30.10.16

MARCELO CRIVELLA, DO PRB E IURD, É ELEITO PREFEITO DO RJ. MARCELO FREIXO É O PROTAGONISTA DA NOVA ESQUERDA

ILUSKA LOPES -


Quando 92% das urnas foram apuradas, às 18h33 não daria mais para acontecer uma virada e Marcelo Crivella (PRB) foi eleito o novo prefeito do Rio de Janeiro. Mais uma vez, chama atenção o número de votos brancos e nulos na capital carioca. Juntos, o número de eleitores que não escolheu nenhum dos candidatos somou mais de 660 mil, o que representa mais de 20% do eleitorado.

Apesar da derrota municipal, foi nítido o crescimento e consolidação do candidato do PSOL no cenário nacional. Outras eleições virão e Marcello Freixo é o novo protagonista da nova esquerda brasileira. O Rio de Janeiro elegeu uma candidatura fundamentalista-religiosa, mas a luta pela liberdade de pensamento e de expressão, pelo direito das minorias, por mais igualdade e menos injustiça social está apenas começando.

O candidato do PRB e da IURD venceu a disputa contra Marcelo Freixo (PSOL) que ficou com 40% dos votos. Crivella é carioca e tem 59 anos – nasceu em 9 de outubro de 1957. É bispo licenciado da Igreja Universal, cantor gospel e engenheiro civil.

Foi eleito em 2002 para o senado federal pela primeira vez, pelo antigo PL, atual PR. Foi reeleito em 2010, já pelo PRB, partido que ajudou a fundar. Foi chamado em 2012 pela ex-presidente Dilma Rousseff para o Ministério da Pesca e Aquicultura, cargo que ocupou por dois anos. Voltou ao Senado, onde tem mandato até 2019. Está licenciado para concorrer à prefeitura pela terceira vez.

Em 2004, ficou em segundo lugar e, em 2008, em terceiro. Se candidatou também outras duas vezes ao governo do Estado. Em 2014, chegou ao segundo turno e ficou atrás apenas do atual governador licenciado, Luiz Fernando Pezão.

Agora teremos essa controversa e polêmica figura da IURD como prefeito, sendo assim vale lembrar que Nossos sonhos não cabem nas urnas, mas nosso pesadelo pode começar por lá. Não continuem jogando a chance de sermos felizes fora. Os próximos quatro anos dirão se tenho ou não razão...