16.7.16

RJ: POLÍCIA MILITAR AGRIDE PROFESSORES – GREVE CONTINUA APÓS CORTE DE PONTO E POPULAÇÃO APÓIA A CAUSA [VÍDEO]

ROGER MCNAUGHT -

Ao final da Assembleia que definiu a continuidade da greve que já perdura quatro meses, professores saíram em passeata em direção ao estádio do Maracanã e posteriormente à entrada da UERJ, sob forte apoio popular e dos estudantes.

A assembleia se encerrou próximo das 15 horas desta quinta-feira, dia 14 de julho, e motivados por palavras de ordem, profissionais da educação se dirigiram ao emblemático estádio do Maracanã, onde se vê um gasto exorbitante de dinheiro público afim de atender aos requisitos dos jogos olímpicos, mais um mega evento nefasto que está sugando todos os recursos e matando a população carioca – seja por força da dura repressão mortal em áreas carentes, com tiroteios constantes ou pela falta de recursos e de pagamento aos profissionais dos serviços públicos básicos.

Ao alcançarem a estátua que se localiza à frente do estádio, uma manifestação singular – a colagem de adesivos e cartazes – foi realizada na estátua, o que imediatamente trouxe a ira de policiais presentes.  Os mesmos iniciaram uma série de agressões afim de impedir a continuidade do ato pacífico que apenas buscava mostrar à população, por meio da publicidade dirigida ao estádio, os desmandos olímpicos que estão culminando em sofrimento para inúmeros profissionais no estado do Rio de Janeiro.

Mesmo com toda a violência, o ato continuou seu percurso e mais à frente, funcionários da prefeitura – sendo que nem mesmo são da guarda municipal, eram apenas funcionários da área de conservação- iniciaram uma ação hostil contra estudantes que carregavam uma placa como escudo para se proteger da brutalidade da polícia militar.

Mesmo após este incidente, o ato se dirigiu até a UERJ, onde se encerrou de forma pacífica, apesar dos esforços de agentes do estado e município para tumultuar uma movimentação pacífica, ordeira e constitucional dos profissionais da educação.

Diante dos recentes ataques também aos profissionais de imprensa, só podemos nos mobilizar e apoiar a causa dos que apenas buscam seus direitos e defendem a democracia.

Não nos calaremos!