1.12.18

HOMENAGEM PÓSTUMA OCORRE COMO MÁRIO AUGUSTO JAKOBSKIND QUERIA: UM ATO POLÍTICO

ANDRÉ MOREAU -

Deputado Estadual Paulo Ramos e a Professora Elza Neves Moraes, viúva de Jakobskind (fotos: Daniel Mazola e Iluska Lopes)
A Homenagem Póstuma, realizada na Associação Cultural José Martí (ACJM-RJ), por iniciativa do Deputado Estadual Paulo Ramos (PDT-RJ), que concedeu ao Jornalista e Escritor Mário Augusto Jakobskind o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro (28), ocorreu como ele revelou ao autor deste artigo, em uma de nossas conversas: marcada por manifestações relevantes ao desenvolvimento da soberania nacional, em meio a reminiscências sobre a obstinação do homenageado que, cumpre ressaltar, encabeçava a Chapa Villa-Lobos na ABI - Associação Brasileira de Imprensa.

Após a exibição do documentário dirigido por Mário Augusto em Cuba (2006), contendo depoimentos de jovens brasileiros na Escola Latino-americana de Medicina, sobre o desejo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e a atenção básica, foi franqueada a palavra aos presentes, dentre as quais registramos as seguintes manifestações.

“(...) Patrocino com muita honra na Justiça, a causa de André Moreau e Mário Augusto Jakobskind, contra o veto imposto pelo Sr. Domingos Meirelles que impediu a Chapa Villa-Lobos de concorrer à direção da Associação Brasileira de Imprensa, em 2016, por saber do compromisso deles na luta em defesa da soberania nacional, da liberdade de expressão e dos direitos humanos (...)”


Advogado da FIST - Frente Internacionalista dos Sem-Teto e Jornalista, André de Paula

“(...) Depois da morte do Presidente Maurício Azêdo, fui cassado da presidência da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI - por Domingos Meirelles e sua entourage. Só recentemente, obtive reparação através da Justiça. A nossa missão agora com a Chapa Villa-Lobos, assim como lembrou o companheiro André de Paula, é restaurar a imagem da ABI como pretendiam Jakobskind e José Louzeiro.”


Jornalista, Editor da Tribuna da Imprensa Sindical, Daniel Mazola

“(...) Lembro do sorriso generoso de Jakobskind quando lhe disse, brincando, da nossa semelhança, em um dos IDEA (Programa de TV do Canal Universitário de Niterói), no qual estivemos juntos: “ -Você é um judeu que defende palestinos e eu um General do Exército, que defende civis”.


Presidente da Casa da America Latina, Escritor e General de Brigada Reformado e Escritor Bolivar Marinho Soares de Meirelles

A Professora Elza Neves Moraes, viúva de Jakobskind, recebeu o título das mãos do Deputado Paulo Ramos, que lembrou dos ataques que vem sofrendo o Poder Legislativo, desmoralizado pela “ditadura do Judiciário.”

O Ato contou com a participação de membros da Casa da América Latina; Associação Brasileira de Imprensa; Modecon, Brasil de Fato, Tribuna da Imprensa Sindical, Amigos de 68 e do IDEA, que em uníssono responderam ao chamado de Paulo Ramos: JAKOBSKIND / PRESENTE!

Após o evento, com o despojamento que lhe é peculiar, Paulo Ramos, recém eleito Deputado Federal, falou ao autor deste artigo, sobre os retrocessos decorrentes do fato da Constituição ter sido rasgada em 2016, das trágicas manobras dos parlamentares que solaparam a Consolidação das Leis do Trabalho em 2017 e dos desmontes que vem sendo gerados em função das desastrosas declarações do recém eleito presidente como, por exemplo, suas ofensas ao Governo de Cuba que levou o Presidente Miguel Díaz-Canel, a cancelar a participação dos notáveis médicos cubanos, no Programa Mais Médicos, de ajuda humanitária ao Brasil.

Com a dialética coloquial que marca sua trajetória política em defesa da soberania nacional, Paulo Ramos chamou a atenção para os erros de cálculos que ameaçam o desenvolvimento do Brasil que vem se colocando na contramão do veloz desenvolvimento da China com a nova Rota da Sede, reativada graças ao empenho do Presidente Xi Jinping e do Partido Comunista Chinês, após séculos de perseguições do império dos Estados Unidos.

(PR) “- Nós estamos vendo um realinhamento. Nós estávamos saindo do eixo Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão, o trilateral e buscando outros parceiros. E o BRICS, com o Banco, inclusive, Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, se distanciando desse pólo de dominação. Esse retrocesso vamos verificar agora. Por que? O próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já fez críticas ao Brasil, quanto ao protecionismo aos produtos brasileiros. Eu não sei como esse subalterno, vai se colocar. Porque tem os filhos andando por ai. Imaginar que o filho dele virou agora chanceler, indo aos Estados Unidos para tratar de temas que não cabem a ele... Eu não acredito na unidade dessa equipe. Isso não vai dar certo. Nós temos que estar preparados para a resistência. Para impedir, para tentar impor um outro rumo. São quatro anos de tormento que nós vamos enfrentar e ainda com o compromisso de preservar as liberdades democráticas, Estado democrático de direito, porque nós temos que chegar às próximas eleições”.

(AM) Qual o quadro que o Deputado imagina enfrentar em Brasília?

(PR) “- O PDT elegeu uma bancada de vinte nove Deputados Federais e tem Senadores, então vamos imaginar que o PDT no Congresso Nacional vá representar uma aliança do sentimento popular. Por isso precisamos de setores populares organizados para resistir e avançar. Teremos que resistir e impedir o avanço do capital financeiro, o avanço da dominação, o avanço da entrega do patrimônio nacional e construir um outro projeto. Vamos ver o que é possível de aliança no Congresso Nacional e ao mesmo tempo como setores da sociedade estarão se organizado, pressionando e contribuindo para impedir que o retrocesso seja muito maior.


(AM) - Para finalizar, como o amigo vê a cortina de fumaça denominada 'escola sem partido' que vem gerando um clima de ameaça semelhante ao orquestrado pelos Chicago Boys, na ditadura do General Augusto Pinochet, no Chile e no Governo de Margaret Thatcher (a dama de ferro da Inglaterra): a pretensão de privatizar a educação pública brasileira.

(PR) “- Eu tenho visto esses debates. É impossível impor o tal de 'escola sem partido.' A Constituição nos “Princípios Fundamentas”, fala no pluralismo político: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralidade política. Como é possível exigir 'escola sem partido?' Isso é uma utopia. Isso é impossível. Eles vão partir para a repressão e eu tenho certeza absoluta que os profissionais da educação também vão resistir e os alunos vão resistir.”

---
*André Moreau, é Professor, Jornalista, Cineasta, Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes (Pastoral IDEA), Diretor do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê – Canal Universitário de Niterói e Coordenador da Chapa Villa-Lobos – ABI – Associação Brasileira de Imprensa, arbitrariamente impedida de concorrer à direção da ABI nas eleições de 2016-2019 jornalabi.blogspot.com