13.8.17

SINDICATO DOS FRENTISTAS DO RIO DE JANEIRO PERDE UM DE SEUS MAIS ILUSTRES FUNDADORES

Via SINPOSPETRO-RJ -

A vida é como uma frase tem início, meio e fim, e o ponto final para pausar a nossa história. Angela Matos, fundadora do Sindicato dos Frentistas do RJ *1966-2017*.

A intensidade do sofrimento nos deixa sem ação. Quanto maior a tristeza, mais fortes serão as nossas palavras. É com imensa dor e saudade que a diretoria do Sindicato os Frentistas do Rio de Janeiro (SINPOSPETRO-RJ) comunica a toda categoria do estado o falecimento da diretora e fundadora da entidade, Angela Matos, de 51 anos, Ela morreu neste sábado (13), vítima de infarto, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.

Angela Matos, que trabalhou como frentista por mais de 15 anos, entrou para o movimento sindical, em 2005, quando aceitou o desafio e o chamado para fundar o SINPOSPETRO-RJ em abril do mesmo ano. Ela foi fundamental para o SINPOSPETRO-RJ ganhar na Justiça do Trabalho, em 2010, a representação dos empregados de postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do RJ. A determinação da diretora ajudou a libertar, organizar e estruturar a categoria dos frentistas no Rio de Janeiro. A sindicalista ajudou a fundar também os Sindicatos dos Frentistas de Campos dos Goytacazes e de Niterói.

Oriunda de outro setor do comércio, Angela Matos começou a trabalhar como frentista no Posto Nota 10, na Tijuca, em 2002 , de onde se afastou, em 2015, para assumir um novo desafio: ajudar a conscientizar e orientar os trabalhadores da categoria. A sindicalista desenvolveu trabalho de base no município do Rio de Janeiro e desde o ano passado estava responsável pela visita aos postos de combustíveis da Baixada Fluminense.

O profissionalismo e a alegria de Angela Matos contagiavam os colegas de equipe e os companheiros de luta. Estava sempre pronta para atuar em defesa dos frentistas. Encorajava os trabalhadores e denunciava as irregularidades no ambiente laboral. Com uma alma grandiosa e um coração valente, Angela ajudou a apagar incêndios e a evitar conflitos. Tinha sempre uma palavra amiga e confortadora para auxiliar o trabalhador.

Nestes 12 anos de militância sindical, Angela Matos teve como pilar do seu trabalho: a verdade, a luta e a alegria. Participou ativamente de todas as manifestações sociais por igualdade de direitos para todos. Ela nos deixa o legado de não se entregar no primeiro obstáculo, insistir e lutar até a conquista da vitória.

FAMÍLIA - A sindicalista deixa marido, filho, nora e neto. A família está providenciando o sepultamento e logo que a data, local e hora forem acertados repassaremos as informações .

A morte de Angela Matos pegou de surpresa a todos e deixa consternada a diretoria do SINPOSPETRO-RJ, que neste sábado perdeu uma companheira de luta, uma mulher guerreira e uma sindicalista vibrante.

Esse é um momento de luto e tristeza para família frentistas do estado do Rio de Janeiro. E como herdeiros do seu legado Angela Matos vamos resistir a esse duro golpe pela admiração e respeito que temos ao seu trabalho. Amiga, companheira de luta, parceira dos nossos ideais, siga em frente com o seu projeto de liberdade e amor. Descanse em paz Angela Matos, que Deus console os seus familiares e nos dê força para levar adiante a sua bandeira. Muito obrigado por sempre estar a frente de muitas batalhas travadas pelo sindicato e ser uma líder em defesa da valorização do trabalho. Até mais…