14.8.16

ATLETAS BRASILEIROS TEM ATUAÇÃO PÍFIA NOS PRIMEIROS DIAS DE COMPETIÇÃO. A FESTA TEM SIDO FORA DOS ESTÁDIOS

ALCYR CAVALCANTI -

Os Jogos Olímpicos em sua edição 2016 no Rio de Janeiro tem sido uma grande festa, para o público que tem comparecido até as arenas, e locais montados para entretenimento daqueles que não estão nos muitos locais de competição. Mas para aqueles que foram torcer para nossos atletas na esperança de poder ver brasileiros no pódio como vencedores tem sido uma decepção.


A meta a ser atingida pela nossa equipe olímpica era chegar entre os 10 melhores, como apregoaram a dupla Nuzman/Paes, mas pelo visto se conseguirmos ficar entre os quinze vai ser lucro. Em Pequim conseguimos 15 medalhas, em Londres 17 medalhas ao todo e se conseguirmos em nossa casa igualar o feito de Pequim vai ser uma festa. Até agora só conseguimos quatro medalhinhas e ficamos em vigésimo segundo lugar. A natação e mesmo o judô não tiveram o desempenho esperado. A pouca atenção das autoridades, em especial de um ministério dedicado ao esporte é nenhuma. As medalhas  conseguidas por nossos atletas são frutos de seus esforços individuais e não de uma política de governo em massificar os diferentes esportes, principalmente aqueles que passaram a fazer parte de nossa cultura.


É admirável ver medalhas serem colocadas no peito de atletas que representam países que vivem em permanente situações de conflito, vitimados por guerras ou atentados. O Brasil vive uma grave crise institucional, mas há alguns poucos anos atrás tudo caminhava às mil maravilhas, pelo menos aparentemente e o esporte sempre foi deixado em segundo plano, a serviço somente de interesses eleitoreiros individuais. Sucessivos presidentes e ministros quase nada fizeram para colocar o Brasil entre os dez primeiros no esporte global, como apregoaram indevidamente em mais uma propaganda enganosa.

A realidade é dura e a Rio 2016 vai servir somente como uma grande festa, um grande carnaval fora de época para esquecer as dificuldades e agruras que enfrentamos e vamos ainda enfrentar por algum tempo, A Rio 2016 foi feita como um grande negócio, e a eles pouco importa se o país anfitrião seja um grande vencedor dos Jogos Olímpicos. A eles só interessa o lucro, a qualquer custo.