25.10.16

ATO COTRA A “PEC DO FIM DO MUNDO” LOTA CENTRO DO RIO

ROGER MCNAUGHT -
Vereador Leonel Brizola Neto. Crédito: Ellan Lustosa.
Durante o final da tarde e início da noite desta segunda-feira, dia 24 de outubro, uma multidão tomou conta das ruas do centro do Rio de Janeiro em protesto contra a PEC 241/16 que propõe congelar os gastos públicos em serviços básicos indispensáveis à população.

O ato, que se teve sua concentração próxima à igreja da Candelária recebeu a participação de diversos movimentos sociais e organizações sindicais, rapidamente lotando o ponto de concentração mesmo antes do início da passeata.  Durante a concentração, policiais militares iniciaram uma série de revistas e intimidações, fotografando o rosto de estudantes e pessoas presentes numa tentativa de provocar um confronto e impedir o ato de ter início.


Após o início da caminhada o ato continuou atraindo mais pessoas enquanto se estendia por toda a Avenida Rio branco, chegando à seu ponto final na Cinelândia, onde líderes de movimentos sociais e de organizações políticas falaram ao microfone sobre a atual conjuntura política nacional e as possíveis repercussões desta PEC e de outras medidas do governo federal do PMDB.


Dentre as falas, se destacou a fala do vereador Leonel Brizola Neto (PSOL-Rio de Janeiro), herdeiro político do saudoso ex-governador Leonel de Moura Brizola e crítico feroz do programa neoliberal que esmaga a população mais pobre. O vereador se solidarizou com o movimento dos estudantes que ocupam as escolas, tratando tais ocupações como resposta ao programa imperialista que visa destruir as possibilidades de avanço do país e de melhorias das condições de vida da população. O vereador também lançou pesadas críticas às articulações conservadoras que vem ganhando espaço político desde o questionável processo que removeu a presidente eleita Dilma Rousseff. Vale ressaltar que assim como o avô fez no passado, o vereador Leonel Brizola Neto vem alertando a população e os movimentos sociais sobre o perigo das políticas neoliberais e o estrago que as mesmas irão causar em especial no sistema educacional – o que prejudica diretamente os jovens pobres e das periferias que já vivem sob condições desumanas devido á brutalidade das forças policiais.

Diante das posturas do governo federal, podemos esperar mais medidas contra os interesses da população e como resultado óbvio também poderemos esperar mais e mais mobilizações.