21.9.17

DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DO COMITÊ DE ESTADO E COMANDANTE DA COREIA SOCIALISTA, KIM JONG UN [VÍDEO]

LUCAS RUBIO e GABRIEL TANAN -

KIM JONG UN, Presidente do Partido do Trabalho da Coreia e do Comitê de Estado da República Popular Democrática da Coreia e Comandante Supremo do Exército Popular da Coreia, publicou uma declaração relativa ao discurso do presidente dos Estados Unidos da América, pronunciado na Assembleia Geral da ONU.

A declaração em nome do Presidente do Comitê de Estado da RPDC foi publicada hoje, dia 21 de setembro de 2017 na sede do Comitê Central do PTC. Segue a íntegra do pronunciamento.


DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DO COMITÊ DE ESTADO DA RPDC

Pyongyang, 22 de setembro de 2017 - O Máximo Dirigente KIM JONG UN, Presidente do Comitê de Estado da República Popular Democrática da Coreia publicou no dia 21 de setembro uma declaração.

A seguir, o texto na íntegra:

Atualmente, a situação da Península Coreana se agrava mais do que nunca e se aproxima cada dia mais do ponto de explosão. Em tais circunstâncias delicadas, chama a atenção mundial o discurso do mandatário norte-americano que se pronunciou pela primeira vez na ONU.

Supus em até certo ponto o que ele ia dizer. Porém, pensei que esse sujeito, o presidente norte-americano, faria declarações pelo menos mais preparadas, diferentemente dos disparates que pronuncia de maneira improvisada em seu escritório, pois a ONU é o cenário diplomático oficial mais importante do mundo.

No entanto, longe de dizer palavras convincentes a favor do relaxamento da situação, ele falou em "destruição total" do nosso Estado, uma tolice grosseira que nenhum dos presidentes estadunidenses anteriores havia pronunciado.

O cão covarde ladra ainda mais.

Aconselho Trump que, ao pronunciar palavras diante do mundo, saiba escolher termos mais adequados, tendo em conta a quem está se dirigindo.

Indo além do quadro de ameaça de mudar o nosso Poder ou derrubar nosso regime, ele expôs abertamente na ONU sua vontade anti-ética de destruir completamente um Estado soberano. Essa conduta é tão psicopata que as pessoas de mentes normais ficaram perplexas e perderam a paciência e prudência.

Isso me faz lembrar as palavras de zombaria como "ignorante nos assuntos políticos" e "herege político" que se diziam para referir-se à Trump durante a campanha eleitoral dos EUA.

Trump, tendo chegado à presidência, atormenta mais do que nunca o mundo inteiro ameaçando e chantageando todos os países. Não merece, indiscutivelmente, ser a autoridade máxima das forças armas de uma potência. Não há dúvidas de que ele carece de capacidade como político e é um patife gângster que sente paixão pela guerra.

O discurso do governante estadunidense expressou sua vontade e a opção do seu país e não me surpreendeu nem me deteve, mas confirmou que o caminho que escolhi é justo e devo continuar até o fim.

Como Trump fez oficialmente a declaração de guerra para eliminar a RPDC, a mais violenta sem precedentes na história, negando e me insultando pessoalmente e ao nosso Estado, não tenho outra alternativa senão pensar na necessidade de implementar nossa contra medida de super intransigência e rigidez, a maior nunca vista na história.

A melhor opção é ensinar com ações este velho que não escuta os outros e diz o que deseja.

Pela dignidade e honra do nosso Estado, do nosso povo e por mim mesmo, eu, como representante da RPDC, farei as autoridades estadunidenses pagarem pela sua ameaça de extinção da República Popular Democrática da Coreia.

Eu não pronuncio retóricas como prefere Trump.

Estou analisando com cuidado até onde chegaria nossa reação a qual Trump deveria ter imaginado antes de dizer esses disparates.

Seja qual for o que ele pensou, o resultado sobrepassará sua imaginação.

Declaro reiteradamente que domarei com fogo o maníaco estadunidense.

* Com informações da Agência Central de Notícias da Coreia - KCNA / Tradução: Lucas Rubio e Gabriel Tanan.