4.4.16

FRENTISTAS DO TOCANTINS FECHAM COM 11,15% DE REAJUSTE A NEGOCIAÇÃO COLETIVA 2016

Via FENEPOSPETRO -

Foi concluída após 2 reuniões a Negociação Coletiva dos 3.000 Trabalhadores em Postos de Gasolina de Tocantins-TO.

Andreys Cesar, presidente do Sintraposto.
Pelo  acordo, assinado na sexta-feira (1) pelo Sindipostos (patronal), a categoria cuja data-base é 1° de março conquistou 11,15 % de reajuste na PLR- Participação nos Lucros e Resultados e no piso salarial, que vai a R$ 1.257,10 (já incluso o adicional de 30%).

Na  Cesta básica, o aumento foi de 12,53%, resultando no valor de R$ 190,00 para o benefício, que a partir de agora, além da modalidade cartão ou “ao natural”, estará disponível para o trabalhador na opção recebimento em espécie, diretamente na folha do contracheque, sem nenhum desconto.

Segundo o presidente do Sintraposto, sindicato da categoria do Estado, Andreys Cesar, essa alteração tem por objetivo facilitar o acesso ao benefício por aqueles trabalhadores que moram em locais onde poucos estabelecimentos comerciais  aceitam o cartão: “Em alguns casos, o trabalhador chega a se deslocar até 300 km, entre ida e volta, para conseguir fazer compras com o cartão” diz Andreys.

Outro avanço da Negociação  se deu através da  aprovação de auxílio moradia ao funcionário que for destacado para trabalhar em localidade diferente da que fora originalmente contratado. O auxílio, em dinheiro, será  lançado no contracheque, sem incidência de desconto para o trabalhador.

Ao analisar o desfecho da Convenção Coletiva, o  presidente sindical, Andreys Cesar, (foto) ressaltou  a  importância de o fechamento ter se dado no mês da data-base. Ele lembra que nos casos em que  a negociação se arrasta, o trabalhador acaba prejudicado  em razão das perdas salariais com a inflação decorrentes do período de indefinição: “Foi uma negociação difícil, com  a situação política e econômica do país bastante explorada nos argumentos da patronal ; mas o resultado final é razoável, considerando-se o conjunto”, disse.


*Informações da assessora de imprensa da Fenepospetro, Leila de Oliveira.