6.12.18

5 ANOS INFORMANDO COM OPINIÃO, NOTICIANDO A LUTA DE CLASSES E ELEVANDO A CONSCIÊNCIA SOBRE A REALIDADE POLÍTICA E SOCIAL

DANIEL MAZOLA -

Obrigado leitores, parceiros, colaboradores e colunistas! Jornalismo serve para elevar o nível da consciência sobre a realidade política e social, esse sempre será nosso papel!

A parceria da Tribuna da Imprensa Sindical com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ proporcionou diversos eventos e debates envolvendo temas da política nacional e internacional. Lideranças do mundo sindical e da imprensa confraternizaram e refletiram durante a entrega dos Prêmios Destaque Sindical e Destaque Liberdade de Imprensa
(fotos: TIS)
Dia 6 de dezembro de 2013, estimulado principalmente por Roberto M. Pinho e Helio Fernandes - decano do jornalismo nacional - lancei o site Tribuna da Imprensa Sindical. Foi o ano das grandes manifestações sociais, Mário Augusto Jakobskind e o autor deste artigo ocupavam a direção da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, realizamos com entrada livre e gratuita, dia 11 de dezembro na sede da entidade o 3º Seminário Livre pela “Democratização da Mídia”.

Com total apoio e incentivo do então presidente da ABI Maurício Azêdo, promovemos ampla divulgação do evento no site da Associação Brasileira de Imprensa, na Tribuna da Imprensa Sindical e em outros canais de mídia. O seminário, assim como nas outras edições, tinha como eixos temáticos: o monopólio da comunicação no Brasil e o prejuízo desse modelo para o conjunto da sociedade; o papel social do jornalismo e a liberdade de imprensa; o projeto de Lei de iniciativa popular pela quebra do monopólio; a democratização de conteúdo e publicidade; mídia alternativa e contra-hegemônica; modelos de regulamentação da mídia; e o canal da cidadania.

Essa foi a primeira notícia do site (cartaz acima), que nasceu com espírito de luta, para fazer do jornalismo uma ferramenta em defesa dos trabalhadores, voltado para as demandas sociais, sensível e atento aos movimentos sociais e crítica ao modelo neoliberal. Com nossa linha editorial em defesa da luta sindical, credibilidade e audiência, consolidamos pelo segundo ano consecutivo à realização do Prêmio Destaque Sindical e Destaque Liberdade de Imprensa 2018, iniciativa da Tribuna da Imprensa Sindical em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ. Com a presença de autoridades e centenas de pessoas, que lotaram o Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OAB-RJ, a celebração reuniu nomes marcantes que atuam em defesa do Estado Democrático de Direito, do Movimento Sindical, da Imprensa Livre e da Soberania Nacional.

Fazendo jornalismo crítico, com informação e opinião, chegamos hoje a 20 mil acessos diretos por dia, com picos que chegam a 50 mil acessos, sem contar a leitura por redes sociais, republicações, listas de e-mails, etc. Obrigado leitores, parceiros, colaboradores e colunistas, seguiremos alertando que só haverá democracia real no Brasil com projeto de Nação Nacionalista e Soberana. Jornalismo serve para elevar o nível da consciência sobre a realidade política e social, esse sempre será nosso papel!