18.11.17

ALERJ SALVA PICCIANI E PMERJ DESOBEDECE JUDICIÁRIO “PERU DE OURO” [VÍDEO]

ROGER MCNAUGHT -


Em plena sexta-feira, um dia “não útil” para políticos, a Assembleia Legislativa funcionou – mas não para algo produtivo. Após a prisão dos deputados Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo todos os deputados foram fazer hora extra e infelizmente a maioria para proteger os colegas.

Em uma manobra política legislativa, por 39 votos a 19 e 1 abstenção, o plenário da Assembleia Legislativa decidiu pela soltura e reintegração imediata do trio de deputados – que foram liberados da Cadeia Pública José Frederico Marques logo em seguida.

O poder judiciário – o mesmo que recentemente foi alvo de denúncias de “auxílio-peru” de R$ 2000,00 – deu liminar para que os manifestantes adentrassem a ALERJ porém a oficial de justiça (fotos abaixo) enfrentou diversos obstáculos e burocracias para que apenas entregasse a ordem judicial após a votação estar bem adiantada, sendo que em nada isso ajudou pois a polícia militar iniciou disparos de armas semi-letais para dispersar a multidão e impedir o cumprimento da ordem judicial.


O entorno da ALERJ então se tornou uma praça de guerra, com policiais e homens da força nacional atirando para todos os lados, veículos blindados, cavalaria e unidades motorizadas levando gás, balas de borracha e pânico para transeuntes e artesãos da praça XV e até o Centro Presente – que teve um de seus agentes atingido.

Após horas de confronto, muita violência e muita sujeira deixada pelos cavalos da PMERJ, o ato se encerrou com feridos e um sentimento de impunidade crescente na população que vaiava a postura da PMERJ.