5.1.19

QUEM PENSA EM LIBERDADE ATRAVÉS DA VERDADE NÃO PODE CAIR NA ESPARRELA DA LEI DE GOEBBELS

ANDRÉ MOREAU -


A ABI - Associação Brasileira de Imprensa, presidida pelo Sr. Domingos Meirelles que apoiou abertamente as transgressões midiáticas desde junho de 2013, visando impor a mudança do sistema de governo, implantou o mesmo “modus operandi” na Casa dos Jornalistas, visando vetar a participação da Chapa Villa-Lobos no pleito de 2016/2019 e para não ficar pior no conceito da classe e/ou já pensando nas próximas eleições, resolveu agora se manifestar diante do tratamento execrável dispensado aos jornalistas que foram escalados para cobrir a posse do presidente eleito.

A se destacar a retirada de jornalistas estrangeiros que, em protesto aos maus tratos, se recusaram a sentar no chão, suportar a sede e sacrificar suas bexigas, o Sr. Domingos que age como se fosse o dono da ABI, deveria ser informado por seus seguidores que até os jornalistas que foram tratados como suspeitos, obrigados a chegar às 7 horas aos locais de triagem e em seguida, após serem submetidos a revistas, foram confinados em uma sala sem janelas, bebedouro ou banheiro, até às 11 horas, tem memória.

O “dono da Casa dos Jornalistas” que relegou os direitos de seus membros, usa panos quentes na tentativa de encobrir sua vergonha diante da mudança do sistema de governo, que defendeu desde o início, mas os Associados da ABI, bem como os colegas mais atentos, sabem das suas manobras, visando manipular e/ou ocultar atas como a que aprovava a participação da Chapa Villa-Lobos encabeçada pelos jornalistas José Louzeiro e Mário Augusto Jakobskind nas eleições de 2016 que, por ter desaparecido visando ocultar o veto, é objeto de ação judicial.

O Estado é laico, mas a ministra se diz “terrivelmente cristã”

Após o trágico episódio de confinamento dos jornalistas, dentre outras surpresas relacionadas a segurança pública e a posse do presidente eleito, Damares Alves, responsável pela pasta das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos, com poucas palavras traduziu para quem ainda não havia entendido, em seu tom de ablação, a essência do regime que vem sendo implantado no Brasil: “(...) menino veste azul e menina veste rosa”.

Questionada sobre a polêmica afirmação, que denominou ser a “(...) nova era no Brasil (...), a ministra falou que “(...) Fiz uma metáfora contra a ideologia de gênero, mas meninos e meninas podem vestir azul, rosa, colorido, enfim da forma que se sentir melhor”. A justificativa não convenceu nem mesmo pastores evangélicos como, por exemplo, a Pastora Odja Barros que trabalha com a inclusão de LGBT na Igreja Batista de Pinheiro, em Maceió que classificou a visão de Damares da seguinte forma: “Uma leitura infantil, ingênua e atrasada. Não é uma nova era, é uma reedição de uma ideologia atrasada, uma ideologia machista e patriarcal que reafirma a desigualdade entre homens e mulheres, a inferioridade e subjulgação das mulheres”.

Ideologia é “coisa da esquerda” O que prega o atual regime, é obra de “deus”

A declaração revelou o tom em que devem operar todas as esferas de governo. Conseguiu Movimentar a opinião pública pelas redes sociais e nas redações dos principais jornais do País. O Dia, por exemplo, reproduziu antes da primeira manchete (4), foto da ministra comemorando a nomeação produzida por Wilson Dias, ao lado da imagem postada no Instagram, pelo apresentador Luciano Huck que posou de rosa no primeiro plano, tendo Angélica ao fundo, vestida de azul. “Rosa ou azul? Tanto faz?” Perguntaram.


Bom seria que os senhores que detêm algum poder, tomassem conhecimento que em uma democracia de direito e de fato, não se admite donos da verdade. E quando esta recomendação basilar não é respeitada, caímos no que o filósofo Jacques Lacan definiu muito bem como “Sujeito do Suposto Saber”. Claro está que uma democracia, ao contrário de uma fase histórica do império romano, não admite “tiranos esclarecidos”.

---
*André Moreau, é Professor, Jornalista, Cineasta, Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes (Pastoral IDEA), Diretor do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê – Canal Universitário de Niterói e Coordenador da Chapa Villa-Lobos – ABI – Associação Brasileira de Imprensa, arbitrariamente impedida de concorrer à direção da ABI nas eleições de 2016-2019 jornalabi.blogspot.com