3.5.19

“É SEMPRE BOM LEMBRAR QUE UM COPO VAZIO ESTÁ CHEIO DE AR”

ANDRÉ MOREAU -

Título da música de Gilberto Gil.


A revisão da decisão em prol da proposta de restaurar a lisura na gestão que vem transformando a ABI, em uma rinha de galo, exarada hoje pela Justiça (3), pode abrir caminho para uma tentativa de manter o esquema de seis por meia dúzia na Associação Brasileira de Imprensa, ou seja, o nível de jornalismo produzido nessa quadra da história, baseado em campanhas de medo, golpes de estado contra países democráticos como o Brasil e a Venezuela.

A disputa por melhores cargos nos quadros da ABI vem agitando os bajuladores dos editores da casa grande como, por exemplo, os acólitos das Organizações Globo, ditos democratas, de centro, de esquerda, mas o que querem mesmo, é assegurar suas respectivas boquinhas e futuros mandatos parlamentares, pouco se importando se as "conquistas" serão oriundas das migalhas do imperialismo.

São figuras que hoje se empenham na tentativa de assumir, quietinhos e a toque de caixa, o comando da ABI, visando manter boa vida nos empregos públicos e manutenção das pensões. Seres que se rendem às meias verdades difundidas através de raízes podres que geram confusões no inconsciente popular, desde o ano de 1962, quando o jornalista Irineu Marinho, comandou o departamento de propaganda e cinema do IPES.

O Sr. Irineu Marinho, cumpre lembrar, foi diretor de "O Globo" o jornal que operou o maior esquema de contra informação, conhecido até o golpe de 2016. Os donos de jornais interessados em manter os seus negócios, contratando anunciantes graças a qualidade das suas matérias, eram aconselhados a reproduzir as mentiras sobre, por exemplo, a suposta ameaça comunista. Os proprietários de jornais artesanais que se recusaram a seguir essa pauta, tiveram que fechar as portas. Alguns foram saqueados.

O bolo de desmonte da Soberania Nacional estava nas mãos do Sr. Marinho, que não teve tanta dificuldade em atingir a meta de alienar boa parte da população, já que o IPES havia patrocinado a produção de vinte e quatro filmes realizados pelo fotógrafo Jean Manzon, objetivando denegrir tudo que era nacional e amedrontar a população, levando-a a aceitar o golpe empresarial/militar que foi desferido em 1º de abril de 1964, por um erro de cálculo do General Mourão.

Os membros da Chapa Villa-Lobos vão à missa de sétimo dia dos jornalistas adotados na roda por oligarcas da casa grande que se desdobram na tentativa de manter a ABI como correia de transmissão do sistema.

*André Moreau, é Jornalista e Cineasta, Coordenador da Chapa Villa-Lobos – ABI – Associação Brasileira de Imprensa, jornalabi.blogspot.com arbitrariamente impedida de concorrer à direção nas eleições de 2016/2019.