7.1.19

ENTREVISTA – “DESEMBARGADOR ZVEITER É O LÍDER DA PERSEGUIÇÃO CONTRA MEU GRUPO POLÍTICO”, ANTHONY GAROTINHO [VÍDEO]

DANIEL MAZOLA –

O ex-governador do estado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PRP) foi entrevistado com exclusividade ontem (6) e afirmou que o Judiciário e o Ministério Público fluminense são mancomunados com o grupo do ex-governador Sérgio Cabral (MDB). “Veja que o Sérgio Cabral, até o fim do governo dele, não tinha respondido a uma ação de improbidade, e hoje já está condenado a 123 anos de prisão.”


“Desde 2007 venho denunciando atos ilícitos e de corrupção praticados no Governo do RJ, em 2012 protocolei no MPF notícia crime contra diversos integrantes desse grupo”. Garotinho frisou que após denunciar os esquemas ilícitos de Cabral e seus aliados ao Ministério Público Federal, passou a ser perseguido pela Justiça e pelo MP-RJ.

De acordo com o ex-governador, sua condenação por improbidade administrativa é um dos exemplos dessa perseguição. Na ocasião, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu seus direitos políticos por oito anos. O ex-governador afirma que não praticou os atos que lhe são imputados no processo e diz que a decisão é ilegal, uma vez que, de acordo com a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010), só fica inelegível quem praticou ato de improbidade que gerou enriquecimento ilícito.

Garotinho aponta o desembargador Luiz Zveiter, como líder da suposta perseguição a ele. “Às atitudes que são tomadas no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, nas câmaras criminais, contra mim, contra integrantes do meu grupo político, contra a minha família, são de um tribunal de exceção”. O Conselho Nacional de Justiça deve urgentemente promover uma intervenção na Justiça do Rio de Janeiro, pois certos “elementos” estão contaminando-a, destacou o ex-governador Anthony Garotinho (PRP).

Sobre a Rede Globo, Garotinho lembra que também é perseguido por esse grupo monopolista porque vêm enfrentando politicamente seu poder quase que solitariamente ha vários anos. “Fui o responsável por tentar implantar a CPI da CBF na Câmara Federal, que foi boicotada, mas não adiantou porque enviei as denúncias ao MP da Suíça, diversos cartolas acabaram sendo presos posteriormente, e a Globo exposta”.

Anthony Garotinho e Daniel Mazola (Foto: Ricardo Xerém)
Anthony William Matheus de Oliveira, mais conhecido como Anthony Garotinho nasceu dia 18 de abril de 1960 no município de Campos dos Goytacazes, em 1998 foi eleito o 58º governador do Rio de Janeiro e aplicou um programa de fortalecimento dos direitos sociais e de modernização dos serviços públicos. Confira: