6.4.18

TRIBUNA DA IMPRENSA SINDICAL DEBATE O ‘JORNALISMO DE GUERRA' NA OAB-RJ

DANIEL MAZOLA -

Em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, TRIBUNA DA IMPRENSA SINDICAL promove na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio de Janeiro, no dia 11 de abril, das 15h às 19h o evento “Jornalismo de Guerra”, com a presença de representantes da diplomacia estrangeira no Brasil. Debateremos e desvelaremos as deformações da cobertura jornalística brasileira sobre a Política Internacional, dando vez e voz aos representantes de governos internacionais que sofrem com essa lógica. O Cônsul do Governo da República Bolivariana da Venezuela, Sr. Edgar Alberto González Marín é um dos convidados.



A cobertura jornalística em nosso país é de péssima qualidade. O fato da imprensa no Brasil ser um monopólio de algumas famílias subordinadas ao capital estrangeiro faz com que o brasileiro consuma um jornalismo pobre, fraco e alienante.

Totalmente alinhado ao ‘Consenso de Washington’ e pautado por versões da OTAN, a chamada "grande mídia" brasileira tem pautas completamente desconectada com a nossa região continental (América do Sul) e trata em grande quantidade, mas de maneira superficial pautas estadunidenses e europeias como sendo indispensáveis.

Nesse contexto, o complexo midiático brasileiro segue o padrão do Jornalismo de Guerra do Departamento de Estado do EUA. Sendo assim, governos, ideologias, religiões ou culturas que estejam fora dos padrões "branco, capitalista, liberal e judaico-cristão” são constantemente caluniados por (fake news) um jornalismo que incita o racismo, o ódio e a discriminação.

Países considerados "inimigos" pelo governo estadunidense recebem o estigma jornalístico de serem "regimes" e não governos, seus líderes são sempre chamados de "ditadores" e suas culturas algo a ser repudiados por serem considerados sempre como "atrasados". Os países que mais são atacados pela imprensa de mercado brasileira, que copia a pauta dos países imperialistas: Venezuela, Rússia, China, Cuba, Coréia do Norte, Síria, Irã e Palestina.

Com essa iniciativa estaremos contribuindo para elucidar fatos da política internacional através de informações oficiais divulgadas por representantes dos referidos países, além de combater o jornalismo de guerra que vem criando dúvidas e confusões em nossa população.

Participantes confirmados:

- Edgar Alberto González Marín
Cônsul do Governo da República Bolivariana da Venezuela;

- Daniel Mazola Fróes de Castro
Jornalista, diretor e editor do site TRIBUNA DA IMPRENSA Sindical;

- Aderson Bussinger
Advogado e diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ;

- João Claudio Platenik Pitillo
Pesquisador do NUCLEAS-UERJ, Doutorando em História Social pela UNIRIO;

André Moreau
Coordenador-geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes, diretor do IDEA, programa de TV do Canal Universitário de Niterói.


“Jornalismo de Guerra”
Dia 11/04/18, das 15h às 19h.
Plenário Modesto da Silvira (9º andar) sede da OAB-RJ
Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro – RJ

Realização:
TRIBUNA DA IMPRENSA Sindical
Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ
Contamos com sua participação!