelo governo. O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto, participou dos debates.

Ricardo Patah e Eusébio Pinto Neto. Reprodução: Facebook/Sinpospetro-Campinas.
O agravamento da crise econômica, o aumento do desemprego e a ameaça de retirada de direitos dos trabalhadores preocupam os dirigentes das principais sindicais do país. Nesta segunda-feira (17), representantes da Força Sindical, CUT, UGT, CTB, NCST e CSB se reuniram, em São Paulo, para traçar estratégias que visam retomada da geração de empregos e do desenvolvimento no País. No encontro, os sindicalistas elaboraram uma agenda de luta com planos de mobilizações para serem implementados ainda neste semestre. O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, membro da Operativa da Executiva Nacional da Força Sindical, também participou dos debates.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou aos sindicalistas um panorama do momento econômico e as consequências da crise para a classe trabalhadora. Os técnicos do Dieese debateram também a PEC 241, que limita os gastos públicos por 20 anos, reduzindo o investimento em várias áreas, inclusive de saúde e educação. Os sindicalistas também se mostraram preocupados com as reformas trabalhista e previdenciária, propostas pelo governo, bem como o projeto de terceirização, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados.

No encontro, que durou mais de nove horas, os dirigentes das centrais sindicais também debateram a reforma sindical e as formas de atuação coordenadas no Congresso Nacional para impedir a aprovação de projetos que são prejudiciais para toda sociedade. Os sindicalistas fizeram um pacto de união para garantir os direitos dos trabalhadores e decidiram organizar uma greve geral nacional em repúdio às propostas do governo Michel Temer.

Segundo Eusébio Neto, só com a união dos trabalhadores e de todos os segmentos da sociedade é que o Brasil vai sair do quadro de instabilidade econômica provocado principalmente por questões políticas. Ele diz que o trabalhador não pode ser penalizado com o desemprego e com a recessão que afeta os salários, já que a crise não é consequência da má administração, mas da ingerência de alguns setores da oligarquia. Para ele, só com o fortalecimento das entidades sindicais, o povo brasileiro conseguirá barrar no Congresso projetos que têm como objetivo reduzir os direitos dos trabalhadores.

PROTESTO JUROS

As centrais sindicais Força Sindical, CUT, UGT, CSB, NCST e CTB realizam nesta terça-feira(18)  às 10 horas, um ato contra os juros altos em frente à sede do Banco Central,  em São Paulo. A manifestação acontece no mesmo dia em que o Copom (Comitê de Política Monetária) começa definir a nova taxa Selic (taxa básica de juros).

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ.